Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Holocausto - Das origens do povo judeu ao genocídio nazista - cover

Holocausto - Das origens do povo judeu ao genocídio nazista

Voltaire Schilling

Publisher: AGE

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

O Holocausto, o assassinato em massa dos judeus europeus, não se deu numa planície ou em floresta distante do espaço civilizado. O espanto do mundo até hoje não conseguiu resolver a contento como uma ação cruel e inclemente foi executada no que até então era considerado o coração da Europa culta. Não foram somente os brutamontes orientados por suboficiais e sargentos dos integrantes da SS que levaram adiante a operação de extermínio. Nela foram envolvidos engenheiros, cientistas, médicos e outras categorias profissionais, como os ferroviários responsáveis pelas "transferências" e "deslocamentos" das vítimas para os campos de extermínio. Um historiador estimou que o total de homens e mulheres (alemães e outras etnias antisssemitas que com eles colaboravam) atingiu a meio milhão de pessoas envolvidas diretamente ou indiretamente no genocídio dos judeus europeus. Certamente o Holocausto causou um profundo abalo nas sociedades que se consideravam superiores e que se achavam bem acima do universo de primitivismo e barbárie que as cercavam. Talvez, pela sua dimensão, essa matança que seifou a vida de seis milhões ou mais de judeus, talvez tenha sido o derradeiro ato de selvageria e loucura que ainda se abrigava por detrás da civilização.

Other books that might interest you

  • O guia completo para prevenção de acidentes em casa - cover

    O guia completo para prevenção...

    Agnaldo Fontinele

    • 0
    • 0
    • 0
    Este e-book aborda as mais variadas possibilidades de prevenção de acidentes de acordo com as inúmeras situações de risco que enfrentamos dia após dia em nossas casas. Este livro está dividido de forma a dar ampla cobertura às mais diversas situações que possam ocasionar danos físicos ou prejuízos materiais.
    Show book
  • Gente do verão Parte 1: Solbjørg – Conto Erótico - cover

    Gente do verão Parte 1: Solbjørg...

    Ane-Marie Kjeldberg

    • 0
    • 0
    • 0
    A bailarina Solbjørg Viig tem agora quase 40 anos e, assim, chegou ao fim de sua carreira como dançarina solo. Ela e seu marido, o pastor comunitário Ulf, foram para a casa de praia no Mar do Norte para comemorar o início de uma nova fase da vida, em que a tranquila vida familiar deveria estar no centro. Mas Ulf é distante e contido, e Solbjørg se sente infeliz. Quando ela se machuca na praia, ela encontra o médico Jens Svart, e lentamente fica claro para ela que o amor pode ser algo completamente diferente e muito mais agradável do que o que ela conheceu antes.Nas belas casas de verão herdadas em Grå Klit, os moradores respiram os aromas do Mar do Norte e aproveitam o sol, como as famílias fazem há gerações. Mas estamos no final dos anos 1960 e há inquietação e uma liberdade desconhecida no ar, e tensões inesperadas surgem. O poder transformador do erotismo é irresistível, e a vida das pessoas no verão segue caminhos totalmente novos: novas formas de sexo, novos relacionamentos amorosos e mudanças de caminhos da vida."Gente do Verão" é uma série erótica de seis episódios.
    Show book
  • O esforço fiscal dos municípios e as transferências intergovernamentais - cover

    O esforço fiscal dos municípios...

    Daniel Vieira Marins

    • 0
    • 0
    • 0
    A tradição municipalista brasileira, que marcou profundamente a Constituição de 1988, incluiu expressamente o Município como ente político da federação brasileira. Considerando que o aspecto financeiro da autonomia política é um dos mais relevantes elementos de tal condição, a doutrina do Direito Financeiro e Tributário precisa enfrentar o desafio de discutir as complexas questões que surgem desta autonomia e de sua relação com o Governo Central.
    
    A presente obra que tenho a imensa honra de prefaciar constitui excelente contribuição ao debate citado. Daniel Marins aceitou com grande coragem enfrentar o desafio de aprofundar os estudos sobre a necessidade de relacionar o esforço fiscal próprio dos entes subnacionais (no caso, Municípios) e as transferências intergovernamentais, tema ainda pouco explorado no Brasil, ao contrário do que ocorre em outras federações ou mesmo em Estado unitários com estruturas descentralizadas. O trabalho possui ainda o mérito de ter sido desenvolvido sob a marca da interdisciplinaridade, utilizando aportes das demais Ciências Sociais, como a Ciência Política, fato infelizmente ainda incomum nos estudos da doutrina tributária brasileira, o que revela também a elevada qualidade do autor como pesquisador. O tema objeto do presente estudo é extremamente atual.
    
    Gustavo da Gama
    Show book
  • Mãos limpas coração quente - Um brasileiro no Kremlin - cover

    Mãos limpas coração quente - Um...

    Esther Rodrigues

    • 0
    • 0
    • 0
    '''Se você sempre fantasiou sobre o que acontecia por trás da Cortina de Ferro — espionagem, conspirações, agentes duplos e triplos, mulheres fatais, muito frio e muita vodca — e, naturalmente, nunca pôde ir lá, este livro é o seu passaporte. Com ele, você dará um passeio pelo Kremlin de 1964 a 1990, com direito a um guia autorizado: o diplomata brasileiro Obertal Mantovanelli, íntimo de seus salões e corredores e personagens claros e obscuros. E pode crer: nossas fantasias eram pinto diante do que acontecia por lá.'' RUY CASTROLembranças de um brasileiro que viveu na União Soviética, nos anos em que nascia em nosso país. Uma visão privilegiada da guerra, nem sempre fria, entre dois mundos — os soviéticos comunistas e os americanos capitalistas — que demonizavam-se mutuamente e queriam impor ao mundo seu modelo.'
    Show book
  • Gravidez na adolescência - Previnir é melhor que remediar - cover

    Gravidez na adolescência -...

    Luiza Maria Miranda Martins

    • 0
    • 0
    • 0
    Embora seja um tema discutido no colegiado e na mídia, pouco conhecimento temos sobre o nível de compreensão dos adolescentes relacionado a sexualidade, sexo seguro, risco de gravidez precoce e ao impacto social envolvido.
    
    Diante dessa realidade, surge a ideia de um projeto de intervenção itinerante no ambiente escolar de Ensino Fundamental: "PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR". 
    Esse programa é pautado em literatura, metodologias dinâmicas e lúdicas preconizando o envolvimento do adolescente e o interesse sobre a temática. Propõe diagnosticar o nível de compreensão dos adolescentes e viabilizar informações capazes de sensibilizá-los a respeito dos cuidados com a saúde e os riscos imputados a eles de uma gravidez não programada.
    A editora Nelpa tem certeza de que esta obra será de grande valia aos orientadores, bem como àqueles que desejam se aprofundar no assunto.
    Show book
  • Narrativas de gênero: - as várias faces dos estudos de gênero - cover

    Narrativas de gênero: - as...

    Marlise Regina Meyrer, Mônica...

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta coletânea é composta por quinze textos divididos em quatro eixos: Gênero e Violência; Educação; Resistência; e Diferentes Linguagens. Com assuntos e temporalidades variadas e abordagens renovadas e inovadoras, a obra revela a fecundidade do campo de estudos de gênero e sua importância para a discussão e o conhecimento da sociedade. Dos movimentos feministas do início do século XX, passando por questões como corpo, sexualidade, violência de gênero, educação e legislação, os textos aqui apresentados revelam como as questões de gênero perpassam todos os âmbitos da vida social, condicionando práticas e representações que orientam as formas de ser e estar no mundo e instituem relações de poder. Ao dar destaque para tais temáticas, temos a intenção de pavimentar, cada vez mais, um caminho de legitimidade e reconhecimento para os estudos de gênero.
    Show book