Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A tribo jornalística - Uma comunidade interpretativa transnacional - cover

A tribo jornalística - Uma comunidade interpretativa transnacional

Nelson Traquina

Publisher: Insular Livros

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Neste livro, o objetivo é o de atingir uma melhor compreensão teórica das notícias. Ao longo dos últimos cinquenta anos, as diversas teorias da notícia ilustram bem a complexidade e oferecem diversas explicações que, apesar de cada teoria ter os seus destaques, apontam para uma série de fatores como o tempo, os constrangimentos organizacionais, as rotinas instituídas, e o crescente peso do fator econômico, ou, para ser mais preciso, o "polo" econômico do campo jornalístico, para mencionar as principais forças que ajudam a construir o produto jornalístico. Mas, com base numa análise crítica da vasta literatura de estudos sobre o jornalismo, é indubitavelmente claro que não é possível compreender as notícias sem uma compreensão da cultura dos profissionais que dedicam as suas horas e, às vezes, as suas vidas, a esta atividade.

Other books that might interest you

  • O direito internacional dos investimentos e a promoção do direito ao desenvolvimento: reflexos na indústria do petróleo - O tratamento justo e equitativo dos investidores - cover

    O direito internacional dos...

    Emília Lana De Freitas Castro

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro intenta demonstrar como o Direito Internacional dos Investimentos e o direito ao desenvolvimento podem contribuir para uma indústria fortemente caracterizada pela sua internacionalidade, qual seja, a indústria do petróleo e do gás natural. Com o fito de minimizar os impactos negativos causados pelas atividades de exploração e produção de óleo e gás nos países produtores, são aplicados os ensinamentos do Direito Internacional dos Investimentos e do direito ao desenvolvimento, chegando-se a alguns mecanismos que logrem a promoção do desenvolvimento – em suas multifacetadas vertentes – nos países atuantes nessa indústria. Esses mecanismos são estudados sob a ótica do Direito Comparado e propõem uma estratégia de atuação, tanto para Estados hospedeiros quanto para investidores estrangeiros, que permita garantir a harmonia na comunidade internacional, tornando indústria tão peculiarmente delicada e instável em um instrumento para a valorização do homem e do meio ambiente.
    Show book
  • A vida entre o essencial e o supérfluo - cover

    A vida entre o essencial e o...

    Pe. José Erimatéia

    • 0
    • 0
    • 0
    A Vida Entre o Essencial e o Supérfluo reflete sobre temas importantes referentes ao que é necessário ou excessivo na vida do ser humano, pois a pessoa constantemente beira o essencial e o supérfluo. O livro trata da desvalorização da pessoa humana em favor do lucro de poucos, o que tantas vezes gera o sofrimento de muitos, como, por exemplo, nos desastres ambientais de Minas Gerais (Mariana e Brumadinho), que ceifaram muitas vidas, além de toda a degradação sofrida pela natureza, que precisará de anos para se recuperar, em alguns casos não sendo mais possível a revitalização de rios e matas ciliares. O tema do meio ambiente é visto de maneira sensível, pois é urgente suscitar discussões a este respeito diante de toda a polêmica acerca da Floresta Amazônica. A obra traz ainda o importante Sínodo para a Amazônia realizado pela Igreja Católica.
    Abordam-se também os impactos sofridos pelos ribeirinhos com a construção de hidroelétricas ao longo de rios, sobretudo do São Francisco. A degradação do “Velho Chico” é um fator que gera muita insegurança por parte de autoridades e, principalmente, entre os que sobrevivem de tudo o que ele pode oferecer, pois é a vida dessas pessoas que vivem da pesca e da irrigação ao longo do rio, o qual vem sendo assoreado, poluído e desviado, em muitos trechos, do seu curso natural.
    Outra questão abordada neste volume é a do fenômeno migratório, que vem crescendo de maneira assombrosa nos últimos anos; as causas são variadas: crise política, econômica e de valores, por parte de muitos gestores que governam para si, e não para os que mais precisam: os vulneráveis ou as minorias que são obrigadas a deixar sua pátria. O livro destaca os migrantes sírios e venezuelanos, pois são esses hoje os que mais deixam seus países na busca de refúgio em outras nações.
    Show book
  • Educação memórias e trajetórias de vida - cover

    Educação memórias e trajetórias...

    Osmeire Pinheiro De Matos

    • 0
    • 0
    • 0
    Estamos não diante de um livro, mas eu diria de uma obra-prima pois, além das leituras em si os autores nos trazem a reflexão – como diz uma das autoras – da educação-memória e vida. As experiências aqui relatadas referem-se não só à prática de professores e pesquisadores de Duque de Caxias, em especial, mas de profissionais que atuam ou atuaram na área da Supervisão Educacional, Orientação Educacional, Inspeção e Administração Escolar. 
    Ao longo de suas memórias, podemos verificar os desafios vividos, a vocação de ser educador e fazer de seus alunos responsáveis por suas diferentes atividades/realizações em suas vidas. Além de verificarmos/identificarmos nas práticas efetuadas o processo político pedagógico que a instituição deverá desenvolver, verificamos também o interesse e a dedicação por tudo que realizam ou já realizaram. 
    Três dados são visíveis nos textos: a educação em si, as dificuldades encontradas e a busca por soluções viáveis não só a curto como a longo prazo. Todos os relatos apresentam fundamentação teórica que nos direcionam para um novo momento deste campo pedagógico, comprometido com a formação de nosso aluno, na busca de sua subjetividade, de sua cidadania, mais crítica e participativa. A leitura dessa obra é uma obrigatoriedade para nós, educadores, pois as memórias nos trazem a certeza de que os autores, educadores estão/estavam no caminho certo: a educação.
    Mírian Paúra S. Grinspun
    Show book
  • O vilão dos mares: resíduos plásticos - cover

    O vilão dos mares: resíduos...

    Roberto Estigarribia

    • 0
    • 0
    • 0
    A Sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégicas e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. Serve como alternativas para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, permite aos seres humanos e sociedades soluções ecológicas de desenvolvimento. A globalização e responsabilidade social da humanidade deve ser sustentável para garantir sua própria existência. 
    O Vilão dos Mares tem como tema central o plástico, essa matéria prima revolucionou o mercado mundial das embalagens facilitando o aumento da produção industrial, entregando ao consumidor, segurança sanitária, aspecto visual do produto e qualidade do produto. O que o autor chama de desvio de conduta é a forma irregular para o descarte desses materiais plásticos. Os quais estão matando a Biodiversidade Marinha de forma galopante e assustadora. Biomas Costeiros e manguezais são áreas extremamente complexas e importantes para a vida marinha e o meio ambiente dessas espécies. O manguezal é o berço natural das espécies marinha, nascentes, cachoeiras, rios, e lagoas são áreas importantíssimas de preservação natural e todos nós devemos proteger e cuidar para não poluir a natureza. 
    Em sua narrativa O Vilão dos Mares compartilha com seus leitores, pesquisas sobre o Aquecimento Global e a ultima Glaciação no Planeta. O volume de Água Potável disponível para consumo industrial, humano e, animal. Coletores do passado e presente em nossa cultura. A Amazônia regula a temperatura do planeta e recentemente uma grande descoberta de Corais indica ser este um bioma único no mundo. 
    “Em 2050 poderá haver mais plásticos do que peixes nos oceanos; diz preocupado 
    o autor. Precisamos interagir com a natureza! Não existe o fora! Pense Nisso!
    Proteger a Natureza é Dever de Todos!
    Seja Consciente!  Recuse – Recicle – Reutilize – Reaproveite – Separe o orgânico do material reciclado – Adote o cidadão reciclador da sua rua.
    
    Boa leitura!
    Show book
  • Lei n 9504 97 - Normas das Eleições - cover

    Lei n 9504 97 - Normas das Eleições

    Rubens Souza

    • 0
    • 0
    • 0
    A Editora Áudio dispõe o texto na integra da lei 9504/97 autualizado com redação da lei 12.034/2009 Trata-se de uma imprescindível ferramenta de consulta para quem deseja ingressar no serviço público através de provas e concursos na área de educação como também para aqueles que militam rm setores afins.
    Show book
  • As Chaves de Ouro - cover

    As Chaves de Ouro

    José Trigueirinho Netto

    • 0
    • 0
    • 0
    Transcender os limites da compreensão meramente material é uma das metas principais do Plano Evolutivo que começa a ser revelado aos que despertaram para a realidade do desenvolvimento superior. O trabalho de cura, os contatos com os ?arquivos cósmicos? e as manifestações energéticas dentro de um novo e simples ritual são temas que este livro aborda, além dos avisos a respeito do ingresso do homem em um ciclo de aproximação com Mundos Imateriais. Este livro traz também importantes revelações sobre o mundo dos essênios e sobre a consciência manifestada por esse misterioso povo. Mostra ainda a necessidade de transcendermos a percepção meramente sensorial e apresenta novas informações sobre os contatos possíveis com as civilizações intraterrenas, alimento espiritual para conduzir-nos com firmeza nesta época caótica em que vivemos. Como oportunidade para entrarmos em um equilíbrio cada vez maior sob a luz da interna aspiração, As Chaves de Ouro levam-nos a transcender a consciência comum e a tocar os altos cumes da revelação e do contato interior.
    Show book