Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A grande transformação - As origens políticas e econômicas de nossa época - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A grande transformação - As origens políticas e econômicas de nossa época

Vera Ribeiro, Karl Polanyi

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

A grande tranformação, de Karl Polanyi, é, reconhecidamente, um marco nas ciências sociais do século XX. Combinando economia, história, antropologia e sociologia, descreve a formação (no século XVIII), o desenvolvimento (no século XIX) e o colapso (na primeira metade do século XX) de um projeto de civilização construído em torno de quatro pilares: o mercado autorregulado, o padrão-ouro, o Estado liberal e o balanço de poder entre as potências do continente europeu.

A produção e a distribuição de bens materiais sempre existiram enraizadas em relações de natureza não econômica. Com a “grande transformação”, os elementos mercantis, que existiam há milênios, foram articulados em um domínio independente, “desenraizado” das demais instituições sociais, e tragaram para dentro de si a força de trabalho e a terra — ou seja, o homem e a natureza —, fato inédito na história. Tudo virou mercadoria. A sociedade e seu ambiente tornaram-se acessórios do mercado, agora um mecanismo autônomo. “Em vez de a economia estar enraizada nas relações sociais, as relações sociais passaram a se enraizar no sistema econômico.”

Tal sociedade radicalmente nova não resultou de um processo harmonioso, mas de uma pesada intervenção de poderes privados e estatais, que cobrou alto custo. Desfeitos os laços de comunidade, o que mantém a atividade econômica em funcionamento é o medo da fome, entre os que se apresentam para trabalhar, e a atração pelo lucro monetário, entre os que comandam o trabalho.

Polanyi defende que a força de trabalho, a terra e o dinheiro são mercadorias fictícias: “A suposta mercadoria chamada ‘força de trabalho’ não pode ser jogada de um lado para outro, usada indiscriminadamente ou mesmo largada sem uso, sem que isso afete também o indivíduo humano que é o portador dessa mercadoria peculiar. [...] A natureza ficaria reduzida a seus elementos, seriam degradadas as vizinhanças e as paisagens, poluídos os rios, arriscada a segurança, destruída a capacidade de produzir alimentos e matérias-primas. Por fim, a administração do poder aquisitivo pelo mercado liquidaria periodicamente as empresas, pois a alternância de escassez e de excesso de dinheiro se revelaria tão desastrosa para os negócios quanto eram as inundações e as secas na sociedade primitiva.”

A organização da vida em torno de um mercado autorregulado é um projeto irrealizável, pois implica aniquilar a substância humana e natural da sociedade. As tentativas de impor limites e restrições a esse “moinho satânico” não são uma conspiração de interesses particulares, mas uma autodefesa – legítima, necessária e até mesmo inevitável – das sociedades.

Ainda predomina o conceito da economia como um sistema de mercados integrados. Mas a implantação plena do mercado autorregulado nunca se completa, pois a vida social não pode ser reduzida a operações de compra e venda. Estabelece-se uma fuga para frente, com os defensores desse projeto afirmando que é preciso insistir mais e dobrar a aposta. A incapacidade de realizar-se é, ao mesmo tempo, uma fraqueza do modelo liberal, no plano da realidade, e uma fonte do seu vigor, no plano da ideologia. Boa parte da disputa política nas sociedades contemporâneas gira em torno desta tensão entre a distopia mercantil e a realidade social.
            
                      César Benjamin
Available since: 03/11/2021.

Other books that might interest you

  • Comunicação diálogica e reputação eleitoral - O percurso gerativo do voto - cover

    Comunicação diálogica e...

    Fábio Gomes

    • 0
    • 0
    • 0
    A conquista do voto é um desafio para qualquer político. Embora haja a pregação cômoda das fórmulas fáceis, da “publicidade mágica”, a conquista do voto não é um fato trivial. Este livro se dedica ao voto conquistado em processos de interação candidato-eleitor e de comunicação política, embora reconheça os votos sem processos de decisão, como as escolhas idiossincráticas, imposições por forças e ameaças, compra de votos. A obra argumenta que a decisão do voto é facilitada pela reputação eleitoral alcançada pelo candidato em seu relacionamento contínuo com os eleitores. A partir de reflexões teóricas e práticas que subsidiam o planejamento de comunicação política e de gestão de reputações eleitorais, o livro defende que candidatos que interagem com eleitores em processos de comunicação com o objetivo de (trans)formar reputações eleitorais apresentam vantagem competitiva em disputas eleitorais. Desde 2003 o Instituto Informa pesquisa intensamente em todas as regiões do país,  alcançando a marca aproximada de mais de quatrocentas pesquisas de opinião realizadas tanto para governos e empresas da área pública, quanto para o empresariado da iniciativa privada. O Informa também é especialista em pesquisas eleitorais, nas quais obtém índices de acerto excepcionais, pois adota e  desenvolve metodologias diversificadas, em consonância com os mais avançados centros de pesquisa do mundo. Neste livro 'Comunicação dialógica e reputação eleitoral: o percurso gerativo do voto', o autor Fábio Gomes conta a sua trajetória e as peculiaridades do mundo da comunicação política, das pesquisas de opinião pública e de comportamento eleitoral.
    Show book
  • Psicanálise Capitalismo e Cotidiano - cover

    Psicanálise Capitalismo e Cotidiano

    Maria Angélica Peixoto

    • 0
    • 0
    • 0
    A psicanálise emergiu como uma nova explicação da vida psíquica dos seres humanos. Desde Freud, passando por seus principais herdeiros, ela atraiu crítica, resistências, curiosidades. Uma de suas contribuições vem entender elementos da vida cotidiana que antes não tinham espaço nas ciências estabelecidas. A coletânea organizada por Maria Angélica Peixoto traz um conjunto de temas da vida cotidiana que são abordadas por distintas perspectivas psicanalíticas, tais como o natal, a normalidade, os filmes de terror, a medicina, a mentalidade, entre diversos outros. Assim, a obra une análise psicanalítica sobre a vida cotidiana e sua vinculação com a sociedade capitalista.
    Show book
  • Pelas minas do ouro - cover

    Pelas minas do ouro

    Pop Stories, André João Antonil

    • 0
    • 0
    • 0
    Ler a obra de Antonil tem muito de ler um jornal ou guia – mas as notícias e os cenários são do início do século XVIII. Neste excerto, destacam-se as minas de ouro e todo seu entorno: a qualidade do metal, as gentes, a corrupção e a política do quinto. Pitoresco demais, o texto fala da mineração em Curitiba e no Pico do Jaraguá, de uma pepita do tamanho de uma língua de boi e da travessia da Serra da "Amantiqueira". Texto para se deliciar!
    Show book
  • A violência como espetáculo no antigo e novo testamento - cover

    A violência como espetáculo no...

    Sandro Pereira, Luiz Alexandre...

    • 0
    • 0
    • 0
    A violência não pode ser vista como algo aceitável. A vulnerabilidade social precisa ser denunciada, como faziam os profetas; precisa ser combatida, da mesma forma que fazia a Igreja primitiva. Precisamos incluir em nossa agenda “teologias” e “políticas” que objetivem tirar as pessoas que sofrem qualquer tipo de violência dessa situação de uma vez por todas. Combater a violência exige, em primeiro lugar, uma mudança de perspectiva por parte das lideranças para, somente depois, buscarmos juntos construir instrumentos que, no lugar de violência, propiciem o acesso aos direitos humanos mais básicos à toda a comunidade. Não é uma tarefa simples, mas só assim poderemos desmascarara mentira de que “as coisas são assim mesmo”, e a partir disso fazer com que a violência deixe de ocupar seu lugar de espetáculo, cedendo-o para a esperança; não uma esperança utópica, mas uma esperança que podemos vivenciar no hoje, como antecipação do Reino de Deus.
    Show book
  • América Latina em movimento - Nucleas 15 anos de latinidade - cover

    América Latina em movimento -...

    Alexis T. Dantas, Maria Teresa...

    • 0
    • 0
    • 0
    Livro que celebra os 15 anos do Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS) e sua função de núcleo de estudos e pesquisas voltado para os estudos sobre América Latina e Caribe, destacando-se os problemas relativos ao Brasil. Organizado como espaço multidisciplinar de ensino e pesquisa integrado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atende à academia e à comunidade do Rio de Janeiro.
    Show book
  • Treinamento cerebral - Como a inteligência emocional e nossos pensamentos cognitivos colaboram - cover

    Treinamento cerebral - Como a...

    Syrie Gallows

    • 0
    • 1
    • 0
    Este é um pacote de três livros, que aborda vários subtópicos, incluindo, entre outros: 
      
    Livro 1: É possível treinar seu cérebro? 
      
    Você pode se tornar mais inteligente ou mais capaz de se lembrar das coisas? 
      
    Mergulhe no reino de infinitas possibilidades, algumas das quais serão reveladas a você neste guia rápido. Vários tópicos serão abordados, como jogos de treinamento cerebral, jogos de computador que podem estimular o tipo certo de atividade cerebral, os efeitos da escola e idéias gerais sobre QI e inteligência. 
      
    Este pequeno livro pode abrir seus olhos para fatos que você não conhecia antes. 
      
      
      
      
    Livro 2: O que são funções cognitivas? 
      
    Como nosso cérebro funciona? 
      
    Que fatos e mitos sobre nossas mentes existem por aí e em que você deve acreditar? 
      
    Você também aprenderá sobre as diferenças sexuais pertencentes ao cérebro humano, como essas diferenças se manifestam nas brincadeiras das crianças e outros tópicos relacionados à nossa consciência consciente. 
      
      
    Livro 3: Como você aprofunda sua inteligência emocional? 
      
    Muitas pessoas tentaram fazê-lo, e poucas entendem o verdadeiro segredo. Pessoas emocionalmente inteligentes passam a vida muito mais felizes. Eles entendem como reagir e têm mais controle. Portanto, é essencial para o seu desenvolvimento cerebral ter algum grau de compreensão desse princípio.
    Show book