Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Complexidade econômica - Uma nova perspectiva para entender a antiga questão da riqueza das nações - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Complexidade econômica - Uma nova perspectiva para entender a antiga questão da riqueza das nações

Paulo Gala

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Num momento famoso da crise de 2008, a rainha Elisabeth II, em visita à London School of Economics, perguntou aos economistas por que não haviam previsto a crise. Robert Lucas, Prêmio Nobel e sumo sacerdote das expectativas racionais, respondeu em um artigo publicado em 2009 na revista The Economist: "A crise não foi prevista porque a teoria econômica prevê que esses eventos não podem ser previstos." Os mercados são eficientes, e a crise que aconteceu não poderia ter acontecido.

A matriz intelectual dessa impossibilidade repousa nos fundamentos do individualismo metodológico que sustentou certezas econômicas e políticas dos últimos quarenta anos. Aviadas nos gabinetes das universidades e das consultorias, essa coleção de crenças engalanadas com matemática de segunda categoria está apoiada em esquemas conceituais grotescos, no sentido machadiano. Em nome da despolitização e da "limpeza ideológica", a turma das expectativas racionais entregou a chamada ciência econômica às forças do pensamento mítico. A consequência dessa empreitada não foi apenas o irrealismo descuidado, mas as sucessivas e persistentes escaramuças para esconder o funcionamento concreto das economias capitalistas, um organismo em permanente transformação ao longo da história, na efetivação de suas leis de movimento.

São muitas as reações ao "descolamento" da teoria dominante diante do movimento concreto das economias contemporâneas. Entre tantas, é interessante observar o desenvolvimento da econofísica", que usa as teorias da complexidade para (re)colar as estruturas e os processos econômicos na avalanche de dados acumulados pela ciência da computação. Por exemplo, no livro Decoding Complexity. Uncovering Patterns of Economic Complexity, o físico James Glattfelder escreve: "A característica dos sistemas complexos é que o todo exibe propriedades que não podem ser deduzidas das partes individuais. Em suma, a teoria da complexidade trata de investigar como o comportamento macro decorre da interação dos elementos do sistema".

Ilya Prigogine e Isabelle Stengers mostram que a termodinâmica, a física das partículas e a teoria da relatividade "nos conduzem a compreender [...] um mundo onde a ?emergência do novo? reveste um significado irreversível". No movimento histórico das economias concretas estão abrigadas a irreversibilidade e a emergência do novo nas estruturas complexas, pesadelo dos economistas que dormem e sonham com modelos reversíveis e atemporais de equilíbrio geral. Nesse contexto, este livro de Paulo Gala sobre o papel da complexidade econômica no desenvolvimento é uma contribuição valiosa para nos ajudar a compreender temas relevantes da "econofísica". Paulo arrisca uma incursão na teoria da complexidade e oferece novos roteiros para o debate das controvérsias acerca do desenvolvimento econômico dos países, os mistérios da riqueza e da pobreza das nações.

Luiz Gonzaga Belluzzo
Available since: 10/20/2020.

Other books that might interest you

  • O Futuro do Blockchain - cover

    O Futuro do Blockchain

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    A adoção generalizada do blockchain é uma tendência futura que terá um impacto significativo na economia, na sociedade e na cultura. O blockchain está sendo adotado por empresas de todos os tamanhos e setores, e a taxa de adoção está aumentando rapidamente.Existem várias razões para a crescente adoção do blockchain. Em primeiro lugar, o blockchain oferece uma série de benefícios que são atraentes para as empresas, incluindo:Segurança: O blockchain é uma tecnologia segura que torna difícil ou impossível fraudar transações ou alterar dados.Transparência: O blockchain é uma tecnologia transparente que torna fácil rastrear transações e dados.Eficiência: O blockchain pode tornar os processos mais eficientes, reduzindo custos e tempo.Além disso, o blockchain está se tornando mais acessível e fácil de usar. As empresas agora têm a opção de usar blockchains públicos, privados ou híbridos, dependendo de suas necessidades específicas.A adoção generalizada do blockchain terá um impacto significativo na economia. O blockchain pode reduzir os custos das transações financeiras, aumentar a segurança e a transparência do sistema financeiro e facilitar o acesso ao crédito. O blockchain também pode criar novas oportunidades econômicas, como mercados peer-to-peer (P2P) para ativos e serviços.A adoção generalizada do blockchain também terá um impacto significativo na sociedade. O blockchain pode melhorar a transparência e a accountability do governo, empoderar as pessoas e mudar a forma como consumimos mídia e entretenimento.Aqui estão alguns exemplos específicos de como o blockchain está sendo adotado em diferentes setores:Finanças: O blockchain está sendo usado para criar sistemas de pagamento mais seguros e eficientes, como o Ripple e o Stellar. O blockchain também está sendo usado para criar mercados de criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs).Saúde: O blockchain está sendo usado para criar sistemas de registro de saúde mais seguros e eficientes, como a IBM Hyperledger Fabric. O blockchain também está sendo usado para criar sistemas de rastreamento de medicamentos e equipamentos médicos.Governo: O blockchain está sendo usado para criar sistemas de votação mais seguros, sistemas de rastreamento de impostos mais eficientes e sistemas de serviços públicos mais equitativos.Varejo: O blockchain está sendo usado para criar sistemas de rastreamento de cadeia de suprimentos mais eficientes, sistemas de fidelidade mais seguros e sistemas de pagamento mais convenientes.A adoção generalizada do blockchain é uma tendência futura que está se tornando cada vez mais importante. O blockchain tem o potencial de remodelar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.Saiba Mais...
    Show book
  • O código da mente extraordinária - cover

    O código da mente extraordinária

    Vishen Lakhiani

    • 0
    • 0
    • 0
    DÊ PERMISSÃO A SI MESMO PARA QUESTIONAR TUDO O QUE SABE E LIBERTE-SE DE TODAS AS AMARRASAprenda a fugir dos padrões e a pensar fora da caixa, assim como as maiores mentes criativas de nossa era. Crie novos modelos de ação e comportamento em todas as esferas de sua vida – amor, educação, espiritualidade, trabalho. O código da mente extraordinária irá ensiná-lo abuscar o que de fato o faz feliz, de acordo com o que você acredita. Faça o que VOCÊ quer fazer, e não o que os OUTROS querem que você faça. Este não é apenas um livro físico; há uma plataforma on-line exclusiva disponível no site da Mindvalley por meio da qual você pode se aprofundar no conteúdo, interagir com o autor e dialogar com outros leitores. É uma transformação profunda em termos de leitura. Pois este não é apenas um livro como qualquer outro.ELE É EXTRAORDINÁRIO. PARA QUE VOCÊ TAMBÉM O SEJA.
    Show book
  • Engenharia da Riqueza Humana - teoria econômica objetiva - cover

    Engenharia da Riqueza Humana -...

    José Borges Bomfim Filho

    • 0
    • 0
    • 0
    ENGENHARIA DA RIQUEZA HUMANA é uma nova teoria econômica objetiva que rompe com as barreiras utilitaristas, coletivistas e subjetivistas, fundamentando-se no objetivismo ? a filosofia de Ayn Rand. Introduz três leis econômicas fundamentais ? realizações, riquezas e ações humanas, abrangendo as dimensões explicativa, descritiva e técnica, visando revolucionar o mundo dos negócios, com a visão de que o homem é um ser integral, cujo valor supremo é a vida. Logo, oferece um novo caminho para a ciência econômica, mediante novos conceitos, teorias e leis. Portanto, é um livro indispensável aos empreendedores, pesquisadores e estudantes.
    Show book
  • Motivação Para O Empreendedor Online - Negócios Online & Dicas De Motivação Para O Empreendedor Online - cover

    Motivação Para O Empreendedor...

    Céline Claire

    • 0
    • 0
    • 0
    Ser um empreendedor online não é fácil. 
    É preciso coragem. 
    Você precisa estar disposto a correr riscos. 
    Você sentirá vontade de desistir quando as coisas não derem certo. 
    Você trabalha de casa? Então você pode sentir que é muito difícil tentar manter um cronograma e ser disciplinado. 
    Ter ideias é uma coisa, mas se você não tiver a mentalidade adequada, está fadado ao fracasso. 
    Essa é a realidade. 
    Uma mente forte sempre derrotará todas as probabilidades. 
    Além disso, se você não possui os sistemas e técnicas adequadas para se tornar um empreendedor online de sucesso, é como dirigir sem um mapa. 
    Por fim, você quer se tornar bem sucedido mais rápido e melhor, certo? 
    Ouça... 
    Sou empreendedora online há mais de 5 anos e foram muitas as lições que aprendi. 
    Eu gostaria de compartilhá-las com você em meu livro.
    Show book
  • Hábitos de Sucesso Mude seus hábitos para ser mais produtivo - cover

    Hábitos de Sucesso Mude seus...

    Frederick Lederman

    • 0
    • 0
    • 0
    Os hábitos têm o poder de controlar o rumo e a direção de nossa vida. 
      
    Somos formados por hábitos, que determinam que tipo de pessoa somos e como agimos dia a dia. Adotar bons hábitos nos leva a ser melhores em todos os aspectos de nossa vida. 
    Com este livro, você poderá determinar os hábitos que precisa adotar neste momento, facilmente, sabendo como começar a implementá-los em sua rotina. Ele está encaminhado a elevar sua produtividade, criar hábitos saudáveis e eliminar os nocivos, forjar uma mentalidade adequada, descobrir novas habilidades e potencializar seu desenvolvimento pessoal e profissional. 
      
    Conteúdo do livro: 
    Truques que o motivarão a fazer qualquer coisa 
    Como memorizar e aprender mais rápido 
    Como mudar seus maus hábitos facilmente 
    O hábito que mudou minha vida 
    Os 3 hábitos para gerar felicidade em sua vida 
    Hábitos que mudarão sua vida 
    Dicas para ler um livro por semana 
    Como regular seu horário de sono 
    Como acordar cedo sem se sentir cansado 
    Começando a meditar 
    Ranking de bons hábitos.
    Show book
  • Como Fazer Sucesso na Amazon - cover

    Como Fazer Sucesso na Amazon

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    "O ebook "Como Fazer Sucesso na Amazon" é a chave para o sucesso no mercado mais competitivo do mundo.Com estratégias comprovadas e dicas valiosas, este livro digital ensina tudo o que você precisa saber para se destacar na plataforma da Amazon e alcançar o sucesso comercial.Desde otimização de listagem e gerenciamento de preços, até estratégias de marketing e análise de concorrência, este livro fornece tudo o que você precisa para alcançar o topo das vendas e crescer seu negócio.Se você está procurando uma forma de alcançar o sucesso na Amazon, este é o livro certo para você."
    Show book