Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Trabalho artístico e técnico na indústria cultural - cover

Trabalho artístico e técnico na indústria cultural

Paul Keller, Maria Aparecida Alves, Patrícia Amorim De Paula, Leila Maria Da Silva Blass, María Noel Bulloni, Cristiane A. Fernandes Da Silva, Basilio Senko Neto, Cacilda Ferreira Dos Reis, Roseli Figaro, Pablo Míguez, Marcela Zangaro, Mercedes Potenze, Luciana Requião, Carmen Lúcia Rodrigues Arruda, Liliana R. P. Segnini, Guillermo Martín Quiña

Publisher: Itaú Cultural

  • 1
  • 1
  • 0

Summary

Este compilado com 14 artigos é resultado de pesquisas, estudos e reflexões elaboradas em diferentes perspectivas que informam a singularidade da materialidade das relações de trabalho observadas nesse campo de pesquisa, sobretudo em países latino americanos. 

Dividido em 03 partes, sendo a primeira composta por oito artigos que analisam as relações e condições de trabalho no Brasil e na Argentina, em teatros públicos e estatais, bem como no trabalho intermitente observado em casas de shows, na produção audiovisual e na representação do trabalho em filmes contemporâneos que privilegiam o jovem nesse universo.

A relação entre trabalho artístico e formação profissional é analisada em três artigos, em perspectivas diferentes. Assim, questões relacionadas à relevância das igrejas evangélicas (DE PAULA) e das Ongs (DOS REIS) na formação de músicos dialogam com as condições de trabalho do artista na carreira docente em uma instituição científica e pública (ARRUDA).

Na terceira parte três artigos evidenciam questões metodológicas que informam o estreito diálogo entre o campo do trabalho artístico e dois outros universos de pesquisa: o trabalho no desenvolvimento de vídeo jogos (ZANGARO E MIGUEZ), no universo do jornalismo (FIGARO) e no artesanato (KELLER).
Available since: 11/28/2016.

Other books that might interest you

  • Arte Fácil - Fauna e Flora - Desenhos a lápis com letras e números - cover

    Arte Fácil - Fauna e Flora -...

    Rossidê Rodrigues Machado

    • 0
    • 0
    • 0
    As 16 atividades propostas em ARTE FÁCIL – Fauna e Flora – Desenho a Lápis com Letras e Números envolvem desenhos e textos, um método simples e prático que tenciona despertar você, leitor ou leitora, a desenvolver uma atividade artística que proporcione prazer, autoestima e estimule a sua criatividade, utilizando o que já sabe, como os traços das letras e dos números. E mais: exige o mínimo de material para revelar seu talento. É um livro para todos os sexos e idades que toda a família poderá ler, se encantar, fascinar, se inspirar e, em alguns minutos, vibrar com os primeiros desenhos a lápis, utilizando letras, números e traços. É um método em que você poderá desenvolver os desenhos em casa, no conforto, sobre uma mesa, ou onde estiver, bastando apoiar o papel em uma prancheta ou firmar o caderno no colo. Que cada aula, que cada atividade proposta pela ARTE FÁCIL seja um motivo para você se entusiasmar e se inspirar. Tenha êxito e seja um sucesso.
    Show book
  • A arte da videodança - cover

    A arte da videodança

    Diogo Angeli

    • 0
    • 0
    • 0
    É por entre a poesia do corpo, do gesto e do movimento contidos na linguagem da dança e, também, através das imagens, das narrativas e do caráter de ilusão, presentes no cinema e no vídeo, que a videodança encontra sua forma de expressão.  Nascida a partir do hibridismo entre estas linguagens, a videodança consegue recriar o movimento e transformá-lo em um meio digital, construindo um novo percurso expressivo para a dança, através do ciberespaço e do universo virtual.
    Show book
  • Cinema de fato - anotações sobre documentário - cover

    Cinema de fato - anotações sobre...

    Carlos Alberto Mattos

    • 0
    • 0
    • 0
    'Cinema de Fato: anotações sobre documentário' dá a correta dimensão da produção fílmica brasileira, mostrando sua diversidade diferenciada ao cinema de ficção, que domina o circuito exibidor e o modo de se pensar a arte do cinema. Fica clara nestas páginas a riqueza estonteante do documentário. Carlos Alberto Mattos oferece um guia para quem quiser dar um mergulho mais fundo neste tipo de narrativa que não se atém a entreter o espectador com situações dramáticas, mas quer beliscar a carne do mundo. Seja pelo recorte enunciativo assertivo, seja pela articulação de figuras na dimensão do lírico, seja ao explorar novas sensorialidades. Isto é documentário, e este livro certamente ilustra suas mil faces, as diferentes formas de experiência que se colocam neste universo.
    Show book
  • Arte e sustentabilidade Ed 03 - Corujas - cover

    Arte e sustentabilidade Ed 03 -...

    Criarte

    • 0
    • 0
    • 0
    A palavra de ordem atualmente é “sustentabilidade”, definida como “modelo que satisfaça as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades”. Ou seja, fazer o hoje pensando no amanhã.
    A sustentabilidade exige mudança de pensamentos e atitudes. Ser sustentável é assumir responsabilidades, mudar hábitos e transformar o cotidiano para que todos vivam melhor.
    Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa este tipo de preocupação não deve partir apenas do governo ou de grandes empresas – que, obviamente, também possuem responsabilidades em relação à sociedade e ao meio ambiente –, mas, sim, de cada indivíduo, começando pela nossa própria casa. Na  alimentação consciente, desde o seu preparo até a reciclagem de receitas, descarte de ingredientes e melhor uso dos recursos. Na economia de água, energia e coleta seletiva, além de procurar não sujar ruas e praias. E, principalmente, respeito ao ser humano, aos animais e ao meio ambiente. Simples hábitos que, com certeza, farão a diferença em médio e longo prazo.
    É essa a proposta da terceira edição da revista Coleção MEGA Artesanato Arte & Sustentabilidade, mostrar que simples gestos e atitudes dentro e fora de casa dão resultado. Além, é claro, de sugerir que você faça maravilhosos trabalhos para ganhar um dinheirinho extra. E, principalmente, agradar à família e aos amigos desenvolvendo peças com um ícone famoso, a coruja, que é linda, doce e encanta qualquer pessoa.
    Até a próxima.
    Show book
  • Arte e sustentabilidade Ed 05 - Enfeites de maternidade - cover

    Arte e sustentabilidade Ed 05 -...

    Criarte

    • 0
    • 0
    • 0
    A revista Coleção Mega Artesanato Arte & Sustentabilidade ed.05 da CS Editora vem com temas muito solicitados pelos leitores: lembrancinhas e enfeites de maternidade e decoração de Natal. Também foram muitos os pedidos para que ensinássemos a fazer fuxico, bonecas e muitas outras técnicas bem legais que apresentaremos nas próximas edições. São tantas peças e criações tão bonitas que até para montar a pauta da revista ficamos indecisos, pois dá vontade de publicar tudo de uma só vez. Mostrar para o público o que as nossas queridas e amigas artesãs têm de melhor, o seu trabalho e o amor que colocam em cada uma de suas criações.
    Falando em criação, confesso que fiquei verdadeiramente apaixonada pelas peças que estão publicadas nesta edição, muito lindas, coloridas e alegres. E uma me chamou muito a atenção, a fofucha articulada com patinete da Vanessa Barbosa – um verdadeiro charme e que vai conquistar corações!
    E que tal passar o Natal e o ano-novo com uma nova decoração de paredes que é um show? Também trouxemos algumas receitas natalinas sustentáveis para você reaproveitar os alimentos, economizar e ainda ajudar o meio ambiente.
    Espero que você curta esta edição, garanto que a nossa equipe se divertiu bastante!
    Show book
  • Dança popular - Espetáculo e devoção - cover

    Dança popular - Espetáculo e...

    Marianna Martins

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro de Marianna Monteiro, professora do curso de Arte-Teatro do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), traz uma reflexão sobre a importância das danças populares na sociedade brasileira. A partir de diversos referenciais históricos, a autora investiga os processos de formação das danças populares brasileiras, como o congo e o boi-bumbá, e propõe um novo olhar no que diz respeito às suas características e à oposição entre cultura erudita e popular.
    
    No prefácio, Walnice Nogueira Galvão, professora de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo, ressalta a força e consistência da pesquisa: “a iluminação que resulta desta leitura é um prêmio para aqueles que se regozijam no desafio ao estabelecido e no pensamento inovador”.
    Show book