Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Controle social e participação na gestão da saúde - a experiência do município do Rio de Janeiro - cover

Controle social e participação na gestão da saúde - a experiência do município do Rio de Janeiro

Vânia Dutra

Publisher: Gramma

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Esta obra pretende analisar os processos e mecanismos da participação do controle social na gestão da política de saúde no município do Rio de Janeiro, e mostra os processos sociais da participação do controle social na saúde no terceiro mandato do Prefeito César Maia. Foi possível observar o potencial do controle social na cidade do Rio de Janeiro, porém, evidenciam-se vários limites, como a não efetivação da agenda proposta nas diretrizes das conferências municipais, bem como a falta de estratégias ao se elaborar, de forma conjunta, o Plano Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro e indicativo de uma assessoria técnica e política por meio do exercício profissional do assistente social nos moldes do projeto políticas públicas da saúde da UERJ.

Other books that might interest you

  • Downloadando O&M para o século XXI - cover

    Downloadando O&M para o século XXI

    Paulo Cisneiros

    • 0
    • 0
    • 0
    DOWNLOADANDO O&M PARA O SÉCULO XXI apresenta um conjunto de conhecimentos, técnicas e instrumentos de uso consagrado nas organizações, capazes de auxiliar o empreendedor – independentemente de seu grau de instrução – no planejamento, organização e controle de suas atividades empresariais, podendo também proceder pequenos diagnósticos e prognósticos à luz da ciência da administração.
    Desmistificando os clássicos ensinamentos da Administração tradicional, coloca o processo administrativo ao alcance de todos. Recupera as técnicas de O&M muito usadas na década de 70 no Brasil, associando os conhecimentos de uma boa administração do fator tempo como um diferencial competitivo para melhores resultados operacionais da organização de qualquer porte.
    Show book
  • Empreendedorismo feminino: protagonistas em tempos de pandemia - cover

    Empreendedorismo feminino:...

    Letícia Hoppe, Ionara Rech,...

    • 0
    • 0
    • 0
    A pandemia da COVID-19 mudou nossas vidas totalmente e trouxe impactos mundiais para a saúde e economia. Precisamos nos recolher, nos cuidar e reorganizar toda nossa rotina. No entanto, recolher, parar e esperar não são palavras que combinam com o empreendedorismo, especialmente com o empreendedorismo feminino. Com todos os cuidados necessários, muita criatividade, replanejamento, trabalho e força de vontade as mulheres fizeram acontecer (e continuam fazendo) para a continuidade de seus negócios. 
    Em uma parceria da Escola de Negócios da PUCRS com o Brasilien Zentrum da Universidade de Tübingen – Alemanha, realizamos, ao longo do mês de junho de 2020, a 1ª Maratona Online de Empreendedorismo Feminino 4.0. Este livro traz o registro desta iniciativa, na qual 26 empreendedoras brasileiras, residentes no Brasil e na Alemanha, nos contam suas histórias dentro do contexto da COVID-19, especialmente soluções, inovações, aprendizados e perspectivas para o futuro de seus negócios. 
    O compartilhamento de suas trajetórias e seus aprendizados permitiram uma verdadeira troca de experiências inspiradoras. Elas repensaram e adaptaram seus negócios por meio da criação de novos produtos e serviços, ajustes de processos internos e de entrega e utilização de canais de comunicação que desconheciam, fazendo a transformação digital acontecer na prática. Nesta caminhada, erraram, acertaram, aprenderam, cresceram como profissionais e pessoas e inspiram outras mulheres a continuarem sua jornada empreendedora ou a começar a empreender.
    Show book
  • Capitalismo Social - O que é? Como adotar? Por que ele pode mudar o Brasil? - cover

    Capitalismo Social - O que é?...

    Maron Emile Abi-Abib

    • 0
    • 0
    • 0
    Na segunda metade do século XIX, houve a primeira experiência de implantação de um Estado de bem-estar social na Alemanha, como alternativa ao liberalismo econômico e ao socialismo. Em um mundo tão desigual, essa iniciativa trouxe consequências consideráveis, como a adoção por alguns países e depois por organismos internacionais como a ONU de políticas de combate à pobreza e à miséria, e os ataques dos defensores do mercado como deus regulador da vida econômica dos povos. Na segunda metade do século XX, o neoliberalismo se tornou hegemônico no mundo e as políticas voltadas para o Estado de bem-estar social perderam força, predominando o que alguns autores chamam de “capitalismo selvagem”.  Neste livro, Maron Abi-Abib mostra os graves problemas para os povos e para o meio ambiente trazidos por essa escolha equivocada e sustenta que outro capitalismo é possível. Ele apresenta os resultados de uma abrangente pesquisa bibliográfica, citando grandes economistas e sociólogos brasileiros e estrangeiros preocupados com esse quadro. Além disso, analisa praticamente todos os acordos e tratados internacionais firmados no âmbito da ONU, como a Declaração do Milênio, entre outras, visando à redução das desigualdades, à preservação do meio ambiente e à paz social.  Neste livro que mescla história, sociologia, política e economia, Abi-Abib brinda o leitor com uma lição de humanidade, a singular e bem-sucedida iniciativa de promoção social e cultural realizada pelo chamado “Sistema S” brasileiro, que pode, segundo o autor, ser reforçada e servir de exemplo para outros países. A ideia é promover ou reforçar a coautoria (entre governo e empresariado) nas ações de reconstrução do Estado de bem-estar social, em prol de melhor qualidade de vida para o trabalhador e sua família. Em um mundo desencantado, este é um livro que, sem fugir da denúncia oportuna e fundamentada, traz esperança.
    Show book
  • Contra a maré - a história do empreendedorismo do Peixe Urbano - cover

    Contra a maré - a história do...

    Tania Menai

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta é a história de uma das maiores startups do Brasil, a partir de relatos de fundadores, funcionários, consumidores, investidores e empresários do mercado. Criado no Rio de Janeiro em 2010, com investimento e padrões do Vale do Silício, o Peixe Urbano teve crescimento meteórico, empregando mais de mil pessoas e alastrando-se de forma até então inédita pelo país. Entre 2012 e 2014, a startup embarcou em uma montanha russa, passou por uma reestruturação e em 2015 mudou seu modelo de negócios: deixou de ser uma empresa de compras coletivas para tornar-se um canal de vendas.
    Show book
  • Os 7 Erros do Jogo da Sustentabilidade - cover

    Os 7 Erros do Jogo da...

    Walter Longo

    • 0
    • 0
    • 0
    Ele não acredita que a reciclagem de lixo e banhos mais rápidos resolvam o problema do meio ambiente. Também acha distorcida a ideia de que o uso de sacolas plásticas seja a chave para a salvação do planeta. Em um livro futurista, Walter Longo, mentor de estratégia do Grupo Newcomm, critica muitos dos conceitos atuais sobre o tema e reúne argumentos em "Os 7 erros do jogo da sustentabilidade".  Disponível em português e inglês, a publicação adota o tom controverso desde a capa: "o que ninguém viu ainda e as visões alternativas que farão a diferença". Ele diz que as boas propostas devem surgir da criatividade, inovação e estrutura, e não de movimentos "leves" como os praticados atualmente. "Somente as inovações tecnológicas e comportamentais podem, efetivamente, proteger o planeta e todos nós", escreve em um trecho. Entre outras afirmações, o autor propõe um "rodízio de pessoas", que também pode ser apropriado para o horário das refeições. Ele sugere menos concentração de pessoas para que as cidadades melhor aproveitem sua estrutura, ociosa em grande parte do dia. Mas Longo é totalmente contra a ideia de que as megalópoles são as vilãs desta história toda. "As grandes cidades possuem um acervo de informações que amplifica o raciocínio humano e aumenta as probabilidades de inovação", argumenta. A publicação é uma síntese de um projeto transmídia maior que busca estimular uma nova visão sobre como a quebra de paragimas e a inovação ajudam neste sentido.
    Show book
  • Finanças para não financistas - princípios básicos de finanças para profissionais em mercados competitivos - cover

    Finanças para não financistas -...

    Paulo Henrique Schenini, J. R....

    • 0
    • 0
    • 0
    Montar o orçamento doméstico, fazer uma previsão de gastos e de quanto podemos economizar, além de saber como investir o que poupamos são conhecimentos financeiros essenciais para melhorar nossa qualidade de vida. Foi pensando nisso que os autores idealizaram esse livro, um caprichado beabá sobre finanças que integra a coleção Para não especialistas. Nesse prático manual, o leitor aprende como proceder para pôr as contas em dia e, dessa forma, viabilizar aqueles projetos e sonhos que parecem impossíveis.
    Show book