Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Entre cirurgiões tambores e ervas: - Calunduzeiros e curadores ilegais em ação nas Minas Gerais (século XVIII) - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Entre cirurgiões tambores e ervas: - Calunduzeiros e curadores ilegais em ação nas Minas Gerais (século XVIII)

Nogueira Author

Publisher: Editora Garamond

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este livro, uma etnografia histórica de grande interesse, transporta o leitor para o cotidiano das práticas de cura não oficiais das Minas Gerais no século XVIII, por meio de descrições detalhadas e muitos casos específicos coletados nos arquivos mineiros. As inúmeras situações e personagens que povoam o livro servem para evidenciar a complexidade da sociedade colonial no que diz respeito à atuação de curadores e calunduzeiros, às concepções de doença e cura e ao caráter da repressão às práticas ilegais.Mais do que isso, demonstra que havia um substrato de crenças bastante expandido: as “doenças de feitiço”. Esta expressão de época é um ponto central no texto, pois deixa patente uma concepção de doença distante da dominante nos meios médicos oficiais. Aqueles que sabiam manipular os feitiços eram temidos e figuravam também como alvo privilegiado da repressão.
Available since: 03/20/2018.

Other books that might interest you

  • Sertório e Eumenes - Vidas Paralelas - cover

    Sertório e Eumenes - Vidas...

    Plutarco

    • 0
    • 0
    • 0
    Sertório e Eumenes é um dos pares de biografias que Plutarco escreveu e que pertence a uma série que se conhece por Vidas Paralelas. 
    Nascido provavelmente no ano 46 da nossa era, na cidade grega de Queroneia, na Beócia, Plutarco deixou-nos muitos escritos, sob a forma de curtos ensaios, sobre temas tão diversos como filosofia, ética, educação, política, religião, psicologia, ciências naturais, literatura, retórica e biografias. 
    Plutarco busca nas suas Vidas Paralelas o carácter, a influência da educação, o drama dos sucessos e dos insucessos dos seus personagens, a atitude dos seus sujeitos face a tais destinos e os respetivos ensinamentos morais que daí podem advir. 
    Neste par, Plutarco aborda a vida do general romano Sertório, personagem de relevo na história antiga do território português, e a de Eumenes de Cárdia, um dos generais de Alexandre, o Grande.
    Show book
  • Como Ser Mais Feliz Hoje! - cover

    Como Ser Mais Feliz Hoje!

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro Como Ser Mais Feliz Hoje! é um guia prático para quem busca a felicidade imediata. Com dicas simples e eficazes, o autor Max Editorial ensina como transformar a rotina em momentos de alegria e satisfação. Mas será que a felicidade pode ser alcançada tão facilmente? O que acontece quando as coisas não saem como planejado? Descubra lendo este livro surpreendente!
    Show book
  • Cosmologia Egípcia A: O Universo Animado Terceira Edição - cover

    Cosmologia Egípcia A: O Universo...

    Moustafa Gadalla

    • 0
    • 0
    • 0
    Abrange a aplicabilidade dos conceitos cosmológicos egípcios para a nossa compreensão moderna da natureza do universo, criação, ciência e filosofia. Esta edição traduzida para a lingua portuguesa examina a aplicabilidade dos conceitos cosmológicos Egípcios para a nossa compreensão moderna da natureza do universo, creação, ciência e filosofia. A cosmologia Egípcia é humanista, coerente, abrangente, consistente e lógica, analítica e racional. Descubra o conceito Egípcio da matriz energética universal e as contagens do processo de criação. Leia sobre numerologia, dualidades, trindades, etc .; como o ser humano está relacionado com o universo; a consciência astronômica Egípcio; a viagem terrestre; subindo a escada celestial para se reunir com a Fonte; etc. Livro livro está dividido em cinco partes, contendo um total de 17 capítulos. Parte I: O Monoteísmo Mistico Egípcio consiste de um capítulo: Capítulo 1: Os Mais Religiosos irá cobrir o significado místico profundo do monoteísmo para os Egípcios que são profundamente religiosos, bem como uma visão geral de sua consciência cósmica. Parte II: Os Princípios da Creação consiste em dois capítulos - 2 e 3: Capítulo 2: As Energias Animadoras Do Universo irá cobrir a compreensão científica dos Egípcios sobre o estado do mundo antes da Creação, e sobre as energias de animação divinas do ciclo da creação. Capítulo 3: As Contas no Processo da Creação Egípcia irá cobrir uma visão geral das três fases primárias do Ciclo da Creação. Parte III: Os Códigos Numéricos da Creação tem cinco capítulos - os capítulos de 4 a 8: Capítulo 4: A Numerologia do Processo da Creação irá cobrir o misticismo numérico dos Egípcios Antigos, e a análise dos números dois, três e cinco. Capítulo 5: A Natureza Dualística cobrirá a natureza dual da creação e fará a análise de 14 diferentes aplicações no sistema Egípcio Antigo. Capítulo 6: O Três - A Trindade irá cobrir este primeiro número ímpar [o um não é um número], a importância do triplo poder de um
    Show book
  • A Comuna de Paris (Com notas) - cover

    A Comuna de Paris (Com notas)

    Karl Marx, Nildo Viana, CRL James

    • 0
    • 0
    • 0
    Karl Marx foi o primeiro grande analista da experiência histórica da Comuna de Paris, a primeira tentativa de revolução proletária da história. A Comuna de Paris foi analisada por diversos autores, sob os mais variados pontos de vista, tais como historiadores, militantes, sociólogos, cientistas políticos. A análise de Marx se destaca não só por ter sido feito na época do próprio acontecimento, mas pelo vínculo com sua teoria da revolução proletária e sua concepção de comunismo. A presente obra é uma tradução cuidadosa do texto de Marx e acompanhada por textos complementares que comentam e debatem a concepção de Marx sobre a Comuna, escritos por Nildo Viana e CRL James.
    Show book
  • 100 citações sobre casamento - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações sobre casamento -...

    Various

    • 0
    • 0
    • 0
    Seleccionámos para si 100 grandes citações sobre o casamento. O leque de autores dessas 100 citações sobre o casamento é muito vasto: de Jane Austen a Friedrich Nietzsche, de Oscar Wilde, claro, a Coco Chanel, Mae West, Groucho Marx, Socrates, de Virginia Woolf a William Shakespeare ou Ava Gardner. O casamento é uma grande fonte de humor, de inspiração para artistas, intelectuais, filósofos, escritores, pintores, criadores em geral. O casamento é obviamente uma grande fonte de felicidade, de realização pessoal, de stress, e por vezes de desilusão. Os indivíduos podem casar por várias razões, incluindo legais, sociais, libidinosos, emocionais, financeiros, espirituais, e religiosos. Com quem se casam podem ser influenciados por regras socialmente determinadas. O casamento é uma união social ou ritualmente reconhecida entre cônjuges que estabelece direitos e obrigações entre eles. A definição de casamento varia de acordo com as diferentes culturas, mas é principalmente uma instituição em que as relações interpessoais, geralmente sexuais, são reconhecidas. Quando definido de forma ampla, o casamento é considerado um universal cultural. Uma grande citação é muito semelhante a um grande pensamento e a um pequeno poema. Pode encapsular uma grande teia de ideias, pensamentos, reflexões, emoções em poucas palavras. O leitor de uma grande citação é forçado a pensar no que acabou de ouvir. Ele tem de pensar sobre essas palavras e o que elas significam. Uma excelente citação exige que o leitor faça uma pausa para contemplar o verdadeiro significado e a poesia de algumas palavras. Um grande pensamento atinge um nível de universalidade. As citações atingem duramente a essência do ser humano. A citação certa pode ajudar-nos a ver alguns significados invisíveis de coisas ou assuntos.
    Show book
  • Extracampo - na ótica do cárcere - cover

    Extracampo - na ótica do cárcere

    Angelo Marcos Canuto da Silva

    • 0
    • 0
    • 0
    O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e China. O cotidiano do cárcere é uma realidade de quase um milhão de brasileiros e pouco sabemos a respeito desses excluídos do Brasil. Homens e mulheres que carregam o estigma de presidiário e, mesmo após o cumprimento da pena, irão conviver com uma marca daqueles que não acreditam na recuperação do ser humano.Extracampo: na ótica do cárcere é um livro que revela, a partir da trajetória de Angelo Canuto, os caminhos da ressocialização, os passos do ser humano que errou, pagou, mas não desiste de lutar por aqueles que precisam de uma chance para voltar à sociedade.Em cada uma de suas reflexões é possível projetar perspectivas em situações tão complexas, superar os desafios em momentos tão conturbados e seguir adiante.Seu livro é uma parada obrigatória para conhecer uma face do Brasil ainda desconhecida, mas cheia de sonhos, guerreiros e possibilidades.Vagner Aparecido Marques, Doutor em História Social pela PUC-SP e autor do livro Fé & Crime: Evangélicos e PCC nas periferias de São Paulo.
    Show book