Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Holocausto - Das origens do povo judeu ao genocídio nazista - cover

Holocausto - Das origens do povo judeu ao genocídio nazista

Voltaire Schilling

Publisher: AGE

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

O Holocausto, o assassinato em massa dos judeus europeus, não se deu numa planície ou em floresta distante do espaço civilizado. O espanto do mundo até hoje não conseguiu resolver a contento como uma ação cruel e inclemente foi executada no que até então era considerado o coração da Europa culta. Não foram somente os brutamontes orientados por suboficiais e sargentos dos integrantes da SS que levaram adiante a operação de extermínio. Nela foram envolvidos engenheiros, cientistas, médicos e outras categorias profissionais, como os ferroviários responsáveis pelas "transferências" e "deslocamentos" das vítimas para os campos de extermínio. Um historiador estimou que o total de homens e mulheres (alemães e outras etnias antisssemitas que com eles colaboravam) atingiu a meio milhão de pessoas envolvidas diretamente ou indiretamente no genocídio dos judeus europeus. Certamente o Holocausto causou um profundo abalo nas sociedades que se consideravam superiores e que se achavam bem acima do universo de primitivismo e barbárie que as cercavam. Talvez, pela sua dimensão, essa matança que seifou a vida de seis milhões ou mais de judeus, talvez tenha sido o derradeiro ato de selvageria e loucura que ainda se abrigava por detrás da civilização.

Other books that might interest you

  • Trabalho partido e mercado na crise neoliberal - Novo Projeto social - democrata - cover

    Trabalho partido e mercado na...

    Marcelo Danéris, Jorge Branco,...

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro reúne textos, reflexões e trabalho aplicado sobre a crise neoliberal, o novo projeto social-democrata, o papel do mercado e as novasfaces do trabalho nesse contexto. Por isso se relaciona com esse sentido de crença no jogo e de se estar envolvido nele. Para que, afinal, pensamos, refletimos, buscamos lentes teóricas, empreendemos interpretar e antever um mundo em processo de desmanche, em flerte com a barbárie? Com textos de Jorge Branco, Marcelo Danéris, Rogerio Viola Coelho e Tarso Genro, oferecem uma trajetória histórica da regressão que sofremos, provocam com a ideia de novos paradigmas e um velho dilema que desafia a esquerda e coloca em perspectiva a social-democracia atual e a originária do socialismo.
    Show book
  • O Impressionismo - cover

    O Impressionismo

    Juan Jose Balzi

    • 0
    • 0
    • 0
    O “Impressionismo” é um audiolivro simples e profundo. Traz tudo que precisamos entender sobre o Impressionismo, numa linguagem clara e objetiva. Recheado de exemplos e musicas impressionistas, o grande pintor e professor Balzi segura o ouvinte ate o último minuto.Pena que dura tão pouco ...Aproveite esta incrível chance de aprender sobre a belíssima arte do século XIX.O “Impressionismo” é a revolução técnica introduzida na pintura por artistas da 2ª metade do Séc. XIX.Essa técnica chama-se divisionismo e foi criada para poder representar a realidade de um instante de luz ou de uma determinada atmosfera.Nesta obra, Balzi estuda o Impressionismo não apenas com o um momento na evolução da história da pintura, mas com o força determinante de toda a arte do século XX.Reconstruindo o ambiente cultural da época, o autor mostra, com exemplos vivos, a influência deste movimento em outras artes – música, literatura e escultura.
    Show book
  • Hipnose e Neurociência - Explore o poder da sua mente - cover

    Hipnose e Neurociência - Explore...

    Tiago Garcia

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro foi escrito com o objetivo de ajudar qualquer pessoa, em praticamente qualquer desafio que a mente humana possa enfrentar. Para isso, é importante que você saiba que sua mente pode ser sua aliada e que você pode utilizar a hipnose a seu favor.
    
    Se você tem dificuldade com suas emoções diante de alguma situação desafiadora, ou deseja se desenvolver em alguma área específica, você está lendo o livro certo.
    
    As técnicas aqui apresentadas transformarão a sua visão em relação a si mesmo e à sua vida de modo geral. Ao utilizar a hipnose, você descobrirá novas possibilidades para seu desenvolvimento e será capaz de resolver alguns desafios cotidianos que possam estar o afligindo. Você terá, em suas mãos, técnicas para gerenciar suas emoções e aprimorar a sua qualidade de vida.
    Show book
  • Alexandre o Grande - cover

    Alexandre o Grande

    Johann Gustav Droysen, Regina...

    • 0
    • 0
    • 0
    "Outrora vós éreis miseráveis e erráveis através das montanhas com vossos rebanhos, sem teto, expostos aos ataques de trácios, tribalos e ilírios. Meu pai vos domiciliou em aldeias e cidades. Substituiu vossas peles de animais pelo uniforme dos guerreiros. Ele vos tornou senhores dos bárbaros da vizinhança. Abriu para a vossa indústria as minas do Pangaion e permitiu que vossos navios singrassem os mares. Pôs a vossos pés a Tessália, Tebas, Atenas e o Peloponeso. Exigiu, e obteve, a hegemonia suprema sobre todos os helenos para marchar contra os persas. Tudo isso fez Filipe. Grandes coisas por si mesmas; mas nada, quando comparadas ao que foi realizado depois."
    
    
    Discurso de Alexandre às tropas macedônias na Babilônia
    
    * * *
    
    Alexandre teve uma vida curta e prodigiosa. Filho de rei, discípulo de Aristóteles, ainda muito jovem concebeu o projeto de uma monarquia universal que unisse os povos do Ocidente e do Oriente até o limite da Índia, então considerada a fronteira do mundo. Tornou-se rei com vinte anos de idade e se entregou a esse sonho.
    
        Completou a obra do pai, Filipe, que começara a transformar uma região periférica em uma potência militar. Consolidou a liderança da Macedônia sobre o mundo grego. Desafiou e venceu o invencível Dario, rei dos persas. Realizou campanhas prodigiosas, tomou fortalezas inexpugnáveis, sitiou cidades poderosas, sempre em inferioridade numérica. Fez marchas impossíveis, atravessou montanhas, desertos e rios, alterou o rumo de batalhas que estavam perdidas e nunca foi derrotado. Foi generoso e cruel.
    
        Conquistou as terras que hoje formam a Grécia, a Turquia, a Síria, o Líbano, o Egito, o Afeganistão e a Índia, além da Pérsia. Miscigenou populações, religiões e culturas. Incorporou os vencidos ao exército e à corte. Fundou cidades. Abriu novas rotas terrestres e marítimas. Estimulou as trocas comerciais. Modernizou a administração. Financiou pesquisas científicas.
    
        Morreu em 323 a.C., antes de completar 33 anos, quando se preparava para anexar toda a orla do Mediterrâneo. Sua morte e o posterior desmembramento do império abriram caminho para ascensão de Roma. O mundo já era, definitivamente, outro: a cultura grega havia se difundido e, ao mesmo tempo, recebera a influência dos povos asiáticos. Começava o período helenístico, com a dissolução de identidades locais e o surgimento da ideia de uma humanidade homogênea, unificada pela cultura.
    
        Alexandre não teve um Homero que cantasse seus feitos. Foi esse o desafio a que se entregou o historiador alemão Johann Gustav Droysen. Formado em filologia clássica, fluente em grego e latim, apaixonado por história antiga, excepcionalmente culto, ele usou todas as fontes disponíveis ? Plutarco, Quinto Cúrcio, Tucídides, Xenofonte ? para recompor a trajetória do rei. Fez uma obra-prima. Helmuth Berve escreveu: "A graça e a facilidade da exposição de Droysen fazem esquecer o incrível labor científico que precedeu a redação definitiva da obra. O estabelecimento e a combinação dos detalhes de ordem histórica, geográfica ou filológica, as pesquisas sobre a estratégia e os meios com os quais foram executadas as grandes operações militares, os estudos de cronologia e todos os trabalhos preliminares desse tipo se dissolvem e desaparecem na arquitetura do conjunto."
    
        Alexandre o Grande é um livro definitivo, que une o prazer da leitura e informação cultural da maior qualidade.
    
              César Benjamin
    Show book
  • A paz na Colômbia - cover

    A paz na Colômbia

    Fidel Castro Ruz

    • 0
    • 0
    • 0
    A paz na Colômbia é o resultado de um diligente trabalho de seu autor Fidel Castro Ruz, que dedicou mais de 400 horas à sua elaboração.  Partindo de uma cuidadosa seleção de informações, documentos, entrevistas e vivências pessoais – boa parte revelada publicamente pela primeira vez neste livro – o autor ressalta as ideias básicas desse processo para melhor compreensão da complicada situação política na Colômbia
    Show book
  • Conquistar está na moda - Rumos para uma conquista genuína - cover

    Conquistar está na moda - Rumos...

    Edson Urubatan

    • 0
    • 0
    • 0
    Um companheiro imprescindível para melhorar suas relações pessoais, familiares e profissionais.
    Este livro tem o objetivo de conceituar e exemplificar algumas ferramentas que podem ser de grande serventia para o processo da conquista, no qual, constantemente, estamos engajados.
    Os cinco fundamentos aqui descritos auxiliarão o professor tanto na conquista do discente quanto em outras áreas. Estes fundamentos são: Coletividade; Exposição; Visão Holística; Autoaperfeiçoamento e Sabedoria, que, em conjunto, formam o CONQUISTAR ESTÁ NA MODA.
    Show book