Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Futebol de campo adaptado para idosos - cover

Futebol de campo adaptado para idosos

Newton Luiz Terra, Pedro Augusto Krieger Terra

Publisher: EDIPUCRS

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O sedentarismo ocorre em todas as faixas etárias, mas, na velhice, ele pode ser mais acentuado pelo mito de que com o envelhecimento deve-se diminuir a intensidade e a quantidade de atividade física. Atualmente sabe-se que o pior inimigo dos idosos é a inatividade. A maioria da população idosa sedentária aponta como barreiras à prática regular de exercícios, entre outras, a falta de oportunidade, a ausência de locais adequados, a insegurança, os problemas financeiros, a falta de tempo, o receio de que o exercício possa “provocar” a sua morte, a falta de profissionais especializados na prescrição de exercícios, o receio de lesões e a falta de motivação. O percentual de idosos no Brasil que pratica uma atividade física regular é de somente 20%. O envelhecimento traz consigo uma série de doenças e situações; e tanto a prevenção como o tratamento de inúmeras dessas doenças que incidem na velhice podem ser beneficiados com a prática regular de atividades físicas.

Other books that might interest you

  • Juventude e estilo de vida - Um estudo sobre torcida organizada - cover

    Juventude e estilo de vida - Um...

    Flavia Cristina Soares

    • 0
    • 0
    • 0
    O presente livro “Juventude e estilo de vida: um estudo sobre torcida organizada” foi criado a partir da tese de doutorado da socióloga e psicanalista Flávia Cristina Soares intitulado “Cultura desviante e juventude: a torcida organizada como instrumento de domínio territorial”, com o foco na juventude e seus agrupamentos na formação de uma torcida organizada e de sua territorialização. Como assinalado no prefácio do livro, “seja no momento que antecede os jogos, seja na dimensão mais abrangente do cotidiano local, o trabalho revela os rituais de entrada e de pertencimento aos ‘Tatus07’, desde seu lema ‘juntos somos mais’: sua organização e hierarquia internas, suas regras e princípios éticos, suas práticas e ações, os signos e símbolos que, pode-se dizer, reafirmam e reatualizam a identidade coletiva.  O texto desvela o papel das artes marciais e do corpo, os confrontos, embates e rivalidades, bem como as estratégias de domínio territorial. Mas mais além, ilumina uma dimensão - algo inusitada - da gramática relacional dos ‘Tatus07’, que aponta para o estabelecimento de laços de sociabilidade com a comunidade no território, das festas às ações sociais e filantrópicas.”
    Show book
  • Mengão espetacular - O Flamengo no ano da virada no coração do torcedor brasileiro - cover

    Mengão espetacular - O Flamengo...

    Ricardo Leite

    • 0
    • 0
    • 0
    Mengão espetacular, de Ricardo Leite, é mais que reportagem ou análise. É obra nascida das entranhas de um torcedor muito especial, alguém que já morou nos quatro cantos do Brasil e sabe, de perto, o que é ser flamenguista! Além de situar as conquistas do Flamengo em uma ampla linha do tempo, Ricardo vai destacando um longo histórico de feitos, como a taça trazida de Lima, no Peru. Mas há muito mais!
    Show book
  • Paixão e Ficção; Contos e causos de futebol - cover

    Paixão e Ficção; Contos e causos...

    Luís Pimentel (Organização)

    • 1
    • 1
    • 0
    A verdadeira história sobre o apagão do craque Ronaldo Fenômeno na Copa de 98 é contada por quem estava lá, como coordenador técnico da Seleção: ele mesmo, Zico, o Galinho de Quintino, num relato leve e esclarecedor.      
         Paixão e Ficção – contos de causos de futebol traz ainda contos, crônicas e causos a respeito do mais popular esporte brasileiro, assinados por Aldir Blanc (que conta a deliciosa epopéia da criação do “Artistas da Rua Futebol e Regatas”), Armando Nogueira, Flávio Augusto Falcão, Jéferson de Andrade, Luís Pimentel, Mário Filho, Nani, Rafael Casé, Renato Maurício Prado e Reynaldo Valinho Alvarez.
         Paixão e Ficção – contos de causos de futebol é uma antologia deliciosa, leve e bem-humorada, com ótimos momentos da ficção e da paixão de grandes contistas, cronistas e romancistas brasileiros.
         Show de bola.
    Show book
  • Brasil 82 - O time que perdeu a copa e conquistou o mundo - cover

    Brasil 82 - O time que perdeu a...

    Paulo Roberto Falcão

    • 0
    • 0
    • 0
    A Seleção Brasileira de 1982, comandada por Telê Santana e formada por alguns dos maiores craques brasileiros de todos os tempos, como Zico, Sócrates e Falcão, encantou o mundo na Copa da Espanha e se transformou em referência de técnica e talento para o futebol atual. Este livro reconta a história daquele time, pela ótica dos seus principais protagonistas.
    Show book
  • Jornalismo e vestiário - histórias e bastidores contados por um assessor de imprensa - cover

    Jornalismo e vestiário -...

    João Paulo Jobim Fontoura

    • 0
    • 0
    • 0
    No livro “Jornalismo e Vestiário”, João Paulo Jobim Fontoura, conhecido no meio do jornalismo esportivo como JP, escreve sobre a experiência que acumulou em quase uma década de trabalho à frente do Departamento de Futebol do Grêmio. Trata de assuntos de conhecimento público, mas também de bastidores de episódios e fatos que muitos desconhecem. Além disso, leva o leitor a reflexões sobre a prática do jornalismo esportivo. Os textos de apresentação do livro são assinados pelo jornalista esportivo José Alberto Andrade e pelo técnico de futebol Roger Machado.
    Show book
  • Consagrado no Gramado - A História dos 110 anos do Futebol do Flamengo - cover

    Consagrado no Gramado - A...

    Roberto Assaf

    • 0
    • 0
    • 0
    Consagrado no Gramado traz informações sobre todos os jogos do Flamengo, desde que o clube aderiu ao futebol, no fim de 1911, até 2021. A investigação esclarece definitivamente os 110 anos de vida dessa história, com as referências de cada partida, incluindo as escalações detalhadas dos adversários e os seus treinadores. O trabalho consumiu dois anos e chegou ao limite. Foram consultados impressos, com prioridade para jornais e revistas oferecidos pela Biblioteca Nacional, além de sites e livros expostos na internet, e os teipes parciais ou completos de mais de três centenas de partidas. A coleção de livros do autor também teve grande importância. Houve ainda frequentes consultas, por e-mail e telefone, no Brasil e no exterior, aos que poderiam fornecer indicações e esclarecimentos. Há ainda um texto de apoio para cada década e a relação completa de todos os jogadores que vestiram a camisa rubro-negra pelo menos uma vez, com a identificação de praticamente todos eles, para que não reste alguma desconfiança sobre as suas existências. De agora em diante ninguém terá mais dúvida sobre o futebol do Flamengo.
    Show book