Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Dicionário de nomes termos e conceitos históricos - cover

Dicionário de nomes termos e conceitos históricos

Paul Geiger, Antonio Carlos Do Amaral Azevedo

Publisher: Lexikon

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este dicionário trata de movimentos sociais, políticos e artísticos, sistemas filosóficos e religiosos, ideologias e seitas, além de conflitos nacionais e internacionais, em linguagem clara e de fácil acesso ao leitor não especializado. A abrangência e o rigor acadêmico inerentes ao livro vieram preencher uma lacuna editorial há muito sentida, tanto no meio didático quanto entre os leitores que buscam relacionar o saber histórico aos acontecimentos diários do cenário nacional e mundial.
Para a quarta edição desta abrangente obra de referência sobre a história, em nome e em memória de seu autor, prof. Antonio Carlos do Amaral Azevedo, na certeza de que ele aprovaria — como sempre aprovou — a atualização permanente das referências relevantes que indexam a história, vários verbetes foram atualizados (como, por exemplo, fundamentalismo; palestinos; União Europeia, entre outros), e outros, novos, acrescentados (como, por exemplo, Al-Qaeda; armas de destruição em massa; BRIC; euro, crise do; onze de setembro; Plano Real, primavera árabe, entre outros). 
Este Dicionário é um grande instrumento de trabalho, que pode ser utilizado como roteiro de estudo, direcionando e otimizando o aprendizado, tão comumente dispersado pela constante troca de informações. Para facultar a compreensão deste rápido fluxo de dados que nos chega por diversos meios de comunicação, podemos encontrar no Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos uma fiel e atualizada fonte de conteúdos históricos, bem como uma obra que se mostra atemporal, tal qual a história, como ciência. Naturalmente, todo o texto foi atualizado para a nova ortografia.

Other books that might interest you

  • O mirabolante doutor Rocambole - cover

    O mirabolante doutor Rocambole

    Ana Luiza Figueiredo

    • 0
    • 1
    • 0
    A história de como um menino diferente e um médico especialista em diferenças se encontraram numa solução mirabolante!
    Show book
  • Poder da Imagem - cover

    Poder da Imagem

    Ricardo Garay

    • 0
    • 0
    • 0
    Este audiolivro foi originalmente criado em 2000 e usado por vários professores de universidades brasileiras como fonte de consulta e referência.Esperamos que esta versão atualizada e ampliada agora em 2019 continue ajudando a todos que lidam com imagem, estudam, trabalham ou simplesmente querem compreender um pouco mais sobre os conceitos e história da imagem. No entanto este audiolivro não tem a pretensão de ser o compêndio completo e definitivo sobre um assunto tão importante como o Poder da Imagem sob qualquer ponto de vista. No entanto oferece uma visão que se sustenta como ferramenta de consulta e referência.
    Show book
  • Toda comida tem uma história - cover

    Toda comida tem uma história

    Joana Monteleone

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma obra saborosa. Diversos ensaios, todos contados com o gozo de uma historiadora que, nesse momento, não está fazendo História (aquela com Hmaiúsculo), mas contando histórias. Esse contar, porém, exige cultura e talento, e isso Joana tem de sobra: ela é uma cozinheira, quer dizer, uma narrador de mão cheia, que transita entre diversos tempos (apesar de seu gosto declarado pelo século XIX) e por diversos pratos. O livro, indicado para leitores de qualquer idade, mostra o quanto cadarefeição que fazemos está cheia de história para contar, e nos contar.
    Show book
  • Guia 50 Anos do Golpe Militar - Guia 50 Anos do Golpe Militar - cover

    Guia 50 Anos do Golpe Militar -...

    ON LINE EDITORA Editora

    • 0
    • 0
    • 0
    Ditadura nunca mais! Cinquenta anos depois do golpe de Estado dado pelos militares, iniciando uma ditadura que durou 21 anos, vivemos uma democracia plena e possuímos umas das Constituições mais avançadas do mundo. Contudo, o regime militar lançou o país em um retrocesso histórico, piorando os problemas sociais que sempre assolaram o país. Para impor o regime dos quartéis à sociedade civil, as Forças Armadas valeram-se de um aparato de repressão extremamente violento, estimulando o uso de tortura e assassinato. Além disso, os golpistas brasileiros colaboraram para instaurar a onda de ditaduras militares que dominaram o Cone Sul nas décadas de 1970 e 1980. Esta edição especial relembra o golpe e a ditadura militar em todas as suas fases e traz, com exclusividade, documentos secretos da CIA liberados pelo Freedom Information Act (Ato de Liberdade de Informação) sobre a participação americana na derrubada de João Goulart, o envolvimento de Médici com Richard Nixon, os manuais de tortura da CIA e depoimentos exclusivos de ex-presos políticos vítimas de abusos por parte do Estado. Boa leitura!
    Show book
  • Viver em áreas de risco - Reflexões sobre vulnerabilidades socioambientais - cover

    Viver em áreas de risco -...

    Mary Jane Paris Spink

    • 0
    • 0
    • 0
    O direito à moradia
    
    A contraposição entre o direito à moradia e a preservação dos mananciais, a dinâmica perversa da expansão urbana no município de São Paulo, a prevenção de desastres em regiões vulneráveis do ponto de vista socioambiental, a controvérsia sobre definições de risco: são muitos os temas e muitas as disciplinas que se cruzam neste livro, que resulta de pesquisa sobre moradias em áreas de risco no Jardim Ângela e Jardim São Luís, Prefeitura Regional de M’Boi Mirim, em São Paulo, realizada com apoio do CNPq.
    
    Muitos actantes não humanos (como córregos, deslizamentos de terra e obras) são protagonistas neste livro. Eles se somam às vozes de moradores, administradores, participantes de associações como a Sociedade Santos Mártires, pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado, cidadãos de distintas procedências teóricas e políticas e ativistas que ajudaram a construir a narrativa, na qual diversas óticas se misturam e temas de cunho mais teórico recebem um colorido especial por meio de estudos de casos.
    
    Mary Jane Paris Spink é professora titular da PUC-SP, onde coordena o Núcleo de Pesquisas sobre Práticas Discursivas no Cotidiano: Direitos, Riscos e Saúde. Desde a conclusão de sua pós-graduação em psicologia social na Universidade de Londres, em 1982, atua em projetos e pesquisas de intervenção que têm o cotidiano como lócus de investimentos intelectuais, éticos e políticos. Como docente, orientou alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, colaborando na formação de profissionais que atuam hoje em diferentes regiões do Brasil e em outros países.
    Show book
  • Yvonne - A Médium Iluminada - cover

    Yvonne - A Médium Iluminada

    Gerson Sestini

    • 0
    • 0
    • 0
    Relata com muita propriedade informações sobre a vida, o trabalho com a mediunidade e a atuação após a desencarnação da extraordinária médium Yvonne do Amaral Pereira.
    Show book