Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O romance na modernidade - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

O romance na modernidade

Thaís Rodegheri Manzano

Publisher: Terceiro Nome

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A evolução do romance até ele virar do avesso.
 
Na sua caminhada rumo ao que é hoje, o romance foi reunindo marcas de cada momento – da sociedade, da cultura, dos valores, da revolução, da ciência. Foi com um olhar atento a esses movimentos e ao impacto que tiveram no pensar, sentir e criar dos grandes escritores que Thais Rodegheri Manzano, professora de História da Literatura na FAAP (SP), construiu os 18 ensaios que constituem este livro. Como pano de fundo está a ideia de que cada obra é, também, fruto de suas circunstâncias. 

Pilares da literatura como Henry James, Thomas Mann, Virginia Woolf, Albert Camus, William Faulkner e Samuel Beckett são pontos de parada de sua viagem pela história do romance nos últimos 100 anos. A construção dos personagens, o papel do narrador, o pêndulo entre realidade e ficção e a influência do mundo concreto à volta dos escritores vêm à tona em obras-primas como A Taça de ouro (James), Orlando (Woolf), O som e a fúria (Faulkner), O leopardo (Lampedusa), Auto de fé (Canetti), A peste (Camus), Os Buddenbrook (Thomas Mann), a trilogia Molloy, Malone Morre e O inominável (Beckett), para citar apenas alguns dos textos analisados neste volume. 

Na introdução, a autora – que há mais de 30 anos trabalha com o tema em seu dia a dia – conta a evolução do romance em sua história recente, desde o surgimento do Naturalismo, passando pela reação que se seguiu com a Decadência e o Simbolismo no Fin de Siècle europeu. Ali, no limiar do século XX, germinou o Modernismo, que virou do avesso os fundamentos do gênero romance.
Available since: 09/28/2020.

Other books that might interest you

  • 200 citações em psicanálise - Recolha as melhores citações - cover

    200 citações em psicanálise -...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Mergulhe profundamente na psicanálise com uma selecção das citações mais inspiradoras dos seus mestres, Sigmund Freud e Carl Gustav Jung. Testemunhar as diferenças entre estas duas figuras principais ajudá-lo-á a compreender a essência da sua disciplina sem cair numa posição doutrinária, e ganhará uma maior compreensão das suas personalidades. Uma grande citação pode encapsular uma grande teia de ideias, pensamentos, reflexões, emoções em poucas palavras. Uma excelente citação exige que o leitor faça uma pausa para contemplar o verdadeiro significado e poesia de algumas palavras. As citações atingem duramente a essência do ser humano, e a citação certa pode ajudar-nos a ver o significado invisível das coisas.
    Show book
  • 100 citações sobre amizade - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações sobre amizade -...

    Various

    • 0
    • 0
    • 0
    De Aristóteles a Haruki Murakami, Nietzsche e Mark Twain a Bob Marley, seleccionámos para si 100 das maiores citações sobre amizade. Aprenderá o seu valor a partir de 100 ângulos diferentes: estes gracejos, observações e pérolas de sabedoria fornecer-lhe-ão inspiração, alimento para o pensamento, e diferentes formas de se relacionar com este conceito essencial. Muito amada mas difícil de definir, excessivamente preciosa mas fugaz e frágil, a amizade tem levado as maiores mentes a tentar formular o seu significado, dar conselhos e ganhar nova compreensão; desfrute destas citações por prazer, melhoramento e gratidão.
    Show book
  • Cristianismo e Espiritismo - cover

    Cristianismo e Espiritismo

    Léon Denis

    • 0
    • 0
    • 0
    Nesta obra, Léon Denis faz uma comparação entre o Cristianismo e o Espiritismo. Por meio do relato histórico da trajetória do Cristianismo, explica a maneira pela qual sua simplicidade foi esquecida, como a prática mediúnica e a tese reencarnacionista foram abolidas e como os rituais estabeleceram-se no culto cristão.
    Show book
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo - cover

    O Evangelho Segundo o Espiritismo

    Allan Kardec

    • 0
    • 0
    • 0
    A explicação das máximas morais do cristo, sua concordância com o espiritismo e sua aplicação nas diversas situações da vida.
    Show book
  • Fábulas volume 2 - cover

    Fábulas volume 2

    Aesop Aesop

    • 0
    • 0
    • 0
    Esopo é um lendário autor grego, que teria vivido na Antigüidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.As Fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine.Fabulista grego do século VI a.C.. O local de seu nascimento é incerto — Trácia, Frígia, Etiópia, Samos, e Sardes todas clamam a honra. Eventualmente morreu em Delfos. Na verdade, todos os dados referentes a Esopo são discutíveis e trata-se mais de um personagem lendário do que histórico.A única certeza é que as fábulas a ele atribuídas foram reunidas pela primeira vez por Demétrio de Falero, em 325 a.C.. 
     
    Esopo teria sido um escravo, que foi libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. Ao que tudo indica, viajou pelo mundo antigo e conheceu o Egito, a Babilónia e o Oriente. Concretamente, não há indícios seguros de que tenha escrito qualquer coisa. 
     
    Entretanto, foi-lhe atribuído um conjunto de pequenas histórias, de carácter moral e alegórico, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais. Na Atenas do século V a.C., essas fábulas eram conhecidas e apreciadas. 
     
    As fábulas que lhe são atribuídas sugerem normas de conduta que são exemplificadas pela ação dos animais (mas também de homens, deuses e mesmo coisas inanimadas). Esopo partia da cultura popular para compor seus escritos. Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo, em suas fábulas, era mostrar como os seres humanos podiam agir, para bem ou para mal.Assim como Homero, as fábulas de Esopo faziam parte da tradição oral dos gregos, por isso não foram escritas pelo seu suposto autor. Mais de duzentos anos depois da suposta morte de Esopo é que as fábulas foram reunidas e escritas. 
     
    (Adaptado da wikipedia por Vicente)
    Show book
  • Este Ano Vais Ser o Melhor Aluno! 'Bora lá? - cover

    Este Ano Vais Ser o Melhor...

    Jorge Rio Cardoso

    • 0
    • 0
    • 0
    Não há mais desculpas para os maus resultados escolares.
     Estudar não tem de ser um martírio. Este livro apresenta as técnicas necessárias para se poder ser o melhor aluno, ajudando a fazer do estudo uma actividade aliciante. 
     Neste livro são propostas técnicas de estudo diferenciadas, para que estudar seja uma actividade menos complexa e aborrecida e mais gratificante.
    Este livro procura fomentar métodos e hábitos que, uma vez enraizados, serão essenciais ao longo da vida.
    Um livro para alunos do 2.º ciclo até ao fim do ensino secundário
    O autor identifica as principais origens dos maus resultados e apresenta formas práticas de resolução de cada um dos problemas
    O autor é conselheiro de inúmeras escolas do país, onde profere sessões com alunos, pais e professores, com vista à melhoria dos resultados e atitudes
    O seu inovador método de estudo «Ser Bom Aluno – ‘Bora lá?» tem tido um êxito assinalável, com melhorias de resultados na ordem dos 30 %
    Show book