Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Ensaio de Antropologia Filosófica - a arte de misturar conceitos e plantar des-conceitos - cover

Ensaio de Antropologia Filosófica - a arte de misturar conceitos e plantar des-conceitos

Ivone Gebara

Publisher: Editora Recriar

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Quando uma sociedade, palavras e crenças desabam, é preciso fazer uma ‘desinvenção’ do antigo mundo de certezas e tentar um enlace, um casamento entre a poesia e a razão. É isso que eu gostaria de inventar nesse ensaio antropológico com rasgos poéticos, como se estivesse alimentando propositadamente a minha tentação de preencher a razão com poesia, conferindo certa racionalidade ao indizível que a habita. Ambas expressam nossa vida, nossas vivências, dúvidas, amores e ódios, desejos de amor.Gostaria de amalgamar a poesia e a razão para ver se algo novo acontece, para ver se a ferrugem sai dos velhos conceitos e se torna um tema poético antiferruginoso. queria que a velha panela do pensamento filosófico tivesse outro brilho, pudesse se tornar exclamação de agradável espanto, riso e brincadeira de incertezas. Gostaria de sair do sério da filosofia para brincar com ela e com seus taciturnos representantes. Intuo a dificuldade em mim mesma, por isso queria tentar como método de trabalho sentir e pensar o mundo ao mesmo tempo, como quando se sente uma dor e se busca explicá-la por pequenas imagens, assim como se busca o remédio para acalmá-la.Sentir a dor, o prazer e depois pensar sobre eles para entender algo desse sentimento, eis o desafio que meu filosofar quer tentar.Ivone Gebara
Available since: 04/19/2022.

Other books that might interest you

  • Aqueduto da Carioca e Chafariz da Praça de Dom Pedro II - Documentos do Brasil - cover

    Aqueduto da Carioca e Chafariz...

    Moreira de Azevedo

    • 0
    • 0
    • 0
    Mais do que arquitetura e design, o leitor encontra aqui um retrato curioso do período histórico que abrange, entre outros momentos, a abdicação de D. Pedro I, a constituição da primeira regência e a antecipação da maioridade de D. Pedro II.  O texto descreve a construção do Aqueduto da Carioca e do Chafariz da Praça de Dom Pedro II, destacando os principais acontecimentos relacionados a essas obras no Rio de Janeiro. O rio Carioca fornecia água para a população, mas a distância e os abusos cometidos pelos moradores da região levaram as autoridades a buscar uma solução para trazer a água mais perto da cidade. Foram feitas várias tentativas, porém a obra foi lenta e enfrentou dificuldades financeiras e disputas entre jesuítas e vereadores. Houve também a interferência das invasões francesas e a necessidade de fazer modificações no projeto. O aqueduto foi finalmente concluído, mas apresentou problemas de construção e falta de água. Fizeram-se reformas e melhorias ao longo do tempo, como a reconstrução com pedras locais e a cobertura do aqueduto. A inscrição no aqueduto registra o nome do governador Gomes Freire de Andrade, responsável pela obra.
    Show book
  • Saudade à queima- roupa - cover

    Saudade à queima- roupa

    Fabbio Cortez

    • 0
    • 0
    • 0
    'Todos nós queremos ama r e s e r ama d o s . Ent retanto, nem sempre podemos garantir que amamos por sermos naturalmente bons, posto que somos múltiplos em nossos julgamentos, em nossas manias, em nossas querências. Com o livro Saudade à queima-roupa, o autor fala, exclusivamente, desse ente que habita o universo íntimo de todos nós, sem exceção: o Amor sendo uma  emoção integralmente humana, também carrega suas manias e esquisitices. O lado Eros do amor, por exemplo, é, basicamente, carnal, lascivo, como se pode ver no conto ''Um tímido à janela''. Já a face Philos significa o amor que existe entre irmãos, tal como é mostrado no texto ''Viagem''. O amor Ágape, o mais profundo e sublime de todos, é o que alicerça um casamento feliz, como em'' Combinando''. E assim vamos,nós, pobres humanos, vivendo e morrendo de amor; a descobrir, ad aeternum, outras eoutras facetas – simbólicas ou não, piegas ou não – do mais insondável e louco sentimentodo mundo.'
    Show book
  • Apologia de Sócrates - cover

    Apologia de Sócrates

    Sócrates

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta provocante obra de Platão, Apologia, o autor descreve o julgamento de seu mestre, Sócrates.  Aqui Sócrates expõe seus melhores argumentos ao se defender de falsas acusações feitas por seus inimigos, os sofistas.  No discurso, Sócrates discorre sobre toda a sua longa trajetória, desde quando ouviu o Oráculo de Delfos — mensageiro dos Deuses — dizendo que era o mais sábio dentre todos os homens, quando passou a interrogar os homens em busca da Verdade, até ter sido julgado por corromper a juventude e não acreditar nos deuses.  De maneira irônica ele vai mostrando para todos os presentes como são falsas as acusações e como o seu interesse pela Verdade não o permitia fazer mal algum, nem aos jovens ou a qualquer outro.  Gravado em excelente qualidade, a Universidade Falada ainda disponibiliza, neste mesmo audiolivro, um breve comentário sobre Sócrates e sua morte.
    Show book
  • O Nascimento da Ópera - cover

    O Nascimento da Ópera

    Sergio Casoy

    • 0
    • 0
    • 0
    Acompanhe um dos maiores especialistas no tema , passo a passo, nessa deliciosa jornada pela história da Ópera.Neste audiolivro você vai conhecer a apaixonante história do surgimento da ópera em 1597, suas mudanças e evoluções até 1630, quando surge o primeiro teatro pago.  
    Acompanhará a pré-história da ópera, em estudo do panorama musical da Florença no final da Renascença, que através de seus espetáculos característicos como o Intermédio e a comédia Madrigalesca, preparou o cenário adequado para que, o círculo de inquietos intelectuais que passou à posteridade com o nome de Camerata Florentina, lançasse as bases da nova proposta de espetáculo que reunia, de forma integrada, teatro, canto e música orquestral.  
    Verá como, logo em seguida alcançou a península italiana e encontrou seu verdadeiro lar em Veneza, onde lançou profundas raízes e consolidou esse novo gênero de teatro musical, que desde então vem emocionando multidões, geração após geração.
    Show book
  • Cosmologia Egípcia A: O Universo Animado Terceira Edição - cover

    Cosmologia Egípcia A: O Universo...

    Moustafa Gadalla

    • 0
    • 0
    • 0
    Abrange a aplicabilidade dos conceitos cosmológicos egípcios para a nossa compreensão moderna da natureza do universo, criação, ciência e filosofia. Esta edição traduzida para a lingua portuguesa examina a aplicabilidade dos conceitos cosmológicos Egípcios para a nossa compreensão moderna da natureza do universo, creação, ciência e filosofia. A cosmologia Egípcia é humanista, coerente, abrangente, consistente e lógica, analítica e racional. Descubra o conceito Egípcio da matriz energética universal e as contagens do processo de criação. Leia sobre numerologia, dualidades, trindades, etc .; como o ser humano está relacionado com o universo; a consciência astronômica Egípcio; a viagem terrestre; subindo a escada celestial para se reunir com a Fonte; etc. Livro livro está dividido em cinco partes, contendo um total de 17 capítulos. Parte I: O Monoteísmo Mistico Egípcio consiste de um capítulo: Capítulo 1: Os Mais Religiosos irá cobrir o significado místico profundo do monoteísmo para os Egípcios que são profundamente religiosos, bem como uma visão geral de sua consciência cósmica. Parte II: Os Princípios da Creação consiste em dois capítulos - 2 e 3: Capítulo 2: As Energias Animadoras Do Universo irá cobrir a compreensão científica dos Egípcios sobre o estado do mundo antes da Creação, e sobre as energias de animação divinas do ciclo da creação. Capítulo 3: As Contas no Processo da Creação Egípcia irá cobrir uma visão geral das três fases primárias do Ciclo da Creação. Parte III: Os Códigos Numéricos da Creação tem cinco capítulos - os capítulos de 4 a 8: Capítulo 4: A Numerologia do Processo da Creação irá cobrir o misticismo numérico dos Egípcios Antigos, e a análise dos números dois, três e cinco. Capítulo 5: A Natureza Dualística cobrirá a natureza dual da creação e fará a análise de 14 diferentes aplicações no sistema Egípcio Antigo. Capítulo 6: O Três - A Trindade irá cobrir este primeiro número ímpar [o um não é um número], a importância do triplo poder de um
    Show book
  • TDAH (resumo) - cover

    TDAH (resumo)

    Donatella Arcangeli

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro é um resumo produzido a partir da obra original. Esta obra tem como objetivo trazer um panorama teórico para que os professores compreendam o funcionamento cognitivo de crianças e jovens com TDAH e para que possam aplicar técnicas educacionais e pedagógicas específicas e, portanto, mais eficazes para a sala de aula. O livro está dividido em 15 capítulos agrupados em três macrosseções: hiperatividade, impulsividade e desatenção, que são os comportamentos problemáticos típicos de crianças com TDAH na faixa etária de 6 a 11 anos. Inicialmente, o motivo de cada comportamento problemático é brevemente explicado, e em seguida a autora oferece indicações simples para o professor sobre as atitudes a adotar e evitar. Ao final de cada capítulo há conselhos de especialistas e um pequeno parágrafo de resumo com sugestões práticas para serem postas em prática imediatamente.
    Show book