Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Regimes de Acumulação e Épocas Literárias - cover

Regimes de Acumulação e Épocas Literárias

Nildo Viana

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A obra “Regimes de Acumulação e Épocas Literárias” aborda a história da literatura, mais especificamente o que ficou conhecido como “períodos literários”, a partir do desenvolvimento histórico do capitalismo. As épocas literárias não emergem aleatoriamente, pois elas estão intimamente ligadas ao processo histórico e social. O autor mostra que a história do capitalismo é marcada por sucessivos regimes de acumulação e como estes promovem paradigmas hegemônicos que geram uma convergência cultural com as épocas literárias e cânones literários hegemônicos. Para concretizar esse processo analítico, o autor aponta para a contribuição do marxismo e da sociologia da literatura a partir de uma análise crítica das contribuições de Lucien Goldmann e Georg Lukács e, após isto, desenvolve os conceitos de regimes de acumulação, épocas literárias e cânones literários hegemônicos, bem como conceitos correlatos. Desta forma, o autor analisa a sucessão de regimes de acumulação e evolução das épocas literárias, apontando a relação dos principais cânones literários e o paradigma hegemônico em cada um dos regimes de acumulação. Nesse contexto, o autor desenvolve uma discussão sobre diversas manifestações literárias, tais como o naturalismo, o romantismo, o realismo, entre outras.
Available since: 07/14/2020.

Other books that might interest you

  • 100 citações de Albert Einstein - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Albert Einstein...

    Albert Einstein

    • 0
    • 0
    • 0
    Albert Einstein é amplamente considerado como uma das maiores mentes que alguma vez viveu. Ele desenvolveu a teoria da relatividade, um dos dois pilares da física moderna juntamente com a mecânica quântica, e escreveu a equação mais famosa do mundo, E=mc². Foi um imenso cientista e pensador, e o seu trabalho é também conhecido pela sua influência na filosofia da ciência. Como um autêntico génio, também era cheio de humor; estas 100 citações foram cuidadosamente seleccionadas para lhe apresentar o seu carácter e o seu espírito de sagacidade, num formato conveniente e eficiente.
    Show book
  • 100 provérbios chineses - Recolha as 100 citações de - cover

    100 provérbios chineses -...

    Anonymous

    • 0
    • 0
    • 0
    Os Provérbios são a verdadeira sabedoria popular. São o fruto de centenas de anos de histórias, lendas, espiritualidade de um povo. Transmitidos oralmente durante séculos, a sua verdade e simplicidade falam-nos de imediato. Estes provérbios visam dar acesso a um povo, a uma cultura popular, num formato acessível a todos. Um provérbio é mais do que uma frase anódina, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • Garrett - Traficante de escravos - cover

    Garrett - Traficante de escravos

    Gairo Garreto

    • 0
    • 0
    • 0
    Com base em extensa pesquisa feita em arquivos e bibliotecas de três países, o ensaio biográfico de Gairo Garreto analisa a trajetória de Antônio Garrett, que deixou os Açores e foi para o Maranhão, onde acabou se dedicando ao comércio de escravos no fim do século XVIII. O autor partiu das memórias do avô para registrar a história da própria família, por meio das variantes do sobrenome, mas acabou reproduzindo com riqueza de detalhes uma parte pouco conhecida da história do Brasil. Em 'Garrett, traficante de escravos', não faltam percalços, aventuras, e até mesmo um sobrinho abolicionista, o que dá mais sabor à narrativa e reforça a importância, não apenas do protagonista, mas da família Garrett em diversos eventos íbero-americanos até a primeira metade do século XIX.
    Show book
  • Focar - Pense mais rápido treine seu cérebro e torne-se mais produtivo - cover

    Focar - Pense mais rápido treine...

    Dave Farrel

    • 0
    • 0
    • 0
    Este é um combo de 2 livros, que tem os seguintes títulos: 
      
      
    Livro 1: Este livro cobre uma variedade de tópicos, todos inter-relacionados e de alguma forma conectados à nossa habilidade de nos concentrar nas tarefas mais importantes que temos. Muitas pessoas sofrem por serem distraídas, indo de uma coisa para outra e nunca realizando muito. Hoje, enfrentamos esses problemas com alguns insights inspiradores. 
      
    Primeiro, falaremos sobre como melhorar suas habilidades de concentração e memória. Isso está no cerne do livro. 
      
    A seguir, examinaremos os desafios significativos que muitas pessoas enfrentam quando trabalham em casa. Isso se tornou mais comum nos dias de hoje e, portanto, parecia um tópico crucial a ser incluído neste livro. 
      
    Depois disso, iremos abordar o que foi referido como as "quatro motivações principais". Essas são as coisas que nos mantêm em movimento, os fatores que nos mantêm alerta. A falta desses elementos pode destruir nosso progresso, por isso é importante saber o que são e como usá-los. 
      
    Além disso, falaremos brevemente sobre o poder da criatividade e as oportunidades e perigos do brainstorming com uma equipe. 
      
      
      
    Livro 2: Focar é mais importante do que nunca em uma era com mídia social, anúncios e um milhão de possibilidades de gastar seu tempo com sabedoria ou tolice. Neste guia, mostraremos como ignorar distrações, melhorar sua memória e aumentar sua concentração. 
      
    A pressão pode ser boa ou ruim. Aqui, discutiremos como usá-lo a seu favor, evitando muita pressão sobre você mesmo. Muitas pessoas caíram em esgotamento devido ao estresse e sobrecarregadas por tarefas e expectativas. Também mostraremos como evitar isso.
    Show book
  • Grafias da cidade na poesia contemporânea (Brasil-Portugal) - cover

    Grafias da cidade na poesia...

    Ida Alves

    • 0
    • 0
    • 0
    A cidade, como a poesia, é palco desafiador que proporciona incontáveis reflexões e questionamentos. Pensando nisso, Ida Alves e Marleide Anchieta reúnem, neste livro, diversos ensaios de jovens pesquisadores que se propõem a discutir cidade e poesia de forma acentuada e comprometida, tendo como base os versos luso-afro-brasileiros de importantes nomes da poesia de nosso tempo, percorrendo múltiplos espaços urbanos.
    Show book
  • Judas-Asvero - Trechos selecionados de "À margem da história" de Euclides da Cunha - cover

    Judas-Asvero - Trechos...

    Pop Stories, Euclides da Cunha

    • 0
    • 0
    • 0
    Extraída do livro "À margem da história", a narrativa "Judas-Asvero" traz para o leitor relatos da vida cotidiana do seringal, ao tempo em que seu autor, Euclides da Cunha, o conheceu. As gigantescas dificuldades do trabalhador brasileiro diante das condições singulares da região permitem um paralelo de suas vidas com um Sábado de Aleluia constante.
    Show book