Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Maurício Tragtenberg: Burocracia e Autogestão - cover

Maurício Tragtenberg: Burocracia e Autogestão

Lucas Maia, Edmilson Marques, Nildo Viana, Rubens Vinicius da Silva

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Maurício Tragtenberg é um nome ímpar na intelectualidade brasileira. Tanto em suas relações pessoais quanto em suas atividades profissionais e políticas, se destacou por não seguir o hegemônico e os detentores do poder, sendo uma voz destoante. Erisvaldo Souza reúne na presente coletânea um conjunto de artigos de pesquisadores de sua obra que tematizam a vida e a obra de Tragtenberg, trazendo suas reflexões e contribuições sobre distintas temáticas, tais como a questão do modo de produção “asiático”, Estado, burocracia, pedagogia, autogestão, bem como seus vínculos com o marxismo autogestionário, sua aproximação com Max Weber, entre diversas outras questões. Esta é uma obra fundamental para compreender o pensamento de Maurício Tragtenberg, um dos mais importantes nomes da sociologia e do marxismo brasileiros.

Other books that might interest you

  • Empresa de família - uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade - cover

    Empresa de família - uma...

    Helder De Azevedo

    • 0
    • 0
    • 0
    Por que empresas familiares, que exercem um papel tão fundamental na economia, têm um índice de mortalidade tão grande?
    
    Este livro responde a essa pergunta por meio de uma abordagem social, humana e inovadora, tratando o governo das empresas familiares por meio de cinco eixos principais: estratégia, essência da família, papéis dos familiares na sociedade, monitoramento de familiares na empresa e sucessão.
    
    Buscando harmonizar a relação entre família e empresa, descrevendo cada entidade e suas inter-relações e apresentando uma metodologia com a qual empreendedores e seus familiares construirão uma agenda de debates e ações para solidificar a estrutura societária da empresa, a obra encontra caminhos práticos e de aplicação ampla para que toda empresa familiar conquiste sua longevidade.
    
    Ao utilizar a metodologia apresentada, de forma objetiva e didática, o leitor entenderá como separar aspectos que devem ser tratados como família daqueles que devem ser tratados como sócios, aprimorando a governança da empresa e aumentando suas chances de se perpetuar.
    
    Empresa de família: uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade deve ser lido por todos os empreendedores, sucessores e herdeiros de todas as gerações presentes no ambiente da empresa familiar, independente do momento que o leitor, a família ou a empresa estiverem passando. Afinal, planejar e organizar o quanto antes é sempre melhor.
    Show book
  • Tendências da administração em debate - cover

    Tendências da administração em...

    Valdenise Leziér Martyniuk

    • 0
    • 0
    • 0
    Por ocasião do cinquentenário do curso de Administração na PUC-SP, a ser comemorado em 2021, deu-se a oportunidade do desenvolvimento dessa obra, que visa menos contar a história do curso e da Administração enquanto campo de conhecimento e mais dizer para onde vamos nos caminhos da gestão estratégica e das áreas específicas nas quais os alunos podem atuar nos vários tipos de organizações: gestão estratégica, gestão de finanças, gestão de marketing, gestão de pessoas e gestão de operações. As tecnologias contemporâneas e as mudanças de comportamento e valores em discussão e rápida adesão no mercado atual, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, alteraram sobremaneira os modos de gerir organizações, assim como os perfis profissionais que nelas atuam. O e-book pretende discorrer sobre essas práticas e os avanços teóricos que as sustentam. Assim, percebe-se a interdisciplinaridade entre as áreas da administração, em caminhos tracejados a partir das tendências e métodos recentes, o que se verá nos capítulos. Os autores  são professores doutores do curso de Graduação e Pós-Graduação em Administração, com perfis diversos: docentes que estão na instituição há décadas e profissionais mais jovens;  consultores e profissionais atuantes no mercado e pesquisadores; além da colaboração entre áreas comentada acima. A publicação está estruturada em três partes e  quatorze textos. A primeira parte apresenta a história do curso, sua interlocução com o mercado e descreve o perfil da profissão nos dias de hoje. A segunda parte traz dez capítulos, cada um abordando uma prática contemporânea de gestão e suas bases teóricas que atravessam as subáreas de conhecimento. A terceira parte não constitui exatamente um capítulo, mas uma lista de frases elaboradas pelos mais de 60 docentes do curso sobre sua visão sobre o curso e a vida de administrador.
    Show book
  • Gestão Empresarial - cover

    Gestão Empresarial

    Helio (Org.) Costa

    • 0
    • 1
    • 0
    Esta obra visa apresentar ao leitor uma visão de um modelo de gestão integrada de uma empresa moderna e pronta para enfrentar os desafios do mundo atual. A partir de um modelo simples e objetivo, 21 autores de renome no mercado explicam os conceitos fundamentais de diversos temas, fornecem exemplos de aplicações práticas e descrevem como se obter uma visão integrada da gestão de uma empresa.  O livro se destina a todos que desejam possuir os conceitos que devem estar na mente de um(a) gestor(a) moderno(a) e que busca  a excelência e desempenho na busca de objetivos.
    Show book
  • Moda Luxo e Direito - cover

    Moda Luxo e Direito

    Jeff Trexler, Susy Inés Bello...

    • 0
    • 0
    • 0
    A Moda é o gosto coletivo dirigido a algo em particular em um momento determinado e em um lugar especi¬co. Pode-se focalizar na indumentária, o mobiliário, os carros, as moradias, a música, os livros, as joias entre uma variedade imensa de produtos e serviços. Dentro dela existe um setor denominado de Luxo porque se destaca do resto do universo da Moda pela autenticidade, a qualidade, a originalidade, a excelência, a interação entre a pessoa e o objeto, e a indispensável conexão com o desejo que supera a necessidade e prescinde dela. Tanto a Moda, como o setor do Luxo, são objeto de estudo do Direito que tenta fazer sua contribuição re exiva em sua função de regulador das condutas dos homens em sociedade. Nestas páginas se desenvolvem os conceitos das matérias afetadas e destaca-se a presença do Direito na interação dos mesmos.
    Show book
  • Varejo no Brasil em 2020 - o novo medo e o novo normal - cover

    Varejo no Brasil em 2020 - o...

    Luiz Antonio Secco

    • 0
    • 0
    • 0
    O início de 2020 foi terrível, sem exceção, para todos os seres humanos e, claro, todos os brasileiros. No varejo, o estrago tem sido especial: quase todas as lojas do país fechadas desde o meio de março e durante um longo período, que variou entre dois e quatro meses.
    Quando o céu desabou no fim de semana de 14 e 15 de março, o autor Luiz Secco criou no WhatsApp um grupo de crise com 120 empresários e executivos que representam setenta redes varejistas cariocas. Esta coletânea de textos publicada em plena pandemia do novo coronavírus em 2020 é resultado da experiência e de ideias do autor aprofundadas em conversas com o intuito de servirem de subsídio para que os varejistas possam tomar melhores decisões no curto e no médio prazo.
    Show book
  • Os Direitos do Trabalhador com a reforma trabalhista - cover

    Os Direitos do Trabalhador com a...

    Luiz Augusto Flores

    • 0
    • 0
    • 0
    Disponibilizamos o livro digital ilustrado colorido de história em quadrinhos do conhecimento ”Os Direitos do Trabalhador com a Reforma Trabalhista”, cujo conteúdo foi editado com base na Lei Federal nº 13.467 de 13 de julho de 2.017, que passou a valer em 11/11/2017, lei chamada de Reforma Trabalhista. Transformados os termos jurídicos para linguagem simples, de fácil entendimento e leitura, apresentando seu conteúdo de leitura nos balões de diálogo entre o personagem um trabalhador e o personagem o jornalista da editora, que esclarece as dúvidas sobre a reforma trabalhista de 2017.
    Show book