Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Biologia 2020 - Guia sintético para atualização de professores (I e II graus) - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Biologia 2020 - Guia sintético para atualização de professores (I e II graus)

Tiago Campos Pereira

Publisher: Cia do eBook

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Na condição de professor de ensino básico e médio, você já percebeu que o número de descobertas na biologia é surpreendente! Dia a dia, recebemos notícias de diversos importantes avanços na citologia, zoologia, genética, ecologia, embriologia, botânica, bioquímica, parasitologia – a lista parece não ter fim!
Como se manter atualizado diante de uma grade horária extensa de aulas? É possível entender o real significado de pesquisas científicas tendo como fontes apenas telejornais e sites não especializados? Dentre as inúmeras notícias, como identificar aquelas que são mais relevantes para o contexto da sala de aula e para o ENEM/vestibular? Como obter lações mais confiáveis e precisas sobre algumas descobertas e biotecnologias recentes, para comentar com os estudantes? Qual é o significado da pesquisa premiada com o Nobel deste ano? Quais foram as descobertas na área das ciências biológicas nestes últimos 12 meses que poderão reescrever nossos livros didáticos? Haveria descobertas curiosas que poderiam ser mencionadas em sala de aula, atraindo assim a atenção de meus alunos e despertando as mentes científicas de alguns deles?
Nesta obra, o professor Tiago Campos Pereira do Depto. de Biologia da USP comenta diversas das mais importantes descobertas científicas de 2019, esmiuçando-as em linguagem acessível. Ele descreve algumas das principais pesquisas, assim como apresenta inúmeras notas adicionais como tópicos secundários, que servem como um filtro para auxiliá-lo em seu desejo de se manter informado.
Available since: 05/26/2020.

Other books that might interest you

  • Identidade dissidente - Temas para uma nova história do Brasil - cover

    Identidade dissidente - Temas...

    Edgard Leite

    • 0
    • 0
    • 0
    Em ‘Identidade dissidente’, Edgard Leite dá continuidade ao trabalho realizado em ‘Predadores’, em que aborda a história brasileira desde outro lado, resgatando fatos, contradições e ideias que, ao longo dos anos e devido a uma historiografia muitas vezes tendenciosa, permaneceram esquecidos. Um trabalho minucioso e uma tarefa árdua da qual o autor não se exime, mas enfrenta; assim como enfrenta certa tradição nos estudos históricos. Com uma escrita concisa, o autor desenvolve seus argumentos a partir da ideia de que, desde a revolução copernicana, a humanidade se voltou para a quantidade, em detrimento da qualidade. É justamente nesse mundo que emergirá o Brasil, uma vez que a chegada dos europeus se dará justamente no período em que os efeitos do giro copernicano instauram-se na Europa. Outro ponto importante para a compreensão da história brasileira será a laicização do Estado, que ganha força com o Iluminismo e tem na Revolução Francesa, sobretudo, o seu acontecimento mais agudo. Compreender a relação entre Estado e religião e, principalmente, a compreensão do conceito de espírito, será primordial para uma discussão acerca dos valores que moldam – ou deixam de moldar – uma sociedade. O livro termina com o evento de 1964, e o leitor certamente aguardará que o autor aborde, em livros vindouros, a continuação da história brasileira. Sempre com seu viés provocador e potente.
    Show book
  • Cinderela - cover

    Cinderela

    Naomi McMillan

    • 0
    • 0
    • 0
    Texto simples e belas ilustrações ajudam a contar a história clássica de “Cinderela”. Descubra o que acontece depois que a madrasta e as meias-irmãs da Cinderela vão ao baile para encontrar o Príncipe. Quando a fada madrinha da Cinderela aparece e a veste magicamente com um vestido dourado com sapatos de cristal, Cinderela está pronta para ir ao baile. Mas o que acontecerá quando o relógio bater meia-noite? Um final feliz acrescenta interesse a este conto de fadas e incentiva o amor pela leitura ao longo da vida.
    Show book
  • Alexandre Herculano - O velho lobo intelectual de Portugal - cover

    Alexandre Herculano - O velho...

    Jacira Alves Milan

    • 0
    • 0
    • 0
    Conheça a importância do grande mito de Portugal: foi soldado na guerra civil na luta contra o absolutismo, exilado e redator de uma importante revista em seu país, onde denunciava as manobras políticas comandadas pelo clero e pelo império português. Em seu exílio sofreu grande influência de pensadores franceses. Alexandre Herculano, empenhado em transformar o mundo que o cercava, surge como um grande intelectual da nação portuguesa.Desiludido com a política de seu país, "O velho lobo" recolhe-se para sua quinta (chácara), porém não deixa de acompanhar a situação política de Portugal.
    Show book
  • A inserão de "a gente" no quadro pronominal do português - cover

    A inserão de "a gente" no quadro...

    Célia dos Santos Lopes

    • 0
    • 1
    • 0
    Este livro é o resultado de uma pesquisa sobre a pronominalização de nominais, particularmente, sobre o percurso histórico da gramaticalização da forma a gente em português. A autora analisa os fatores lingüísticos e extralingüísticos que atuaram na mudança categorial de nome para pronome, testando hipóteses funcionalistas, variacionistas e gerativistas que, conjugadas, contribuem para uma descrição mais eficaz da gramática do português, no tópico relativo à inserção de novas formas no sistema pronominal.
    O livro destina-se a um público amplo. Atende, em primeiro lugar, a pesquisadores interessados em conhecer um pouco da história da língua portuguesa, mas visa sobretudo a despertar a curiosidade de todos aqueles que vêem a língua como uma atividade dinâmica e criativa, em pleno processo de variação e mudança. Atende ainda aos que se interessam pelo fenômeno da gramaticalização, pelo estudo dos pronomes pessoais, pelas razões sócio-históricas da mudança lingüística...
    Show book
  • O Grande Enigma - Deus e o Universo - cover

    O Grande Enigma - Deus e o Universo

    Léon Denis

    • 0
    • 0
    • 0
    “Um livro grandioso, dissemos, está aberto sob nossos olhos, e qualquer observador paciente pode nele ler a palavra do enigma, o segredo da vida eterna.Nele se vê que uma Vontade dispôs a ordem majestosa na qual se agitam todos os destinos, movem-se todas as existências, palpitam todos os espíritos e todos os corações.Ó alma! aprende, primeiramente, a suprema lição que desce dos Espaços sobre as frontes inquietas. O Sol escondeu-se no horizonte; seus últimos clarões de púrpura tingem ainda o céu; uma luz branda indica que, além, um astro velou-se aos nossos olhos. A noite estende acima de nossas cabeças sua cúpula constelada de estrelas. Nosso pensamento se recolhe e busca o segredo das coisas.”Léon Denis
    Show book
  • 100 provérbios africanos - Recolha as 100 citações de - cover

    100 provérbios africanos -...

    Anonymous Anonymous

    • 0
    • 0
    • 0
    Os Provérbios são a verdadeira sabedoria popular. São o fruto de centenas de anos de histórias, lendas, espiritualidade de um povo. Transmitidos oralmente durante séculos, a sua verdade e simplicidade falam-nos de imediato. Estes provérbios visam dar acesso a um povo, a uma cultura popular, num formato acessível a todos. Um provérbio é mais do que uma frase anódina, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book