Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A trajetória da democracia socialista: da fundação ao PT - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A trajetória da democracia socialista: da fundação ao PT

Vitor Amorim de Angelo

Publisher: SciELO - EdUFSCar

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

Os partidos políticos frequentemente são objetos de estudo nas Ciências Sociais. Entretanto, o mesmo não se pode dizer de suas tendências internas, que pouca atenção têm recebido dos pesquisadores. O livro de Vitor Amorim de Angelo vem justamente cumprir este papel. Com base numa farta documentação, o autor reconstituiu a história da organização trotskista Democracia Socialista, uma das tendências do Partido dos Trabalhadores (PT). Com uma narrativa que não deixa escapar os detalhes dessa trajetória, o livro apresenta ao leitor o fecundo debate travado nos anos 1980 entre as principais correntes do partido, especialmente as trotskistas. Com uma postura sempre conciliatória, a Democracia Socialista não apenas se manteve na legenda, como também cresceu na estrutura partidária. Porém, sem conseguir hegemonizar seu programa dentro do PT, precisou justificar a permanência num partido que não seguiu pelo caminho da revolução.
Available since: 08/28/2017.

Other books that might interest you

  • I Congresso Nacional de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar - ações inclusivas que contemplam a abordagem interdisciplinar na pluralidade da pessoa com deficiência - cover

    I Congresso Nacional de...

    Voz Sintética, Ana Paula...

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra trata-se de um compilado de artigos que elucidam pesquisas nas áreas da saúde e educação, apresentadas no I Congresso Nacional de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar, promovido pela Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas – ADEFIP. Todos os artigos são apresentados como um convite ao leitor para ressignificar seu olhar para a pessoa com deficiência, vislumbrando novas possibilidades de intervenções, sejam essas no âmbito da saúde ou da educação, mantendo uma escrita amparada pelo conhecimento técnico e científico, que corroboram a assertividade da prática. Assim como no Congresso, as discussões trazidas nesta obra têm como objetivo fomentar e apresentar ações inclusivas, destacando a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, abordagens que abrangem diversas áreas do conhecimento, convidando todos ao compartilhamento de saberes, incentivando a construção de espaços cada vez mais equitativos e inclusivos, incitando o protagonismo social da pessoa com deficiência.
    Show book
  • Como criar sua Networking - cover

    Como criar sua Networking

    Ricardo Garay

    • 0
    • 0
    • 0
    Este audiolivro rápido oferece formas de se criar e usar uma networking. Oferece meios de se desenvolver dentro do Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Além de oferecer dicas valiosas.
    Show book
  • Vida Sem Princípio - cover

    Vida Sem Princípio

    Henry David Thoreau

    • 1
    • 1
    • 0
    'Em Vida sem Princípio , Henry David Thoreau nos apresenta um verdadeiro manual de como viver em sociedade e em contato com a Natureza respeitando a natureza e ao próximo.É puro Transcendentalismo , um apelo para que cada um siga a sua própria luz interior.Este ensaio foi obtido a partir da palestra''What Shall It Profit? ''apresentada ao publico em 06 de dezembro de 1854, no Salão Railroad em Providence Rhode Island.Foi publicado pela primeira vez na edição de outubro de 1863 The Atlantic Monthly, onde foi dado o título moderno.Vida sem Princípio é um ensaio em que Thoreau coloca o seu programa para viver bem. Incluem-se aqui as suas ideias sobre a forma de abordagem da comunicação interpessoal, modos de trabalho, sustento financeiro e outros códigos de conduta baseados na filosofia de de vida de Thoreau.'
    Show book
  • Fábulas volume 2 - cover

    Fábulas volume 2

    Aesop Aesop

    • 0
    • 0
    • 0
    Esopo é um lendário autor grego, que teria vivido na Antigüidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.As Fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine.Fabulista grego do século VI a.C.. O local de seu nascimento é incerto — Trácia, Frígia, Etiópia, Samos, e Sardes todas clamam a honra. Eventualmente morreu em Delfos. Na verdade, todos os dados referentes a Esopo são discutíveis e trata-se mais de um personagem lendário do que histórico.A única certeza é que as fábulas a ele atribuídas foram reunidas pela primeira vez por Demétrio de Falero, em 325 a.C.. 
     
    Esopo teria sido um escravo, que foi libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. Ao que tudo indica, viajou pelo mundo antigo e conheceu o Egito, a Babilónia e o Oriente. Concretamente, não há indícios seguros de que tenha escrito qualquer coisa. 
     
    Entretanto, foi-lhe atribuído um conjunto de pequenas histórias, de carácter moral e alegórico, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais. Na Atenas do século V a.C., essas fábulas eram conhecidas e apreciadas. 
     
    As fábulas que lhe são atribuídas sugerem normas de conduta que são exemplificadas pela ação dos animais (mas também de homens, deuses e mesmo coisas inanimadas). Esopo partia da cultura popular para compor seus escritos. Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo, em suas fábulas, era mostrar como os seres humanos podiam agir, para bem ou para mal.Assim como Homero, as fábulas de Esopo faziam parte da tradição oral dos gregos, por isso não foram escritas pelo seu suposto autor. Mais de duzentos anos depois da suposta morte de Esopo é que as fábulas foram reunidas e escritas. 
     
    (Adaptado da wikipedia por Vicente)
    Show book
  • Trabalho partido e mercado na crise neoliberal - Novo Projeto social - democrata - cover

    Trabalho partido e mercado na...

    Marcelo Danéris, Jorge Branco,...

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro reúne textos, reflexões e trabalho aplicado sobre a crise neoliberal, o novo projeto social-democrata, o papel do mercado e as novasfaces do trabalho nesse contexto. Por isso se relaciona com esse sentido de crença no jogo e de se estar envolvido nele. Para que, afinal, pensamos, refletimos, buscamos lentes teóricas, empreendemos interpretar e antever um mundo em processo de desmanche, em flerte com a barbárie? Com textos de Jorge Branco, Marcelo Danéris, Rogerio Viola Coelho e Tarso Genro, oferecem uma trajetória histórica da regressão que sofremos, provocam com a ideia de novos paradigmas e um velho dilema que desafia a esquerda e coloca em perspectiva a social-democracia atual e a originária do socialismo.
    Show book
  • Grafias da cidade na poesia contemporânea (Brasil-Portugal) - cover

    Grafias da cidade na poesia...

    Ida Alves

    • 0
    • 0
    • 0
    A cidade, como a poesia, é palco desafiador que proporciona incontáveis reflexões e questionamentos. Pensando nisso, Ida Alves e Marleide Anchieta reúnem, neste livro, diversos ensaios de jovens pesquisadores que se propõem a discutir cidade e poesia de forma acentuada e comprometida, tendo como base os versos luso-afro-brasileiros de importantes nomes da poesia de nosso tempo, percorrendo múltiplos espaços urbanos.
    Show book