Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Pensamento crítico e profecia - 100 anos do 'Capitalismo como Religião' de Walter Benjamin - cover

Pensamento crítico e profecia - 100 anos do 'Capitalismo como Religião' de Walter Benjamin

Jung Mo Sung

Publisher: Editora Recriar

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Walter Benjamin, lósofo alemão cuja obra impacta o pensamento crítico até os nossos dias, impressiona pela proposta teórica e pela diversidade de recepções. Neste livro temos como o condutor três pressupostos: primeiro, o tema da crítica do capitalismo como religião perece-nos um eixo que atravessa os escritos de Benjamin. Segundo, a melhor maneira de compreender a complexidade teórica do autor éseguindo o método proposto na sua também célebre Tese I, de “Sobre o Conceito de História”, na qual a figura do anão mestre de xadrez e o autômato que vencem as partidas expressa a necessária relação entre teologia e materialismo histórico para a vitória das vítimas que historicamente anseiam a vida. Terceiro, uma revisão crítica da autoimagem da modernidade como uma sociedade desencantada, arreligiosa e secularizada, no sentido de que o capitalismo, como uma expressão social de um sistema econômico moderno, estaria isento de mitos, da fascinação e da lógica sacrificial religiosa. Tais características provocam uma série de reflexões que não estão esgotadas, e, pelo contrário, convocam outras. Esse é o propósito deste livro: provocar novas leituras de um quadro teórico que sirva para as lutas comprometidas com as vítimas da história, os vencidos por sistemas sociais injustos e opressivos, em sua busca por humanização.Jung Mo Sung e Allan da Silva Coelho
Available since: 04/20/2022.

Other books that might interest you

  • TDAH (resumo) - cover

    TDAH (resumo)

    Donatella Arcangeli

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro é um resumo produzido a partir da obra original. Esta obra tem como objetivo trazer um panorama teórico para que os professores compreendam o funcionamento cognitivo de crianças e jovens com TDAH e para que possam aplicar técnicas educacionais e pedagógicas específicas e, portanto, mais eficazes para a sala de aula. O livro está dividido em 15 capítulos agrupados em três macrosseções: hiperatividade, impulsividade e desatenção, que são os comportamentos problemáticos típicos de crianças com TDAH na faixa etária de 6 a 11 anos. Inicialmente, o motivo de cada comportamento problemático é brevemente explicado, e em seguida a autora oferece indicações simples para o professor sobre as atitudes a adotar e evitar. Ao final de cada capítulo há conselhos de especialistas e um pequeno parágrafo de resumo com sugestões práticas para serem postas em prática imediatamente.
    Show book
  • 400 citações de grandes filósofos do século 19 - Recolha as melhores citações - cover

    400 citações de grandes...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Familiarize-se com uma selecção dos filósofos mais importantes do século XIX: Schopenhauer, Nietszche, Kierkegaard, Emerson. Aprofundar os seus trabalhos e pensamentos com uma selecção das citações essenciais introduzindo as suas principais ideias e delineando com clareza a estrutura do seu trabalho.
    Show book
  • Psicanálise Capitalismo e Cotidiano - cover

    Psicanálise Capitalismo e Cotidiano

    Maria Angélica Peixoto

    • 0
    • 0
    • 0
    A psicanálise emergiu como uma nova explicação da vida psíquica dos seres humanos. Desde Freud, passando por seus principais herdeiros, ela atraiu crítica, resistências, curiosidades. Uma de suas contribuições vem entender elementos da vida cotidiana que antes não tinham espaço nas ciências estabelecidas. A coletânea organizada por Maria Angélica Peixoto traz um conjunto de temas da vida cotidiana que são abordadas por distintas perspectivas psicanalíticas, tais como o natal, a normalidade, os filmes de terror, a medicina, a mentalidade, entre diversos outros. Assim, a obra une análise psicanalítica sobre a vida cotidiana e sua vinculação com a sociedade capitalista.
    Show book
  • Fábulas volume 1 - cover

    Fábulas volume 1

    Aesop

    • 0
    • 0
    • 0
    Esopo é um lendário autor grego, que teria vivido na Antigüidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário. As Fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine. O local de seu nascimento é incerto — Trácia, Frígia, Etiópia, Samos, e Sardes todas clamam a honra. Eventualmente morreu em Delfos. Na verdade, todos os dados referentes a Esopo são discutíveis e trata-se mais de um personagem lendário do que histórico. A única certeza é que as fábulas a ele atribuídas foram reunidas pela primeira vez por Demétrio de Falero, em 325 a.C.. 
     
    Esopo teria sido um escravo, que foi libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. Ao que tudo indica, viajou pelo mundo antigo e conheceu o Egito, a Babilónia e o Oriente. Concretamente, não há indícios seguros de que tenha escrito qualquer coisa.Entretanto, foi-lhe atribuído um conjunto de pequenas histórias, de carácter moral e alegórico, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais. Na Atenas do século V a.C., essas fábulas eram conhecidas e apreciadas. 
     
    As fábulas que lhe são atribuídas sugerem normas de conduta que são exemplificadas pela ação dos animais (mas também de homens, deuses e mesmo coisas inanimadas). Esopo partia da cultura popular para compor seus escritos. Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo, em suas fábulas, era mostrar como os seres humanos podiam agir, para bem ou para mal.Assim como Homero, as fábulas de Esopo faziam parte da tradição oral dos gregos, por isso não foram escritas pelo seu suposto autor. Mais de duzentos anos depois da suposta morte de Esopo é que as fábulas foram reunidas e escritas. 
     
    (Adaptado da wikipedia por Vicente)
    Show book
  • 100 citações de Ralph Waldo Emerson - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Ralph Waldo...

    Ralph Waldo Emerson

    • 0
    • 0
    • 0
    Na sua vida, Ralph Waldo Emerson foi o homem de letras mais conhecido na América, estabelecendo-se como um poeta prolífico, ensaísta, conferencista popular, e defensor das reformas sociais. Era considerado um dos grandes oradores da época, e o seu entusiasmo e respeito pelo seu público entusiasmou multidões. Como poeta e filósofo, liderou o movimento Transcendentalista, que professa a crença de que tudo no mundo é um microcosmo do universo, e na infinidade do homem individual. Emerson desenvolveu as ideias de individualidade, liberdade, a capacidade da humanidade de realizar quase tudo, e a relação entre a alma e o mundo circundante. Um dos seus ensaios mais conhecidos é "Self-Reliance". Estas 100 citações foram cuidadosamente seleccionadas no seu corpo de trabalho para o apresentar aos seus pensamentos e carácter, e para o inspirar a adoptar uma postura mais ampla sobre a vida através da sua sabedoria e clareza.
    Show book
  • A Missão Pentecostal Quadrangular - aproximações teológicas - cover

    A Missão Pentecostal...

    Jefferson Grijo

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro A Missão Pentecostal Quadrangular: aproximações teológicas faz parte da minha pesquisa de doutorado em Teologia pela PUC-Rio (2020), considerada a primeira tese em teologia acadêmica sobre a IEQ no Brasil. O recorte adaptado ao livro é fiel à versão da tese, e talvez esteja voltado a estudiosos da missão e a acadêmicos, pois abrimos o diálogo direto em torno da missão quadrangular. A intenção é representar a teologia quadrangular no circuito acadêmico, na esperança de que os resultados das pesquisas promovam o retorno à prática missionária pentecostal quadrangular. Pensamos que o serviço do teólogo seja exatamente contribuir na tensão vivenciada na complexidade de ser Igreja na atualidade. Sabemos que as respostas vêm de estudos, pesquisas e análises. Eis aí a necessidade de situar a teologia quadrangular como objeto de reflexão. Lembremos que se o pentecostalismo não tiver voz própria, cedo ou tarde surgirá quem se disponha a falar em nome do movimento. - Jefferson Grijo Brasil
    Show book