Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O homem que gostava dos russos - e outros contos - cover

O homem que gostava dos russos - e outros contos

Rafael Bassi

Publisher: Editora Gato-Bravo

  • 0
  • 5
  • 0

Summary

Rafael Bassi professa a fé nas narrativas. Mas sem perder o chão. Sabe que toda literatura deve fazer parte da vida, e que "não se aprende a pedir um chorizo lendo Proust". Suas histórias se passam em Buenos Aires, Paris, Porto Alegre, Curitiba. Nelas, gente célebre como Borges e Cortázar, Stálin e Putin, Coetzee e Anna Comnena, se mistura a uma galeria comovente de anônimos: um engenheiro fugido da Rússia, um suicida ferroviário, uma família unida na hora de se livrar de um cadáver, um enfermeiro sádico. Todos vivem a iminência de uma mudança. Esperam por algo, grandioso ou não, que lhes sirva de destino.

Other books that might interest you

  • Morri por educação - Dezessete contos desgraçados - cover

    Morri por educação - Dezessete...

    Nathalie Lourenço

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro que o leitor agora tem em mãos e começa a folhear é também sobre a tragicomédia da vida. Situações indizíveis, pensamentos peculiares, algo de intensamente triste, algo de intensamente lírico. Há um realismo chão e há, irmanada, uma possibilidade quase mística de encanto pelo outro. O trejeito. O desalinho. Encontra-se aqui a lágrima pretendida e um fundo de dor em cada gargalhada. E como há gargalhadas. E como há lágrimas. Nathalie Lourenço traz tudo isso à tona. Seus personagens estão sempre a nos lembrar o tanto que temos de um pouco ridículos. E de um pouco bonitos.Apesar de ser um livro de estreia, Morri por educação já nos apresenta uma escritora experiente, segura do que as suas histórias têm para contar e hábil para nos conduzir pela leitura. Provável fruto de uma longa trajetória escrevendo crônicas, poemas e contos, publicados em revistas literárias, antologias, sites e blogs variados. É emblemático em seu texto, assim como nesse livro, o dom que Nathalie tem para extrair intensidade da minúcia. Um mobiliário inusitadamente decorado, um vestuário mal-ajambrado, algum hábito ou vício, uma indisfarçada reação inconsciente, um apelido, ou mesmo um pequeno animal de estimação. Estes, e tantos outros, podem parecer meros detalhes, mas o leitor atento perceberá que aqui eles ganham uma vida nova, ajudam-nos a ler o mundo, e se tornam verdadeiros personagens coadjuvantes de cada um destes dezessete contos desconcertantes.A grande força, a estupenda e inconfundível beleza dos contos de Nathalie Lourenço está, portanto, nessa oferta inseparável de tristeza e riso, dor e alegria, choro e prazer. Finalista da Maratona Literária, Morri por educação já estreia premiado, quem sai recompensado é o leitor.Leandro Jardim
    Show book
  • Morte no Ghan - cover

    Morte no Ghan

    Martin Lundqvist, Joaquim Dias

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma história muito curta sobre Samantha Nyamwasa, que comete o assassinato perfeito de Patrick Bagosora para vingar sua família e divulgar o genocídio em Ruanda.
    Show book
  • Afinidades - cover

    Afinidades

    Edilson Novaes

    • 0
    • 0
    • 0
    Afinidades é inspirada no livro: Afinidades Eletivas de Johan Wolfgang Goethe. A história se desenrola no charme discreto de Belo Horizonte: capital de Minas Gerais, uma cidade linda, muito divertida e ótima para se viver. Paulo Henrique e sua noiva Luciene vivem anos de um relacionamento perfeito, onde nada parece ser capaz de abalar a estabilidade conquistada. A felicidade do casal é perturbada com a chegada de uma garotinha. Natália é uma criança numa intensa crise de identidade. Não conhece sua origem, foge de um passado ao qual estão ligados. Paulo Henrique e Luciene hesitantes acolhem Natália e uma revelação do passado que poderá destruir todos os seus projetos de vida. Assim, a rotina do casal transforma-se de maneira radical. Os laços de amor, a fidelidade e o casamento, enfim, as afinidades compartilhadas, serão suficientes para superar os erros do passado? Paulo Henrique e Luciene, um casal apaixonado. Ele é um analista financeiro idealista, espirituoso e honesto ao extremo. Ela é uma advogada encantadora e charmosa que instiga o que há de melhor em um homem. Eles estabelecem um namoro estável e próspero. Uma vida repleta de sonhos na nostálgica cidade de Belo Horizonte. Natália é uma criança numa intensa crise de identidade. Não conhece sua origem, adolescente de treze anos, da cidade de São Paulo-SP, foge de um passado violento, com o desejo de uma nova vida. Quando Natália bate a porta de Paulo Henrique trazendo consigo uma revelação que desafia todo o seu presente, haverá alguma afinidade entre eles após uma revelação que afetará para sempre a vida idealizada?
    Show book
  • Travas e trovas - cover

    Travas e trovas

    Luciano Dos Anjos

    • 0
    • 0
    • 0
    Coletânea de pequenas crônicas com as mais diversas e engraçadas situações do cotidiano.
    Show book
  • Fantasmas - Contos - cover

    Fantasmas - Contos

    Gledson Sousa

    • 1
    • 2
    • 0
    Impressionantes e soturnos, ou por vezes alegóricos e vívidos, os contos do livro ‘Fantasmas’ impressionam pelo apuro estético e cinestésico. A narrativa dos oito contos que compõem ‘Fantasmas’, do autor Gledson Sousa, devora o leitor num estranho jogo de influências e estranhezas, curiosidade e perplexidade diante do inexplicável. Uma casa para apreciar o sabático; a vida intensa e efêmera das andorinhas; as sensações humanas de um fruto do bosque; a revolta dos cães; um terremoto sem explicação; a transformação de um homem; e os momentos de um doente no inóspito ambiente de um hospital – todos esses são os cenários que Gledson faz uso para mexer com as sensações do leitor. Um estranhamento com o mundo que também fortalece e intensifica o respeito a ele. A estrutura interna que sustenta a literatura do autor permeia também a dicotomia homem versus natureza, conhecido versus desconhecido, real versus espiritual, um amálgama que faz o leitor sentir, vividamente, as experiências íntimas dos personagens. O que encontramos ao fim da leitura é um misto de resignação e alívio, um prazer que apenas a boa literatura é capaz de proporcionar.
    Show book
  • Angu de Sangue - cover

    Angu de Sangue

    Marcelino Freire

    • 0
    • 2
    • 0
    Neste audiolivro, Marcelino Freire lê os 17 contos que compõem a obra homônima impressa, lançada pela Ateliê Editorial em 2000. Os contos incluem Muribeca, Belinha, Moça de Família, Volte Outro Dia, Socorrinho, Filho do Puto, Troca de Alianças, Angu de Sangue, A Senhora que Era Nossa, Os casais, O Caso da Menina, Sentimentos, Faz de Conta que Não Foi. Nada, A Cida Ácida, The End, J.C.J. e Mataram o Salva-vidas. Ninguém melhor do que o próprio autor, nesse caso, para reafirmar a vida das suas palavras.
    Show book