Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Essas mulheres - o protagonismo da mulher na canção de Chico Buarque - cover

Essas mulheres - o protagonismo da mulher na canção de Chico Buarque

Ronaldo Cavalcante

Publisher: Editora Recriar

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Quando escutei as suas primeiras canções, havia uma autorização para revisitar o meu próprio idioma. O nosso português, o português de Moçambique, andava às voltas em busca de uma licença que libertasse o namoro clandestino entre a norma portuguesa e os idiomas indígenas de Moçambique. Essa luz verde, sabíamos todos, não nos chegaria por via de académicos ou de qualquer autoridade. A vida havia de nos trazer essa licença. Mas a “vida” é uma entidade demasiado cheia de tamanho. A música brasileira, essa costureira de diversidades, acabaria por entregar esse convite para a transgressiva mistura. As canções de Chico faziam esquecer o olhar severo dos que se apresentavam como donos da língua e agiam como pais da namorada. Mas acontecia bem mais do que isso: o idioma que era agora mais nosso deixava de ser mera função: era música, era dança, era um modo de sentir o divino.Mia Couto
Available since: 05/09/2022.

Other books that might interest you

  • Lei da atração - Conjunto completo de dicas para perguntar o que você quer do universo - cover

    Lei da atração - Conjunto...

    Jenny Hashkins

    • 0
    • 0
    • 0
    Este é um pacote de 3 livros, composto pelos os títulos: 
    Livro 1:A lei da atração tem sido um tema popular nas últimas décadas. Se queremos entendê-lo, é valioso estudar diferentes aspectos dele. É por isso que, neste guia, você poderá aprender mais sobre vários subtópicos. 
    As três leis da atração serão explicadas a você. Diferentes pontos de vista sobre a lei da atração também serão abordados, bem como independência financeira, quitação de dívidas, atração de riqueza etc. Muitas pessoas lutam com questões financeiras, e ter a mentalidade certa pode ajudá-las na direção certa. melhor. Este livro apóia essas idéias e ajuda você ao longo do caminho. 
    Livro 2: Quando fazemos uso da lei da atração para obter mais riqueza, melhores relacionamentos ou nos tornar mais saudáveis, precisamos de motivação constante. Essa é uma coisa que este livro pode fornecer a você. As afirmações, as citações e, mais especificamente, as recitações de dinheiro, podem ser úteis para manifestar o que você deseja em sua vida. 
    Não apenas isso, mas este guia também pode ajudá-lo a entender como exatamente a lei da atração funciona. Não é simplesmente mágica, mas é um processo científico através do qual as pessoas tornaram o aparentemente impossível uma realidade em suas vidas. Temas como dívida, passado e presente e resistência serão abordados, à medida que sua compreensão dessa lei essencial se aprofundar. 
    Livro 3: Você está preso na vida? Você quer atrair mais riqueza e sucesso? Você sonha em ter ou ser mais? 
    Se você respondeu "sim" a alguma dessas perguntas, este livro pode ser uma boa maneira de começar a voltar à pista na direção certa. Abordaremos tópicos relacionados a dinheiro, dívidas e atração das coisas que você deseja na vida. 
    O que os milionários fazem certo que outros não fazem?
    Show book
  • Psicologia sombria - Como as mídias sociais influenciam narcisismo e cultos convencem as pessoas a fazer coisas contra sua vontade - cover

    Psicologia sombria - Como as...

    Amanda Grapes

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste livro, você aprenderá mais sobre a cultura em que vivemos hoje. Estamos sendo lavados pela mídia? Como a mídia social está nos afetando? 
      
    E com essas duas perguntas em mente, isso significa que existem mais narcisistas hoje do que nunca? 
      
    Não apenas vamos nos aprofundar nesses tópicos específicos, mas também falaremos sobre cultos reais. Os cultos existem há muito tempo. Alguns até veem a relação entre cultos e religiões reais. Mas por que os cultos são tão sombrios e assustadores? Como os líderes de culto fazem as pessoas acreditarem em algo que não é verdade ou as fazem fazer coisas que nunca teriam feito antes de fazer uma lavagem cerebral? 
      
    Vamos dar uma olhada.
    Show book
  • Capitalismo e Ecologia - Do Declínio do Capital ao Declínio do Mundo - cover

    Capitalismo e Ecologia - Do...

    Paul Mattick

    • 0
    • 2
    • 0
    Uma das questões que mais preocupam a humanidade nos últimos decênios é a questão ambiental. A preservação das florestas, a defesa das baleias, a reciclagem de materiais, a camada de ozônio, a poluição, a extinção de espécies animais, o crescimento populacional, a radioatividade, entre diversos outros fenômenos, são questões ambientais. Paul Mattick aponta para uma concepção crítica em relação a algumas abordagens sobre a “crise ecológica”. Refutando aqueles que consideram que a ecologia é o grande problema da humanidade, bem como o catastrofismo ecológico, Mattick aponta para a necessidade de entender que a relação entre o meio ambiente e a humanidade só pode ser compreendido num contexto social específico, o da sociedade capitalista. Da mesma forma, afirma que sem resolver a crise social, é impossível resolver a crise ecológica.
    Show book
  • O Método de Napoleon Hill: UM GUIA PRÁTICO - cover

    O Método de Napoleon Hill: UM...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    Napoleon Hill é um dos autores mais influentes do mundo no campo do desenvolvimento pessoal e sucesso. Seu livro "Quem Pensa Enriquece" é um clássico que já vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.No livro "Mais esperto que o diabo", Hill compartilha sua filosofia de sucesso, que se baseia em 17 princípios que ele aprendeu com os maiores homens de negócios e líderes de seu tempo.Neste ebook, iremos examinar o método de Napoleon Hill em detalhes. Também compararemos esse método com outros métodos de desenvolvimento pessoal e sucesso, como a programação neurolinguística (PNL), a lei da atração e o coaching.
    Show book
  • O apelo de Shirin Ebadi ao mundo - Este nao é o significado que o profeta pretendia transmitir - cover

    O apelo de Shirin Ebadi ao mundo...

    Shirin Ebadi

    • 0
    • 0
    • 0
    Shirin Ebadi, iraniana, muçulmana, jurista e Prémio Nobel da Paz sabe bem o que são a violência, a opressão e o terrorismo: sofreu-os na própria pele. Mas toda essa vivência só contribuiu para a transformar numa defensora dos direitos humanos e numa ativista pela paz e pela estabilidade. As suas armas são as suas palavras. Porque só elas podem convencer as pessoas de que a religião não pode ser usada como justificação para o assassínio e a opressão.
    Show book
  • Depressão - Mais Do Que Tristeza - cover

    Depressão - Mais Do Que Tristeza

    Owen Jones

    • 0
    • 0
    • 0
    Churchill, um notório sofredor de depressão, chamava a doença de “O cão negro”, mas ela tem recebido diversos nomes no decorrer dos anos, e parece cada ver mais comum nas populações. Felizmente, ela também pode ser razoavelmente bem enfrentada se o paciente tiver a consciência do problema e procurar ajuda, o que não é muito frequente.  
    A maioria das pessoas sai dessa apenas com a ajuda dos amigos, embora possa ocorrer um retorno. Outras, por não conseguirem mais suportar a situação, acabam tomando um caminho mais dramático. 
    Espero que essas informações te sejam úteis e confiáveis. Esse livro foi escrito com base em uma pesquisa exaustiva sobre o assunto, embora eu não seja um profissional da saúde. 
    A informação contida nesse e-book sobre os vários aspectos da depressão e assuntos correlatos está organizada em 16 capítulos com cerca de 500-600 palavras cada. 
    Espero que ela seja de interesse daqueles preocupados com os problemas associados à depressão em todas as suas formas. 
    Como um bônus, estou autorizando a você o uso deste conteúdo em seu website com suas próprias palavras. 
    Você também pode dividir o livro e revendê-lo em partes. Na verdade, a única coisa que você não tem permissão de fazer é revender ou doar este livro na forma como está chegando às suas mãos.
    Show book