Begleiten Sie uns auf eine literarische Weltreise!
Buch zum Bücherregal hinzufügen
Grey
Einen neuen Kommentar schreiben Default profile 50px
Grey
Jetzt das ganze Buch im Abo oder die ersten Seiten gratis lesen!
All characters reduced
Histórias de Quintal - cover

Wir entschuldigen uns! Der Herausgeber (oder Autor) hat uns beauftragt, dieses Buch aus unserem Katalog zu entfernen. Aber kein Grund zur Sorge, Sie haben noch mehr als 500.000 andere Bücher zur Auswahl!

Histórias de Quintal

Kathia Castilho

Verlag: Estação das letras e cores editora

  • 0
  • 0
  • 0

Beschreibung

O que é a infância e qual a importância de espaços para brincar?  Foi a partir desta pergunta que nos interessamos em coletar histórias e vivências memoráveis por um grupo de maravilhosos autores, de diferentes áreas do conhecimento. 
A ideia que nos movia era criar um repertório sobre quintais vividos e quanto o espaço do brincar nos revela sobre brincadeiras, percepção do entorno, aromas, gosto, família, amigos, escola... O que a memória nos traz? Quais histórias os quintais nos permitiram construir?
Os textos revivem nossa conexão interna, nossas memórias e nos permitirá de certo, um encontro com nossa criança interior e com as crianças que estão próximas a nós. Que nossas histórias nos aproximem das necessidades do “ser criança” e que possamos, cada vez mais, (re)pensar nossas práticas como educadores.
Propusemos-nos a pensar, a organização da obra, em espaços verdes para as analogias, nas quais os textos foram divididos: Raízes, Florestas, Semear e Plantio.

Na primeira parte, Raízes, estão os textos cujo eixo central fala de ancestralidade, histórias onde os protagonistas ou aqueles que desencadeiam os percursos narrativos são queridos antepassados. Na segunda parte, Florestas, estão memórias, vivências que entendemos, se fortaleceram, criaram paisagens repletas de fatos a serem lembrados. Na terceira parte, Sementes, encontram-se os textos que sensibilizam, movem reflexões e nos movem em direção a uma consciência de necessidade de natureza e plantios futuros. E por último, Plantio, com textos que nos inspiram questões artísticas, criativas e nos ajudam a repensar o lugar e o fazer da Escola e também do nosso papel, na vida, na família e porque não, nos quintais mundo afora. 


Autores: Aline Brentegani, Ana Claudia de Oliveira, Ana Paula Vieira de Jesus, Ana Tatit, Betânia Ridolfi Alvisi, Bruna Ribeiro, Carlos Eduardo Correa, Carol Nobrega, Claudia Castilho, Daniel Dias Querino, Denise Marques da Silva, Diana Tatit, Diego Ramos Lahóz, Kathia Castilho, Larissa de Andrade, Marco Antonio Riccioppo, Maria Adelina Pereira, Maria Alice Ximenes, Maria de Fatima Mattos, Mariana Nunes Candido, Marlise A. Bassani, Mayná Pataxó, Patrícia Nunes, Raissa Farjo, Renata Stort, Taís Rodrigues Fróes, Thiago Henrique, Tula Fyskatoris, Waldete Tristão
Verfügbar seit: 06.12.2022.

Weitere Bücher, die Sie mögen werden

  • escravidão e O trono A: Trechos selecionados de "A abolição" - Documentos do Brasil - cover

    escravidão e O trono A: Trechos...

    Osório Duque-Estrada

    • 0
    • 0
    • 0
    Nestes trechos selecionados de "A abolição", Osório Duque-Estrada apresenta uma análise corajosa e reveladora sobre o fim da escravidão no Brasil. Com argumentos sólidos e clareza impressionante, o autor desmonta o mito de que a família imperial teria sido responsável pela libertação dos escravizados, mostrando que a Princesa Isabel e Dom Pedro II não agiram por benevolência ou heroísmo.Duque-Estrada revela que a verdadeira força por trás da abolição foi o povo brasileiro, o exército e grandes abolicionistas, como Joaquim Nabuco e Rui Barbosa, que lutaram incansavelmente contra a injustiça. É um texto essencial para quem deseja enxergar além das versões oficiais da história, mostrando que a liberdade foi conquistada pela coragem coletiva e não concedida como um favor pelo poder.
    Zum Buch
  • Hey Sabine! - cover

    Hey Sabine!

    Steven Robinson

    • 0
    • 0
    • 0
    A coleção Hey Sabine! inova com um conto de leitura que, ao mesmo tempo em que oferece uma história bilíngue para leitura tradicional ou linear, incorpora um encadeamento escolhido pela própria criança no ato da leitura, sequenciando ou espiralando a narrativa. Além disso, você encontrará 10 atividades ludo didáticas para auxiliar com o aprendizado da língua inglesa, em módulos progressivos, abrindo caminho para o domínio do inglês, de maneira mais divertida. Para ler e instigar interesse pela língua inglesa, além de impactar com a "moral da história", a coleção Hey Sabine! visa releituras subsequentes sempre pela ordem definida pela criança, tornando-a, assim, protagonista da narrativa.
    Zum Buch
  • De Cabo Frio ao Rio de Janeiro: Trechos selecionados de Tratado Descritivo do Brasil - Documentos do Brasil - cover

    De Cabo Frio ao Rio de Janeiro:...

    Pop Popstories, Gabriel Soares...

    • 0
    • 0
    • 0
    Nessa viagem por um dos litorais mais visitados do Brasil, o leitor vai conhecendo grafias pitorescas de nomes de lugares famosos, como "Sacorema" e "ilha de Viragalham". E nesta bela seleção de textos do livro "Tratado descritivo do Brasil", de Gabriel Soares de Sousa, também se conhece uma faceta da fundação da Cidade Maravilhosa.
    Zum Buch
  • Segredos do Império Asteca - cover

    Segredos do Império Asteca

    Felipe Boschetti

    • 0
    • 0
    • 0
    Guerreiros implacáveis. Grandes inventores. Protagonistas de rituais sanguinários. A história dos astecas não pode ser contada sem superlativos. Essa importante civilização pré-colombiana se desenvolveu na Mesoamérica entre 1325 e 1521, até ser conquistada pelos espanhóis. Sua capital, Tenochtitlán, era localizada onde hoje se situa a cidade do México, capital mexicana. 
    Conheça o legado deste povo na agricultura, baseada nas Chinampas, um incrível feito de engenharia para a época. mestres na música, poesia e na arquitetura, os astecas forjaram uma das mais ricas culturas do mundo e que perdura até hoje. o famoso jogo de bola e o perigoso jogo dos postes, nos quais os astecas aliavam o lazer à religião em representações rituais complexas e aterradoras. Saiba como os astecas se transformaram em ourives melhores que os próprios europeus e como a tecelagem ditava a camada social à qual o indivíduo pertencia. Desvende um mundo de mistérios fascinantes.
    Zum Buch
  • Susan Wojcicki: A Mente por Trás do Sucesso do YouTube - cover

    Susan Wojcicki: A Mente por Trás...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    Susan Wojcicki: um nome que se tornou sinônimo da plataforma de vídeo online mais popular do mundo, o YouTube. Sua jornada até o cargo de CEO da empresa é uma história inspiradora de visão, trabalho árduo e perserverança. Este livro mergulha na vida e carreira de Wojcicki, explorando seu papel fundamental no crescimento do YouTube e os desafios que ela enfrenta para manter a plataforma um espaço seguro e positivo para bilhões de usuários.Saiba Muito Mais...
    Zum Buch
  • Origens psíquicas da autoridade e do autoritarismo - cover

    Origens psíquicas da autoridade...

    Marcelo A. Checchia

    • 0
    • 0
    • 0
    Por que os seres humanos tendem a estabelecer relações de domínio e servidão? Além dos fatores sociais, políticos e históricos em jogo, quais são as bases psíquicas de tal tendência? Este livro é um ensaio em torno de tais questões, tomando como eixo central o modo como se institui psiquicamente a autoridade e se forma o Eu autoritário. Sua referência principal é a psicanálise, mas não sem diálogos com a antropologia, filosofia, sociologia, linguística e literatura. Por meio desses diálogos, elabora dois conceitos-chave: desejo de poder – extraído especialmente de uma leitura das teorias de Saussure e Lacan – e vontade de potência – embasado principalmente nas teorias de Gross, Freud e Lacan. Esses conceitos servirão, dentre outras coisas, para sustentar a tese de que a vontade de dominação e de submissão não são inerentes à condição humana. Ao final, levanta reflexões sobre por que e como o autoritarismo pode ser combatido a partir da psicanálise.Capítulo 1. Instituição da autoridade e do desejo de poder Poderes da linguagem / Poderes na linguagem / Impotências da linguagem / A constituição do sujeito na linguagem e as estruturas psíquicas / Falo simbólico e falo imaginário / Desejo de poder e autoridade simbólica / Autoridade imaginária ou despóticaCapítulo 2. A formação do Eu autoritário e a origem da vontade de potência A teoria do narcisismo em Freud / O estádio do espelho e a alienação do Eu: Lacan com Pirandello / O zangão alado da tirania narcísica / A teoria do conflito interno de Gross: o próprio vs. o estrangeiro / A origem psíquica da servidão voluntária e do autoritarismoCapítulo 3. Combatendo o autoritarismo a partir da psicanálise Política e psicanálise como ofícios impossíveis / Psicanálise e Estado / Revolução vs. Conservadorismo / Psicanálise revolucionária ou conservadora? / Psicanálise contra o autoritarismo / A clínica psicanalítica como contradispositivo / Psicanálise e Educação / Atos políticos homólogos aos atos psicanalíticos: revoluções discursivas que geram subversões subjetivas
    Zum Buch