Rejoignez-nous pour un voyage dans le monde des livres!
Ajouter ce livre à l'électronique
Grey
Ecrivez un nouveau commentaire Default profile 50px
Grey
Abonnez-vous pour lire le livre complet ou lisez les premières pages gratuitement!
All characters reduced
Um amor insólito - cover

Um amor insólito

Rui Sobral de Campos

Maison d'édition: Europa Edizioni

  • 0
  • 0
  • 0

Synopsis

Matilde e Carlos se enamoraram na Faculdade de Medicina. Não existiu, como era hábito para a época, pedido de namoro. Simplesmente após um encontro, que decorreu numa das diversas atividades da Universidade de Coimbra, beijaram-se e acabaram por encetar um relacionamento que, até acabar inesperadamente quatro anos mais tarde por iniciativa de Matilde, se foi desenvolvendo muito bem, com grande felicidade.
Matilde se tinha apaixonado por João Castelo, que viria a se tornar o seu primeiro marido, enquanto Carlos, deprimido e carente de afeto, acabou por se casar com Cláudia alguns anos depois.
Três décadas mais tarde, mais precisamente quando Carlos foi empossado como diretor do Departamento de Anatomia de uma universidade privada, Matilde dirigiu-se ao instituto para cumprimentá-lo. 
As relações afetivas humanas nem sempre são claras e fáceis de explicar, muitas vezes são perplexas e difíceis de entender, foi nessa base que incidiu a construção de “Um amor insólito”, que tenta analisar os encontros e os desencontros amorosos que vão pautando a existência, sem que seja possível tirar conclusões definitivas que justifiquem os diversos acontecimentos, frutos das opções tomadas, as quais nem sempre seguem a lógica.
Muitas vezes, os aspetos referidos, por familiares chegados, divergem mesmo sobre factos idênticos: as apreciações, sejam positivas ou negativas, têm a tendência para expressar, de modo inconsciente, as conceções de vida que afetam os testemunhos dos inquiridos.

Rui Sobral de Campos nasceu em 1941 no Porto. Licenciado em Medicina e em História, trabalhou em hospitais públicos e privados de 1970 a 2012. 
Publicou cinco romances, entre os quais Em Nome de Meu Pai, distinguido com o Prémio Fialho Almeida Ficção 2019 da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos, A Informadora - Crónica de anos sombrios e A Herdade do Mocho.
Na sua obra literária, Sobral de Campos procura não deixar que o iníquo Estado Novo caia no esquecimento, visto que as novas gerações, sobretudo as nascidas pós 25 de Abril, têm legitimamente outras preocupações. 
Outros temas que lhe interessam têm a ver com as desigualdades sociais que manietam Portugal, bem como a lenta subida do elevador social. 
Um amor insólito é o seu sexto livro.
Disponible depuis: 18/04/2024.

D'autres livres qui pourraient vous intéresser

  • Duas faces de uma medalha - cover

    Duas faces de uma medalha

    Pop Popstories, Maria Amália

    • 0
    • 0
    • 0
    Nesta história muito bem contada de Maria Amália Vaz de Carvalho, o leitor conhece a vida da personagem Margarida, filha de um banqueiro, que é obrigada a casar com um conde por pura vaidade de seu pai, que ambicionava a nobreza. A moça, no entanto, apesar de ceder à vontade do pai, era apaixonada pelo pobre plebeu Eduardo de C.
    Voir livre
  • Crônicas Testemunha e Admirável mundo novo - cover

    Crônicas Testemunha e Admirável...

    Carolina Scoz, Cláudia Antonelli

    • 0
    • 0
    • 0
    Crônicas Testemunha e Admirável mundo novo são episódios do livro No calor das coisas, no qual Carolina Scoz e Cláudia Antonelli se inscrevem na longa e respeitável tradição dos analistas escritores. Essas evocativas "crônicas psicanalíticas", que versam temas variados – amor, morte, acaso, tempo, infância, memórias, encontros e desencontros, reflexões sobre leituras –, pressupõem a incidência do inconsciente, essa dimensão do psiquismo, descoberta por Freud, que mudou de uma vez por todas a maneira como o homem concebia a si mesmo.
    Voir livre
  • O empréstimo - Literatura - cover

    O empréstimo - Literatura

    Pop Stories, Machado de Assis

    • 0
    • 0
    • 0
    Em "O empréstimo", Machado de Assis acompanha Vaz Nunes, tabelião acostumado a uma convivência tranquila com o amigo Custódio, até o momento em que um pedido inesperado rompe o ritmo habitual das conversas entre eles. Em uma visita como tantas outras, Custódio menciona a necessidade de um empréstimo, e a situação muda de tom.A partir daí, o diálogo entre os dois ganha nuances diferentes. Vaz Nunes tenta entender o alcance do pedido enquanto observa o jeito do amigo, que alterna explicações, hesitações e pequenas tentativas de aproximar o favor do terreno da amizade. O clima antes familiar passa a carregar um cuidado maior com palavras e silêncios.Entre gestos simples e reações discretas, o encontro mostra como um pedido aparentemente comum desloca cada um do lugar que ocupava na amizade. Nas pequenas mudanças de tom, nos silêncios calculados e nos olhares que escapam, surgem nuances que raramente vinham à superfície, como se o empréstimo abrisse espaço para algo que ambos evitavam encarar de frente.
    Voir livre
  • O Sangue do Jaded (Série Laços de Sangue Livro 10) - Série Laços de Sangue Livro 10 - cover

    O Sangue do Jaded (Série Laços...

    Amy Blankenship

    • 0
    • 0
    • 0
    Sendo um lobisomem, Jade sempre teve a impressão de que todos os machos Alpha não passam de machos egocêntricos e assassinos que usam os membros do grupo como nada mais do que pedras de apoio para se tornar o rei da colina. Ela deveria saber. O seu irmão, o seu noivo e o seu raptor eram todos Alphas da pior espécie. Tendo todas as provas de que os Alphas são más notícias, Jade jurou nunca confiar num lobisomem de qualquer tipo... muito menos cair por um. Ela luta para manter esse voto quando é resgatada por um loiro de olhos azuis Alpha com o corpo de um Deus grego. Não importa o quanto ela lute, Jade teme que este é um Alpha para o qual ela vai perder.
    Voir livre
  • Paulística - cover

    Paulística

    Capistrano de Abreu

    • 0
    • 0
    • 0
    "Será também exato que abundava dinheiro de ouro em S. Paulo, como afirma Simão de Vasconcelos?" A resposta à pergunta feita pelo historiador Capistrano de Abreu compõe o corpo desta narrativa surpreendente. E vai além, levando o leitor para as ruas das cidades brasileiras do século XVII, sobretudo São Paulo. E possivelmente o leitor terá ainda um déjà-vu, ao ver a discussão em torno da valorização e desvalorização das moedas e a influência do governo no mercado financeiro.
    Voir livre
  • A escrava - cover

    A escrava

    Maria Firmina dos Reis, Editora...

    • 0
    • 0
    • 0
    "A escrava" consiste em uma seleção de importantes textos em prosa e poemas de Maria Firmina dos Reis, como o conto "A escrava", de 1887, a novela "Gupeva", de 1861, e 32 poemas: dos quais 29 foram extraídos entre os 56 de Cantos à beira-mar (1871), dois da antologia Parnaso maranhense (1861), e o famoso "Hino à liberdade dos escravos", originalmente escrito para ser cantado e acompanhado por instrumentos musicais. Nesta seleção, apresentam-se alguns dos principais elementos que caracterizam a literatura da escritora: a situação dos escravizados, que passam a ter protagonismo nas narrativas, o papel da mulher na sociedade, as condições dos povos indígenas, um sentimentalismo romântico amoroso e a exaltação da terra.
    Voir livre