Turn 2021 into a year of reading!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Para uma antropologia do Sertão: Ecologia e Sociologia do cotidiano - cover

Para uma antropologia do Sertão: Ecologia e Sociologia do cotidiano

Veronique Bulteau

Publisher: Autografia

  • 0
  • 2
  • 0

Summary

Este estudo é sobre o Sertão que cobre a maior parte do Nordeste brasileiro. Ele parte de uma interação entre um corpus jornalístico e literário referente ao Sertão e a constatação com a realidade. Essa constatação se deu por uma observação pessoal e direta. Nos anos de 1983-1985, em virtude de uma seca particularmente intensa, a mídia reportava este terrível flagelo com a vida de sofrimento e de miséria ocasionada por este fato. Durante uma viagem ao Nordeste brasileiro, em 1987, tive a oportunidade inesperada de morar no Sertão, em Santa Quitéria, cidade do estado do Ceará. E, então, pude constatar diferenças entre a realidade observada e os fatos relatados pela imprensa ou pela literatura na descrição das difíceis condições de vida no conjunto do Sertão.

Other books that might interest you

  • Cuidando da Saúde Ed 8 - Frases Para Reflexão - cover

    Cuidando da Saúde Ed 8 - Frases...

    Edicase

    • 0
    • 0
    • 0
    Revista Cuidando da Saúde Ed. 8, separamos mais de 400 frases de reflexão, para você pensar e compartilhar com os amigos.
    Show book
  • A condição feminina em Maria Lacerda de Moura - cover

    A condição feminina em Maria...

    Tatiana Ranzani Maurano

    • 0
    • 0
    • 0
    A proposta deste estudo é trazer as contribuições dos escritos da educadora, feminista e anarquista do início do século XX, Maria Lacerda de Moura (1887-1945) sobre a condição feminina, fazendo aproximações possíveis dentro da discussão das categorias de gênero, patriarcado e educação e tomando como objeto de estudo seu segundo livro, Renovação, escrito em 1919. O objetivo foi fazer uma análise de configuração textual da obra Renovação e, assim, trazer à tona seus argumentos sobre a condição feminina e a educação em seu tempo, bem como os desdobramentos para os desafios da atualidade. Assim, como instrumento para o desenvolvimento de tal proposta, buscamos nos apropriar dos estudos de Maria do Rosário Longo Mortatti sobre a Análise de Configuração Textual, considerando as categorias gênero, patriarcado e educação como focos da análise. A compreensão da história da sociedade e, dentro dela, a de um determinado grupo social oprimido, bem como as elaborações do pensamento para a superação dessa condição, é crucial para captar a dimensão da dominação masculina dentro dela e, assim, buscar a transformação dessa realidade. Nas leituras feitas sobre os escritos de Maria Lacerda de Moura, destaca-se seu diferencial em relação aos pensamentos e escritos das mulheres brasileiras de sua época. Historicamente falando, Lacerda é de uma época em que as mulheres estavam lutando por seus direitos a melhores condições de trabalho e ao sufrágio. Destaca-se o que já falava a autora sobre a mulher poder escolher com quem vai se envolver, sobre a importância de ela estudar, de instruir-se, sobre amor livre, sobre a escolha de ter ou não ter filhos, sobre sua condição de subjugada, tutelada, não apenas nas questões dos direitos, mas também nas questões do cotidiano, em um nível mais simbólico e particular, algo que começou a ser mais discutido e pontuado a partir da segunda metade do século XX (1960-1970). Nesse sentido, é notório o quanto Maria Lacerda de Moura ainda pode contribuir para as questões relacionadas à condição e subjugação feminina e para a reflexão sobre os conceitos de gênero, patriarcado e educação. Revisitar seus escritos, ou seja, olhar para a história, é ter cada vez mais a percepção do quanto a opressão da mulher está enraizada na construção histórica em nossa sociedade e do quanto ainda se mantém nos dias de hoje, seja pela não garantia dos direitos que conquistados, seja pela opressão simbólica e histórica que ela sofre cotidianamente. Revisitar sua obra foi a descoberta de caminhos para a renovação social.
    Show book
  • Cordeluna - cover

    Cordeluna

    Élia Barceló, Catarina Meloni

    • 0
    • 1
    • 0
    Apaixonante novela que combina história e fantasia, amor e maldade, bruxaria e religião. A história se passa na Idade Média e é muito bem retratada no livro, que destaca costumes e valores da época. As sangrentas guerras entre muçulmanos e cristãos pela expansão e posse de seus domínios. No posfácio, a editora explica os diferentes períodos da História e descreve a fascinante personalidade de El Cid.
    Show book
  • Manual prático do diagnóstico psicopedagógico clínico Ed 07 - cover

    Manual prático do diagnóstico...

    Simaia Sampaio

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste manual, a autora pretende descrever os passos e a aplicação das técnicas usadas no diagnóstico psicopedagógico clínico baseado na Epistemologia Convergente. A obra apresenta, passo a passo, a realização do Contrato Inicial, EOCA, Provas Operatórias, Técnicas Projetivas, Outros Testes, Anamnese, Devolução e Informe Psicopedagógico.
    Show book
  • Fica a Dica Sucesso Ed 3 - Lições de Sabedoria - cover

    Fica a Dica Sucesso Ed 3 -...

    Edicase

    • 0
    • 0
    • 0
    Revista Fica a Dica Sucesso Ed. 3, confira mais de 100 frases de sabedoria para iluminar a sua vida!
    Show book
  • Educação superior no Brasil: - Estudos debates controvérsias - cover

    Educação superior no Brasil: -...

    Nunes Author

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro, um sólido balanço da situação atual da educação superior no Brasil, reúne pesquisas desenvolvidas desde 2001 pelo Observatório Universitário – um núcleo de pesquisas da Universidade Candido Mendes dedicado ao estudo das políticas públicas dirigidas ao setor.Coordenado por Edson de Oliveira Nunes, o Observatório Universitário tem atuado em diversas frentes e se firmou como referência nacional para o debate sobre a educação superior: apesar de sua vocação acadêmica e do caráter técnico de seus trabalhos, também desenvolveu pesquisas aplicadas e prestou serviços a diferentes instituições educacionais, órgãos públicos e privados. No período de 2002 a 2010, quando seu coordenador foi ‘nomeado para o Conselho Nacional de Educação (CNE), vários estudos serviram como subsídio a debates e como fundamento técnico a pareceres e resoluções do CNE.A excelência e a amplitude das pesquisas desenvolvidas pelo Observatório Universitário podem ser comprovadas nesta obra, já definida pelo professor e juiz Roberto Fragale Filho como “uma contundente reflexão sobre o atual panorama da educação superior no Brasil, cujo resultado levanta dúvidas, demole certezas e produz inquietações. O esforço repete, sistematiza e amplia contribuições passadas, construídas junto à equipe do Observatório Universitário, sempre pretendendo emprestar inteligibilidade a um sistema extremamente diversificado e complexo.”
    Show book