Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Trabalho e trabalhadores no Nordeste - análises e perspectivas de pesquisas históricas em Alagoas Pernambuco e Paraíba - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Trabalho e trabalhadores no Nordeste - análises e perspectivas de pesquisas históricas em Alagoas Pernambuco e Paraíba

Tiago Bernardon de Oliveira

Publisher: SciELO - EDUEPB

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Ao longo das últimas quatro décadas, a história social do trabalho se tornou um dos mais consolidados ramos da historiografia brasileira. Seus temas, objetos, temporalidades e enfoques teórico-metodológicos se diversificaram, permitindo confrontar distorções e ampliar questões acerca da história da classe trabalhadora do Brasil e de suas relações com as outras classes e com o Estado. Parte dessa diversidade encontra-se reunida neste livro, composto por capítulos que tratam de balanços historiográficos e de aspectos das experiências históricas de classe de trabalhadores e trabalhadoras escravizados, libertos, “livres”, urbanos, rurais, sindicalizados ou não, de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Trata-se de uma contribuição coletiva, que almeja servir tanto ao público acadêmico, em especial a estudantes de graduação e de pós-graduação, quanto aos trabalhadores e trabalhadoras, agentes de sua própria história.
Available since: 06/22/2017.

Other books that might interest you

  • Focar - O guia para aumentar a autodisciplina e a concentração - cover

    Focar - O guia para aumentar a...

    Dave Farrel

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro consiste em dois títulos, que são os seguintes: 
      
    Livro 1: Este livro cobre uma variedade de tópicos, todos inter-relacionados e de alguma forma conectados à nossa habilidade de nos concentrar nas tarefas mais importantes que temos. Muitas pessoas sofrem por serem distraídas, indo de uma coisa para outra e nunca realizando muito. Hoje, enfrentamos esses problemas com alguns insights inspiradores. 
      
    Primeiro, falaremos sobre como melhorar suas habilidades de concentração e memória. Isso está no cerne do livro. 
      
    A seguir, examinaremos os desafios significativos que muitas pessoas enfrentam quando trabalham em casa. Isso se tornou mais comum nos dias de hoje e, portanto, parecia um tópico crucial a ser incluído neste livro. 
      
    Depois disso, iremos abordar o que foi referido como as "quatro motivações principais". Essas são as coisas que nos mantêm em movimento, os fatores que nos mantêm alerta. A falta desses elementos pode destruir nosso progresso, por isso é importante saber o que são e como usá-los. 
      
      
      
    Livro 2: Ser capaz de se concentrar é realmente importante para sua felicidade? 
      
    Sim, ele é. E neste livro, explicarei mais sobre o raciocínio por trás disso. Você também aprenderá mais sobre diferentes métodos para melhorar seu foco, técnicas práticas para priorizar melhor e mais rapidamente e como evitar desvios que o impedirão de transformar seus sonhos em realidade. 
      
    Além disso, o livro destaca o hábito destrutivo do perfeccionismo e como equilibrar entre ser minucioso e muito exigente com relação às horas de produção. 
      
    Muitas dessas questões são uma luta diária para pessoas que tentam realizar mais em suas vidas. Não deixe isso ser você. Aprenda o que fazer sobre isso agora! 
     
    Show book
  • Seguindo os Ensinamentos de Napoleon Hill para Conquistar a Liberdade Financeira - cover

    Seguindo os Ensinamentos de...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    A liberdade financeira é a capacidade de viver a vida que você deseja, sem precisar se preocupar com dinheiro. Isso significa ter renda suficiente para cobrir todas as suas despesas, incluindo moradia, alimentação, transporte, saúde, educação, lazer e investimentos.
    Show book
  • Os Direitos da Pessoa com Deficiência - cover

    Os Direitos da Pessoa com...

    Luiz Augusto Flores

    • 0
    • 0
    • 0
    Disponibilizamos o livro digital ilustrado colorido de história em quadrinhos do conhecimento ”Os Direitos da Pessoa com Deficiência”, cujo conteúdo foi editado com base na Lei Federal nº 13.146 de 06 de julho de 2.015, lei chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência. Transformados os termos jurídicos para linguagem simples, de fácil entendimento e leitura, apresentando seu conteúdo de leitura nos balões de diálogo entre três personagens com deficiência e o personagem o jornalista da editora, que esclarece as dúvidas sobre o estatuto da pessoa com deficiência.
    Show book
  • Da foz do rio Doce a Cabo Frio - Trechos selecionados de "Tratado descritivo do Brasil" de Gabriel Soares de Sousa - cover

    Da foz do rio Doce a Cabo Frio -...

    Gabriel Soares de Souza

    • 0
    • 0
    • 0
    Os leitores capixabas e cariocas hão de considerar pitoresca a descrição da costa de seus estados há quase 500 anos. A presente seleção de textos do livro "Tratado descritivo do Brasil", de Gabriel Soares de Sousa, nos conta ainda os singulares hábitos das tribos goitacases e papanases, que resistiram de forma intensa à colonização.
    Show book
  • Ecofeminismo Crítico Justicia y Ética Interespecies - un estudio comparado de la obra de Val Plumwood posibles alternativas hacia el caos social y ambiental - cover

    Ecofeminismo Crítico Justicia y...

    Cintia Aparecida de Godoy

    • 0
    • 0
    • 0
    O entendimento de que muitos dos conflitos e desigualdades que enfrentamos atualmente advêm de uma construção logica, histórica e filosófica pode apoiar-nos na hora de encontramos alternativas para o imenso caos civilizatório e planetário no qual nos encontramos.Esta obra nos convida a revisitar alguns aspetos, momentos e narrativas históricas criadas, acriticamente, crê-se, de forma a justificar privilégios de uma desproporcionada elite, em detrimento de uma imensa maioria de seres que, simplesmente, não têm escolha nem acesso a tais privilégios... narrativa essa que responsabiliza os "perdedores" por seu fracasso moral e dignifica os "vencedores", por sua supremacia mental e capacidade de acúmulo e de exploração dos recursos disponíveis (todos eles: pessoas, animais, entes naturais como rios, lagoas, a água, propriamente dita, e um sem fim de et ceteras).Através do questionamento sobre como estas narrativas se sedimentaram e perpassaram a ordem dos tempos, para transfigurar-se a ajustar-se a distintos momentos históricos, a história do dominador, em seu delírio de poder, tergiversou a razão, desapropriando-lhe, radicalmente, dos elementos vitais e corpóreos que compõem, necessariamente, a realidade tridimensional material.O convite aqui diz respeito ao questionamento de tais narrativas e ao resgate da dignidade humana e do mundo que nos cerca, realocando elementos, como mente e ética, para reconhecer elementos intencionais e racionais na natureza e, portanto, atribuir-lhe valor Moral e Ético e, da mesma forma, relocalizar a mente como parte integrante do mundo Natural, rompendo, assim, com a hiper-separação primordial que extirpou o ser racional, público e produtivo da Natureza e esta última dos mundos etéreo e divino da mente.Ressignificar tais narrativas tem demonstrado inúmeros benefícios na hora de encontrar soluções para nosso atual caos social e natural, especialmente no que diz respeito à organização e empoderamento da sociedade civil que, juntamente com – e com o apoio do – poder público, encontram novas formas de criar políticas públicas mais inclusivas e democráticas de fato.
    Show book
  • Sobrevivi posso contar - cover

    Sobrevivi posso contar

    Maria da Penha

    • 0
    • 0
    • 0
    Maria da Penha oferece sua história como uma forma de contribuir com transformações urgentes, pelos direitos das mulheres a uma vida sem violência. História que muito tempo depois a tornou protagonista de um caso de litígio internacional emblemático para o acesso à Justiça e para a luta contra a impunidade em relação à violência doméstica e violência familiar contra as mulheres no Brasil.O livro, escrito pela própria Maria da Penha e publicado em 1994, contou com o apoio do Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) e do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM), do jurista Paulo Bonavides, que assina a apresentação; além do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher (CCDM) e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.O caso de Maria da Penha ganhou dimensão internacional ao ser denunciado a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (OEA) e o governo brasileiro, ao sancionar a lei que trata da punição para os casos de violência doméstica, deu a ela o nome de Lei Maria da Penha.
    Show book