Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O filósofo e a politica - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

O filósofo e a politica

Vera Ribeiro, César Benjamin, Norberto Bobbio

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

"Não hesito em afirmar que uma antologia tão ampla de meus escritos nunca foi publicada sequer na Itália." Assim se refere Norberto Bobbio a este livro, resultado de cuidadoso trabalho de um discípulo seu, José Fernández Santillán, que assina o longo estudo introdutório. Nascido em 1909, em Turim, Bobbio foi um dos mais destacados intelectuais militantes do século XX. Graduou-se em direito em 1931 com uma tese intitulada "Filosofia e dogmática do direito". Em 1933 obteve outra licenciatura, agora em filosofia, com o trabalho "A filosofia de Edmund Husserl". Lecionou nas universidades de Camerino, Siena e Pádua antes de tornar-se, em 1948, titular da cátedra de filosofia do direito na Universidade de Turim. Em 1972, transferiu-se para a Faculdade de Ciências Políticas da mesma instituição. Em paralelo à vida acadêmica, foi um observador participante de todos os eventos que marcaram o século. Viu a ascensão do nazi-fascismo, alistou-se na Resistência, combateu na Segunda Guerra Mundial, assistiu ao início da era atômica e da Guerra Fria, testemunhou o fim da União Soviética e refletiu intensamente, já nos anos de velhice, sobre os rumos da civilização contemporânea. As relações entre política e cultura, a posição dos intelectuais em relação ao poder, a dicotomia entre sociedade civil e Estado, a teoria das formas de governo, a formação do Estado moderno e os processos de mudança política foram temas permanentes em sua vastíssima produção intelectual.

    Publicou mais de duzentos livros, sozinho ou em colaboração. Entre os mais famosos estão "A teoria da ciência jurídica" (1950), "A teoria da norma jurídica" (1958), "A teoria da ordem jurídica" (1960) e "O positivismo jurídico" (1961), surgidos de seus cursos. Outros nasceram de compilações de ensaios, como "Jusnaturalismo e positivismo jurídico" (1967), "Estudos para uma teoria geral do direito" (1970) e "Da estrutura à função: novos estudos de teoria do direito" (1977). Sempre escreveu dialogando com os clássicos, especialmente Hobbes, Kant, Hegel, Marx, Weber e Kelsen, cujas obras conhece profundamente.


    Ao longo de décadas, coerentemente, Bobbio enfatizou a importância da democracia, dos direitos individuais e da lei. Defendeu a concepção relativista da verdade, o espírito de tolerância, a recusa ao fanatismo, o respeito às minorias e a pluralidade. Mas nunca negou sua condição de homem de esquerda, adepto de mudanças e crítico das desigualdades, buscando encontrar um terceiro caminho entre o bloco comunista e o mundo capitalista. Tal caminho teria de combinar teses marxistas e teses liberais. Justamente por isso, envolveu-se em muitas polêmicas, mas obteve o respeito unânime dos seus interlocutores, que, sem exceção, consideram-no um dos maiores intelectuais do século XX.


                        César Benjamin
Available since: 04/26/2021.

Other books that might interest you

  • 100 citações de Alfred de Musset - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Alfred de Musset...

    Alfred de Musset

    • 0
    • 0
    • 0
    Alfred de Musset foi um poeta e dramaturgo francês do período romântico, levando uma vida como um "dandy debochado", marcado pelo seu caso com George Sand, enquanto escrevia peças de teatro, incluindo o drama romântico Lorenzaccio, a sua obra-prima. Ao mesmo tempo, publicou um romance autobiográfico A Confissão de uma Criança do Século em 1836. Deprimido e alcoólico, escreveu cada vez menos depois dos 30 anos de idade. Recebeu a Legião de Honra em 1845 e foi eleito para a Academia Francesa em 1852. Escreveu peças de encomenda para Napoleão III. Morreu aos 46 anos de idade e está enterrado no cemitério de Père-Lachaise. Redescoberto no século XX, nomeadamente no TNP por Jean Vilar e Gérard Philipe, Alfred de Musset é hoje considerado um dos grandes escritores românticos franceses, cujo teatro e poesia lírica mostram uma extrema sensibilidade, um questionamento da pureza e deboche. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • Relações Poderosas: Construindo Vínculos Pessoais e Profissionais com Base nos Ensinamentos de Napoleon Hill - cover

    Relações Poderosas: Construindo...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    Se você está em busca de uma nova abordagem para alcançar o sucesso em sua vida, este e-book é para você.Contrapondo o método de Napoleon Hill em seu livro "Mais Esperto Que o Diabo", este guia apresenta "críticas" fundamentadas e alternativas eficazes para alcançar seus Ao finalizar a leitura, você terá em mãos uma visão mais clara e aprofundada sobre como alcançar o sucesso em sua vida, de forma mais eficaz e duradoura. Não perca a oportunidade de adquirir esta obra e iniciar sua jornada rumo ao sucesso de maneira mais consciente!!!
    Show book
  • Tudo Sobre a Reforma da Previdência - cover

    Tudo Sobre a Reforma da Previdência

    Luiz Augusto Flores

    • 0
    • 0
    • 0
    Disponibilizamos o livro digital ilustrado colorido de história em quadrinhos do conhecimento ”Tudo sobre a Reforma da Previdência”, cujo conteúdo foi editado com base na Emenda Constitucional nº 103 de 12 de novembro de 2019, também chamada de Reforma da Previdência Social de 2019. Transformados os termos jurídicos para linguagem simples, de fácil entendimento e leitura, apresentando seu conteúdo de leitura nos balões de diálogo dos personagens, um trabalhador e dois adolescentes, com o personagem o jornalista da editora, que esclarece tudo sobre a reforma da previdência de 2019.
    Show book
  • carta de Caminha A: destaques - cover

    carta de Caminha A: destaques

    Pop Stories, Pero Vaz de Caminha

    • 0
    • 0
    • 0
    Primeiro documento a descrever o Brasil, a Carta de Pero Vaz de Caminha conta como foi o desembarque dos navegantes portugueses no que hoje é a chamada Costa do Descobrimento – Porto Seguro e entorno. Considerada por muitos poética, a carta ao rei D. Manuel I narra o primeiro encontro de índios e colonizadores, bem como a primeira missa no Brasil.
    Show book
  • Filosofia de Napoleon Hill A: Uma Reflexão Crítica - cover

    Filosofia de Napoleon Hill A:...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    Napoleon Hill (1883-1970) foi um autor americano que se tornou conhecido por seu livro "Pense e Enriqueça", publicado em 1937. Hill acreditava que o sucesso é uma questão de escolha, e que qualquer pessoa pode alcançá-lo se estiver disposta a trabalhar duro e a seguir as leis do sucesso.Este livro explora a filosofia de Hill sobre o sucesso. O livro discute as implicações filosóficas e morais da filosofia de Hill, bem como sua aplicabilidade em um mundo complexo e desigual.
    Show book
  • Eram os deuses astronautas? - cover

    Eram os deuses astronautas?

    Erich von Däniken

    • 0
    • 0
    • 0
    "Sim", responde Erich von Däniken, "possivelmente, muito daquilo que o homem supõe poder encontrar no futuro já aconteceu no passado".
    O autor, que dedicou a vida a pesquisas pelo mundo todo, defende neste livro a existência de outros seres inteligentes no Universo e propõe que extraterrestres tenham trazido grandes conhecimentos ao nosso planeta.
    A evidência disso estaria nos achados arqueológicos, monumentos antigos, mapas e marcas intrigantes em solos rochosos, que Däniken analisou em várias partes do mundo. Ele comparou, por exemplo, fenômenos semelhantes ocorridos em épocas e culturas muito diferentes.
    Eram os deuses astronautas? é um best-seller mundialmente consagrado por milhões de leitores – um estudo de misteriosos remanescentes da Antiguidade à luz do conhecimento de nossos dias.
    Show book