Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Constituição e Cidadania - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Constituição e Cidadania

Ruth Maria Chittó Gauer

Publisher: Livraria do Advogado Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O problema chave do livro diz respeito à cidadania, à compreensão do papel institucional e das percepções do mundo político e social descrito nas falas de alguns constituintes de 1823 e, em especial, nos discursos de Silva Lisboa (visconde de Cairu). O triunfo do constitucionalismo iniciado em 1776 com a matriz americana, seguida da Constituição francesa de 1791, espalha-se rapidamente pela América, chegando ao Brasil ainda nos finais do século XVIII.  E esta onda continuou a propagar-se, com a revolução que levou à Constituição de Cádis (1812) – movimento que teve fortes repercussões na América Central e do Sul – e, depois, com a revolução vintista em Portugal, iniciada, recorde-se, com o propósito de constitucionalizar o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, agora à luz do princípio, já consignado na Declaração dos Direitos do Homem (1789), nas Constituições francesa de 1791 e espanhola de 1812, segundo o qual “a soberania reside  essencialmente  em  a  nação”.
Available since: 02/21/2019.

Other books that might interest you

  • Educação Profissional e Tecnológica Pública: Relatos de Experiências - cover

    Educação Profissional e...

    Darlene Vieira, Cleibiane Susu...

    • 0
    • 0
    • 0
    A educação profissional e tecnológica é fundamental tanto para atender a demanda por profissionalização quanto para suprir as necessidades sociais de formação de profissionais que a sociedade requer. As práticas interventivas nesse âmbito assumem, por conseguinte, grande relevância e ganham destaque por contribuírem para sanar dificuldades de aprendizagem dos discentes, incentivando a qualidade, a criatividade, entre outras características essenciais para a atuação dos futuros profissionais no mercado de trabalho. As experiências nessas áreas ganham uma importância fundamental para refletir, repensar, socializar, as práticas interventivas existentes. O livro organizado por Darlene Vieira, Cleibiane Peixoto e Cleiliane Peixoto tem o mérito de unir reflexões e experiências sobre essa temática. As experiências realizadas no âmbito do Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – Docente EPT, do Instituto Federal de Goiás, são resgatadas aqui sob a forma de relatos que buscam promover reflexões sobre essa temática e instigar novas experiências e aprendizagens nesse processo.
    Show book
  • Empreendedorismo: dicas & desafios - cover

    Empreendedorismo: dicas & desafios

    André Prado

    • 0
    • 0
    • 0
    Quando o assunto é empreendedorismo, alguns logo pensam em líderes notáveis, como: Elon Musk (Tesla), Jeff Bezos (Amazon), Larry Page e Sergey Brin (Google), Mark Zuckerberg (Facebook), Mary Kay Ash (Mary Kay), Joy Mangano (Ingenious Designs), Michael Dell (Dell), Bill Gates (Microsoft) e Steve Jobs (Apple), entre outros. No Brasil surgem à mente figuras célebres, como: Abílio Diniz (Pão de Açúcar), Silvio Santos (SBT), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Jorge Paulo Lemann (3G Capital), Alexandre Costa (Cacau Show), Cleusa Maria (Sodiê), Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim) e assim por diante. Todavia, existem muitos empreendedores anônimos espalhados em diversas localidades do mundo, atuando em empresas de menor porte com valiosa contribuição para a geração de empregos, renda e Produto Interno Bruto (PIB). Uma pessoa empreendedora pode inclusive atuar na economia informal ou trabalhar para uma organização. Embora ocorra em alguns casos, nem sempre quem empreende estará entre as pessoas mais ricas do mundo e tampouco terá todos os empreendimentos bem-sucedidos. Todavia, empreendedores são hábeis em desmontar operações que não dão resultados para criar novos negócios a partir de oportunidades que surgem. O que mais se destaca é o fato de que as mentes empreendedoras possuem um estado de espírito capaz de produzir mudanças positivas nas empresas e até mesmo na vida das pessoas que se relacionam direta ou indiretamente com este contexto.
    Show book
  • Lei de Parcelamento do Solo Comentada : aprovação de loteamentos convencionais ou de acesso controlado e condomínios de casas ou lotes - cover

    Lei de Parcelamento do Solo...

    Jamilson Lisboa Sabino

    • 0
    • 0
    • 0
    Comentamos a Lei de Parcelamento do Solo Urbano, Lei nº 6.766/79, artigo por artigo, conforme a interpretação doutrinária e jurisprudencial. Conceituamos parcelamento do solo, loteamento, desmembramento, desdobro, condomínio de casas e condomínio de lotes. A definição de perímetro urbano, zona urbana, zona de expansão urbana, zona de urbanização específica. A exigência de áreas públicas no projeto de loteamento ou condomínio e a desafetação e alienação dessas áreas. O projeto de aprovação de loteamentos e condomínios, o licenciamento ambiental, o registro no Cartório de Imóveis, são abordados detalhadamente. Os contratos celebrados entre o loteador e os adquirentes possuem uma nova ordenação jurídica com as alterações implementadas na lei e são criteriosamente explicados.
    Show book
  • Biotecnologia ao serviço da cannabis: genética e fitomelhoramento - cover

    Biotecnologia ao serviço da...

    Pharmacology University

    • 0
    • 0
    • 0
    Nos últimos anos, numerosas pesquisas têm sido incentivadas a fim de descobrir a importância da espécie Cannabis sativa para o controle de diferentes doenças do sistema imune e nervoso, graças a isso, foi considerada a implementação da biotecnologia vegetal para o melhoramento da produção de canabinoides, que até agora, têm gerado excelentes resultados para a multiplicação e potencialização genética desta planta medicinal. 
    	Neste incrível audiolivro, convidamos você a conhecer as diferentes técnicas de melhoramento genético no cultivo de cannabis, desde as metodologias mais tradicionais até avanços tecnológicos de última geração na clonagem de variedades com características desejadas. 
    	Além disso, você encontrará os conceitos gerais de herança e diferentes pesquisas relacionadas ao uso de marcadores moleculares para a construção do genoma da cannabis e as principais variedades das espécies que você pode encontrar atualmente. 
    Se estiver interessado em aprender mais sobre o fitomelhoramento e os avanços genéticos na planta de cannabis, o convidamos a conhecer este audiolivro que a Pharmacology University traz para você.
    Show book
  • Como Estudar - cover

    Como Estudar

    Ricardo Garay, Silvia Strufaldi

    • 0
    • 0
    • 0
    Audiobook que se propõe a ajudar alunos a estudar de uma forma mais fácil e eficiente. Com este guia você poderá se preparar melhor para prestar exames, por exemplo. Este guia oferece técnicas e informações para preparação, a busca de resultados, um método de estudo e memorização, oferece ainda fontes de recursos e orientações, mais dezenas de dicas valiosas. Seus estudos serão sua fonte de satisfação e sucesso, independente de se estuda numa escola ou universidade. Seu guia de referência e consulta.
    Show book
  • Os direitos metaindividuais e a sua tutela por meio da ação civil pública - cover

    Os direitos metaindividuais e a...

    Alexandre Mota Brandão de Araújo

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste livro são estudadas características centrais dos direitos metaindividuais, sua natureza jurídica, assim como a legislação, a doutrina e a jurisprudência mais abalizadas aplicáveis à espécie. Por inequívoca correlação com o tema, são estudadas as principais normas processuais integrantes do denominado microssistema processual coletivo, notadamente a ação civil pública, para a tutela judicial dos direitos metaindividuais.
    Show book