Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Modernismo e antimodernismo - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Modernismo e antimodernismo

Voltaire Schilling

Publisher: Editora AGE

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Entendo, aqui, o conceito de Modernidade como aplicado à época em que vivemos, o que nos é contemporâneo, o que historicamente está bem próximo de nós e que molda o nosso dia a dia, ainda que tenha suas raízes cravadas mais ou menos na metade do século XIX. Modernismo, por sua vez, é a expressão cultural e estética que se manifesta depois da afirmação da Modernidade; é como ela aparece nas artes, na literatura, na arquitetura, no cinema, etc., enquanto reservo a palavra Vanguarda para indicar a minoria consciente: os precursores dos fenômenos artísticos da nossa época. O que se segue é um conjunto de vivos recortes de momentos históricos diferentes que procuram situar no tempo a emergência dos Movimentos Modernistas mais significativos e quais foram suas relações com as estruturas socioeconômicas e com o poder ideológico da sua época. Em muitos dos artigos-ensaios que se seguem, o autor optou pela narrativa e não por uma exposição teórica – um tanto ao revés do que recomendou certa vez Henri Lefebvre –, com a intenção de humanizar problemas existenciais e técnicos enfrentados pelos artistas citados. Contemplou, também, as difíceis relações que o Movimento Modernista travou com as ideologias do século XX: o comunismo, o nazi-fascismo e o liberalismo, ressaltando as maneiras distintas com que a Vanguarda reagiu a eles, ou foi perseguida e, simultaneamente, utilizada por eles.
Available since: 05/15/2021.

Other books that might interest you

  • Rio de Cor - Monumentos para colorir - cover

    Rio de Cor - Monumentos para...

    Lucia Romero Cajaty

    • 0
    • 0
    • 0
    'Rio de Cor – monumentos para colorir foi a forma com que Lucia Romero Cajaty e Fran Junqueira encontraram para mostrar a cidade do Rio de Janeiro de um jeito novo, permitindo que ela possa ser redesenhada, reescrita, colorida e iluminada pelos olhares de todos aqueles que a amam e conhecem de coração – de cór. Neste momento em que a cidade se reinventa para o novo milênio, ingressando na agenda dos mais prestigiados eventos mundiais, Lucia resgata a história carioca a partir de tudo o que aprendeu nos anos de serviço público diretamente voltado ao cuidado desse vasto patrimônio cultural, enquanto Fran vai em busca de seus traçados, encontrando os ângulos afetivos de suas ruas, praças e, sobretudo, de seus monumentos.'
    Show book
  • Egberto Gismonti Academia de Danças - Entrevistas a Charles Gavin Som do Vinil - cover

    Egberto Gismonti Academia de...

    Charles Gavin

    • 0
    • 0
    • 0
    'A íntegra das entrevistas de Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro para Charles Gavin e o programa Som do Vinil. As histórias por trás de um dos mais transgressores discos brasileiros, ''Academia de danças'' (EMI, 1974)''O sexto LP de Egberto Gismonti redefiniu a paisagem sonora de toda uma geração, no início dos anos 1970: se você era do rock, ele redirecionava você para o jazz; se você era do jazz, ele levava você para MPB; se você era da MPB, ele lhe recomendava a música clássica; se você era da música clássica, ele reenviava você direto pro rock — um moto contínuo.  Sou um dos que deve muito a este disco e à obra de Egberto Gismonti — Academia de Danças é um divisor de águals — realinhou a percepção, balanceou os ouvidos e derrubou barreiras, preconceitos e padrões que a cultura pop e seus respectivos veículos erguem, que nos impediam de seguirmos livres ideologicamente. '' Charles Gavin'
    Show book
  • Apreciação de pinturas chinesas famosas - Pintura de flores e pássaros da Dinastia Song - cover

    Apreciação de pinturas chinesas...

    Tom Geng

    • 0
    • 0
    • 0
    A pintura chinesa é uma forma de pintura sobre seda ou papel com pincel umedecido em água, tinta e cor. Ele forma seu próprio sistema no campo da arte mundial. As ferramentas e materiais incluem pincel, tinta, pigmento de pintura chinesa, papel Xuan, seda, etc. Os temas podem ser divididos em personagens, paisagens, flores e pássaros. Com flores e pássaros como tema, este livro inclui principalmente pinturas famosas da pré-Dinastia Qin à Dinastia Song.
    
    A pintura chinesa tem uma forma única de expressão artística. Em termos de conteúdo e criação artística, reflete a compreensão do artista da natureza, sociedade e política, filosofia, religião, moralidade, literatura e arte relacionadas.
    
    A Dinastia Song (960-1279) foi dividida em duas fases: a Dinastia Song do Norte e a Dinastia Song do Sul. A pintura da Dinastia Song entrou nas fileiras da indústria e do comércio de artesanato e estabeleceu um relacionamento mais próximo com mais pessoas. Um grupo de pintores profissionais qualificados vendeu suas obras como commodities no mercado. Já existem lojas profissionais que vendem livros e fotos. O mercado de caligrafia e pintura tem sido próspero e desenvolvido. As obras de caligrafia e pintura deste período também têm as características da época.
    
    Com flores e pássaros como tema, este livro contém principalmente as famosas pinturas de flores e pássaros da Dinastia Song. Cada um deles é uma obra-prima transmitida de geração em geração. Vale a pena assistir e coletar.
    
    
    Comentários do leitor
    
    
    Gosto muito das pinturas da Dinastia Song. Suas pinturas são tão bonitas. Cada pintura e caligrafia da Dinastia Song coletada neste livro vale a pena ser observada com atenção. Gosto muito deste livro.
    ——David
    
    Estou muito interessado na cultura chinesa, especialmente na cultura da Dinastia Song. Este livro é muito característico. Inclui pinturas de flores e pássaros da Dinastia Song. É muito profissional e interessante.
    ——Steven
    
    As pinturas deste livro são tão bonitas. Nunca vi tais pinturas. Eles são realmente diferentes.
    
    ——Alexande
    
    
    É difícil imaginar. Eu não posso acreditar. Foi realmente pintado por pessoas há milhares de anos? O que eles pintaram era tão bonito.
    ——Lucas
    
    Gosto muito da cultura chinesa. Este livro é muito útil para eu entender a cultura chinesa. Se você também estiver interessado na cultura chinesa, sugiro que também leia este livro.
    ——Isabella
    
    
    O estilo de pintura deste livro é diferente do que li antes. Acho que pode ser uma pintura única na China. Este livro é realmente uma experiência única para mim.
    ——Madeline
    
    Se você está interessado na cultura oriental, você deve ler este livro. A cultura oriental aqui não se refere apenas à China. Acho que o estilo de pintura de todo o Oriente foi influenciado pela China. Por meio deste livro, você pode ter uma melhor compreensão de toda a cultura oriental.
    ——Liu Qingdong
    Show book
  • Prosa urbana - cover

    Prosa urbana

    Vicente Loureiro

    • 0
    • 0
    • 0
    A prosa urbana de Vicente Loureiro é uma preciosidade para quem vive, trabalha, pensa e discute o lugar onde exercitamos nossos direitos, descansamos nossas almas, prosperamos como cidadãos e encontramos nossos pares e buscamos nossa felicidade coletiva: a cidade.  Numa linguagem dirigida ao grande público, acessível, de fácil assimilação e compreensão, Vicente nos brinda com uma série de crônicas curtas e informativas mas profundamente questionadoras de temas que vão desde o conceito básico de cidade, passando pela governabilidade da metrópole, até os caminhos do futuro e os direitos do pedestre e de cada cidadão a espaços públicos qualificados e qualidade de vida urbana.
    Show book
  • O guerreiro invisível e outros contos do tempo - cover

    O guerreiro invisível e outros...

    Julia Grillo, Nicia Grillo

    • 0
    • 0
    • 0
    O guerreiro invisível e outros contos do tempo é uma bela coletânea que reúne contos escolhidos dentro do repertório arquimilenar da Arte da Palavra.O trabalho primoroso da coleção de histórias é fruto de longa maturação na escuta sutil do universo das narrativas de tradição oral.O livro é portanto um achado poético, um presente preciso que abre nossos olhos para a percepção dos invisíveis guerreiros que habitam nossa terra interior.
    Show book
  • Sasquatch - No Eclipse Solar - cover

    Sasquatch - No Eclipse Solar

    Vinicius Léscio

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma reflexão sobre o que nos amarra e motiva.Nada foi dito sobre qualquer criatura, não há respostas sobre a pane elétrica e de rádio, ninguém sabe nada sobre o comportamento das aves e muito menos o porquê um eclipse solar está durante tantas horas a trazer de volta a idade das trevas. E se na realidade não viram nada nas árvores? Se a histeria coletiva e pessoas de má fé aproveitaram-se do momento para aterrorizar a cidade? Talvez apenas o que faltava era uma oportunidade de as pessoas mostrarem quem realmente são.Talvez se os religiosos e os surtados não tivessem enchido os ouvidos das pessoas carentes de explicações, nada disso teria acontecido. A Verdade é que as religiões, assim como as luzes, necessitam de escuridão para brilhar.Sasquatch no Eclipse Solar. Disponível em ebook, impresso e audiobook dramatizado, nas principais livrarias.
    Show book