Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O Rio antes do Rio - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

O Rio antes do Rio

Rafael Freitas Da Silva

Publisher: Relicário

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A Guanabara Tupinambá e suas aldeias ancestrais, a história do primeiro carioca e dos exploradores, conquistadores e moradores pioneiros, a disputa entre portugueses e franceses, a guerra contra os nativos e as batalhas que marcaram a fundação do Rio de Janeiro. “O Rio antes do Rio é uma tentativa de fazer a história dos vencidos, porque dos vencedores já conhecemos. Foram os portugueses que produziram a maior parte das fontes, são seus próceres que contam a história de uma baía que conheceram apenas como conquistadores. O que antes parecia impossível, hoje já se pode remontar, pelo menos um pouco, esse passado obscuro de um Rio que começou antes da fundação da cidade. Para tanto é preciso revisitar as obras dos franceses que aqui estiveram antes dos lusos, das modernas pesquisas sobre as toponímias do Rio de Janeiro que tanto avançaram nos últimos anos e também por passagens reveladoras de obras jesuíticas”, nas palavras do autor.
Available since: 08/31/2020.

Other books that might interest you

  • 2016 O ano do Golpe - cover

    2016 O ano do Golpe

    Thiago Rodrigues, Adriano de Freixo

    • 0
    • 0
    • 0
    Em 2016, como reflexo de uma situação que já havia se desenhado há algum tempo, um controverso processo de impeachment atinge o mandato da presidenta Dilma Rousseff. Os ensaios que compõem este volume, articulados por pensadores dos mais variados campos da reflexão, discutem a questão central que rodeia o cenário político brasileiro atual: não é só com tanques ou armas em punho que um golpe se cria.
    Show book
  • 100 provérbios franceses - Recolha as 100 citações de - cover

    100 provérbios franceses -...

    Anonymous Anonymous

    • 0
    • 0
    • 0
    Os Provérbios são a verdadeira sabedoria popular. São o fruto de centenas de anos de histórias, lendas, espiritualidade de um povo. Transmitidos oralmente durante séculos, a sua verdade e simplicidade falam-nos de imediato. Estes provérbios visam dar acesso a um povo, a uma cultura popular, num formato acessível a todos. Um provérbio é mais do que uma frase anódina, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 100 citações de Pierre Corneille - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Pierre Corneille...

    Pierre Corneille

    • 0
    • 0
    • 0
    Pierre Corneille é um dramaturgo e poeta francês do século XVII. Oriundo de uma família da burguesia de dress bourgeoisie, Pierre Corneille, depois de estudar direito, trabalhou como advogado em Rouen enquanto se voltava para a literatura, como muitos licenciados em direito do seu tempo. Primeiro escreveu comédias como Mélite, La Place royale, L'Illusion comique, e tragi-comédias como Clitandre, Le Cid, que foi um triunfo. Só em 1640 enveredou pelo caminho da tragédia histórica - foi o último dos poetas dramáticos da sua geração a fazê-lo - dando assim o que a posteridade considerava as suas obras-primas: Horace, Cinna, Polyeucte, Rodogune, Heraclius e Nicomedes. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • Capitalismo e Ecologia - Do Declínio do Capital ao Declínio do Mundo - cover

    Capitalismo e Ecologia - Do...

    Paul Mattick

    • 0
    • 2
    • 0
    Uma das questões que mais preocupam a humanidade nos últimos decênios é a questão ambiental. A preservação das florestas, a defesa das baleias, a reciclagem de materiais, a camada de ozônio, a poluição, a extinção de espécies animais, o crescimento populacional, a radioatividade, entre diversos outros fenômenos, são questões ambientais. Paul Mattick aponta para uma concepção crítica em relação a algumas abordagens sobre a “crise ecológica”. Refutando aqueles que consideram que a ecologia é o grande problema da humanidade, bem como o catastrofismo ecológico, Mattick aponta para a necessidade de entender que a relação entre o meio ambiente e a humanidade só pode ser compreendido num contexto social específico, o da sociedade capitalista. Da mesma forma, afirma que sem resolver a crise social, é impossível resolver a crise ecológica.
    Show book
  • ESTOICISMO - 150 Frases Para Mudar Sua Vida - cover

    ESTOICISMO - 150 Frases Para...

    Heitor K. Rodrigues

    • 0
    • 0
    • 0
    Descubra a sabedoria do estoicismo para mudar a sua vida! 
    Mergulhe no fascinante mundo do estoicismo através deste livro claro, direto e simples. Um livro que lhe permitirá compreender a filosofia estoica, os seus ensinamentos mais importantes e como pô-los em prática. Através das suas 150 frases, poderá, de uma forma fácil e acessível, experimentar a transformação na sua vida que todo o estoico consegue. Aqui encontrará:Enfrentar desafios e superá-los.Deixar de se preocupar com o passado ou o futuro e viver o presente.Cultivar a resiliência e reerguer-se perante a derrota.Encontrar a serenidade no meio deste mundo caótico. 
    Um livro obrigatório para todos aqueles que procuram a plenitude e a paz interior. 
    LEIA ESTE LIVRO AGORA E DESCUBRA A SABEDORIA ESTÓICA!
    Show book
  • A Verdadeira Regra do Impedimento - A história do futebol feminino cearense - cover

    A Verdadeira Regra do...

    Karine Nascimento

    • 0
    • 0
    • 0
    Para as mulheres inseridas no ambiente esportivo - seja como atleta, jornalista ou torcedora -, a verdadeira regra do impedimento se constitui fora dos campos. Essa foi a máxima que norteou este livro. Em 1983, houve um campeonato feminino cearense que mal foi divulgado e, quando era noticiado nos jornais, não se fazia questão de esconder o machismo. Por 35 anos, o silêncio prevaleceu. Esse capítulo importante do esporte estadual foi esquecido, ignorado, como acontecem, em geral, com feitos femininos. É essa história, ainda inédita, que será contada no livro A Verdadeira Regra do Impedimento: a história do futebol feminino cearense. Mais do que dar visibilidade à história do futebol feminino do Ceará, essa obra mostra, acima de tudo, mulheres. Mulheres essas que, a seu modo, são transgressoras, pela simples - ou não tão simples assim - decisão de assumir a paixão pelo esporte. Apesar do foco ser o futebol estadual, os exemplos das jogadoras cearenses são usados para mostrar os problemas recorrentes no país como um todo, como a falta de apoio e a forma como a imprensa ajuda a manter a modalidade como "inferior". Além do resgate histórico, que é o destaque, o livro traz a atualidade também, com a ajuda de nomes como as jornalistas Nadja Mauad, Clara Albuquerque, as integrantes do blog Dibradoras e a atleta de futsal mundialmente premiada Amandinha.
    Show book