Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O Fim do disfarce - cover

O Fim do disfarce

Victor Santos

Publisher: Gato-Bravo

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O desabrochar do primeiro amor é um dos temas mais frutíferos na literatura e, sem exceção à regra, a singela história de Carlos e Esttela é o poderoso fio condutor da narrativa de 'O fim do disfarce', na qual os leitores se deixarão envolver também pelos detalhes da realidade sócio-cultural das ilhas de São Tomé e Princípe, durante o complexo processo de descolonização de Portugal. Carlos é um adolescente sensível e trabalhador, oriundo de uma humilde família nativa de São Tomé, cujo pai problemático e violento é motivo de instabilidade emocional e psicológica do desenvolvimento do rapaz. Esttela é também oriunda de uma família nativa, mas abastada e privilegiada na realidade da ilha, para quem Carlos acaba por trabalhar. A vida dos dois transforma-se profundamente quando se cruzam ao acaso pela primeira vez na rua, logo após a independência da antiga metrópole. O rapaz, que se exprime através de poesia, esconderá por tempo longo os sentimentos que nutre pela amiga, filha dos patrões, com medo de que as diferenças sociais os afastem. No entanto, ao descobrir-se correspondido, os dois jovens vivem uma explosão de sentimentos, só interrompida quando descoberta pela família de Esttela, que engendra um plano para separá-los.
Available since: 03/22/2021.

Other books that might interest you

  • Nakba - Holocausto na Palestina - cover

    Nakba - Holocausto na Palestina

    Aníbal Alves

    • 0
    • 0
    • 0
    O Holocausto de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial é um dos episódios históricos que mais impressionou o Mundo nos últimos cem anos. 'Nakba: Holocausto na Palestina' apresenta-nos um segundo olhar sobre essa realidade. Aníbal Alves levanta importantes questões em torno da formação do Estado de Israel, reservado pelas Nações Unidas ao povo judeu, no pós Segunda Grande Guerra. Através do encontro e desencontro de personagens densas, o autor descortina a realidade da ocupação do território da Palestina e das suas vítimas. Terá um primeiro holocausto levado a outro, tão cruel quanto o primeiro, de um povo inocente e igualmente massacrado? Num cenário de guerra em que vítimas se tornam algozes, quem são os culpados? E, no meio disso, pode brotar o Amor, através das suas formas mais diversas e surpreendentes? Talvez este livro não responda de forma direta a essas perguntas, mas mexe com pensamentos estanques sobre a História e as suas estórias. 'Nakba: Holocausto na Palestina' é um romance histórico que promete absorver os seus leitores.
    Show book
  • Diva - cover

    Diva

    José de Alencar

    • 0
    • 0
    • 0
    Diva, publicado em 1864, um dos três "perfis de mulher" de José de Alencar, tem como personagem principal e narrador Augusto Amaral, que conta, através de cartas, a história de seu encontro e paixão pela jovem Emília, rica herdeira, acostumada a ter todos as suas ordens e caprichos atendidos. Publicado logo após "Lucíola", obra de maior sucesso, "Diva" tem em comum com aquele o pano de fundo, também a corte imperial brasileira, no Rio de Janeiro, e a crítica à sociedade frívola  frequentadores dos salões. "Diva" é conectado a "Lucíola" também por duas referências internas à obra: por um lado, a dedicatória de "Diva" refere a mesma senhora que teria recolhido e publicado as cartas de Paulo em "Lucíola"; por outro, o próprio romance "Diva" é um apanhado de cartas, desta vez endereçadas a Paulo, narrador de Lucíola, O terceiro desses romances urbanos acerca da situação da mulher foi "Senhora", publicado mais de dez anos depois. - Summary by Leni
    Show book
  • Contos Fluminenses e Histórias da Meia-Noite - cover

    Contos Fluminenses e Histórias...

    Joaquim Maria Machado de Assis

    • 0
    • 0
    • 0
    Contos Fluminenses, originalmente publicado em 1870, e Histórias da Meia-Noite, publicado em 1873, são os dois primeiros livros de contos de Machado de Assis, famoso escritor brasileiro. Nestes livros encontram-se alguns de seus contos que viriam a se tornar clássicos da literatura brasileira, como Miss Dollar e Ponto de Vista. (Sumário escrito por Leni)
    Show book
  • Filhas de uma nova era - A história de quatro mulheres que enfrentaram os momentos cruciais do século XX - cover

    Filhas de uma nova era - A...

    Carmen Korn

    • 0
    • 0
    • 0
    Grandes e pequenos feitos que ficarão para sempre ligados pelo elo da amizade. 
    Hamburgo, 1919. A Primeira Guerra Mundial acabou e a cidade começa agora, finalmente, a despertar. 
    Henny e Käthe, amigas desde a infância, sonham tornar-se parteiras e acabam de iniciar a sua formação. Henny deseja deixar de viver na sombra da mãe, e a rebelde Käthe, convicta comunista, está apaixonada por um jovem poeta.Outras duas mulheres cruzarão seus caminhos: Ida, rica e mimada, filha de um importante empresário falido que pretende casá-la com um herdeiro rico; e Lina, uma jovem e humilde professora, que guarda um segredo do passado. 
    As quatro amigas tornam-se inseparáveis e, apesar das suas diferenças, crescem e enfrentam juntas os golpes e as alegrias do destino, a transformação do mundo, o fim das liberdades e a chegada da terrível ameaça nazista. 
    Grandes e pequenos feitos que ficarão para sempre ligados pelo elo da amizade. 
    Filhas de uma Nova Era é uma saga emocionante sobre liberdade, amor e coragem que através de uma geração de mulheres que não se deixou arrastar pelas circunstâncias que lhes calharam em sorte, nos narra a fascinante história do século XX.
    Show book
  • Casa Velha - cover

    Casa Velha

    Joaquim Maria Machado de Assis

    • 0
    • 0
    • 0
    Com o fim de escrever um livro sobre a história do Primeiro Reinado, um cônego procura conhecer uma casa onde morou um ex-ministro, na qual havia papéis que o ajudariam na sua pesquisa. Durante esta pesquisa, o cônego torna-se grande amigo da família. Deste modo, vê na amizade de Félix (filho da dona da casa, D. Antônia) e Lalau (uma agregada da casa) uma possível paixão. No desenrolar da trama, descobre que sua observação estava correta. Este romance esquecido de Machado de Assis foi redescoberto somente no século XX, tendo sido, até a obra de John Gledson, considerado uma novela de importância secundária. Nele, o autor volta a temas recorrentes em sua obra de primeira fase (o estigma social de enjeitados, impossibilitados de casar ou inserir-se na burguesia brasileira devido à sua posição social) com o teor crítico e ironia de suas melhores obras. - Summary by Wikipedia e Felipe Vale da Silva
    Show book
  • Esaú e Jacó - cover

    Esaú e Jacó

    Joaquim Maria Machado de Assis

    • 0
    • 0
    • 0
    Esaú e Jacó é o penúltimo livro de Machado de Assis, lançado em 1904. No título do livro, o autor remete à contrariedade entre os irmãos Esaú e Jacó da narrativa bíblica, para servir de paralelo à história de vida dos irmãos Pedro e Paulo, filhos da alta burguesia carioca, que vivem a passagem do Brasil império para o Brasil república: Paulo se põe do lado dos republicanos, Pedro dos monarquistas. A contraposição de temperamento dos dois irmãos, assim como os constantes debates de opiniões por eles travados durante a narrativa, permitiu a Machado de Assis construir magistralmente um complexo quadro das contradições e conflitos ideológicos em jogo no Brasil pós-Independência. - Summary by F. V. Silva
    Show book