Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Intertextualidades Visuais - cover

Intertextualidades Visuais

Sandra Regina Ramalho E Oliveira, Airton Jordani Jardim Filho

Publisher: Estação das letras e cores editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este livro consiste em uma coletânea que reúne artigos escritos e/ou publicados de 2015 a 2020, dispersos em anais de congressos ou revistas científicas, todos eles textos nem sempre acessíveis aos professores, historiadores e teóricos de arte, designers, fotógrafos, ilustradores, jornalistas, enfim, todos os profissionais da visualidade a quem estes esforços acadêmicos se destinam. Há um manancial disponível para se trabalhar nas salas de aula tendo como eixo as intertextualidades, ou para fazer a autocrítica do trabalho pessoal de outros profissionais. São estudos que permitem estabelecer correlações entre diferentes momentos históricos das representações visuais, bem como entre produções provenientes das mais diversas culturas, até para poder enxergar melhor suas semelhanças e diferenças e remete-las para seus respectivos contextos. E aceitam, igualmente, a análise e a reflexão sobre imagens do cotidiano, úteis tanto para mostrar que não só de museus vive o homem, como para se perceber que as questões formais, porta de entrada para a apreensão da visualidade, estão presentes sem preconceitos tanto na arte quanto nas imagens da chamada cultura visual. Entretanto, trata-se de sugestões, são referências que cada profissional relacionará com seus objetivos, criando aplicações e metodologias de acordo com o perfil de seus interlocutores, ou seja, seu público-alvo. Como os esforços desenvolvidos pioneiramente no nosso país, com fundamentos teóricos sobre leitura de imagens, a proposta da publicação Intertextualidades Visuais também é aberta e está em permanente construção, em cumplicidade com as(os) profissionais que se expressam em linguagens visuais.

Other books that might interest you

  • Bikes 100 Gente - cover

    Bikes 100 Gente

    Levindo Carneiro

    • 0
    • 0
    • 0
    Fotografias de Bicicletas em cidades pequenas e grandes no Brasil
    Show book
  • Kit Ritmos no Violão - Aprenda 33 Ritmos e 64 Batidas no Violão - cover

    Kit Ritmos no Violão - Aprenda...

    Marco Bertaglia

    • 0
    • 0
    • 0
    APRENDA A TOCAR FACILMENTE 33 RITMOS E 64 BATIDAS NO VIOLÃO!Com o Kit Ritmos no Violão você vai aprender como tocar as Batidas, Ritmos e Dedilhados de músicas Nacionais, Internacionais, Sertanejas e Gospel.Aprenda com Vídeo-Aulas práticas e completas!Treine as batidas junto com Áudios em MP3.Saiba como é a Escrita Musical dos ritmos e batidas com todos os detalhes: na pauta, cifras e tablatura.Tudo isso através de uma didática simples e prática, pra você aprender a tocar violão de forma fácil e rápida!
    Show book
  • Arte e sustentabilidade Ed 05 - Enfeites de maternidade - cover

    Arte e sustentabilidade Ed 05 -...

    Criarte

    • 0
    • 0
    • 0
    A revista Coleção Mega Artesanato Arte & Sustentabilidade ed.05 da CS Editora vem com temas muito solicitados pelos leitores: lembrancinhas e enfeites de maternidade e decoração de Natal. Também foram muitos os pedidos para que ensinássemos a fazer fuxico, bonecas e muitas outras técnicas bem legais que apresentaremos nas próximas edições. São tantas peças e criações tão bonitas que até para montar a pauta da revista ficamos indecisos, pois dá vontade de publicar tudo de uma só vez. Mostrar para o público o que as nossas queridas e amigas artesãs têm de melhor, o seu trabalho e o amor que colocam em cada uma de suas criações.
    Falando em criação, confesso que fiquei verdadeiramente apaixonada pelas peças que estão publicadas nesta edição, muito lindas, coloridas e alegres. E uma me chamou muito a atenção, a fofucha articulada com patinete da Vanessa Barbosa – um verdadeiro charme e que vai conquistar corações!
    E que tal passar o Natal e o ano-novo com uma nova decoração de paredes que é um show? Também trouxemos algumas receitas natalinas sustentáveis para você reaproveitar os alimentos, economizar e ainda ajudar o meio ambiente.
    Espero que você curta esta edição, garanto que a nossa equipe se divertiu bastante!
    Show book
  • No Sobe e Desce das Marés - Areias animais humanos oceano e praias em Alagoas-Brasil - cover

    No Sobe e Desce das Marés -...

    Levindo Carneiro

    • 0
    • 0
    • 0
    Fotografias do litoral de Alagoas, cm seus animais, areias, humnos, etc.
    Show book
  • Trabalho artístico e técnico na indústria cultural - cover

    Trabalho artístico e técnico na...

    Maria Aparecida Alves, Patrícia...

    • 1
    • 1
    • 0
    Este compilado com 14 artigos é resultado de pesquisas, estudos e reflexões elaboradas em diferentes perspectivas que informam a singularidade da materialidade das relações de trabalho observadas nesse campo de pesquisa, sobretudo em países latino americanos. 
    
    Dividido em 03 partes, sendo a primeira composta por oito artigos que analisam as relações e condições de trabalho no Brasil e na Argentina, em teatros públicos e estatais, bem como no trabalho intermitente observado em casas de shows, na produção audiovisual e na representação do trabalho em filmes contemporâneos que privilegiam o jovem nesse universo.
    
    A relação entre trabalho artístico e formação profissional é analisada em três artigos, em perspectivas diferentes. Assim, questões relacionadas à relevância das igrejas evangélicas (DE PAULA) e das Ongs (DOS REIS) na formação de músicos dialogam com as condições de trabalho do artista na carreira docente em uma instituição científica e pública (ARRUDA).
    
    Na terceira parte três artigos evidenciam questões metodológicas que informam o estreito diálogo entre o campo do trabalho artístico e dois outros universos de pesquisa: o trabalho no desenvolvimento de vídeo jogos (ZANGARO E MIGUEZ), no universo do jornalismo (FIGARO) e no artesanato (KELLER).
    Show book
  • A Cidade de Pedra: - Leone Lonardi e os marmoristas italianos em Porto Alegre - cover

    A Cidade de Pedra: - Leone...

    Regina Zimmermann Guilherme

    • 0
    • 0
    • 0
    A trajetória profissional de Leone Domenico Lonardi e dos diversos escultores marmoristas que atuaram em Porto Alegre, desde o final do século XIX até meados do século XX, é contada aqui a partir de uma exaustiva pesquisa em fontes diversas, em que o acervo documental da família Lonardi e os jornais tiveram maior destaque. Baseada nos métodos da micro-história, a autora realizou pequenas biografias dos indivíduos que estiveram presentes na rede de sociabilidade de Leone Lonardi, a fim de entender as cadeias migratórias que trouxeram esses profissionais qualificados para Porto Alegre, além de suas estratégias de mobilidade, de sobrevivência e de inserção na nova sociedade. Por outro lado, a autora analisa também as influências desses imigrantes na nova sociedade, ou seja, as suas contribuições culturais que refletiram no desenvolvimento urbano de Porto Alegre.
    Show book