Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Dicionário do voto - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Dicionário do voto

Walter Costa Porto

Publisher: Lexikon

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

Vota-se, no Brasil, há quase 500 anos. Pois, em 1535, já se registram eleições para a escolha dos que integrariam os Conselhos ou Câmaras: juízes, vereadores, almotacés e outros oficiais. Por todos os séculos XVI, XVII, XVIII e começo do século XIX ocorreram essas eleições, em que se reuniam, na Casa do Conselho, “homens bons e povo” nomeando, primeiramente, seis eleitores que, por sua vez, indicavam, depois, os escolhidos, para um mandato de três anos. 
A primeira eleição geral no país foi em 1821, para designação de deputados à Corte Portuguesa. 
Com a República, começamos a votar em presidentes. Houve, na Primeira República, uma escolha indireta e onze diretas; na Segunda, só uma eleição indireta; na Quarta, quatro escolhas diretas; na Quinta, seis indiretas e na Sexta, em que vivemos, até agora seis diretas.
O primeiro de nossos códigos eleitorais, de 1932, traz o regime proporcional que, com pequenas modificações, perdura até hoje.
Esses e mais tantos itens, relativos ao Brasil, e outros, referentes ao voto no mundo, são tratados neste Dicionário.  
Se nossa experiência é a também vivida por todos os países, onde, progressivamente, se deu o alargamento da cidadania política e a correção dos males que distorcem a verdade das urnas, a análise desses temas contribui para o maior esclarecimento da classe política e dos eleitores que se empenham, como desejava, já no século XIX, nosso romancista José de Alencar, pela “alforria do voto”.         
Uma obra indispensável para a compreensão do processo de tomada de decisões pelo qual a população escolhe pessoas para ocupar cargos públicos, o mecanismo com o qual a democracia representativa tem operado desde o século XVII.
Available since: 04/25/2019.

Other books that might interest you

  • Mãos limpas coração quente - Um brasileiro no Kremlin - cover

    Mãos limpas coração quente - Um...

    Esther Rodrigues

    • 0
    • 0
    • 0
    '''Se você sempre fantasiou sobre o que acontecia por trás da Cortina de Ferro — espionagem, conspirações, agentes duplos e triplos, mulheres fatais, muito frio e muita vodca — e, naturalmente, nunca pôde ir lá, este livro é o seu passaporte. Com ele, você dará um passeio pelo Kremlin de 1964 a 1990, com direito a um guia autorizado: o diplomata brasileiro Obertal Mantovanelli, íntimo de seus salões e corredores e personagens claros e obscuros. E pode crer: nossas fantasias eram pinto diante do que acontecia por lá.'' RUY CASTROLembranças de um brasileiro que viveu na União Soviética, nos anos em que nascia em nosso país. Uma visão privilegiada da guerra, nem sempre fria, entre dois mundos — os soviéticos comunistas e os americanos capitalistas — que demonizavam-se mutuamente e queriam impor ao mundo seu modelo.'
    Show book
  • O Marxismo na História - cover

    O Marxismo na História

    Steven Gouldner, Paul Mattick

    • 0
    • 0
    • 0
    O marxismo tem uma longa história desde o seu surgimento no século 19. Paul Mattick aborda o passado, o presente e o futuro do marxismo numa perspectiva crítica e revolucionária, mostrando como houve um processo histórico que provocou diversos revezes na expressão teórica do movimento revolucionário do proletariado. Steven Gouldner, por sua vez, mostra as mutações do marxismo e seus vínculos com as lutas de classes, o que explica as suas formas de desenvolvimento e suas deformações. Ambos apresentam uma perspectiva crítica da história do marxismo e realizam a crítica do pseudomarxismo expresso pela social-democracia e bolchevismo. É uma obra importante para entender a longa história do pensamento marxista.
    Show book
  • Viva a Comuna de Paris! - cover

    Viva a Comuna de Paris!

    Pierre Leroy

    • 0
    • 0
    • 0
    A presente obra é uma saudação e um convite! É uma saudação, um sinal de admiração e respeito por essa primeira tentativa do proletariado em realizar sua revolução social e libertar a humanidade! Viva o proletariado! Viva a Comuna de Paris! Mas é também um convite. É uma convocação para que você participe e esteja presente na atualização da Comuna de Paris! Viver a Comuna de Paris significa trazer a Comuna para nossas vidas cotidianas e contemporâneas e revivê-la, restaurá-la, renová-la! Viver a Comuna de Paris! A Comuna de Paris está morta? Viva a Comuna de Paris! Sim, viver a Comuna é torná-la viva novamente, hoje, em ações para ressuscitá-la e fazê-la viver novamente. Em nossas vidas, em nossos objetivos.
    Show book
  • A Revolução Mundial - cover

    A Revolução Mundial

    Herman Gorter

    • 0
    • 0
    • 0
    A partir de 1917 o problema da revolução russa se entrelaça com o da revolução mundial. Esse tema esteve presente na discussão política das organizações políticas revolucionárias e progressistas em geral. Os bolcheviques e outros colocam o sucesso da revolução russa na dependência de uma revolução mundial, ou, pelo menos, na Alemanha. Gorter realiza uma análise crítica do significado da revolução russa e mostra o seu caráter burguês, bem como analisa suas condições, os erros dos bolchevistas, bem como suas possibilidades. Gorter apresenta uma análise internacional da situação da revolução russa e coloca a necessidade de uma nova internacional, a Internacional Comunista Operária, em oposição à III Internacional.
    Show book
  • Comunicação diálogica e reputação eleitoral - O percurso gerativo do voto - cover

    Comunicação diálogica e...

    Fábio Gomes

    • 0
    • 0
    • 0
    A conquista do voto é um desafio para qualquer político. Embora haja a pregação cômoda das fórmulas fáceis, da “publicidade mágica”, a conquista do voto não é um fato trivial. Este livro se dedica ao voto conquistado em processos de interação candidato-eleitor e de comunicação política, embora reconheça os votos sem processos de decisão, como as escolhas idiossincráticas, imposições por forças e ameaças, compra de votos. A obra argumenta que a decisão do voto é facilitada pela reputação eleitoral alcançada pelo candidato em seu relacionamento contínuo com os eleitores. A partir de reflexões teóricas e práticas que subsidiam o planejamento de comunicação política e de gestão de reputações eleitorais, o livro defende que candidatos que interagem com eleitores em processos de comunicação com o objetivo de (trans)formar reputações eleitorais apresentam vantagem competitiva em disputas eleitorais. Desde 2003 o Instituto Informa pesquisa intensamente em todas as regiões do país,  alcançando a marca aproximada de mais de quatrocentas pesquisas de opinião realizadas tanto para governos e empresas da área pública, quanto para o empresariado da iniciativa privada. O Informa também é especialista em pesquisas eleitorais, nas quais obtém índices de acerto excepcionais, pois adota e  desenvolve metodologias diversificadas, em consonância com os mais avançados centros de pesquisa do mundo. Neste livro 'Comunicação dialógica e reputação eleitoral: o percurso gerativo do voto', o autor Fábio Gomes conta a sua trajetória e as peculiaridades do mundo da comunicação política, das pesquisas de opinião pública e de comportamento eleitoral.
    Show book
  • Nossa veracidade - Trechos selecionados de "Obras seletas" de Ruy Barbosa - cover

    Nossa veracidade - Trechos...

    Pop Stories, Ruy Barbosa

    • 0
    • 0
    • 0
    "A extinção do elemento servil foi, no sentido mais estrito da palavra, uma conquista popular". O artigo de Ruy Barbosa intitulado "Nossa veracidade", de onde se extraíram estas palavras, foi publicado no Diário de Notícias em 3 de abril de 1889, portanto, quase um ano depois da assinatura da Lei Áurea. Uma defesa veemente do autor perante os ataques de outros segmentos da imprensa.
    Show book