Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Guia Grandes Líderes da História - Che Guevara - Guia Grandes Líderes da História - Che Guevara - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Guia Grandes Líderes da História - Che Guevara - Guia Grandes Líderes da História - Che Guevara

ON LINE EDITORA Editora

Publisher: On Line Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O grande herói revolucionário tinha tudo para ser mais um em meio aos milhões de latino-americanos. Nascido em uma família de classe média alta, o menino manifestou logo cedo uma enfermidade grave, a asma crônica, que o acompanhou pela vida toda. Falando assim, nem parece tão problemático, mas o fato é que, durante as crises de asma, Che ficava praticamente inválido. E correu risco de morrer várias vezes...  Agora, imagine você, se uma pessoa asmática dessa forma, em condições normais, se arriscaria a percorrer milhares de quilômetros por estradas desconhecidas durante meses, sem qualquer infra-estrutura? É claro que um membro da classe média de qualquer lugar se cercaria de cuidados, com a benção e a vigilância da família, e se permitiria uma dose muito pequena de extravagâncias.  Ao tomar contato com a história de Ernesto Che Guevara, a atuação política é o primeiro aspecto que salta aos olhos. Afinal, este mito ficou conhecido no mundo todo pela revolução que promoveu em Cuba ao lado de Fidel Castro.  Durante os anos em que o socialismo esteve em alta (mais na teoria do que na prática, é bom que se ressalte) na América Latina, os ideais de Che estiveram na pauta do dia daqueles que queriam mudar a realidade social, econômica e política instaurada à sua volta. Por aí, podemos constatar que a esfera pública de sua existência já foi alardeada e divulgada em grande escala. Por isso, é importante ressaltar o lado pessoal, a vitória íntima que Ernesto Guevara promoveu dentro de si e que serve como exemplo, talvez, para todos os seres humanos. E talvez seja essa inspiração que o faz ser um mito, mesmo após 47 anos de sua morte.
Available since: 04/29/2020.

Other books that might interest you

  • Náufragos da esperança - cover

    Náufragos da esperança

    Lucia Helena

    • 0
    • 0
    • 0
    Náufragos da esperança tem como projeto viajar por uma determinada faixa da literatura para pensar o trajeto não linear da série romanesca que se foi organizando como um paradigma baseado na repetição diferencial da metáfora do naufrágio. O objetivo do livro é descrito pela própria autora, a escritora e professora Lucia Helena, uma das intelectuais brasileiras mais respeitadas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Dividido em três capítulos: 'Estilhaços do naufrágio', 'Por mares nunca dantes navegados' e 'Naufrágio: metáfora da existência', o ensaio examina a metáfora que o norteia a partir da solidão dos homens em uma época marcada pela incerteza. A introdução do livro, iniciada com o fragmento de Um falcão no punho, da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol, evidencia, segundo a própria Lucia Helena, o que outros escritores do século XX e XXI perceberam: a crise como um elemento que conduz o homem à sua intimidade. Além do romance de Robinson Crusoe, são retomados também textos de autores contemporâneos e muitos críticos e pensadores, como Friedrich Nietzsche, Giorgio Agamben e Zygmunt Bauman.
    Show book
  • O Grande Livro da Maçonaria - cover

    O Grande Livro da Maçonaria

    Cláudio Blanc

    • 0
    • 0
    • 0
    Originada a partir de fenômenos históricos e sociais muito diversos, a moderna maçonaria foi organizada em obediências em 1717 em Londres, dando origem à chamada maçonaria especulativa ou seja, filosófica. Descrita, como uma associação essencialmente filosófica e filantrópica, como um sistema moral ilustrado por símbolos ou como uma ordem iniciática, a maçonaria proporciona conhecimento esotérico por meio de símbolos e rituais e incentiva seus membros a trabalhar pelo progresso da humanidade.
    Show book
  • Caminhada - cover

    Caminhada

    Henry David Thoreau

    • 1
    • 0
    • 0
    'Em seu livro Caminhada, Henry David Thoreau nos convida a viver na Natureza e a preservá-la. É um verdadeiro manual para aqueles que desejam se embrenhar na natureza em busca de silêncio e paz para a alma cansada da correria e do barulho ensurdecedor da sociedade. Thoreau nos desafia á entender que o homem faz parte da Natureza, sendo o homem um dos aspectos mais importantes de sua manifestação. Caminhada foi inicialmente apresentado em uma de suas palestras em 1851 com o título de ''The Wild'' e publicado como ensaio anos depois de sua morte com o titulo ''Walking.''Sua mensagem poética e cheia de beleza continua atual e, suas palavras servem de inspiração para escritores, ambientalistas e amantes da natureza por todo o mundo.'
    Show book
  • A arte de ter razão - 38 estratagemas - cover

    A arte de ter razão - 38...

    Schopenhauer, Arthur Schopenhauer

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste livro Schopenhauer apresenta 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate, não importando os meios, utilizando a maior ferramenta que possuímos; a palavra. É possível recorrer a estes estratagemas, lícitos e ilícitos, para 'obter' razão, e defendê-la quando ela estiver do nosso lado ou conquistá-la quando estiver do lado do adversário. Com frieza classificatória, Schopenhauer indica 'os caminhos oblíquos e os truques de que se serve a natureza humana em geral para ocultar seus defeitos'.
    Show book
  • Aprendendo sabedoria com filósofos clássicos gregos 500 citações - Recolha as melhores citações - cover

    Aprendendo sabedoria com...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Aprenda a construir a sua própria sabedoria com a ajuda dos mais importantes filósofos gregos clássicos, cuja influência moldou o pensamento ocidental e ainda hoje pode ser sentida. Mergulhe profundamente nas suas obras e pensamentos com uma selecção das citações essenciais introduzindo as suas principais ideias e delineando a estrutura da sua obra com clareza, o que faz uma introdução perfeita para principiantes na filosofia, com as obras de Aristóteles, Platão, Sócrates, Heráclito, e Epictetus.
    Show book
  • Unidas pelo autismo - cover

    Unidas pelo autismo

    Catiane Ferreira Gomes

    • 0
    • 0
    • 0
    Um encontro entre mães fez nascer este livro, e antes dele a certeza de que juntas poderiam promover ainda mais a inclusão de seus filhos em um mundo que muitas vezes se distancia deles, e não o contrário.Cada capítulo pontua um pouco da vida de uma criança, do seu nascimento até a descoberta do autismo, e a busca para amenizar os momentos seguintes, possibilitando a cada um o encontro entre o sonho e a realidade do dia a dia.Um livro carregado de sentimentos vigorosos e apaixonantes, todos pontuados pelo amor e pela determinação de mães que, diante de um diagnóstico, tornaram-se guerreiras e foram viver com fé suas histórias, momentos que estão aqui sendo divididos conosco de maneira sincera e generosa.Este livro é uma aula de vida e de amor, e foge por completo do lugar-comum da dor, substituindo-a pela certeza de que o caminho é longo, às vezes espinhoso, mas não menos alegre e surpreendente.
    Show book