Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A música na educação infantil como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A música na educação infantil como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem

Sylvia Regina Pereira Storniolo

Publisher: Autografia

  • 0
  • 2
  • 0

Summary

O objetivo do estudo foi de averiguar qual a importância da música para o processo de ensino-aprendizagem, na educação infantil. Objetivou-se também identificar a importância da música para a criança, investigar como a música facilita o aprendizado das crianças e planejar e contextualizar o fazer musical, articulando-o às demais áreas do conhecimento.
O trabalho de monografia se baseou em pesquisa bibliográfica e foi organizado em dois capítulos.
No primeiro capítulo, buscou-se expor alguns aspectos do processo de aprendizado da criança sob a ótica de Vygostky e a teoria de Gardner, com enfoque no que ele denominou “inteligência musical”. O objetivo foi traçar um cenário para contextualizar a discussão sobre como a música pode contribuir para o aprendizado da criança.
No segundo capítulo, expõe-se como se efetiva o uso da música na educação infantil, tema do presente estudo.
Available since: 01/23/2017.

Other books that might interest you

  • Em torno da imagem e da memória - cover

    Em torno da imagem e da memória

    Elcio Loureiro Cornelsen

    • 0
    • 0
    • 0
    'Os diversos ensaios que compõem o presente volume, 'Em torno da imagem e da memória', organizado por Elcio Cornelsen, Elisa Amorim e Gonzalo Leiva Quijada, transitam entre diversas expressões artísticas como a pintura, o cinema, a literatura, o desenho, a colagem e, sobretudo, a fotografia, seja enquanto retrato, registro documental, ou enquanto refotografia, fotopintura, fotografia pós-morte e pictorialismo. Assim, nos textos que procuram estabelecer relações entre imagem e memória na arte contemporânea, o que se observa predominantemente é o caráter híbrido da imagem apresentada pelos artistas, o seu caráter intermediático, que se configura na fronteira entre as diversas linguagens. Já nos ensaios que se voltam para as imagens de eventos traumáticos, ou que se voltam para a busca do que resta do passado no presente, evidencia-se o caráter de resistência da arte: resistência contra o horror, contra o trauma, contra a ausência e, sobretudo, resistência à política do esquecimento. Assim, este livro apresenta ao leitor o olhar múltiplo e instigante de diversos pesquisadores, artistas e escritores, em diálogo com alguns dos pensadores e filósofos indispensáveis para que se reflita o presente e para que se possa vislumbrar os rastros do passado que sobrevivem e insistem nos tempos atuais.'
    Show book
  • Love - amadurecimento emocional através da vida - cover

    Love - amadurecimento emocional...

    Zélia Chaves

    • 0
    • 0
    • 0
    Em "Love – amadurecimento emocional através da vida", Zélia Chaves descreve o caminho de desenvolvimento interior por si percorrido. Fala-nos da importância de compreender a nossa própria história de modo a alcançar a verdade inerente a cada um de nós e viver de forma plena e clara em comunhão com a nossa autenticidade. Acompanhamos esta transformação, pautada por um conjunto de experiências e desafios que conduziram ao ressurgir de uma nova perceção e consciência, aliada à prática meditativa e criativa. Segundo a autora, este livro foi escrito como um diálogo consigo mesma, que agora partilha com o leitor na esperança de que possa constituir um instrumento valioso para aqueles interessados em experienciar uma vivência mais significativa no mundo.
    Show book
  • Apreciação de pinturas chinesas famosas - Pintura de flores e pássaros da Dinastia Song - cover

    Apreciação de pinturas chinesas...

    Tom Geng

    • 0
    • 0
    • 0
    A pintura chinesa é uma forma de pintura sobre seda ou papel com pincel umedecido em água, tinta e cor. Ele forma seu próprio sistema no campo da arte mundial. As ferramentas e materiais incluem pincel, tinta, pigmento de pintura chinesa, papel Xuan, seda, etc. Os temas podem ser divididos em personagens, paisagens, flores e pássaros. Com flores e pássaros como tema, este livro inclui principalmente pinturas famosas da pré-Dinastia Qin à Dinastia Song.
    
    A pintura chinesa tem uma forma única de expressão artística. Em termos de conteúdo e criação artística, reflete a compreensão do artista da natureza, sociedade e política, filosofia, religião, moralidade, literatura e arte relacionadas.
    
    A Dinastia Song (960-1279) foi dividida em duas fases: a Dinastia Song do Norte e a Dinastia Song do Sul. A pintura da Dinastia Song entrou nas fileiras da indústria e do comércio de artesanato e estabeleceu um relacionamento mais próximo com mais pessoas. Um grupo de pintores profissionais qualificados vendeu suas obras como commodities no mercado. Já existem lojas profissionais que vendem livros e fotos. O mercado de caligrafia e pintura tem sido próspero e desenvolvido. As obras de caligrafia e pintura deste período também têm as características da época.
    
    Com flores e pássaros como tema, este livro contém principalmente as famosas pinturas de flores e pássaros da Dinastia Song. Cada um deles é uma obra-prima transmitida de geração em geração. Vale a pena assistir e coletar.
    
    
    Comentários do leitor
    
    
    Gosto muito das pinturas da Dinastia Song. Suas pinturas são tão bonitas. Cada pintura e caligrafia da Dinastia Song coletada neste livro vale a pena ser observada com atenção. Gosto muito deste livro.
    ——David
    
    Estou muito interessado na cultura chinesa, especialmente na cultura da Dinastia Song. Este livro é muito característico. Inclui pinturas de flores e pássaros da Dinastia Song. É muito profissional e interessante.
    ——Steven
    
    As pinturas deste livro são tão bonitas. Nunca vi tais pinturas. Eles são realmente diferentes.
    
    ——Alexande
    
    
    É difícil imaginar. Eu não posso acreditar. Foi realmente pintado por pessoas há milhares de anos? O que eles pintaram era tão bonito.
    ——Lucas
    
    Gosto muito da cultura chinesa. Este livro é muito útil para eu entender a cultura chinesa. Se você também estiver interessado na cultura chinesa, sugiro que também leia este livro.
    ——Isabella
    
    
    O estilo de pintura deste livro é diferente do que li antes. Acho que pode ser uma pintura única na China. Este livro é realmente uma experiência única para mim.
    ——Madeline
    
    Se você está interessado na cultura oriental, você deve ler este livro. A cultura oriental aqui não se refere apenas à China. Acho que o estilo de pintura de todo o Oriente foi influenciado pela China. Por meio deste livro, você pode ter uma melhor compreensão de toda a cultura oriental.
    ——Liu Qingdong
    Show book
  • Fotodiário - Registro celular do cotidiano - cover

    Fotodiário - Registro celular do...

    Henrique Koifman

    • 0
    • 0
    • 0
    As 100 fotos selecionadas por Henrique Koifman escaparam da febre de filtros que vem criando gênios e feiticeiros dos gadgets. As legendas que acompanham as fotos primam por uma simplicidade elegante, chamando a atenção para o maior talento do autor: o de fino cronista.
    Show book
  • Egberto Gismonti Academia de Danças - Entrevistas a Charles Gavin Som do Vinil - cover

    Egberto Gismonti Academia de...

    Charles Gavin

    • 0
    • 0
    • 0
    'A íntegra das entrevistas de Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro para Charles Gavin e o programa Som do Vinil. As histórias por trás de um dos mais transgressores discos brasileiros, ''Academia de danças'' (EMI, 1974)''O sexto LP de Egberto Gismonti redefiniu a paisagem sonora de toda uma geração, no início dos anos 1970: se você era do rock, ele redirecionava você para o jazz; se você era do jazz, ele levava você para MPB; se você era da MPB, ele lhe recomendava a música clássica; se você era da música clássica, ele reenviava você direto pro rock — um moto contínuo.  Sou um dos que deve muito a este disco e à obra de Egberto Gismonti — Academia de Danças é um divisor de águals — realinhou a percepção, balanceou os ouvidos e derrubou barreiras, preconceitos e padrões que a cultura pop e seus respectivos veículos erguem, que nos impediam de seguirmos livres ideologicamente. '' Charles Gavin'
    Show book
  • Corpo Intruso - uma investigação cênica visual e conceitual - cover

    Corpo Intruso - uma investigação...

    Estela Lapponi

    • 0
    • 0
    • 0
    Você já se sentiu intrusa em algum lugar? Sentiu que, por algum motivo, sua presença provocou assunto, despertou curiosidade ou mesmo estranheza? Corpo Intruso é o que não está convidado. O que não é visto como parte. O que pode ser indigesto ao mesmo tempo que pode ter certo humor.Corpo Intruso, de Estela Lapponi, versa sobre a presença "não autorizada" - por quem?! - e, por isso, é transformadora. A partir da sua trajetória de atriz para artista DEF, a autora conta como o AVC, sofrido em plena cena, transformou não só sua  maneira de viver (n)o mundo e (n)a arte, como mostra a potência que é abandonarmos padrões e verdades coloniais. Como é potente nos permitirmos o desafio e deixarmos que as mudanças ocorram. Aticem. Explodam. E mudem os eixos. Sim, tudo no imperativo e no presente, porque o futuro é hoje e é urgente a constante evolução.Corpo Intruso chegou sem avisar, se impôs na carne quando a artista viveu em terras estrangeiras e se desdobrou em práticas artísticas nas diversas linguagens - performance, workshop, intervenção, palestra, curta-metragem - produziu pensamento, inventou Zuleika Brit, que virou verbo – zuleikar! – criando um modo descolonizado de existir - ¡Zuleikate!Corpo Intruso agora é livro. Essas faixas que agora estão em seus ouvidos são um convite de Estela a ressignificar e enxergar a estética própria e única da Arte produzida pelo corpo DEF (Pessoa com Deficiência).
    Show book