Instant satisfaction for your thirst for knowledge!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced
A notícia como fábula - realidade e ficção se confundem na mídia - cover

A notícia como fábula - realidade e ficção se confundem na mídia

Renato Modernell

Publisher: SciELO - Editora Mackenzie no bn

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data?, disse Luis Fernando Verissimo. Tomar ao pé da letra essa frase bem-humorada do cronista pode não ser um bom negócio. Porém, ainda mais temerário seria aceitar a hipótese oposta, ou seja, de que tudo acontece do jeito que o jornalista nos conta. Certos recursos de escrita e de edição aumentam tanto a temperatura do texto que provocam a fusão entre a fantasia e a realidade. Esse fenômeno misterioso, com seu toque de alquimia, é o que Renato Modernell investiga em A notícia como fábula.

Other books that might interest you

  • Lições De Direitos Fundamentais No Processo Civil - cover

    Lições De Direitos Fundamentais...

    Daniel Ustarroz

    • 0
    • 0
    • 0
    As Emendas constitucionais tem alterado sensivelmente o texto originário da Constituição Brasileira, prejudicando os ideais de estabilidade e de segurança, e, com relação ao conteúdo processual da Constituição, nota-se que, ao menos o regramento básico se mantém constante. Paralelamente, gravitam em torno da Constituição, centenas de leis ordinárias o que gera reiterados conflitos entre o novo e o antigo, ou entre o estável que brota da adesão social e o volátil, produzido pela episódica maioria legislativa. A presente obra, objetiva analisar alguns aspectos do ativismo constitucional, identificando projeções das normas constitucionais na ciência processual.
    Show book
  • A Idade Média e a criação do Graal - cover

    A Idade Média e a criação do Graal

    Vito Marino

    • 0
    • 0
    • 0
    O tema Graal é o centro de inúmeras obras literárias e alimenta uma gama de discussões e enigmas. Junto com ele unem-se as estórias arturianas medievais desde sua origem. Poemas, poetas, estórias, cavalaria e templários. Um universo abrangente será explorado nesta obra de Vito Marino. As Cruzadas, seus cavaleiros e suas façanhas, assim como a promessa de salvação, bênçãos e milagres que as relíquias do cristianismo traziam, foram uma importante fonte de inspiração literária na Idade Média. Agora podemos conhecer o Graal desde a sua origem e criação, até as formas que foi adquirindo com o decorrer do tempo. Ver o início de tudo sobre este assunto e as estórias que se converteram em "verdades", compreendendo a elaboração de um mito e seus desenvolvimentos que não chegamos a conhecer. Troyes na França e Flandres na Bélgica foram os berços desta epopeia. O clássico da narrativa medieval francesa e suas influências na literatura e na imaginação de obras contemporâneas do Graal e do rei Artur, já podem ser apreciadas. Mas o que seria o Graal? A lenda do Graal não é um conto de fadas, mas sim, retrata a visão e a mentalidade de uma época. Um Graal que também ficou conhecido como Santo Vaso, Cálice Milagroso, Sangue de Cristo, Pedra Sagrada do Céu, além de outros. Muitos acreditam que por trás da lenda exista um fundo de verdade. Descobriremos que sim, e também, que esta verdade é totalmente diversa daquilo que o Graal se tornou através dos escritores de cada época. Veremos ainda, que posteriormente, também escritores místicos tentaram construir uma "história real" da lenda antiga. O Graal foi tão longe na História que se transformou até em doutrina e religião.
    Show book
  • Amazônia: Temas fundamentais sobre o meio ambiente - cover

    Amazônia: Temas fundamentais...

    Violeta Refkalefsky Loureiro

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro destina-se, em especial, a alunos e a professores de História, Geografia, Sociologia, Estudos Amazônicos e temas transversais dos últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Mas pode ser lido, também, por alunos de universidades e outras pessoas interessadas na região, já que aborda temas fundamentais sobre o meio ambiente, porém de forma muito clara e didática.
    Show book
  • Regime Diferenciado de Contratações Lei n 12462 2011 - cover

    Regime Diferenciado de...

    Ariel Koch Gomes

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra traz ao público uma análise objetiva do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), tendo por meta enfrentar, de maneira crítica e prática, as principais controvérsias que desta legislação surgem, preparando o jurista e o gestor público para atuarem nas licitações e contratos regidos pela Lei nº 12.462/11. O trabalho foi cuidadosamente estruturado para cumprir com a tarefa de traçar um diagnóstico da referida legislação, inserindo-se, no texto, facilitadores para o leitor compreender melhor o conteúdo exposto, como: Resumo dos principais pontos tratados, disposto ao final de cada tópico Destaque às análises críticas feitas pelo autor, o que facilita ao leitor que quer obter uma compreensão objetiva e direta do assunto tratado Enfatizou-se, com negrito, as palavras-chave de cada ponto da matéria, permitindo o destaque daquilo que é essencial a ser apreendido A linguagem é direta e objetiva, a fim de qualificar a pedagogia da obra Toda a matéria está permeada com centenas de julgados oriundos do STF,  STJ e TCU, sendo eles atualizados semanalmente, até a edição final.
    Show book
  • O olho e mão da autoridade - cover

    O olho e mão da autoridade

    Vinicius Teixeira Santos

    • 0
    • 0
    • 0
    Nas décadas oitocentistas, principalmente, a partir da segunda metade do século XIX, a instrução primária era concebida, pelas elites dirigentes, como estratégica para disciplinar, moralizar, higienizar e civilizar as classes populares, tendo como horizonte ladear as “nações civilizadas”. Para atingir esses fins, entre os mecanismos utilizados pelos governantes da Província do Rio de Janeiro destaca-se a fiscalização das escolas primárias públicas. Entretanto, por que os dispositivos de inspeção da instrução ocupavam grande parte das reflexões e das medidas legislativas dos dirigentes provinciais? Quais eram os problemas centrais elencados nos relatórios da inspeção da instrução? Este livro analisa a constituição da burocracia da inspeção da instrução primária, na segunda metade do século XIX.
    Show book
  • Dicionário Psicológico Para Crianças - cover

    Dicionário Psicológico Para...

    Adriana Rocco

    • 0
    • 1
    • 0
    Este livro foi composto para trabalhar e esclarecer as principais dúvidas e questionamentos que as crianças têm diante da vida. Frente à pouca idade dos pequenos, é comum pais, professores e demais adultos não saberem como responder as diversas perguntas e dificuldades enfrentadas por nossas crianças. Como explicar o que é amor e o que acontece quando os pais se divorciam? Em que termos falamos do medo, das alegrias, conquistas e frustrações do dia a dia? Adaptando definições psicológicas a uma linguagem acessível ao universo infantil, esses e outros conceitos são apresentados neste dicionário, que pode ser lido pelas crianças sozinhas ou em conjunto com seus pais e cuidadores. Unidos à coragem e à curiosidade que tão intensamente marcam a infância, desejamos que a leitura deste livro seja o início do intrincado caminho de interpretar e tornar o mundo um lugar compreensível.
    Show book