Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O trabalho do professor na Educação Infantil - cover

O trabalho do professor na Educação Infantil

Zilma Ramos De (Org.) Oliveira, Damaris Maranhão, Ieda Abbud, Maria Paula Zurawski, Marisa Vasconcelos Ferreira, Silvana Augusto

Publisher: Editora Biruta

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

Após discutir como o ambiente de Educação Infantil e sua gestão estão intimamente ligados a uma proposta pedagógica e a uma determinada concepção de criança, podemos nos perguntar: o que é preciso fazer, que decisões será preciso tomar para que realmente o tempo e as oportunidades de convivência das crianças nas creches e escolas estejam de acordo com uma concepção contemporânea de educação e garantam o protagonismo das crianças, a parceria com suas famílias, a convivência em ambientes ricos, afetivos e desafiadores? O que é prioritário, hoje, na gestão das unidades de Educação Infantil para que se garanta esse objetivo?

 * Edição atualizada, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Other books that might interest you

  • A fascinação weberiana: - as origens da obra de Max Weber - cover

    A fascinação weberiana: - as...

    Sérgio Da Mata

    • 0
    • 0
    • 0
    Passados cem anos de sua morte, a obra e a personalidade de Max Weber não perderam nada de seu fascínio. Sérgio da Mata oferece ao leitor uma densa introdução a temas e questões fundamentais de um dos pais fundadores da moderna ciência social. Seu profundo conhecimento das ciências alemãs da época de Weber – Direito, Economia, História, Filosofia – lhe permite apresentar, com extraordinária clareza, os problemas metodológicos e as conexões concretas da multifacetada obra de Weber, bem como o lugar que ela ocupou nas constelações intelectuais de seu tempo. O ponto de partida deste livro é a convincente tese sobre a importância central da Escola Histórica alemã de economia política para a trajetória intelectual de Weber e a formação de sua sociologia histórica. 
    Hinnerk Bruhns 
    Centre National de la Recherche Scientifique, Paris
    Show book
  • O consumo e tráfico de drogas pelo gênero feminino - cover

    O consumo e tráfico de drogas...

    Edilma Machado

    • 0
    • 0
    • 0
    A obra buscou perceber e comparar discursos de mulheres prisioneiras e de diretores prisionais quanto à participação de mulheres no tráfico de drogas: o possível protagonismo feminino na toxicodependência e sua relação com o tráfico, além de fatores que contribuíram para o tráfico; padrões de consumo; a função das mulheres; as substâncias e a periodicidade do crime. A investigação foi efetivada em instituições prisionais no Polígono da Maconha- Nordeste do Brasil.
    Show book
  • História do Ceará - cover

    História do Ceará

    Airton de Farias

    • 0
    • 0
    • 0
    Por Érico Firmo - jornalista A História sobre a qual escreve Airton de Farias não é a mesma que se costuma encontrar em livros escolares. Nestas páginas, não há um desfile de datas a memorizar ou personagens de monumentos e bustos mal cuidados em praças. Não que estejam excluídos da narrativa. Pelo contrário, é ricamente vasculhada a trajetória de pessoas que hoje, para muitos, são apenas nomes de ruas. Mas é uma História que vai muito além. Viva, pulsante, palpável, feita por gente comum, para além das decisões dos gabinetes do poder. Ao mesmo tempo, é uma abordagem extremamente política, crítica. Sem perder o rigor, rejeita o afastamento asséptico do olhar que se pretende externo. Expõe estruturas de poder, as grandes negociatas e os interesses que conduziram os governantes. O autor analisa episódios e conflitos que formaram o Estado. A história urbana, que explica a supremacia de Fortaleza sobre o Interior. Uma história das secas como traço crucial para falar sobre o cearense. E da explosiva mistura entre sertão e violência presente no cangaço, personificado em Lampião e Maria Bonita. O ponto de partida de Airton de Farias já rompe com os marcos tradicionais. A História contada por ele não começa com a chegada dos europeus. Ele recorre a vestígios arqueológicos para remontar aos primeiros habitantes do que hoje é o Ceará, milênios antes de Cristo. E chega até a atualidade vívida, do ciclo de Cid Gomes e do embate entre Camilo Santana e Eunício Oliveira pelo governo. Uma História que termina de ser escrita no calor dos acontecimentos. No trajeto, Airton de Farias mostra como momentos-chave da história brasileira foram vivenciados no Ceará. As lutas pela independência, travadas por sertanejos comandados por Pereira Filgueiras e pela família Alencar contra tropas portuguesas. A participação cearense na Guerra do Paraguai. Os messianismos que originaram Padre Cícero, Antônio Conselheiro e o beato José Lourenço. O leitor encontrará neste livro, ainda, o Ceará da cultura, da intelectualidade, da molecagem. Do futebol como paixão e traço definidor de um povo. Uma História que toca o cotidiano e a vida real dos verdadeiros atores da história: as pessoas comuns e, por isso, as mais extraordinárias.
    Show book
  • Cérebro e Afetividade - Potencializando uma aprendizagem significativa - cover

    Cérebro e Afetividade -...

    Alessandra Machado, Mariana...

    • 0
    • 0
    • 0
    Nosso cérebro precisa se emocionar, amar e se sentir amado, e isso não é diferente em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Por muito tempo, esse processo vem sendo estudado pela Neurociência que traz sempre importantes contribuições para os educadores, familiares, terapeutas e demais pessoas, interessadas em entender como o cérebro aprende e, principalmente, como compreender e potencializar o processo de ensino e aprendizagem.
    
    Esta obra traz informações imprescindíveis para quem deseja agregar conhecimentos neurocientíficos e pedagógicos sobre o processo de aprendizagem e sua relação com a afetividade.
    
    Como nossas emoções podem interferir no processo de aprendizagem? De que forma é possível oportunizar qualitativamente uma aprendizagem mais significativa? De que maneira os estímulos externos são recebidos e processados no cérebro? Qual o papel do educador nesse processo de interação e aprendizagem? Como podemos criar estratégias facilitadoras que potencializem o cérebro do educando? Será que a afetividade tem uma relação direta nesse processo de aprendizagem?
    
    Essas e outras questões são respondidas neste livro, com uma linguagem clara e objetiva associando teoria, prática e aplicabilidade para o cotidiano.
    Show book
  • O Primitivismo no Pau-Brasil de Oswald de Andrade - originalidade nativa como mensagem do espírito novo - cover

    O Primitivismo no Pau-Brasil de...

    Leonardo de Carvalho Augusto

    • 0
    • 0
    • 0
    O primitivismo no Pau-Brasil de Oswald de Andrade: originalidade nativa como mensagem do espírito novo (1917-1925) foi uma Dissertação animada pela vontade de investigar o desenvolvimento da ideia do primitivismo na controversa obra de Oswald de Andrade. E neste sentido, a tentativa de compreender a natureza histórica deste conceito lida de perto com uma reconfiguração sofrida pelas noções de modernismo e vanguarda na América Latina. Composto por dois capítulos, o estudo pretende no primeiro movimento avaliar a participação do escritor no grupo dos jovens artistas de São Paulo, que durante a Semana de Arte Moderna se insurgiu contra a inteligentsia nacional; e no segundo, analisar como se deu a sua redescoberta do Brasil, depois de um contato estreito com as vanguardas históricas sediadas em Paris.
    Show book
  • Neuromitos - Verdades e mentiras sobre o cérebro - cover

    Neuromitos - Verdades e mentiras...

    Alessandra Paranhos

    • 0
    • 0
    • 0
    Como estabelecer uma conexão com o aprendizado e o cérebro?
    
    Seria mesmo possível um aprendizado significativo? Com intervenções positivas para o educando e de forma mais simplificada para o professor?
    
    Nesses novos tempos que a educação enfrenta, diga-se de passagem, com louvor, uma nova realidade educacional, você irá encontrar aqui respostas positivas de como buscar uma educação transformadora!
    
    De forma simples e objetiva, o livro apresenta exercícios que corroboram para a compreensão de como o cérebro funciona e de como podemos driblar informações equivocadas que buscam confundir a realidade do aprendizado e seu desenvolvimento no cérebro humano!
    Show book