Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Regimes de Acumulação e Épocas Literárias - cover

Regimes de Acumulação e Épocas Literárias

Nildo Viana

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A obra “Regimes de Acumulação e Épocas Literárias” aborda a história da literatura, mais especificamente o que ficou conhecido como “períodos literários”, a partir do desenvolvimento histórico do capitalismo. As épocas literárias não emergem aleatoriamente, pois elas estão intimamente ligadas ao processo histórico e social. O autor mostra que a história do capitalismo é marcada por sucessivos regimes de acumulação e como estes promovem paradigmas hegemônicos que geram uma convergência cultural com as épocas literárias e cânones literários hegemônicos. Para concretizar esse processo analítico, o autor aponta para a contribuição do marxismo e da sociologia da literatura a partir de uma análise crítica das contribuições de Lucien Goldmann e Georg Lukács e, após isto, desenvolve os conceitos de regimes de acumulação, épocas literárias e cânones literários hegemônicos, bem como conceitos correlatos. Desta forma, o autor analisa a sucessão de regimes de acumulação e evolução das épocas literárias, apontando a relação dos principais cânones literários e o paradigma hegemônico em cada um dos regimes de acumulação. Nesse contexto, o autor desenvolve uma discussão sobre diversas manifestações literárias, tais como o naturalismo, o romantismo, o realismo, entre outras.

Other books that might interest you

  • Frases e Pensamentos Ed 2 - Frases de Prosperidade - cover

    Frases e Pensamentos Ed 2 -...

    Edicase

    • 0
    • 0
    • 0
    Revista Frases e Pensamentos Ed. 2, confira mais de 390 frases de prosperidade para te ajudar ou para você ajudar alguém a ser mais positivo, ter fé, garra e continuar lutando.
    Show book
  • O romance da violência - sociologia das metamorfoses do romance policial - cover

    O romance da violência -...

    José Vicente Tavares dos Santos

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro percorre uma genealogia da crítica literária e sociológica do romance policial. O livro segue um percurso analítico que vai de Charles Baudelaire até autores latino-americanos atuais. Descreve o romance do enigma, de Edgar Allan Poe a Conan Doyle; o romance hard-boiled, ou roman noir, de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, nos Estados Unidos dos anos de 1930; e o polar, na França, na Suécia e em outros países, a partir dos anos de 1960.Uma morfologia de um novo gênero literário, o romance da violência na Era da Mundialização das Conflitualidades, é aqui esboçada: a universalização do romance policial e do romance da violência. Múltiplas faces da crítica da sociedade contemporânea. Convidamos o leitor a comparar as análises aqui presentes com suas próprias experiências de leitura e seguir esta aventura sociológica, do enigma ao mistério.Compreender uma certa cultura da violência presente na América Latina é necessário para que se possa construir uma cultura da paz. Este livro é um estudo em Sociologia do Romance e tem como objeto o romance da violência na América Latina. O leitor encontrará análises de obras do realismo mágico que tiveram ditadores como personagens até romances de escritores contemporâneos como Carlos Fuentes (1928-2012) e Elmer Mendoza (1949-), do México; Ernesto Mallo, da Argentina (1948-); Fernando Vallejo (1942-), Jorge Franco (1962-) e Laura Restrepo (1950-), da Colômbia; e Rubem Fonseca (1925-2020) e Luiz Alfredo Garcia-Roza (1936-2020), do Brasil. Os romances aqui trabalhados permitem a identificação das figurações sobre a violência na modernidade tardia. Ainda que partindo dos elementos do romance policial (desde a novela do enigma ao roman noir dos anos de 1930 e o polar dos anos de 1960), a hipótese sustenta que está se configurando um novo gênero literário.
    Show book
  • A Mão e a Luva - cover

    A Mão e a Luva

    Machado de Assis Machado de

    • 0
    • 0
    • 0
    O que faz duas pessoas se ajustarem como mão e luva? Simplesmente o amor? Ou os interesses particulares são decisivos?Estevão, jovem apaixonado, romântico e patético, típico herói do Romantismo, apaixona-se perdidamente por Guiomar, moça humilde e sincera, de rara beleza, determinada e inteligente. Mas o amor do rapaz não é suficiente: Guiomar, apesar de respeitá-lo, não se interessa por ele.Luís Alves, seu melhor amigo e confidente, jovem perspicaz e ambicioso, aconselha-o, sempre, desde suas primeiras crises de sofrimento, conseqüência do desprezo da moça, a esquecer de sua amada, sem deixar transparecer seus próprios interesses por ela. Jorge, um rapaz bonito, mas previsível e superficial, freqüentador da casa de Guiomar é outro que também lhe deseja.Três homens lutando pela mão de uma única moça em um jogo de sutileza, declarações e astúcia.
    Show book
  • Educação superior e conhecimento no centenário da reforma de Córdoba: - novos olhares em contextos emergentes - cover

    Educação superior e conhecimento...

    Maria Estela Dal Pai Franco,...

    • 0
    • 0
    • 0
    A Rede Sulbrasileira de Investigado¬res da Educação Superior, Núcleo de Excelência em Ciência Tecnologia & Inovação pelo CNPq/Fapergs, objeti¬va mapear e consolidar a Educação Superior e suas interfaces. 
    A Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior, Núcleo de Excelência em Ciência Tecnologia & Inovação pelo CNPq/Fapergs, objetiva mapear e consolidar a Educação Superior e suas interfaces. 
    
    Em 2007 foi certificada pela Capes/ Inep como Observatório de Educação através do projeto Indicadores de Qualidade para a Educação Superior Brasileira. A Ries congrega professores-investigadores, pós-graduandos e bolsistas de iniciação científica da Educação Superior. Entre suas obras publicadas, destacam-se: Enciclopédia de Pedagogia Universitária (v. 1, Porto Alegre, Fapergs/Ries, 2003); Enciclopédia de Pedagogia Universitária (v. 2, Glossário, Brasil, Inep, 2006); Educação Superior e Aprendizagem (v. 5, Porto Alegre, Edipucrs, 2015); Educação Superior e Contextos Emergentes [v.6, Porto Alegre, EdiPUCRS, 2016]; Higher Education and Emergent Contexts - Educação Superior e Contextos Emer¬gentes [v.6, Porto Alegre, Edipucrs, E-Book 2017];
    Show book
  • Os samurais alagoanos e a bambina paulista: migrar é preciso - cover

    Os samurais alagoanos e a...

    Maria Gravina Ogata

    • 0
    • 0
    • 0
    Os samurais alagoanos e a bambina paulista: migrar é preciso... apresenta um relato em que a família da autora protagoniza inúmeras aventuras migratórias, que tiveram o Brasil como destino. O livro narra a saga dos imigrantes italianos e japoneses que se encontraram na cidade de São Paulo e vêm seguindo seus caminhos juntos, desdobrando-se em várias gerações até a chegada de seus três netos, fruto do melting pot que se tornou o Brasil, decorrente da formação de várias diásporas migratórias em diversos momentos históricos, relacionados com o final do século XIX, todo o século XX e o início do século XXI. A obra passeia confortavelmente pela história, geografia, economia, administração pública, política e pelo direito, de forma muito simples, fazendo com que qualquer pessoa possa se recordar de momentos cruciais  da história do Brasil, constatando-se que, de país de imigração, vem se tornando, pouco a pouco, um país de emigração. Este ensaio não relata a história dos outros. Trata das fronteiras e dos Estados nacionais, cujas funções se encontram em constante transformação no mundo globalizado. Mostra, ainda, a demora na miscigenação dos imigrantes com os brasileiros, a importância do casamento nas famílias de imigrantes, a dificuldade para retornar ao país de origem, a importância da família, a educação como forma de ascensão social e econômica, sem falar da eficiência do Brasil em forjar a sua brasilidade. O livro trata das fronteiras e dos Estados nacionais, cujas funções se encontram em constante transformação no mundo globalizado. Ainda que nos últimos anos as migrações populacionais, em escala mundial, venham sendo tratadas como ameaça à segurança dos Estados nacionais, este ensaio mostra quão positivas têm sido as mudanças de ordem cultural, social e econômica decorrentes de processos migratórios.
    Show book
  • Direito Eleitoral - cover

    Direito Eleitoral

    Rubens Souza

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra trata dos principais temas do nosso direito eleitoral tais como: Voto, Elegibilidade, Sistema Eleitoral no Brasil, Recursos eleitorais, Crimes eleitorais e outros assuntos de importância relevante desta matéria. Traz conceitos, explicações, comentários aos principais artigos da lei 9.504, em linguagem simples e objetiva.Analisa os aspectos essenciais do Direito Eleitoral, esclarecendo e ampliando o conhecimento das regras que regem a democracia e a cidadania.É dirigida especialmente ao candidato a concursos público e ao estudante de direito.
    Show book