Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A construção da docência: A Residência Pedagógica em Artes na Universidade Federal de Ouro Preto (2020-2022) - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A construção da docência: A Residência Pedagógica em Artes na Universidade Federal de Ouro Preto (2020-2022)

Anonymous

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O livro reúne artigos de estudantes e professores que participaram do Programa Residência Pedagógica em Artes na UFOP, voltado ao fortalecimento das licenciaturas em música e em teatro. Aborda temas bastante atuais da educação em artes, como militarização das escolas, diversidade de gênero e formação docente.
Available since: 02/03/2023.

Other books that might interest you

  • Retalhos de uma memória iluminista - sobre o saber o saber fazer e o saber ser - cover

    Retalhos de uma memória...

    Antônio Dionísio Lopes

    • 0
    • 0
    • 0
    Estou ousando passar para o papel para, quando mais não seja, afastando o meu egoísmo, deixar registrado que existem fatos importantes, atores destes fatos igualmente importantes e o estudo dos mesmos fatos para que se tenha uma ideia de que o centro de tudo (conhecimento) está na expressão altamente conhecida nos meios acadêmicos com o nome de iluminismo.Por uma questão até mesmo de didática, não poderia fugir disso, pois sou professor há mais de 40 anos e fujo da ideia de ser egoísta a ponto de deixar de levar ao conhecimento dos que amam a leitura todas essas circunstâncias. Em síntese, afirmaria que tudo se resume nas três expressões: Saber, saber fazer e saber ser.Assim, de nada adianta eu fazer uma universidade, fazer uma pós só para alimentar o meu ego. Tenho que fazê-lo para externar aos amantes do saber qual o verdadeiro sentido das três expressões acima. Saber é sumamente importante nos dias de hoje, pois se não sei nada sou. De outra parte, de que vale eu saber como se fosse uma lâmpada acesa e não repassar essa luz para as pessoas que me cercam? De outra parte, também de nada adiantaria eu saber e não saber fazer. Assim, as nossas universidades deverão sempre dar um sentido ao saber para que na sua praticidade elas tenham ganhos sociais.
    Show book
  • Psicologia Social e Lutas Anticapitalistas - diálogo com Projeto Ético-Político do Serviço Social - cover

    Psicologia Social e Lutas...

    Rogério Lustosa Bastos

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro que agora chega às mãos dos/as leitores/as é o resultado de um esforço coletivo dos/as professores/as Rogério Lustosa Bastos, Lizete Quelha de Souza, Mably Trindade, José Augusto Bisneto, João Batista Rezende e do assistente social Roberto Rodrigues Ribeiro.O título desta coletânea – Psicologia Social e Lutas Anticapitalistas: diálogo com o Projeto Ético-Político do Serviço Social – denota a intenção dos/as organizadores/as deste volume: provocar um debate entre a Psicologia e o Serviço Social a partir das lutas anticapitalistas, parametrado pelo Projeto Ético-Político do Serviço Social (PEP).Embora a centralidade do livro seja a Psicologia Social, a sua vinculação medular com as lutas anticapitalistas – um dos princípios do Projeto Ético-Político do Serviço Social, manifesto no seu compromisso com a classe trabalhadora e os processos emancipatórios na perspectiva de uma sociedade igualitária – perpassa toda a obra.Os diálogos aqui apresentados são preciosos. Espero que desbordem em profícuos debates, enriquecendo ambas as profissões e encharcando o Projeto Ético-Político do Serviço Social de novos subsídios para o enfrentamento dos desafios que se apresentam para aqueles/as comprometidos/as com as lutas anticapitalistas e que não se deixam enganar por eflúvios pós-modernos travestidos de marxismo.Janete Luzia Leite (Professora Titular ESS/UFRJ)
    Show book
  • Memórias da Segunda Guerra Mundial - Imagens testemunhos ficções - cover

    Memórias da Segunda Guerra...

    Volker Jaeckel, Elcio Loureiro...

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro é resultado de trabalhos realizados por pesquisadores do Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura (Negue), da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e por outros pesquisadores especialmente convidados a colaborarem com esta publicação. A ideia inicial surgiu como consequência da II Jornada do NEGUE, realizada em maio de 2015, em Belo Horizonte, com o objetivo de comemorar os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial em 1945. Nesta coletânea, foram reunidos ensaios que analisam as memórias da Segunda Guerra Mundial, tratando-se, por um lado, de textos de testemunhos que presenciaram os horrores dos combates, do holocausto ou dos bombardeios aéreos, e, por outro lado, a ficcionalização posterior dessas vivências que foram marcantes para toda a vida. Também foi abordada aqui a repercussão dessas memórias no cinema a nas artes plásticas, uma vez que elas foram fonte inspiradora para importantes cineastas e artistas plásticos. O organizador Volker Jaeckel é Professor Associado da Faculdade de Letras da UFMG, com mestrado em Letras Hispânicas e Germânicas pela Freie Universität Berlin, doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de Jena, pós-doutorado em Comunicação Audiovisual na Universidade de Valencia (Espanha). O organizador Elcio Loureiro Cornelsen é Professor Associado da Faculdade de Letras da UFMG. Possui mestrado em Língua e Literatura Alemã pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Estudos Germânicos pela Freie Universität Berlin, na Alemanha (1999) e pós-Doutorado em Estudos Organizacionais pela Fundação Getúlio Vargas (2005) e em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (2010).
    Show book
  • O apelo de Shirin Ebadi ao mundo - Este nao é o significado que o profeta pretendia transmitir - cover

    O apelo de Shirin Ebadi ao mundo...

    Shirin Ebadi

    • 0
    • 0
    • 0
    Shirin Ebadi, iraniana, muçulmana, jurista e Prémio Nobel da Paz sabe bem o que são a violência, a opressão e o terrorismo: sofreu-os na própria pele. Mas toda essa vivência só contribuiu para a transformar numa defensora dos direitos humanos e numa ativista pela paz e pela estabilidade. As suas armas são as suas palavras. Porque só elas podem convencer as pessoas de que a religião não pode ser usada como justificação para o assassínio e a opressão.
    Show book
  • 500 citações dos grandes filósofos do século 20 - Recolha as melhores citações - cover

    500 citações dos grandes...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Familiarize-se com alguns dos mais importantes filósofos do século XX através de uma cuidadosa selecção de 500 citações, introduzindo as suas principais ideias e delineando com clareza a estrutura do seu trabalho. Descubra novos aspectos ou aprofunde-se nos pensamentos de Emil Cioran, Gaston Bachelard, Carl Jung, Sigmund Freud, Ambrose Bierce, para expandir a sua mente e conhecimento sobre a nossa cultura.
    Show book
  • 100 citações de Antoine de Saint Exupéry - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Antoine de Saint...

    Antoine de Saint-Exupéry

    • 0
    • 0
    • 0
    Antoine de Saint-Exupéry é um escritor, poeta, aviador e repórter francês. Em 1939, serviu na Força Aérea, destacado para um esquadrão de reconhecimento aéreo. No armistício de Junho de 1940, deixou a França para Nova Iorque com o objectivo de trazer os Estados Unidos para a guerra e tornou-se uma das vozes da Resistência. Sonhando com a acção, na Primavera de 1944 juntou-se finalmente a uma unidade encarregada do reconhecimento fotográfico para os desembarques na Provença. Desapareceu no mar com o seu avião, um durante a sua missão a 31 de Julho de 1944. Foi declarado "morto pela França". O Pequeno Príncipe, escrito em Nova Iorque durante a guerra, é um conto filosófico, imbuído tanto de leveza como de pessimismo sobre a natureza humana, que muito rapidamente se torna um enorme sucesso mundial. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book