Today could be the day that you start a whole year of unlimited reading!
Add this book to bookshelf
Grey 902feb64d8b6d481ab8ddda06fbebbba4c95dfa9b7936a7beeb197266cd8b846
Write a new comment Default profile 50px
Grey 902feb64d8b6d481ab8ddda06fbebbba4c95dfa9b7936a7beeb197266cd8b846
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced 7236434c7af12f85357591f712aa5cce47c3d377e8addfc98f989c55a4ef4ca5
Para uma antropologia do Sertão: Ecologia e Sociologia do cotidiano - cover

Para uma antropologia do Sertão: Ecologia e Sociologia do cotidiano

Veronique Bulteau

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este estudo é sobre o Sertão que cobre a maior parte do Nordeste brasileiro. Ele parte de uma interação entre um corpus jornalístico e literário referente ao Sertão e a constatação com a realidade. Essa constatação se deu por uma observação pessoal e direta. Nos anos de 1983-1985, em virtude de uma seca particularmente intensa, a mídia reportava este terrível flagelo com a vida de sofrimento e de miséria ocasionada por este fato. Durante uma viagem ao Nordeste brasileiro, em 1987, tive a oportunidade inesperada de morar no Sertão, em Santa Quitéria, cidade do estado do Ceará. E, então, pude constatar diferenças entre a realidade observada e os fatos relatados pela imprensa ou pela literatura na descrição das difíceis condições de vida no conjunto do Sertão.

Other books that might interest you

  • Nova leitura crítica de Jorge Amado - cover

    Nova leitura crítica de Jorge Amado

    Sudha Swarnakar, Ediliane Lopes...

    • 0
    • 2
    • 0
    Esta coletânea de ensaios críticos apresenta nova fortuna crítica deste grande escritor que discute temas ainda inexplorados. Estes artigos são escritos tanto pelos estudiosos amadianos de renome quanto pelos jovens que estreiam suas carreiras de críticos, críticos emergentes que sentiram a necessidade de oferecer uma nova leitura deste escritor controverso nesta ocasião de centenário. Cobrindo um vasto campo: literatura, linguística, história, memória e direito. Esses escritores estão apresentando suas críticas das obras amadianas para chamar atenção, para desmitificar o mito em torno de Amado e também para provocar o leitor a reler obras de Amado no novo século com uma nova perspectiva.
    Show book
  • Determinação: Como seguir em frente quando você quer desistir - cover

    Determinação: Como seguir em...

    Martin Meadows

    • 1
    • 1
    • 0
    Tentado a desistir? Saiba como seguir em frente 
    Se você der uma olhada em entrevistas com algumas das pessoas mais bem-sucedidas do planeta, descobrirá um conselho compartilhado por praticamente todas elas: 
    Elas nunca desistem de seus grandes objetivos. 
    Pesquisas mostram que a determinação é um melhor preditor de sucesso do que qualquer outro fator. A capacidade de seguir em frente apesar dos reveses é mais importante do que o seu QI, sua personalidade ou outros fatores externos, como sua educação ou o ambiente no qual você vive. 
    Mas o que realmente significa "nunca desistir"? O que exatamente é determinação? Como você persevera diante de dificuldades tremendas? Como você segue em frente quando está à beira da exaustão e todo o seu trabalho duro ainda não foi recompensado? 
    Escrevi este livro para explorar o tema da persistência de um ponto de vista mais científico do que clichés de autoajuda. Eu quero mostrar a você como exatamente perseguir seus objetivos de acordo com pessoas que realizaram grandes feitos e a ciência – e não conselhos motivacionais vagos que afirmam que temos uma força ilimitada quando estamos motivados o suficiente. 
    Aqui estão apenas algumas coisas que você aprenderá com o livro: 
    - Um conselho crucial que você pode aprender com as primeiras pessoas a chegar ao Polo Sul. Se fizer a escolha errada, você vai se esgotar, definitivamente. 
    - O que o famoso comediante americano Jerry Seinfeld fez no começo da carreira para seguir em frente é um truque simples que fornece resultados enormes. 
    - O que um estudo sobre músicos, atletas, atores e jogadores de xadrez de elite pode te ensinar sobre resultados e persistência? Os grandes mestres praticam por muito menos horas do que você acredita. 
    - Cinco das formas mais comuns de se sabotar a si mesmo. Normalmente, você nem se dá conta de quantos dos seus esforços não dão em nada simplesmente por causa das cinco coisas que discuto neste livro. 
    - De acordo com estudos, essa característica está fortemente associada à determinação e à persistência. Saiba o que é a persistência e como desenvolvê-la de cinco maneiras diferentes. 
    - Cinco perguntas importantes para seguir em frente. Fazer essas perguntas a si mesmo vai ajudá-lo a aumentar a sua motivação quando estiver prestes a desistir. 
    - Como ouvir os outros reclamando faz uma parte do seu cérebro encolher e afeta a sua capacidade de perseverar quando confrontado por contrariedades. 
    - Seis autores de best-sellers compartilham suas melhores técnicas sobre como continuar quando você quer desistir. 
    Não há razão alguma para você desistir se estiver trabalhando no objetivo certo. Saiba como garantir que você atinja seus objetivos.
    Show book
  • A fidelidade partidária no direito brasileiro e sua aplicação - cover

    A fidelidade partidária no...

    Vinicius Cordeiro

    • 0
    • 0
    • 0
    Se um político pode trocar de ideias entre a eleição e a posse, qual seria a garantia do eleitor de que seu voto não
    terá sido desperdiçado? Tal pergunta era bastante comum
    até pouco tempo atrás, quando o TSE editou a Resolução 22.610, que trata exatamente da perda de mandato do
    político eleito por um partido que migra para outro partido.
    Ao punir o político eleito que abandona o partido que o elegeu, o TSE buscou efetivar a relação entre as ideias
    defendidas na campanha e o comportamento adotado no desempenho do mandato.
    A presente obra busca facilitar o estudo do tema, apresentando as raízes históricas do instituto da fidelidade
    partidária e a maneira como tal tema é tratado em outros países, além de analisar as nuances da aplicação desta resolução da Corte Maior Eleitoral. A obra formula um ensaio crítico e provoca algumas reflexões sobre o tema, tal qual
    é aplicado no Direito positivo brasileiro.
    Para os militantes na seara eleitoral, a presente obra servirá como um manual de consulta rápida, algo a facilitar
    o estudo do tema na lide diária. Para os iniciantes, este livro serve para apresentar o instituto e permitir uma absorção mais fácil da regulamentação da possibilidade da perda de mandato por infidelidade partidária, ou melhor pela desfiliação imotivada.
    Show book
  • Estudos linguísticos e literários - aplicados ao ensino - cover

    Estudos linguísticos e...

    Elisa Guimarães

    • 2
    • 1
    • 0
    A obra encadeia associações entre os valores técnicos da língua e os valores estéticos da literatura. Realiza, então, duas abordagens complementares, defi nida a unidade língua/literatura como uma díade com polos inseparáveis – a língua sustentando um código limitativo e prescritivo; a literatura alimentando a reprodução artística do sistema linguístico –, da fusão de ambas resultando um efeito de sentido.
    Show book
  • Karma: Compreender o Passado para Alterar o Futuro e Viver Melhor - cover

    Karma: Compreender o Passado...

    Daniel Marques

    • 3
    • 1
    • 0
    A presente obra propõe-se a expor a estrutura kármica que actua na vida de cada um de nós. Aqui, é apresentada toda a dinâmica subjacente à associação das emoções com os elementos da realidade, e de que modo esta se transforma na co-criação das nossas acções com os seus efeitos. 
    Nos vários capítulos apresentados, são descritas técnicas e metodologias que permitem alterar o futuro, modificando a estrutura kármica por detrás da sua criação. Um dos principais objectivos consiste em atribuir responsabilidade ao leitor no sentido de construir a sua própria felicidade. Para isso, são facultados vários instrumentos que o permitem, ao mesmo tempo que é descrito todo o mecanismo kármico envolvido na obtenção da felicidade. 
    O impacto do karma na realidade e o significado deste, bem como a descrição dos elementos que o compõem, são também apresentados ao longo de toda a obra, para que melhor se possa compreender o seu mecanismo. São referidas, ainda, as competências humanas necessárias à transformação deliberada do karma, e, sem as quais, dificilmente, por mais sabedoria que se detenha, se conseguirá criar alterações significativas na realidade. 
    Espera-se, com a exposição de todos os conhecimentos aqui apresentados, que o leitor se torne mais capaz de assumir responsabilidade na transformação da sua vida, de modo a criar uma existência mais feliz. Para isso, a obra propõe-se a definir o processo kármico como a escola da vida, na qual, apenas nós podemos ser responsáveis pela nossa própria aprendizagem e os efeitos dela, pelo que, seremos tanto mais felizes quanto conseguirmos aprender com as experiências que a vida nos apresenta e com as lições a que ela nos propõe, sempre adequadas ao nível espiritual que detemos. Aprendemos o que estamos preparados para aprender. Mudamos o que estamos dispostos a mudar. Somos co-criadores do nosso processo kármico, porquanto somos causa e efeito dele.
    Show book
  • Psicologia da saúde - teoria intervenção e pesquisa - cover

    Psicologia da saúde - teoria...

    Railda Fernandes Alves

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta publicação é eminentemente didática e útil aos vários profissionais da área da saúde. A obra está organizada em duas partes. A primeira, dedicada à teoria da Psicologia da Saúde, visa dar ao leitor um panorama geral dos aspectos que embasam a compreensão da Segunda parte do livro voltada aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores da Psicologia da Saúde, aqui reunidos.
    Show book