Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A grande transformação - As origens políticas e econômicas de nossa época - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A grande transformação - As origens políticas e econômicas de nossa época

Vera Ribeiro, Karl Polanyi

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

A grande tranformação, de Karl Polanyi, é, reconhecidamente, um marco nas ciências sociais do século XX. Combinando economia, história, antropologia e sociologia, descreve a formação (no século XVIII), o desenvolvimento (no século XIX) e o colapso (na primeira metade do século XX) de um projeto de civilização construído em torno de quatro pilares: o mercado autorregulado, o padrão-ouro, o Estado liberal e o balanço de poder entre as potências do continente europeu.

A produção e a distribuição de bens materiais sempre existiram enraizadas em relações de natureza não econômica. Com a “grande transformação”, os elementos mercantis, que existiam há milênios, foram articulados em um domínio independente, “desenraizado” das demais instituições sociais, e tragaram para dentro de si a força de trabalho e a terra — ou seja, o homem e a natureza —, fato inédito na história. Tudo virou mercadoria. A sociedade e seu ambiente tornaram-se acessórios do mercado, agora um mecanismo autônomo. “Em vez de a economia estar enraizada nas relações sociais, as relações sociais passaram a se enraizar no sistema econômico.”

Tal sociedade radicalmente nova não resultou de um processo harmonioso, mas de uma pesada intervenção de poderes privados e estatais, que cobrou alto custo. Desfeitos os laços de comunidade, o que mantém a atividade econômica em funcionamento é o medo da fome, entre os que se apresentam para trabalhar, e a atração pelo lucro monetário, entre os que comandam o trabalho.

Polanyi defende que a força de trabalho, a terra e o dinheiro são mercadorias fictícias: “A suposta mercadoria chamada ‘força de trabalho’ não pode ser jogada de um lado para outro, usada indiscriminadamente ou mesmo largada sem uso, sem que isso afete também o indivíduo humano que é o portador dessa mercadoria peculiar. [...] A natureza ficaria reduzida a seus elementos, seriam degradadas as vizinhanças e as paisagens, poluídos os rios, arriscada a segurança, destruída a capacidade de produzir alimentos e matérias-primas. Por fim, a administração do poder aquisitivo pelo mercado liquidaria periodicamente as empresas, pois a alternância de escassez e de excesso de dinheiro se revelaria tão desastrosa para os negócios quanto eram as inundações e as secas na sociedade primitiva.”

A organização da vida em torno de um mercado autorregulado é um projeto irrealizável, pois implica aniquilar a substância humana e natural da sociedade. As tentativas de impor limites e restrições a esse “moinho satânico” não são uma conspiração de interesses particulares, mas uma autodefesa – legítima, necessária e até mesmo inevitável – das sociedades.

Ainda predomina o conceito da economia como um sistema de mercados integrados. Mas a implantação plena do mercado autorregulado nunca se completa, pois a vida social não pode ser reduzida a operações de compra e venda. Estabelece-se uma fuga para frente, com os defensores desse projeto afirmando que é preciso insistir mais e dobrar a aposta. A incapacidade de realizar-se é, ao mesmo tempo, uma fraqueza do modelo liberal, no plano da realidade, e uma fonte do seu vigor, no plano da ideologia. Boa parte da disputa política nas sociedades contemporâneas gira em torno desta tensão entre a distopia mercantil e a realidade social.
            
                      César Benjamin
Available since: 03/11/2021.

Other books that might interest you

  • 100 citações sobre paz - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações sobre paz - Recolha...

    Various Various

    • 0
    • 0
    • 0
    Seleccionámos para si 100 grandes citações sobre a paz. O leque de autores dessas 100 citações sobre a paz é muito vasto: de Martin Luther King Jr a Madre Teresa, de Mahatma Gandhi, claro, a Aristóteles, Confúcio, Albert Einstein, John Lennon, do Dalai Lama XIV a Pablo Picasso ou George Washington. Uma grande citação é muito semelhante a um grande pensamento e a um pequeno poema. Pode encapsular uma grande teia de ideias, pensamentos, reflexões, emoções em poucas palavras. O leitor de uma grande citação é forçado a pensar sobre o que acabou de ouvir. Ele tem de pensar sobre essas palavras e o que elas significam. Uma excelente citação exige que o leitor faça uma pausa para contemplar o verdadeiro significado e poesia de algumas palavras. Um grande pensamento atinge um nível de universalidade. As citações atingem duramente a essência do ser humano. A citação certa pode ajudar-nos a ver alguns significados invisíveis de coisas ou assuntos. A guerra não é uma fatalidade, a paz não é um acidente. Enquanto alguns vêem a guerra como um aspecto universal e ancestral da natureza humana, outros argumentam que ela é apenas o resultado de circunstâncias sócio-culturais ou ecológicas específicas. Segundo Conway W. Henderson, uma fonte afirma que 14.500 guerras tiveram lugar entre 3500 AC e o final do século XX, custando 3,5 mil milhões de vidas, deixando apenas 300 anos de paz. Portanto, todos deveriam pelo menos pensar neste assunto, e estar preparados para se preocuparem directa ou indirectamente com esta questão, paz ou guerra.
    Show book
  • Uma biografia da depressão - cover

    Uma biografia da depressão

    Christian Dunker

    • 0
    • 0
    • 0
    A Depressão tem uma história, e a compreensão dessa história nos ajuda a descobrir a melhor forma de entendê-la, tratá-la e controlá-la hoje.Neste livro, o psicanalista Christian Dunker trata a Depressão como uma entidade em si, sujeita a documentos e arquivos que comprovam sua existência, que testemunham seus feitos e que elaboram suas razões de ser, e mostra que a Depressão é um nome demasiado pequeno para tantas formas e cores que ela reúne, e que, ao mesmo tempo, não andam juntas.Refazendo os passos genealógicos da Depressão a partir de seus parentes distantes nas famílias da tristeza e da melancolia, Dunker descreve como ela se tornou um personagem decisivo na Idade Moderna, notadamente com os grandes trágicos da virada do século XVI e XVII, como Shakespeare e Molière, como ela emergiu como personagem secundário na psicopatologia do século XIX e na psicanálise do século XX, ganhando um inesperado reconhecimento a partir da segunda metade do século passado.
    Show book
  • Obesidade Desvendada - Explorando as Raízes e Estratégias para um Estilo de Vida Saudável - cover

    Obesidade Desvendada -...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    A obesidade, uma condição identificada pelo excesso de gordura corporal, tornou-se uma epidemia global com impactos abrangentes na saúde pública e individual. Neste capítulo, vamos explorar as nuances da obesidade, abordando sua definição médica, sua relação com o índice de massa corporal (IMC) e os efeitos abrangentes que têm na saúde física e mental.Definindo a Obesidade e o IMC: A obesidade é mais do que apenas um problema estético. Ela é diagnosticada com base na quantidade de gordura acumulada no corpo. O IMC, uma medida que relaciona o peso e a altura, é frequentemente usado para determinar se uma pessoa está em um intervalo saudável de peso, sobrepeso ou obesidade. No entanto, é importante reconhecer que o IMC possui restrito, não considerando fatores individuais como composição corporal, músculo e distribuição de gordura.Impacto na Saúde Física: A obesidade está associada a uma série de problemas de saúde graves, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão, distúrbios controlados, doenças articulares e uma maior incidência de certos tipos de câncer. O excesso de peso coloca uma carga significativa nos sistemas do corpo, comprometendo sua capacidade de funcionar.Impacto na Saúde Mental: Além dos efeitos físicos, a obesidade também pode ter um impacto negativo na saúde mental. A estigmatização social, o preconceito e o reconhecimento enfrentados por pessoas obesas podem levar a problemas de autoestima, ansiedade, depressão e isolamento social. A relação entre obesidade e saúde mental é complexa e multidimensional.Abordagens de Tratamento e Prevenção: Compreender a obesidade vai além de uma simples preocupação com a aparência. A busca pela perda de peso saudável deve ser fundamentada na busca por melhorias na saúde e no bem-estar global. Abordagens eficazes de tratamento e prevenção da obesidade não se baseiam apenas em dietas temporárias, mas em mudanças atraentes no estilo de vida, incorporando alimentação equilibrada e aumento da atividade física.Conclusão: O primeiro passo para enfrentar a obesidade é compreender a complexidade dessa condição e reconhecer seus impactos na saúde física e mental. A obesidade é mais do que um simples número na balança; é uma questão de saúde pública que exige uma abordagem multidisciplinar para prevenção e tratamento. Nos próximos capítulos, mergulharemos mais profundamente nas causas subjacentes da obesidade e nas estratégias para adotar um estilo de vida saudável que promova o bem-estar duradouro.
    Show book
  • Diálogo sobre etiqueta no Facebook - cover

    Diálogo sobre etiqueta no Facebook

    Leandra Zanqueta

    • 1
    • 2
    • 0
    Quando se fala em Etiqueta, logo nos vem à cabeça um amontoado de regrinhas chatas de “fazer" ou “não fazer" que só servem para complicar a nossa vida. Porém, apesar de serem maçantes, alguns limites na convivência são sempre necessários para que possamos levar o dia a dia de um jeito mais harmonioso. 
    
    Ao longo dos anos, inúmeros manuais sobre o tema estiveram presentes nas prateleiras das livrarias. Todos nós, de alguma maneira, tivemos acesso a um ou outro preceito que nos ajudou a moldar o nosso comportamento no cenário social. Mas e agora que esse cenário migrou do real para o virtual? Como nos comportar nesse novo ambiente, mais especificamente no Facebook, que é a maior praça virtual do momento?
    
    Nessa nova arena de constante mutação, é quase impossível criar um conjunto de regras estáticas. As atitudes das pessoas, dentro do Facebook, mudam a toda hora o que torna a rigidez incompatível com o dinamismo da plataforma. Em contrapartida, dá para refletir sobre o assunto. Dá para analisar exemplos de comportamento - bacanas e reprováveis - que figuraram na rede social nesses 10 anos de existência. Só assim, através das nossas próprias conclusões, conseguiremos moldar e oferecer às pessoas o melhor do nós nesse cenário sem precedentes na história da humanidade.
    Show book
  • Construa este diário - Para pequenos inventores - cover

    Construa este diário - Para...

    Tuani Sorroche

    • 0
    • 0
    • 0
    Que tal ter um diário superdivertido para contar sobre a sua vida, seus medos, sonhos e segredos de um jeito bem diferente, usando desenhos, recortes, muita tinta, massinha e outros objetos bem malucos? Com muitos desafios e brincadeiras, este diário é diferente de todos que você já teve, exigindo muita imaginação e criatividade! Estamos prontos para começar? Abrindo este diário em 3... 2... 1...
    Show book
  • Ao Brasil com amor - cover

    Ao Brasil com amor

    Jamil Chade, Juliana Monteiro

    • 0
    • 0
    • 0
    O que será e quem seremos nesse momento de revolução?Ao Brasil, com amor é a reunião de cartas trocadas entre os jornalistas Jamil Chade, que vive em Genebra, e Juliana Monteiro, moradora de Roma. Nesta correspondência os autores compartilham fatos cotidianos, histórias e impressões de um período que começa no verão pós-vacina europeu e se encerra às vésperas das eleições brasileiras de 2022. São cartas que refletem inquietações, expectativas e incertezas em um momento histórico de transição, no qual as sociedades ainda elaboram o trauma da pandemia, mas parecem tentadas a reproduzir ou sofisticar os mesmos mecanismos que promovem a desigualdade entre as pessoas, os povos e as nações.Olhando para o Brasil a partir da Europa, Jamil e Juliana dividem, além da estrangeiria, o olhar sensível às injustiças e contradições da sociedade, a preocupação com a situação sociopolítica do Brasil e a luta contra a indiferença que mantém seres humanos na periferia dos direitos.Os jornalistas convocam o leitor ao retorno às utopias e à construção coletiva de respostas que deem conta de um mundo conduzido na velocidade das novas tecnologias, muitas vezes manipulado por novas formas de comunicação.Ao Brasil, com amor é um convite à luta. Mas também à delicadeza, à liberdade e ao amor.Correspondência publicada originalmente na Revista Pessoa entre setembro de 2021 e julho de 2022.___________________________________________________________________"Ao Brasil, com amor pulsa com a urgência do tempo presente. Na era da brutalidade, Juliana Monteiro e Jamil Chade costuram com a fibra da delicadeza, do afeto e da indignação as cartas que nos trazem o assombro diante de mundos em rota de colisão. E de um país, o nosso, em vertiginosa espiral de desumanidades. Brasileiros, desterrados, andarilhos da terra em transe, os dois refletem sobre agressões amplificadas em escala planetária: desigualdade, xenofobia, racismo, guerras, fome, a fabricação do ódio."Cristina Serra, Jornalista e escritora
    Show book