Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A vida entre o essencial e o supérfluo - cover

A vida entre o essencial e o supérfluo

Pe. José Erimatéia

Publisher: Albatroz

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A Vida Entre o Essencial e o Supérfluo reflete sobre temas importantes referentes ao que é necessário ou excessivo na vida do ser humano, pois a pessoa constantemente beira o essencial e o supérfluo. O livro trata da desvalorização da pessoa humana em favor do lucro de poucos, o que tantas vezes gera o sofrimento de muitos, como, por exemplo, nos desastres ambientais de Minas Gerais (Mariana e Brumadinho), que ceifaram muitas vidas, além de toda a degradação sofrida pela natureza, que precisará de anos para se recuperar, em alguns casos não sendo mais possível a revitalização de rios e matas ciliares. O tema do meio ambiente é visto de maneira sensível, pois é urgente suscitar discussões a este respeito diante de toda a polêmica acerca da Floresta Amazônica. A obra traz ainda o importante Sínodo para a Amazônia realizado pela Igreja Católica.
Abordam-se também os impactos sofridos pelos ribeirinhos com a construção de hidroelétricas ao longo de rios, sobretudo do São Francisco. A degradação do “Velho Chico” é um fator que gera muita insegurança por parte de autoridades e, principalmente, entre os que sobrevivem de tudo o que ele pode oferecer, pois é a vida dessas pessoas que vivem da pesca e da irrigação ao longo do rio, o qual vem sendo assoreado, poluído e desviado, em muitos trechos, do seu curso natural.
Outra questão abordada neste volume é a do fenômeno migratório, que vem crescendo de maneira assombrosa nos últimos anos; as causas são variadas: crise política, econômica e de valores, por parte de muitos gestores que governam para si, e não para os que mais precisam: os vulneráveis ou as minorias que são obrigadas a deixar sua pátria. O livro destaca os migrantes sírios e venezuelanos, pois são esses hoje os que mais deixam seus países na busca de refúgio em outras nações.

Other books that might interest you

  • Parte 5 - Budismo - cover

    Parte 5 - Budismo

    Walfredo Medeiros

    • 0
    • 0
    • 0
    Nessa parte do curso vamos conhecer duas das principais tradições decorrentes do pensamento védico, que seguiram trilhas distintas e paralelas. O Budismo e o Jainismo sugerem caminhos diferentes daqueles propos
    Show book
  • Sucesso sem vergonha - cover

    Sucesso sem vergonha

    Everaldo Rodrigues

    • 0
    • 0
    • 0
    NÃO TENHA VERGONHA DO SEU SUCESSO
    
    Este é o sucesso sem vergonha! Este livro apresenta o caminho para o sucesso – não apenas financeiro ou profissional, mas também para o sucesso em sua vida pessoal, em seu desenvolvimento, em seus relacionamentos. 
    Vamos, juntos, chegar ao sucesso – sem ter vergonha dele. Aqui você encontrará o circuito do sucesso, como fazer o seu marketing pessoal, como trabalhar sua autoconfiança, suas limitações, fortalecer seus pontos fortes, enfim, como preparar-se para empreender num mercado tão competitivo e efêmero.
    
    NEM TUDO É PARA TODOS.
    Show book
  • Garrett - Traficante de escravos - cover

    Garrett - Traficante de escravos

    Gairo Garreto

    • 0
    • 0
    • 0
    Com base em extensa pesquisa feita em arquivos e bibliotecas de três países, o ensaio biográfico de Gairo Garreto analisa a trajetória de Antônio Garrett, que deixou os Açores e foi para o Maranhão, onde acabou se dedicando ao comércio de escravos no fim do século XVIII. O autor partiu das memórias do avô para registrar a história da própria família, por meio das variantes do sobrenome, mas acabou reproduzindo com riqueza de detalhes uma parte pouco conhecida da história do Brasil. Em 'Garrett, traficante de escravos', não faltam percalços, aventuras, e até mesmo um sobrinho abolicionista, o que dá mais sabor à narrativa e reforça a importância, não apenas do protagonista, mas da família Garrett em diversos eventos íbero-americanos até a primeira metade do século XIX.
    Show book
  • O Impressionismo - cover

    O Impressionismo

    Juan Jose Balzi

    • 0
    • 0
    • 0
    O “Impressionismo” é um audiolivro simples e profundo. Traz tudo que precisamos entender sobre o Impressionismo, numa linguagem clara e objetiva. Recheado de exemplos e musicas impressionistas, o grande pintor e professor Balzi segura o ouvinte ate o último minuto.Pena que dura tão pouco ...Aproveite esta incrível chance de aprender sobre a belíssima arte do século XIX.O “Impressionismo” é a revolução técnica introduzida na pintura por artistas da 2ª metade do Séc. XIX.Essa técnica chama-se divisionismo e foi criada para poder representar a realidade de um instante de luz ou de uma determinada atmosfera.Nesta obra, Balzi estuda o Impressionismo não apenas com o um momento na evolução da história da pintura, mas com o força determinante de toda a arte do século XX.Reconstruindo o ambiente cultural da época, o autor mostra, com exemplos vivos, a influência deste movimento em outras artes – música, literatura e escultura.
    Show book
  • A arte da mudança - Reengenharia emocional e fé - cover

    A arte da mudança - Reengenharia...

    Dr. Dalton Aparecido Pereira

    • 0
    • 0
    • 0
    A arte da mudança: reengenharia emocional e fé. Muito mais que simples autoajuda. Um livro que ao passo de propor fórmulas mágicas, indica o caminho e “ensina a pescar” para que o leitor tenha resultados mágicos. Numa abordagem clara e objetiva o autor transita pelos campos da espiritualidade através de uma abordagem atual das parábolas, bem como busca dar um direcionamento emocional ao leitor, utilizando recursos da programação neurolinguística, reengenharia e gestão emocionais; funcionando o livro como um facilitador eficaz que permitirá ao leitor alcançar metas e objetivos. Ressalta-se que os exercícios e reflexões propostas durante a leitura conduzem o leitor a uma compreensão da sua realidade situando-o no tempo e no espaço permitindo-o definir melhor suas prioridades e como fazer para traçar e executar seus projetos pessoais com êxito e sucesso. Ainda é preciso destacar que os pilares de sustentação do livro A arte da mudança: reengenharia emocional e fé além de tudo que foi apresentado busca nas reflexões, frases de impacto, análise das parábolas, metáforas e estratégias emocionais motivar o leitor fazendo com que o mesmo consiga atingir um estado emocional estável e favorável a tal ponto que outros estados de depressão, desânimo, falta de perspectiva, falta de objetivo, dificuldade para traçar metas e qualquer outro sentimento que cause bloqueio ao leitor seja transformado emocionalmente abrindo caminho para a autoestima elevada e consequente realização dos projetos pessoais e profissionais. Como bem resume o Dr. Dalton: “Guerreiros podem até cair… mas não desistem jamais” e ainda “a semente de gergelim pode ser triturada… mas não perde suas propriedades e não deixa de ser nunca gergelim”. As quedas, frustrações e desejo de realização de inúmeros projetos são consequências naturais da existência humana. O detalhe é como vivemos estes momentos! A proposta do autor é transformar o leitor em guerreiros… guerreiras e despertar essa força que está intacta dentro de nós (gergelim) e que nos permite realizar tudo… tudo!!
    Show book
  • Arquivologia - cover

    Arquivologia

    Rubens Souza

    • 0
    • 0
    • 0
    Arquivologia é a disciplina que tem por objeto o conhecimento da natureza dos arquivos e das teorias, métodos e técnicas a serem observados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização.Esta obra traz excelente exposição didática, com vasto material explicativo, conceitos e comentários em linguagem de fácil assimilação. Tem o propósito de colaborar, de forma eficaz, com o ingresso do candidato no cargo público almejado.
    Show book