Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
2016 O ano do Golpe - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

2016 O ano do Golpe

Thiago Rodrigues, Adriano de Freixo

Publisher: Oficina Raquel

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Em 2016, como reflexo de uma situação que já havia se desenhado há algum tempo, um controverso processo de impeachment atinge o mandato da presidenta Dilma Rousseff. Os ensaios que compõem este volume, articulados por pensadores dos mais variados campos da reflexão, discutem a questão central que rodeia o cenário político brasileiro atual: não é só com tanques ou armas em punho que um golpe se cria.
Available since: 09/05/2017.

Other books that might interest you

  • 100 citações sobre paz - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações sobre paz - Recolha...

    Various Various

    • 0
    • 0
    • 0
    Seleccionámos para si 100 grandes citações sobre a paz. O leque de autores dessas 100 citações sobre a paz é muito vasto: de Martin Luther King Jr a Madre Teresa, de Mahatma Gandhi, claro, a Aristóteles, Confúcio, Albert Einstein, John Lennon, do Dalai Lama XIV a Pablo Picasso ou George Washington. Uma grande citação é muito semelhante a um grande pensamento e a um pequeno poema. Pode encapsular uma grande teia de ideias, pensamentos, reflexões, emoções em poucas palavras. O leitor de uma grande citação é forçado a pensar sobre o que acabou de ouvir. Ele tem de pensar sobre essas palavras e o que elas significam. Uma excelente citação exige que o leitor faça uma pausa para contemplar o verdadeiro significado e poesia de algumas palavras. Um grande pensamento atinge um nível de universalidade. As citações atingem duramente a essência do ser humano. A citação certa pode ajudar-nos a ver alguns significados invisíveis de coisas ou assuntos. A guerra não é uma fatalidade, a paz não é um acidente. Enquanto alguns vêem a guerra como um aspecto universal e ancestral da natureza humana, outros argumentam que ela é apenas o resultado de circunstâncias sócio-culturais ou ecológicas específicas. Segundo Conway W. Henderson, uma fonte afirma que 14.500 guerras tiveram lugar entre 3500 AC e o final do século XX, custando 3,5 mil milhões de vidas, deixando apenas 300 anos de paz. Portanto, todos deveriam pelo menos pensar neste assunto, e estar preparados para se preocuparem directa ou indirectamente com esta questão, paz ou guerra.
    Show book
  • 100 provérbios chineses - Recolha as 100 citações de - cover

    100 provérbios chineses -...

    Anonymous

    • 0
    • 0
    • 0
    Os Provérbios são a verdadeira sabedoria popular. São o fruto de centenas de anos de histórias, lendas, espiritualidade de um povo. Transmitidos oralmente durante séculos, a sua verdade e simplicidade falam-nos de imediato. Estes provérbios visam dar acesso a um povo, a uma cultura popular, num formato acessível a todos. Um provérbio é mais do que uma frase anódina, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 100 citações de Emil Cioran - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Emil Cioran -...

    Emil Cioran

    • 0
    • 0
    • 0
    Emil Cioran é um filósofo, poeta e escritor romeno, inicialmente de língua romena, depois de língua francesa desde 1949, quando o seu primeiro livro escrito directamente em francês, Précis de décomposition, foi publicado. Para Emil Cioran, não é apenas uma questão de compreender ou saber, mas de sentir todas as vicissitudes da existência humana. Na solidão, na privação material e nesta retirada do entretenimento moderno, estabelece-se então uma abordagem filosófica e espiritual comparável ao ascetismo proposto pelo budismo. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • O conceito de perfectibilidade na pedagogia Jean-Jacques Rousseau - cover

    O conceito de perfectibilidade...

    Ana Lúcia Koga

    • 0
    • 0
    • 0
    Devido à Pandemia de 2020 (COVID-19), enfrenta-se uma crise econômica, social, cultural em escala mundial e, ao adaptar-se, o processo de comercialização, a educação e os contatos interpessoais tornaram-se praticamente virtuais. Esta obra propõe um olhar sobre a capacidade do ser humano de adaptar-se e de aperfeiçoar-se de acordo com as adversidades da vida, que Jean-Jacques Rousseau (Pai da Pedagogia) apresenta-nos em seu projeto pedagógico. Como o núcleo de seu pensamento repousa na capacidade de sociabilidade do ser humano, mostra-nos o caráter ambíguo de perfectibilidade: a corrupção que diz respeito aos vícios e à incapacidade do ser humano de aperfeiçoar-se e, como antítese, a perfectibilidade seria uma ação em direção à virtude e à justiça, derivada da elevação do amor-próprio, resultado da tensão entre o amor de si e o amor próprio. Essa última aparece como uma possibilidade de formação humana ideal, em todas as dimensões, para formar um homem virtuoso com autonomia política, mas também como uma alternativa ao processo de "desnaturação", com o entrelaçamento da educação e a política, para se alcançar uma construção de sociedade ideal.Rousseau diz: "[...] dos primeiros movimentos do coração erguem-se as primeiras vozes da consciência, e como nascem as primeiras noções do bem e do mal dos sentimentos de amor e de ódio; mostraria que justiça e bondade não são apenas palavras abstratas, meros seres morais formados pelo entendimento, mas verdadeiras afecções da alma iluminadas pela razão." (ROUSSEAU, 1995, p. 309).
    Show book
  • Dimensões humanas saberes e processos na educação superior - Ciências Contábeis na complexidade e na integralidade - cover

    Dimensões humanas saberes e...

    Ana Maria Gonçalves de Sousa

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro aborda o processo educacional superior conjugando as dimensões da natureza do ser humano através de incentivos, pesquisas, exemplos reais e simulações, argumentos comprobatórios e reflexivos, tendo-se como referência o curso de Ciências Contábeis. Os autores provocam e argumentam sobre o que está posto no curso para refletir, aprender e auxiliar no constructo dos discentes e docentes diante da complexidade tão presente em pleno século XXI.Organizado em nove partes, inicia-se com a identificação, trajetórias, perspectivas e expectativas dos discentes em relação à educação, aprendizagem e futuro. A Parte 2 aponta a trajetória e as práticas didático-pedagógicas utilizadas pelos docentes. A Parte 3 fornece uma proposta curricular modular e por competências. A Parte 4 trata da avaliação externa. A Parte 5 discute a dimensão ética geral e profissional. Segue-se, na Parte 6, retomando o transcendental do ser humano. A Parte 7 expõe a qualidade de vida conectada à saúde, ao esporte e ao lazer. A Parte 8 polemiza a educação ambiental e o comportamento ecológico, e a Parte 9 apresenta um relato de experiência educacional diante da Covid-19.É nesse vértice que as temáticas emergem de maneira a resgatar o que já se sabe, ao desconstruir o que se imagina e, nesse contexto, vir a reformular o processo educacional norteado pela Teoria da Complexidade, embora ciente das limitações: "o todo não é tudo". Eis a contribuição dessa obra, que é indicada para toda a comunidade acadêmica.
    Show book
  • O apelo de Shirin Ebadi ao mundo - Este nao é o significado que o profeta pretendia transmitir - cover

    O apelo de Shirin Ebadi ao mundo...

    Shirin Ebadi

    • 0
    • 0
    • 0
    Shirin Ebadi, iraniana, muçulmana, jurista e Prémio Nobel da Paz sabe bem o que são a violência, a opressão e o terrorismo: sofreu-os na própria pele. Mas toda essa vivência só contribuiu para a transformar numa defensora dos direitos humanos e numa ativista pela paz e pela estabilidade. As suas armas são as suas palavras. Porque só elas podem convencer as pessoas de que a religião não pode ser usada como justificação para o assassínio e a opressão.
    Show book