Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O manual para a vida (Encheiridion de Epicteto) - cover

O manual para a vida (Encheiridion de Epicteto)

Epicteto de Hierápolis

Publisher: Bibliomundi

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

'Este é um livro de autoajuda?' 
Sabemos do costumeiro preconceito e descrédito do meio literário para com os livros de autoajuda. Porém isto também se deve, em grande parte, aos próprios escritores de autoajuda, que em sua maioria optam em seguir por “caminhos fáceis”, evitando tocar no cerne da questão – o autoconhecimento. 
Se analisarmos os livros de autoajuda produzidos hoje no mundo, encontraremos basicamente duas categorias. Uma delas nos diz assim: “Tudo é possível! Basta desejar profundamente que irá conseguir!”; Já a outra se ocupa de nos consolar quando não temos sucesso em “conseguir tudo”, e nos sentimos um lixo. 
Há, portanto, uma clara correlação entre uma sociedade que nos anuncia por todos os cantos da cidade que podemos conseguir tudo o que quisermos, e a existência da chamada baixa autoestima. 
Antigamente uma pessoa pobre era chamada desafortunada. Hoje, criamos uma alcunha um tanto mais cruel: perdedora. Hoje os anúncios nos dizem que somos nós quem estamos no comando, e não os deuses. Se não temos sucesso, a culpa é nossa – perdemos. 
Mas é aqui que entra a filosofia. A filosofia é a verdadeira autoajuda, o verdadeiro autoconhecimento, o verdadeiro amor ao saber. 
Segundo Epicteto e os estoicos, devemos ter sempre em mente os infortúnios da vida, e o conhecimento de que há coisas que estão sob nosso controle, e outras que não estão. Somente assim saberemos que podemos sim perder, mas que não somos perdedores. E, da mesma forma, também saberemos que podemos sim ganhar, mas que não somos ganhadores. 
Somente com este desapego aos anúncios da cidade grande é que teremos enfim o tempo e a disposição de olhar para dentro, e nos conhecer. Se isto é autoajuda? Certamente – autoajuda da melhor espécie! 
Com vocês, o manual para a vida, o Enchiridion de Epicteto... 
O editor. 
*** 
Número de páginas 
 Equivalente a aproximadamente 60 págs. de um livro impresso (tamanho A5). 
Sumário (com índice ativo) 
- Prefácio 
- Enchiridion de Epicteto 
- Apêndice (inclui trechos do Diatribes de Epicteto) 
*** 
Por que vendemos ebooks tão baratinho? 
 - Geralmente trabalhamos com autores em domínio público, de modo que não precisamos compartilhar direitos autorais. 
- Mesmo no caso dos livros de nossa autoria, ou naqueles em que trabalhamos na tradução, continua sendo de nosso interesse divulgar um conhecimento que acreditamos ser fundamental para a vida de qualquer caminhante ou buscador. 
- Finalmente, é o nosso hobby. 
[ uma edição Textos para Reflexão distribuída em parceria com a Bibliomundi - saiba mais em raph.com.br/tpr ]
Available since: 03/15/2021.

Other books that might interest you

  • Política - crônica de José de Alencar - cover

    Política - crônica de José de...

    Pop Stories, José de Alencar

    • 0
    • 0
    • 0
    "Em vez de examinarem-se as necessidades do país, examinam-se as necessidades deste ou daquele indivíduo, nomeiam-no para um bom emprego criado sem utilidade pública, e o país se incumbe de alimentá-lo por uma boa porção de anos." Eis o tom da crítica à política – atualíssima! – nessa crônica do livro "Ao correr da pena", de José Alencar.
    Show book
  • Cantáteis – Cantos Elegíacos de Amizade - cover

    Cantáteis – Cantos Elegíacos de...

    Chico César

    • 0
    • 0
    • 0
    'Cantáteis', nas palavras do autor, é "um canto de amor e amizade a uma mulher", e foi escrito impulsionado "por esse sentimento híbrido ('amozade') e que muitas vezes julgamos formado por partes que se negam - o amor e a amizade". A musa, mais além da mulher real que existiu na vida do poeta, é "uma representação de um tipo de mulher de São Paulo. Urbana, letrada, combativa, independente, freqüentadora dos círculos intelectuais alternativos, das rodas artísticas". Se São Paulo, como disse outro poeta, é como o mundo todo, 'Cantáteis' é uma experiência de linguagem que ultrapassa as fronteiras dos idiomas, das culturas, do nacional, do popular, do erudito, dos gêneros, das identidades, da língua.
    Show book
  • Capitalismo e Ecologia - Do Declínio do Capital ao Declínio do Mundo - cover

    Capitalismo e Ecologia - Do...

    Paul Mattick

    • 0
    • 2
    • 0
    Uma das questões que mais preocupam a humanidade nos últimos decênios é a questão ambiental. A preservação das florestas, a defesa das baleias, a reciclagem de materiais, a camada de ozônio, a poluição, a extinção de espécies animais, o crescimento populacional, a radioatividade, entre diversos outros fenômenos, são questões ambientais. Paul Mattick aponta para uma concepção crítica em relação a algumas abordagens sobre a “crise ecológica”. Refutando aqueles que consideram que a ecologia é o grande problema da humanidade, bem como o catastrofismo ecológico, Mattick aponta para a necessidade de entender que a relação entre o meio ambiente e a humanidade só pode ser compreendido num contexto social específico, o da sociedade capitalista. Da mesma forma, afirma que sem resolver a crise social, é impossível resolver a crise ecológica.
    Show book
  • Brás Bexiga e Barra Funda - cover

    Brás Bexiga e Barra Funda

    Antônio de Alcântara Machado

    • 0
    • 0
    • 0
    Este clássico conjunto de contos faz um registro do dia-a-dia dos imigrantes italianos na cidade de São Paulo durante a década de 1930. Mostra seus hábitos, crenças e costumes. Descreve seu jeito de falar e de vestir. Como pano de fundo, aparece a cidade de São Paulo, na época já vibrante, com seus primeiros automóveis, que se desenvolvia impulsionada por uma miscelânea de raças, credos e costumes.
    Show book
  • Fogo em meus ossos - A biografia de Eugene H Peterson - cover

    Fogo em meus ossos - A biografia...

    Winn Collier

    • 0
    • 0
    • 0
    O leitor e a leitora têm em mãos a oportunidade de conhecer a vida e obra daquele que ficou conhecido como "pastor de pastores", dada a expressiva influência que até hoje exerce. Winn Collier teve acesso exclusivo ao biografado e a documentos que lhe permitiram produzir um retrato fiel de quem foi Eugene Peterson. 
    Em Fogo em meus ossos, biografia autorizada, você conhecerá detalhes e abordagens únicas sobre Peterson, cuja paixão por Jesus fez esse artesão da palavra escrever livros — além da aclamada paráfrase da Bíblia, A Mensagem — que inspiram aqueles que desejam desenvolver uma experiência plena com Deus. 
    Descubra a multifacetada e inspiradora vida de um dos pastores mais influentes das últimas décadas e as histórias singulares que moldaram sua fé em Deus. Conheça os desafios vividos por Peterson como pastor, marido e pai. Surpreenda-se com um clérigo cuja sofisticação intelectual não o impediu de apreciar as experiências singelas e belas da vida, e dedicar seus talentos à formação espiritual de gente simples. 
      
    "Tive contato com Eugene Peterson durante trinta anos e imaginei que o conhecesse. Ele não falava muito, especialmente sobre si mesmo. Eu não sabia de sua tatuagem de camundongo, do programa de rádio de sua mãe pentecostal, do fracasso cabal em sua primeira tentativa de plantar uma igreja, de sua amizade com um jovem Pat Robertson ou de seu talento para dançar quadrilha. De algum modo, Winn Collier extraiu de Eugene esses fatos quase desconhecidos que, juntos, completam o retrato de um gigante terno e humilde, que deu nova vida à Bíblia para milhões de pessoas e se tornou exemplo e inspiração para pastores sobrecarregados de toda parte." 
     Philip Yancey, autor de Alma sobrevivente
    Show book
  • Jimi Hendrix - uma sala cheia de espelhos - Resumo - cover

    Jimi Hendrix - uma sala cheia de...

    Charles R. Cross

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta biografia, escrita pelo autor best-seller e reconhecido jornalista musical Charles R. Cross, traz relatos inéditos sobre a vida e obra do maior guitarrista de todos os tempos. Muito já foi escrito sobre ele, contudo, Hendrix é muito mais conhecido pelo seu mito do que por sua verdadeira biografia, por sua infância e pelos bastidores da sua curta e incendiária carreira como músico, o que é corrigido neste livro de forma impecável. Baseado em mais de 300 entrevistas, documentos nunca antes revelados e diversas pesquisas, este livro apresenta um profundo e fascinante retrato do gênio da música que conseguiu sair da pobreza para o sucesso, colocar fogo no mundo do rock e inadvertidamente pôr fim em seu próprio talento. A obra inclui também muitas informações sobre a verdadeira história de sua saída do serviço militar, um relato alucinante de Woodstock e os detalhes de seus muitos amores. Este livro é um resumo produzido a partir da obra original.
    Show book