Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Mortos que constroem cidades - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Mortos que constroem cidades

Ronald Lopes

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este livro tem por objetivo analisar os sepultamentos e cemitérios da vila de São João Batista de Nova Friburgo a partir de 1818 e no decorrer do século XIX. Em 1819 ocorreu a primeira leva de imigrantes suíços de maioria católica, liderada por um padre e marcada pela presença minoritária de evangélicos/reformados,cuja maioria foi convertida ao catolicismo após pressões das autoridades eclesiásticas locais, mantendo as estruturas da vila como católicas, inclusive o cemitério. Alguns que não se submeteram conseguiram construir seu próprio espaço de sepultamento, em geral, no terreno onde haviam vivido. Com a chegada da segunda leva de imigrantes - agora germânicos de maioria evangélico-luterana liderada por um pastor reformado –, em 1824, houve tensões e conflitos entre os dois líderes espirituais, em especial, quando o pastor realizou rituais fúnebres que se desdobraram na criação do primeiro cemitério evangélico na área urbana da vila. A pesquisa teve como suporte uma variada documentação,composta por: diários de imigrantes, correspondências e ofícios entre as autoridades locais e imperiais, vasta bibliografia. Além destas, foram utilizados livros de óbito, casamento e batismo para obter informações sobre as práticas fúnebres católicas e evangélicas. A partir da investigação, foi possível constatar que a concorrência de diferentes confissões religiosas cristãs numa mesma região produziu considerável liberdade para obter opções de sepultamentos, cemitérios e diferentes vivências da morte mediadas por rituais fúnebres antagônicos.
Available since: 05/28/2020.

Other books that might interest you

  • Cativos na província de Santa Cruz - Trechos selecionados de "História da província de Santa Cruz" de Pero de Magalhães Gandavo - cover

    Cativos na província de Santa...

    Pop Stories, Pero de Magalhães...

    • 0
    • 0
    • 0
    Nesta seleção de textos do livro "História da província de Santa Cruz", Pero de Magalhães Gandavo oferece ao leitor uma amostra da crueldade com que os índios tratavam os inimigos capturados, com ênfase no canibalismo. Descritos com detalhes, os rituais surpreendes pelos requintes, como, por exemplo, a defumação de pernas e braços, para serem consumidos ao longos dos meses após a morte do cativo.
    Show book
  • A Comuna Revolucionária - cover

    A Comuna Revolucionária

    Karl Korsch

    • 0
    • 0
    • 0
    A Comuna de Paris de 1871 foi o evento histórico mais importante para a luta operária do século 19. Desde Marx, diversos marxistas escreveram sobre essa primeira experiência de revolução proletária inacabada. Os dois ensaios de Karl Korsch sobre a Comuna Revolucionária apontam para uma análise crítica da interpretação de Marx a respeito dessa experiência histórica. A tradução e resgate desses textos são importantes não apenas por retomar a discussão sobre a Comuna de Paris e a interpretação de Marx ao seu respeito, mas também por ajudar a situar o pensamento de Korsch e sua evolução intelectual, o que é facilitado pelo prefácio de Nildo Viana, que contextualiza e realiza uma análise crítica do pensamento e da interpretação de Korsch.
    Show book
  • Kit Ritmos no Violão - Aprenda 33 Ritmos e 64 Batidas no Violão - cover

    Kit Ritmos no Violão - Aprenda...

    Marco Bertaglia

    • 0
    • 0
    • 0
    APRENDA A TOCAR FACILMENTE 33 RITMOS E 64 BATIDAS NO VIOLÃO!Com o Kit Ritmos no Violão você vai aprender como tocar as Batidas, Ritmos e Dedilhados de músicas Nacionais, Internacionais, Sertanejas e Gospel.Aprenda com Vídeo-Aulas práticas e completas!Treine as batidas junto com Áudios em MP3.Saiba como é a Escrita Musical dos ritmos e batidas com todos os detalhes: na pauta, cifras e tablatura.Tudo isso através de uma didática simples e prática, pra você aprender a tocar violão de forma fácil e rápida!
    Show book
  • Silenciosa Algazarra - Reflexões sobre livros e práticas de leitura - cover

    Silenciosa Algazarra - Reflexões...

    PUCPRESS, Ana María Machado

    • 0
    • 0
    • 0
    Silenciosa algazarra traz à baila ensaios escritos por Ana Maria Machado para apresentações em palestras, colóquios, seminários e congressos. O fio condutor que perpassa o livro, dando unidade a esses textos, é a importância da literatura e do hábito da leitura. Com base em suas vivências, Ana Maria Machado discorre sobre temas diversos que englobam o universo da leitura, promovendo a reflexão e facilitando, inclusive, a identificação de insights para a formação educacional. Trata-se, portanto, de um convite aos leitores para se aventurar em diferentes narrativas, visando à ampliação do repertório cultural e à ressignificação/construção de novas pontes do conhecimento.
    Show book
  • O romance da violência - sociologia das metamorfoses do romance policial - cover

    O romance da violência -...

    José Vicente Tavares dos Santos

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro percorre uma genealogia da crítica literária e sociológica do romance policial. O livro segue um percurso analítico que vai de Charles Baudelaire até autores latino-americanos atuais. Descreve o romance do enigma, de Edgar Allan Poe a Conan Doyle; o romance hard-boiled, ou roman noir, de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, nos Estados Unidos dos anos de 1930; e o polar, na França, na Suécia e em outros países, a partir dos anos de 1960.Uma morfologia de um novo gênero literário, o romance da violência na Era da Mundialização das Conflitualidades, é aqui esboçada: a universalização do romance policial e do romance da violência. Múltiplas faces da crítica da sociedade contemporânea. Convidamos o leitor a comparar as análises aqui presentes com suas próprias experiências de leitura e seguir esta aventura sociológica, do enigma ao mistério.Compreender uma certa cultura da violência presente na América Latina é necessário para que se possa construir uma cultura da paz. Este livro é um estudo em Sociologia do Romance e tem como objeto o romance da violência na América Latina. O leitor encontrará análises de obras do realismo mágico que tiveram ditadores como personagens até romances de escritores contemporâneos como Carlos Fuentes (1928-2012) e Elmer Mendoza (1949-), do México; Ernesto Mallo, da Argentina (1948-); Fernando Vallejo (1942-), Jorge Franco (1962-) e Laura Restrepo (1950-), da Colômbia; e Rubem Fonseca (1925-2020) e Luiz Alfredo Garcia-Roza (1936-2020), do Brasil. Os romances aqui trabalhados permitem a identificação das figurações sobre a violência na modernidade tardia. Ainda que partindo dos elementos do romance policial (desde a novela do enigma ao roman noir dos anos de 1930 e o polar dos anos de 1960), a hipótese sustenta que está se configurando um novo gênero literário.
    Show book
  • América Latina em movimento - Nucleas 15 anos de latinidade - cover

    América Latina em movimento -...

    Alexis T. Dantas, Maria Teresa...

    • 0
    • 0
    • 0
    Livro que celebra os 15 anos do Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS) e sua função de núcleo de estudos e pesquisas voltado para os estudos sobre América Latina e Caribe, destacando-se os problemas relativos ao Brasil. Organizado como espaço multidisciplinar de ensino e pesquisa integrado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atende à academia e à comunidade do Rio de Janeiro.
    Show book