Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Histórias de Quintal - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Histórias de Quintal

Kathia Castilho

Publisher: Estação das letras e cores editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O que é a infância e qual a importância de espaços para brincar?  Foi a partir desta pergunta que nos interessamos em coletar histórias e vivências memoráveis por um grupo de maravilhosos autores, de diferentes áreas do conhecimento. 
A ideia que nos movia era criar um repertório sobre quintais vividos e quanto o espaço do brincar nos revela sobre brincadeiras, percepção do entorno, aromas, gosto, família, amigos, escola... O que a memória nos traz? Quais histórias os quintais nos permitiram construir?
Os textos revivem nossa conexão interna, nossas memórias e nos permitirá de certo, um encontro com nossa criança interior e com as crianças que estão próximas a nós. Que nossas histórias nos aproximem das necessidades do “ser criança” e que possamos, cada vez mais, (re)pensar nossas práticas como educadores.
Propusemos-nos a pensar, a organização da obra, em espaços verdes para as analogias, nas quais os textos foram divididos: Raízes, Florestas, Semear e Plantio.

Na primeira parte, Raízes, estão os textos cujo eixo central fala de ancestralidade, histórias onde os protagonistas ou aqueles que desencadeiam os percursos narrativos são queridos antepassados. Na segunda parte, Florestas, estão memórias, vivências que entendemos, se fortaleceram, criaram paisagens repletas de fatos a serem lembrados. Na terceira parte, Sementes, encontram-se os textos que sensibilizam, movem reflexões e nos movem em direção a uma consciência de necessidade de natureza e plantios futuros. E por último, Plantio, com textos que nos inspiram questões artísticas, criativas e nos ajudam a repensar o lugar e o fazer da Escola e também do nosso papel, na vida, na família e porque não, nos quintais mundo afora. 


Autores: Aline Brentegani, Ana Claudia de Oliveira, Ana Paula Vieira de Jesus, Ana Tatit, Betânia Ridolfi Alvisi, Bruna Ribeiro, Carlos Eduardo Correa, Carol Nobrega, Claudia Castilho, Daniel Dias Querino, Denise Marques da Silva, Diana Tatit, Diego Ramos Lahóz, Kathia Castilho, Larissa de Andrade, Marco Antonio Riccioppo, Maria Adelina Pereira, Maria Alice Ximenes, Maria de Fatima Mattos, Mariana Nunes Candido, Marlise A. Bassani, Mayná Pataxó, Patrícia Nunes, Raissa Farjo, Renata Stort, Taís Rodrigues Fróes, Thiago Henrique, Tula Fyskatoris, Waldete Tristão
Available since: 12/06/2022.

Other books that might interest you

  • 100 citações de Sun Tzu - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Sun Tzu -...

    Sun Tzu

    • 0
    • 0
    • 0
    Sun Tzu era um venerado general chinês, estratega e filósofo. Ele é creditado com um dos mais influentes tratados militares jamais escritos, A Arte da Guerra. Inúmeros líderes inspiraram-se neste trabalho, desde Mao Tse Tung ao General Douglas MacArthur. É tão poderosa e directa que continua a influenciar muitos outros domínios para além do pensamento militar, como tácticas empresariais, estratégia legal, empreendedorismo, e mais além. Seleccionámos de si 100 das citações mais poderosas de Sun Tzu, para que adquira uma nova compreensão na dinâmica interpessoal, estratégia, e vida quotidiana.
    Show book
  • Os caucheiros - Trechos selecionados de "À margem da história" de Euclides da Cunha - cover

    Os caucheiros - Trechos...

    Pop Stories, Euclides da Cunha

    • 0
    • 0
    • 0
    Um testemunho pungente da violência com que tribos inteiras eram exterminadas por conta do caucho – gênero de goma concorrente da seringa: eis o teor de "Os caucheiros", de Euclides da Cunha, extraído do livro "À margem da história". Que é caucheiro? O autor bem o define: "O caucheiro é irritantemente absurdo na sua brutalidade elegante... É o homúnculo da civilização".
    Show book
  • Uma breve história da Teologia da Libertação Protestante e suas implicações teológicas - cover

    Uma breve história da Teologia...

    André Castro

    • 0
    • 0
    • 0
    Convido leitores e leitoras a ler e aprender desse jovem pensador que nos ilumina com sua perspicácia intelectual e seu desejo de desencobrir riquezas que nossos colonialismos e pretensões absolutistas quiseram ocultar. O percurso do livro é como uma conversa feita entre amigos a partir da qual vai e volta sobre temas, precisa seus pensamentos, vai e volta em relação a referências bibliográficas e situações específicas. Puxa um o e ata-o a outro, tecendo, assim, suas reflexões e argumentos. Sua escolha de privilegiar a obra de Rubem Alves de maneira especial na segunda parte do livro é indicadora de seu desejo de renovação dos conceitos teológicos, sem, no entanto, ter a pretensão de dizer a última palavra sobre a obra e o método do mestre poeta. Finalmente, a luta de André com textos complexos e situações históricas obscuras é em vista de uma compreensão maior do que vivemos ontem e estamos vivendo hoje.É um convite de resgate de uma história esquecida em vista da renovação do pensamento teológico para os dias de hoje. É algo disso e muito mais que sua juventude atenta à evolução do mundo está nos oferecendo. Vale a pena sermos seus leitores! Ivone Gebara
    Show book
  • 100 citações de Epicteto - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Epicteto -...

    Epictetus

    • 0
    • 0
    • 0
    Epictetus nasceu escravo, e tornou-se um dos mais influentes filósofos estóicos. O estoicismo é a atitude que permite libertar-se do sofrimento desnecessário que surge da ansiedade sobre acontecimentos que estão fora do nosso controlo; por isso, pode ser de tremenda importância na vida de cada um. Segundo Epictetus, as nossas próprias acções e atitudes são a única coisa no nosso controlo; aconteça o que acontecer, devemos examinar calma e desapaixonadamente, porque nenhum sofrimento alterará o impacto de acontecimentos externos. Os ensinamentos de Epictetus mostram que a filosofia não é feita de abstracções ou jogos intelectuais; é um modo de vida, e tem um impacto directo de quanto sofrimento permitimos na nossa experiência ou não. Seleccionámos para si 100 das suas citações mais inspiradoras, para que possa beneficiar dos ensinamentos do estoicismo e aliviar a sua vida, conhecendo as atitudes adequadas.
    Show book
  • Reprograme - Branding comunicação e cultura - cover

    Reprograme - Branding...

    André Stolarski, Mariana Varzea,...

    • 0
    • 0
    • 0
    REPROGRAME apresenta uma seleção dos mais interessantes artigos, entrevistas e palestras sobre práticas de excelência na comunicação de museus nos últimos anos, incluindo textos de Adriana Costa, André Stolarski, Elizabeth Merritt, Lori Byrd Phillips, Marcus Faustini, Nina Simon e Robert Jones, entre outros. Um convite aos profissionais para reprogramarem sua formação e refletirem sobre o futuro dos museus.
    Show book
  • Imersão - Um romance terapêutico - cover

    Imersão - Um romance terapêutico

    Diogo Lara

    • 0
    • 0
    • 0
    UMA JORNADA  DESAFIADORA  COM UMA VISTA  MARAVILHOSA 
     AOS 36 ANOS,  Amanda se achava uma mulher bem-resolvida. Com a carreira estabelecida como médica endocrinologista, se preparava para dar uma pausa no trabalho e engravidar quando descobriu a traição do marido. Depois de um ano de terapia e tratamento com antidepressivos, continuava abalada e cada vez menos esperançosa. Decidida a tomar um rumo radical, Amanda parte para um seminário intensivo em um castelo na Escócia que promete revolucionar o modo de se relacionar consigo mesma.
    É neste cenário que ela conhece Mike, um terapeuta que utiliza técnicas inovadoras para curar traumas, resolver dramas internos e proporcionar uma viagem de autodescoberta. Após seis dias de imersão, ninguém sairá o mesmo – inclusive o leitor que decidir mergulhar na história e se entregar a essa proposta inovadora de processo terapêutico com uma narrativa literária como pano de fundo.
    Show book