Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O Alienista - cover

O Alienista

Machado de Assis

Publisher: Guerra e Paz Editores, Lda.

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Simão Bacamarte, médico, decide dedicar-se inteiramente ao estudo da loucura. Em Itaguaí, sua terra natal, funda um hospício – a Casa Verde. Apresentado o alienista, quem serão os alienados? Autorizado pelas autoridades, passa a internar todos aqueles a quem aponta sinais de insanidade. Ninguém escapa: os que têm a mania de orar, os vaidosos, os que são demasiado gentis, os que emprestam dinheiro e até a sua própria esposa. A população revolta-se. É tempo do Dr. Bacamarte mudar o diagnóstico: afinal, loucos são os de mente equilibrada, as pessoas modestas e honestas. E se, afinal, o alienista for o alienado?
Quais as fronteiras entre a loucura e a razão? Este é um livro em que, uma vez mais, Machado de Assis conquista o leitor pela sua maestria de escrita, com recurso à ironia, à metáfora, à sua visão pessimista e ao seu cepticismo.
O Alienista é uma das narrativas mais célebres de Machado de Assis, um dos autores essenciais da literatura universal.
As fronteiras entre a sanidade e a loucura, numa prosa absolutamente fascinável.
Available since: 07/13/2022.

Other books that might interest you

  • Os Caminhos do Amor - cover

    Os Caminhos do Amor

    Barbara Cartland

    • 0
    • 3
    • 0
    Papai fez uma fogueira no jardim e queimou tudo que tinha sido de mamãe: vestidos, peles… Eu chorei, mas ele ficou rezando até ver tudo queimado. Depois me bateu, me flagelou para expulsar o demônio que vivia em mim. Porque, para ele, as mulheres são sacerdotisas do inferno! — Sophie dizia essas palavras, implorando ao jovem conde de Hawkshead que a levasse para longe do pai, homem enlouquecido pelo fanatismo religioso. O conde, ao ver como Sophie era atraente, decidiu levá-la para Paris. Mas o destino que a esperava também era muito triste e perigoso.
    Show book
  • Para Sempre com Você (A Pousada em Sunset Harbor—Livro 3) - cover

    Para Sempre com Você (A Pousada...

    Sophie Love

    • 12
    • 98
    • 0
    “A capacidade de Sophie Love encantar seus leitores é delicadamente trabalhada em poderosas e inspiradoras frases e descrições... Este é o romance perfeito para ler na praia, com uma diferença: seu entusiasmo e belas descrições nos chamam a atenção, inesperadamente, para a complexidade não apenas do desenvolvimento do amor, mas do desenvolvimento da psique dos personagens. É uma recomendação deliciosa para quem ama romances e está em busca de um toque a mais de complexidade em seus livros”.
    --Midwest Book Review (Diane Donovan, sobre Agora e para Sempre)
    
    “Um livro muito bem escrito, que narra a luta de uma mulher (Emily) para encontrar sua verdadeira identidade. A autora fez um trabalho incrível ao criar os personagens e descrever o cenário. O romance está presente, mas sem excessos. Parabéns à autora por este incrível começo de uma série de promete ser muito interessante”.
    --Books and Movies Reviews, Roberto Mattos (sobre Agora e para Sempre)
    
    PARA SEMPRE, COM VOCÊ é o livro 3 da série de romances A POUSADA EM SUNSET HARBOR, que começa com o livro 1, AGORA E PARA SEMPRE.
    
    Emily Mitchell, 35 anos, abandonou seu emprego, apartamento e ex-namorado em Nova York para se mudar para a casa abandonada do pai, no litoral do Estado do Maine, querendo uma mudança de vida. Usando suas economias para restaurar a casa histórica, e com o apoio do zelador da casa, Daniel, Emily se prepara para abrir a Pousada em Sunset Harbor, à medida que o feriado do Memorial Day se aproxima.
    
    Mas nem tudo sai como planejado. Emily aprende rapidamente que não tem a mínima ideia sobre como gerenciar uma pousada. A casa, apesar de seus esforços, precisa de consertos urgentes que ela não pode pagar. Seu vizinho invejoso ainda está determinado a causar-lhe problemas.  E o pior de tudo: justo quando seu relacionamento com Daniel está florescendo, ela descobre que ele tem um segredo. E que isso mudará tudo.
    
    Com suas amigas insistindo para que volte a Nova York, e seu ex-namorado tentando ganhá-la de volta, Emily tem que tomar uma decisão que mudará sua vida. Vai tentar fazer dar certo, assumir sua vida numa cidade pequena, na velha casa do seu pai? Ou vai virar as costas para seus novos amigos, vizinhos e projeto de vida – e para o homem pelo qual se apaixonou?
    
    PARA SEMPRE, COM VOCÊ é o Livro 3 de uma surpreendente série de romances que lhe farão rir, chorar e continuar virando as páginas até tarde da noite, e que lhe farão se apaixonar pelo romance novamente. O Livro 4 estará disponível em breve.
    Show book
  • A descoberta do amor - cover

    A descoberta do amor

    Tatiana Amaral

    • 0
    • 0
    • 0
    "Uma vez minha mãe me disse que satanás era o anjo mais bonito do céu e o mais querido por Deus, mas sua beleza o fez acreditar que podia mais. Então, depois de uma guerra, foi atirado ao inferno, e jurou vingança. Para isso escolheu corromper a humanidade. Como? Alguns dizem que através do dinheiro, outros através das palavras, mas muitos juram que foi através da beleza. Robert tinha os três: dinheiro, persuasão e beleza. E roubava de mim todas as virtudes. Eu cobiçava, traía, roubava, tudo em nome do amor que sentia por ele."Quando Robert Carter entrou na vida de Melissa Simon seu mundo virou de cabeça para baixo. E ela aceitou ser sua amante sem ter a mínima ideia do que seria estar ao seu lado.Juntos, Robert e Melissa descobrem o amor. Mas para vivê-lo precisam se despir dos segredos que circundam a relação.Robert está disposto a contar a verdade. Melissa está segura de que poderá lutar contra todos os problemas para permanecer ao seu lado. Juntos, eles vão descobrir que nem sempre o amor é suficiente... a verdade é incapaz de derrubar barreiras... e o bem talvez não vença no final.O amor de Melissa e Robert precisará passar por um teste de fogo para sobreviver: enfrentar Tanya, e descobrir que ela não joga para perder."A descoberta do amor", de Tatiana Amaral, é o segundo volume da trilogia Função CEO, uma série que emociona leitoras de todo o mundo e que agora é apresentada em formato de audiolivro pela Pop Stories.SOBRE A AUTORATatiana Amaral é baiana, casada e formada em Administração com habilitação em Marketing. Desde que descobriu as fanfics passou a se dedicar integralmente ao ofício de escritora. Com diversos títulos lançados, a autora é sucesso de público, tendo sido entrevistada por Pedro Bial no programa Conversa com Bial ao lado de Zezé di Camargo e Luciano.
    Show book
  • O Final da nossa história - cover

    O Final da nossa história

    Graciela Mayrink

    • 0
    • 0
    • 0
    'Mônica era a única garota da escola que não fazia questão de ser amiga do egocêntrico João Carlos. Ao tentar conquistá-la, ele descobre que ambos são fãs de super-heróis e Star Wars, e o caminho para o coração de Mônica parece cada vez mais fácil.Após alguns meses de tentativa, ele atinge seu objetivo, e o namoro dura dois anos, até João se mudar com os pais para os Estados Unidos para estudar e perseguir seu sonho de ter uma carreira como pintor.O namoro não resiste à distância e a um erro de João, e eles terminam. João se torna uma celebridade no mundo todo após um de seus quadros aparecer em um popular reality show. Apesar de toda fama, ele sente que sua felicidade não está completa com o sucesso, pois lhe falta a mulher que ele ama.Agora, João volta ao Brasil para uma exposição no Rio de Janeiro e com o objetivo de reconquistar o amor da sua vida. Será que o reencontro dos dois irá reabrir algumas feridas ou ainda é possível reviver este grande amor?'
    Show book
  • Um Clarão nas Trevas - cover

    Um Clarão nas Trevas

    Barbara Cartland

    • 0
    • 7
    • 0
    A jovem Susanna apesar de afortunada pela vasta herança que recebeu da sua madrinha, que parecia ser uma bênção, rapidamente se tornou uma maldição, quando a mãe de Susanna Laven está determinada em casá-la com um empobrecido Duque de Southampton, completamente arruinado e devendo dinheiro a todo o mundo, mas que ficaria encantado em salvar o seu título de nobreza,  casando com uma garota rica. A sua mãe  cruelmente dizia  que ela era o "patinho feio" da família e que por ser gorda e comer muitos doces, a sua única atração, era a sua fortuna. Susanna desesperada, decide fugir de um casamento arranjado sem amor, e responde a um anúncio para fazer leituras em francês e italiano para um cavalheiro temporariamente cego.
     
     
     
    O Sr. Fyfe Dunblane, tinha os olhos vendados após um terrível acidente de automóvel, ela achara-o rude e de mau humor, mas aceita na mesma a posição. Logo se vê numa viagem de luxo, atravessando França e chegando à encantadora cidade de Florença. Os olhos de Susanna estão mais abertos que nunca para ver as glórias de Florença! E ela havia orado tantas noites a Deus para encontrar também o amor… e lentamente o relacionamento com o seu empregador cego, vai se tornando especial, sendo que, ele próprio vai ficando cada vez mais fascinado por ela. Mas para Susanna esta atração, passa a ser uma agonia, pois sabe que muito em breve essa fantasia acabará, no momento em que os olhos de Fyfe Dunblane se curem e se abram e possam ver, que ela não é aquela beleza imaginada pelos olhos da sua mente! Love in the Dark é a história de um homem e uma mulher, cegos de maneiras diferentes, e de como o amor verdadeiro transforma um patinho feio, num cisne maravilhoso, sem que ela o perceba!
    Show book
  • Nas Cordas do Violão - Em tom maior - cover

    Nas Cordas do Violão - Em tom maior

    Joaquim Rubens Fontes

    • 0
    • 0
    • 0
    Nas Cordas do Violão nos dá o tom da nossa realidade, mostra os caminhos da luta de um personagem quase real, com seus erros e acertos, com suas buscas, sempre no afã de fazer, como mortal, parte da grande disputa que é a vida.Este livro tem o cuidado de eternizar as verdades, sem jamais perder o tom, o romantismo sincero, que empresta a emoção que vai por estas páginas.Ganhador do IV Prêmio Letras Brasileiras, revelou-se uma obra que se aproxima do real, com sua resistência sempre segura, nos levando à total identificação com tudo o que nela está escrito.Nas Cordas do Violão, em Tom Maior, é o som que transcende o instrumento, que vai ao encontro dos nossos desejos, quebrando os paradigmas e as intolerâncias, pelas quais somos constantemente marcados.
    Show book