Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O Rio antes do Rio - cover

O Rio antes do Rio

Rafael Freitas Da Silva

Publisher: Relicário

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A Guanabara Tupinambá e suas aldeias ancestrais, a história do primeiro carioca e dos exploradores, conquistadores e moradores pioneiros, a disputa entre portugueses e franceses, a guerra contra os nativos e as batalhas que marcaram a fundação do Rio de Janeiro. “O Rio antes do Rio é uma tentativa de fazer a história dos vencidos, porque dos vencedores já conhecemos. Foram os portugueses que produziram a maior parte das fontes, são seus próceres que contam a história de uma baía que conheceram apenas como conquistadores. O que antes parecia impossível, hoje já se pode remontar, pelo menos um pouco, esse passado obscuro de um Rio que começou antes da fundação da cidade. Para tanto é preciso revisitar as obras dos franceses que aqui estiveram antes dos lusos, das modernas pesquisas sobre as toponímias do Rio de Janeiro que tanto avançaram nos últimos anos e também por passagens reveladoras de obras jesuíticas”, nas palavras do autor.
Available since: 08/31/2020.

Other books that might interest you

  • O colecionador de emoções - A vida de Oscar Maroni - cover

    O colecionador de emoções - A...

    Leonardo Castelo Branco

    • 0
    • 1
    • 0
    “Cai o avião da TAM, morrem 199 pessoas. Quem vai preso?
    O dono do puteiro.”
    Essa frase, que viralizou nas redes sociais, é o resumo de um momento difícil da vida de Oscar Maroni, o famoso empresário da noite paulistana. O trágico acidente, em 17 de julho de 2007, levou políticos e um promotor de Justiça a fazerem uma perseguição com acusações montadas e desonestas, transformando Maroni em bode expiatório com a intenção de se promoverem e ascenderem na vida pública, sem buscar a verdade. Maroni foi preso na ocasião. E essa foi apenas uma das vezes em que enfrentou as celas. Prisão e liberdade. Dores e prazeres. Sonho e
    realidade. Delícias e dissabores. Perdas e conquistas.
    A vida de Oscar Maroni é uma coleção de emoções variadas. E o retrato de um homem que não se deixa abater, que sabe que viver bem e fazer o bem são caminhos que todo ser humano deve trilhar. Que defende a ideia de que “é muito mais inteligente amar que odiar”.
    Show book
  • Mundos entrelaçados: perspectivas de si e do outro - cover

    Mundos entrelaçados:...

    Gisele Cristina De Boucherville...

    • 0
    • 0
    • 0
    A coletânea reúne ensaios e textos de autores indígenas e não indígenas em diálogo intercultural, em diferentes espaços e temporalidades. A primeira parte, aqueles que falam de si, é composta por ativistas, lideranças indígenas que colocam seus pensamentos sobre suas vivências. A segunda parte, aqueles que falam do outro, é a contribuição de professores universitários que fazem pesquisas sobre ou com os povos indígenas.
    Show book
  • Autonomia e desigualdades de gênero - contribuições do feminismo para a crítica democrática - cover

    Autonomia e desigualdades de...

    Flávia Biroli

    • 0
    • 1
    • 0
    A partir de um conjunto amplo e diverso de abordagens feministas contemporâneas, os capítulos deste livro partem das críticas às restrições à autonomia das mulheres em sociedades assim organizadas para discutir os mecanismos que reproduzem as desigualdades de gênero e comprometem distintamente a autodeterminação de mulheres e homens nas democracias.
    Show book
  • “Trocando pneu com o carro andando!” - cover

    “Trocando pneu com o carro...

    Vera Ribeiro De Almeida Dos...

    • 0
    • 0
    • 0
    Empregando pesquisa qualitativa e multimétodos e apoiada nas representações dos operadores jurídicos cariocas, a autora descreve e analisa o modo como a colaboração premiada – instituto considerado como principal técnica de investigação aplica nas operações da Lava Jato -, é operacionalizada e percebida por eles, explicitando características muito peculiares da cultura jurídica brasileira que muitas vezes não estão visíveis nem mesmo para o próprio campo jurídico nacional.
    Show book
  • Um patriota italiano na Albânia Otomana - cover

    Um patriota italiano na Albânia...

    Giacinto Simini, Marcello...

    • 0
    • 0
    • 0
    Entre os protagonistas dos movimentos revolucionários de 1848, em Lecce, Itália, havia também Gennaro Simini, um culto médico de cristalinas simpatias políticas de independência italiana divulgada por Giuseppe Mazzini. Perseguido pelo regime Bourbon, o patriota italiano consegue refúgio primeiramente em Corfú e depois em Scutari, na Albânia otomana. Sempre em contato com seus fiéis companheiros, e com o mesmo Mazzini, em um ambiente completamente hostil, mas graças ao seu rigor profissional e sua escaldante característica humanitária consegue conquistar um patamar social e político de muita evidência. Alcançada a tão sonhada unificação da Itália, tem a oportunidade de retornar à pátria e ocupar cargos de muito prestígio no recém-nascido reino da Itália, oferecidos diretamente pelo próprio Rei Vitor Emanuel II. Prefere, contudo, permanecer em sua segunda pátria que deseja ser libertada do jugo turco, fazendo uma escolha que, mesmo compreensível pelos cânones de uma cultura política dominada pela figura do herói dos dois mundos, Giuseppe Garibaldi, não deixa, todavia, de suscitar perplexidade ao leitor contemporâneo. Mas, talvez, como sustenta Franco Cardini, em seu prefácio desta mesma obra escrita no original, não seria errado ler os acontecimentos deste patriota da metade do século dezenove como um romance de aventura...
    Show book
  • 100 citações de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Pierre-Augustin...

    Pierre Augustin Caron de...

    • 0
    • 0
    • 0
    Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais é um escritor francês, dramaturgo, músico, homem de negócios, mais conhecido pelos seus talentos como escritor. Era também espião e traficante de armas do rei. Uma figura importante da Era das Luzes, é considerado como um dos arautos da Revolução Francesa e da liberdade de opinião, como resumido na sua peça mais famosa O Casamento de Figaro: "Sem a liberdade de culpar, ele não é um elogio lisonjeiro". Iniciou também a primeira lei a favor dos Direitos de Autor. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book