Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Trauma: - uma visão multidisciplinar - cover

Trauma: - uma visão multidisciplinar

Ricardo Breigeiron

Publisher: EDIPUCRS

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este terceiro volume da Acta Medica segue a tradição da Escola de Medicina da PUCRS de estimular a curiosidade científica e o apreço pelo primor técnico, baseado na atualização constante do conhecimento médico entre os nossos estudantes.
Os capítulos versam sobre temas variados ligados ao atendimento do trauma, inovando no sentido de que se reuniram áreas de atuação diversas, desde as ciências básicas até o atendimento especializado.
Este livro é resultado final do trabalho dedicado das Ligas Acadêmicas da Escola de Medicina, agremiações voluntárias de alunos e professores que se dedicam ao estudo de temas ligados às especialidades médicas ou a áreas de conhecimento específico das
Ciências da Saúde.

Other books that might interest you

  • Neurociência e transtornos de aprendizagem - cover

    Neurociência e transtornos de...

    Marta Pires Relvas

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro pode ser indicado a profissionais da educação, pais e todos os responsáveis pelo processo de educar pessoas, conhecendo as dimensões que o humano possui em aprendizado. A obra pretende mostrar como a Neurociência pode ser aplicada em sala de aula, pelo funcionamento dos estímulos cerebrais, com o objetivo de criar vínculos e conquistas solidárias no cotidiano, por meio da observação, interação e acolhida a todos que aprendem.
    Show book
  • A vida entre o essencial e o supérfluo - cover

    A vida entre o essencial e o...

    Pe. José Erimatéia

    • 0
    • 0
    • 0
    A Vida Entre o Essencial e o Supérfluo reflete sobre temas importantes referentes ao que é necessário ou excessivo na vida do ser humano, pois a pessoa constantemente beira o essencial e o supérfluo. O livro trata da desvalorização da pessoa humana em favor do lucro de poucos, o que tantas vezes gera o sofrimento de muitos, como, por exemplo, nos desastres ambientais de Minas Gerais (Mariana e Brumadinho), que ceifaram muitas vidas, além de toda a degradação sofrida pela natureza, que precisará de anos para se recuperar, em alguns casos não sendo mais possível a revitalização de rios e matas ciliares. O tema do meio ambiente é visto de maneira sensível, pois é urgente suscitar discussões a este respeito diante de toda a polêmica acerca da Floresta Amazônica. A obra traz ainda o importante Sínodo para a Amazônia realizado pela Igreja Católica.
    Abordam-se também os impactos sofridos pelos ribeirinhos com a construção de hidroelétricas ao longo de rios, sobretudo do São Francisco. A degradação do “Velho Chico” é um fator que gera muita insegurança por parte de autoridades e, principalmente, entre os que sobrevivem de tudo o que ele pode oferecer, pois é a vida dessas pessoas que vivem da pesca e da irrigação ao longo do rio, o qual vem sendo assoreado, poluído e desviado, em muitos trechos, do seu curso natural.
    Outra questão abordada neste volume é a do fenômeno migratório, que vem crescendo de maneira assombrosa nos últimos anos; as causas são variadas: crise política, econômica e de valores, por parte de muitos gestores que governam para si, e não para os que mais precisam: os vulneráveis ou as minorias que são obrigadas a deixar sua pátria. O livro destaca os migrantes sírios e venezuelanos, pois são esses hoje os que mais deixam seus países na busca de refúgio em outras nações.
    Show book
  • Parte 9 - a Economia Cafeeira - cover

    Parte 9 - a Economia Cafeeira

    Maria Auxiliadora Dias Guzzo

    • 0
    • 0
    • 0
    Essa aula reflete basicamente sobre os movimentos sociais ocorridos nas áreas rurais do estado de São Paulo, entre 1889/1930.A economia cafeeira, praticada em moldes capitalistas desde a década de 18
    Show book
  • Marx e os Movimentos Sociais - cover

    Marx e os Movimentos Sociais

    Nildo Viana

    • 0
    • 0
    • 0
    O que Marx tem a dizer sobre movimentos sociais? Segundo alguns, nada. Para outros, teria apenas uma contribuição para a discussão sobre o movimento operário ou então limitada ao século 19. Um conjunto de intérpretes atribui a ele certas considerações sobre os movimentos sociais que seria sua suposta contribuição. A perspectiva da presente obra é distinta: Marx oferece diversas contribuições para uma teoria dos movimentos sociais, desde a metodológica, passando pela teoria da história e do capitalismo, até chegar a alguns apontamentos mais diretos sobre grupos sociais que são base de movimentos sociais. A conclusão é a de que Marx oferece uma inestimável contribuição para a teoria dos movimentos sociais e precisa ser resgatada para fazer avançar tal teoria.
    Show book
  • Promoção da saúde e saúde bucal - Volume 1 - cover

    Promoção da saúde e saúde bucal...

    Fábio Luiz Mialhe

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra é resultado da produção coletiva elaborada por docentes e pesquisadores nas áreas de Educação e Promoção da Saúde e apresenta o propósito de instrumentalizar discentes, docentes e profissionais do campo da saúde bucal com importantes conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento de suas atividades educativas e promotoras da saúde. O presente volume, organizado em duas seções e 25 capítulos, fornece uma visão abrangente de vários aspectos teóricos e práticos envolvidos em tais atividades.
    A primeira seção aborda aspectos teórico-conceituais que amparam os processos educativos e promotores da saúde, como as abordagens educativas em saúde, os determinantes da saúde e dos comportamentos em saúde ao longo do ciclo vital, o letramento em saúde e em saúde bucal, a teoria salutogênica e suas interfaces com a saúde bucal, o capital social e sua relação com a saúde, objetivos de desenvolvimento sustentável e a Promoção da Saúde, a ética da Promoção da saúde.
    A segunda seção explora diversas estratégias utilizadas para educar e promover a saúde bucal, dentre elas, os materiais e métodos educativos, a andragogia para a educação de adultos, o teatro e o psicodrama, a teleodontologia, a educação em grupos, as mídias sociais. Ademais, elucida os principais modelos e as teorias utilizadas nos campos da Educação e da Promoção da Saúde e estratégias psicossociais tais como a entrevista motivacional, a abordagem centrada na pessoa, a estratégia da implementação da intenção e o desenvolvimento de habilidades sociais.
    Trata-se, portanto, de uma obra de referência para todos aqueles que atuam nas áreas de Educação e Promoção da Saúde e suas interfaces com a Saúde Bucal.
    Show book
  • Diálogos entre autoritarismo e democracia no mundo Ibero-americano - cover

    Diálogos entre autoritarismo e...

    Leandro Pereira Gonçalves,...

    • 0
    • 0
    • 0
    Em um momento em que as dimensões do debate político ultrapassam os limites institucionais e auxiliam não só a moldar o próprio campo, mas também a influenciar atitudes e ações humanas, este livro chega em boa hora. Os autores dos textos que o compõem estabelecem, principalmente em torno do diálogo entre autoritarismo e democracia, elementos centrais e marcas da política contemporânea.
    Show book