Which book are you going to read today?
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced
Para uma antropologia do Sertão: Ecologia e Sociologia do cotidiano - cover

Para uma antropologia do Sertão: Ecologia e Sociologia do cotidiano

Veronique Bulteau

Publisher: Autografia

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

Este estudo é sobre o Sertão que cobre a maior parte do Nordeste brasileiro. Ele parte de uma interação entre um corpus jornalístico e literário referente ao Sertão e a constatação com a realidade. Essa constatação se deu por uma observação pessoal e direta. Nos anos de 1983-1985, em virtude de uma seca particularmente intensa, a mídia reportava este terrível flagelo com a vida de sofrimento e de miséria ocasionada por este fato. Durante uma viagem ao Nordeste brasileiro, em 1987, tive a oportunidade inesperada de morar no Sertão, em Santa Quitéria, cidade do estado do Ceará. E, então, pude constatar diferenças entre a realidade observada e os fatos relatados pela imprensa ou pela literatura na descrição das difíceis condições de vida no conjunto do Sertão.

Other books that might interest you

  • Arte Sem Segredos Ed 13 - Patchwork - cover

    Arte Sem Segredos Ed 13 - Patchwork

    Edicase Publicações

    • 0
    • 0
    • 0
    Nessa edição, a professora Rosana Favalli ensina a fazer  um mundo de lembrancinhas para as mais diversas ocasiões: nascimento, batizado, primeira comunhão, 15 anos, aniversários, enfim, qualquer comemoração ficará na lembrança dos convidados que irão adorar levar para casa qualquer um desses mimos: blocos de notas, caixinha para chocolate, lata de batizado,  quadro maternidade, caixa ursinho, sachet,  perfume, marca página,  vasinho, entre outros.
    Show book
  • Uma superfície de gelo ancorada no riso - a atualidade do grotesco em Hilda Hilst - cover

    Uma superfície de gelo ancorada...

    Reginaldo Oliveira Silva

    • 0
    • 0
    • 0
    A compreensão de Contos d’Escárnio não poderia restringir-se à construção do horizonte no qual nasce, o século XX. A intenção de escrever lixo e bestagem, anunciada pelo narrador, aos poucos, revela um grotesco vindo de um longínquo, de um aquém. Por isto, faz-se necessário também compreender o fluxo histórico-estético que encontra acolhida na imaginação de Hilda Hilst, cujo amparo conceitual buscou-se à estética da recepção e do efeito. Na Teoria Estética, o feio insurge como fenômeno da realidade artística contemporânea; refúgio de sobrevivência da arte e dos belos escritos, deixa livre à plasticidade do presente a tarefa da denúncia da realidade. Em protesto, o dissonante reivindica cidadania e se mantém como possibilidade da arte. Neste sentido, tem lugar em Hilda Hilst a atualidade do grotesco.
    Show book
  • Livro de Vocabulário Alemão - Uma Abordagem Focada Em Tópicos - cover

    Livro de Vocabulário Alemão -...

    Pinhok Languages

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro de vocabulário contém mais de 3000 palavras e frases em inglês que estão agrupadas por tópico para poder escolher mais facilmente o que deve aprender primeiro. Além disso, a segunda metade do livro contém duas secções de índice remissivo que podem ser utilizadas como dicionários básicos para procurar palavras em qualquer uma das duas línguas. As três partes juntas fazem com que este livro seja um excelente recurso para os estudantes de todos os níveis.
     
    Como utilizar este livro de vocabulário de inglês?Não sabe por onde começar? Recomendamos que estude primeiro os capítulos dos verbos, adjetivos e frases da primeira parte do livro. Isto dar-lhe-á uma excelente base para estudar mais e suficiente vocabulário em inglês para a comunicação básica. Os dicionários na segunda metade do livro podem ser utilizados sempre que precisar de procurar palavras que ouve na rua, palavras em inglês para as quais quer saber a tradução ou simplesmente aprender algumas palavras novas por ordem alfabética.
     
    Algumas reflexões finais:Os livros de vocabulário existem há séculos e, tal como acontece com tudo o que existe há algum tempo, não são muito modernos e são um pouco aborrecidos, mas normalmente funcionam muito bem. Juntamente com as partes básicas do dicionário de inglês, este livro de vocabulário de inglês é um excelente recurso para apoiá-lo no processo de aprendizagem e é particularmente útil quando não tiver acesso à Internet para procurar palavras e frases.
    Show book
  • Manual de Redação Oficial - cover

    Manual de Redação Oficial

    Paulo Flávio Ledur

    • 0
    • 1
    • 0
    Contemplando os princípios constitucionais de impessoalidade, legalidade, moralidade, publicidade e eficiência na administração pública, este manual constitui-se em ferramenta segura, prática e acessível, capaz de propiciar ao servidor público as condições necessárias para atingir clareza, objetividade, concisão, precisão e correção, qualidades indispensáveis na comunicação moderna.
    Show book
  • Representações sociais de gênero na violência contra a mulher - cover

    Representações sociais de gênero...

    Carolina Parada

    • 0
    • 0
    • 0
    Nesta obra, foram abordadas as representações dos gêneros na violência contra a mulher, isto é, as representações de homem e de mulher, em homens que agrediram mulheres e em mulheres que foram agredidas por homens. Trata-se da questão mesma do gênero, expondo-se as polissemias do conceito de gênero, e a forma como se compreende este aspecto da vida humana, perpassando-se, em acordo com a perspectiva aqui adotada, de gênero enquanto um constructo social, pelas relações de gênero na história. Para tanto, utilizou-se a teoria e o conceito específicos das Representações Sociais, como sendo a via de acesso para o mundo, porquanto são as formas de construção das realidades sociais pelos indivíduos, incluindo o gênero. O estudo de gênero aqui realizado, se deu no cenário das violências – física, sexual e psicológica – contra a mulher. Apresenta-se para tanto, a realização de um estudo empírico, realizado em três cidades do Estado do Rio de Janeiro,com homens e mulheres que já protagonizaram ao menos uma cena de violência contra a mulher, buscando-se conhecer representações psicossociais por eles engendradas acerca do que é um homem, do que é uma mulher; de como eles se re-conhecem, como sendo um ou outro; como eles re-conhecem o outro, enquanto o outro gênero; E, enfim, suas dinâmicas relacionais, quando é o caso.
    Show book
  • Nossa sintonia em momentos de caos - cover

    Nossa sintonia em momentos de caos

    Artur

    • 0
    • 0
    • 0
    A gravidade da situação planetária exige
    que atuemos com maior presteza, menos
    dispersão e mais consciência.
    Por um lado, grande é a escuridão.
    Por outro, imensa é a oportunidade de
    trilharmos caminhos luminosos, de sermos
    curados de nossos erros e enganos, de nos
    unirmos à nossa alma, de interiormente
    recebermos a instrução de Seres de Luz.
    O limiar entre um estado e outro, entre luz
    e escuridão, está em nosso livre-arbítrio; é
    uma decisão nossa.
    Show book