Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A Legitimidade das Ciências da Educação: A Investigação Científica e o Pensamento Humanitário nas Mudanças Educativas e Sociais - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A Legitimidade das Ciências da Educação: A Investigação Científica e o Pensamento Humanitário nas Mudanças Educativas e Sociais

Neil Mars

Publisher: 22 Lions Bookstore

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

"Não podemos compreender-nos fora da História. Não podemos conceber o historiador acima da história, pois o historiador é ele mesmo historizado" (Edgar Morin). Qualquer analise realizada ao significado da educação, obriga-nos a uma analise pessoa em simultâneo, nomeadamente, no que respeita aos nossos valores e objectivos, enquanto indivíduos e cidadãos. E actualmente, muito mais que antes, a ideia de uma pluralidade dos encaminhamentos históricos tem que estar associada ao pluralismo das culturas. A humanidade tem que evoluir como um conjunto unido. 
Este tipo de análise torna o confronto de diferentes perspectivas sociais inevitável, e é na educação que um acordo se torna possível. 
Para Durkheim, "educação é a acção exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não estão maduras para a vida social, tendo, por objectivo, suscitar na criança um determinado número de estados físicos, intelectuais e morais que a sociedade política, no seu conjunto, e o meio social , ao qual está particularmente destinada, reclamam." Já a Liga Internacional da Educação Nova considera a "educação como um conjunto de metodologias que visa favorecer o desenvolvimento tão completo quanto possível das aptidões de cada pessoa, simultaneamente como indivíduo e como membro de uma sociedade regida pela solidariedade. Para este movimento, a educação é inseparável da evolução social, constituindo uma das forças que a determinam." 
Por volta dos anos sessenta, parece poder estabelecer-se uma distinção do seguinte tipo: enquanto que a educação se prende com o campo da acção, a pedagogia encontra-se completamente voltada para o campo da reflexão. É, no entanto, inviável a sua completa separação, uma vez que a acção e o pensamento constituem duas faces de um mesmo processo. Esta última conclusão conduz a uma expressão aglutinadora dos dois conceitos que começa a espalhar-se: Ciências da Educação. 
Nos últimos decénios, a noção de educação alargou-se, estabelecendo relações com as disciplinas científicas tradicionais. Tudo isto levará ao problema da autonomia das Ciências da Educação. As ciências da Educação têm sido nas últimas décadas alvo de muito investimento e investigação mas também de muitas críticas e contestação.  
Nunca iremos perceber o lugar das Ciências da Educação enquanto insistirmos em comparações com outras áreas do conhecimento que a constroem mas não a definem, e na qual a mesma se baseia sendo ao mesmo tempo original e única. Tudo respeita á diferença de perspectivas e ao carácter único desta área científica, que se mostra pertinente num mundo complexo e multifacetado, carente de uma linearidade condutora integrativa de várias aprendizagens cientificas contraditórias. Tudo parte de uma concepção de humanidade segundo critérios históricos irreversíveis para se chegar a uma sociedade que carece de critérios explícitos e claros que se tornem um espelho do próprio progresso. 
Esta obra propõe uma reflexão sobre o significado das Ciências da Educação nos tempos actuais.
Available since: 06/10/2017.

Other books that might interest you

  • Manifestações no Brasil - as ruas em disputa - cover

    Manifestações no Brasil - as...

    Adriano de Freixo

    • 0
    • 0
    • 0
    Em 2013, como não acontecia desde muito tempo, as ruas brasileiras foram tomadas por manifestações cuja demanda, em princípio, era que as passagens de ônibus não sofressem aumento, mas cujo arco de protesto e reivindicação foi logo exponencialmente ampliado, tocando desde a Copa do Mundo do ano seguinte à corrupção da classe política. Anos depois, verifica-se que 2013 não representou um fato isolado, mas abriu portas para uma nova relação de parcelas da sociedade com seus desejos e frustrações: as ruas continuam, hoje, ocupadas, recebendo uma agravante disputa que vem modificando, dia após dia, a face do Brasil.
    Show book
  • Aprendizagem acelerada - Como aprender e memorizar as coisas melhor e mais rapidamente - cover

    Aprendizagem acelerada - Como...

    Cory Hanssen

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro consiste em dois títulos, que são os seguintes: 
      
    Livro 1: Deseja aprender mais e mais rapidamente? 
      
    Gostaria de ter uma memória melhor? 
      
    Então não procure mais! Neste guia, você receberá várias respostas sobre como fazer essas coisas. Por exemplo, abordaremos a importância de memorizar coisas para aumentar a capacidade do seu cérebro de reter informações. 
      
    Você também aprenderá sobre a importância de aprender outro idioma, o que estimula a atividade cerebral e a criatividade mais do que as pessoas imaginam. Além disso, muitas perguntas serão respondidas a respeito de ensinar as crianças outro idioma ou educá-las em um lar bilíngue. 
      
      
      
      
    Livro 2: Muitas pessoas subestimam o valor da consciência e da consciência quando se trata de aprender. Manter as informações nesse grande cérebro pode ser um desafio, se você não aplicar os métodos certos para fazê-lo. 
      
    Para você aprender como aprender ou lembrar o que observou, é obrigatório que você ative seus sentidos para reter informações de maneira mais rápida e eficiente. Isso pode ser feito compreendendo os tópicos deste livro, que incluem o uso da referida conscientização para captar informações em um ritmo mais rápido e o uso de meios visuais para apoiá-lo. Você usa cartões de memória flash, jogos de computador ou outras técnicas de estudo? Todos serão abordados.
    Show book
  • Caledônia: exuberância glamour e tragédias - Histórias reais e “causos” de Nova Friburgo - cover

    Caledônia: exuberância glamour e...

    Clebio Schuenck

    • 0
    • 0
    • 0
    Numa miscelânea de palavras, de história, de acontecimentos, Clébio constrói seu livro e nos traz uma deliciosa, nostálgica e saudosa leitura. Pois narra traços e fatos de uma época de Nova Friburgo, na ótica da Região Rural do Distrito de Campo do Coelho. Ele fala das pessoas, das famílias, dos costumes e cotidiano de uma gente trabalhadora e de cultura marcante de uma época. E isso tudo se funde com a história de Nova Friburgo. É instigante ler cada linha desse livro e imaginar como as coisas ocorreram e aconteceram. Ou seja, como digo, me idealizei vivendo os momentos narrados.
    Show book
  • 100 citações de Charles de Gaulle - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Charles de...

    Charles de Gaulle

    • 0
    • 0
    • 0
    Charles de Gaulle é um combatente, estadista e escritor francês da resistência. Chefe da França Livre, então líder do Comité Francês de Libertação Nacional durante a Segunda Guerra Mundial, Presidente do Governo Provisório da República Francesa de 1944 a 1946, instigador da Quinta República fundada em 1958, foi Presidente da República Francesa de 8 de Janeiro de 1959 a 28 de Abril de 1969. Ele foi o primeiro a ocupar a magistratura suprema sob a Quinta República. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • Nkó Yorùbá - Aprendendo e ensinando Yorùbá: Gramática Tradução Conversação - cover

    Nkó Yorùbá - Aprendendo e...

    Márcio de Jagun

    • 0
    • 0
    • 0
    Nkọ́ Yorùbá:Um livro em que se aprende  origem do idioma, além da gramática e da conversação.O autor propõe ao leitor exercícios de fixação, vocabulários, textos de apoio e ainda um gabarito de respostas. Desta forma, facilita o estudo individual ou em grupo.A tradução e a conversação são ainda abordadas na obra, dando ao livro uma grande abrangência aos interessados na cultura e no idioma ioruba.
    Show book
  • feeling e feio - cover

    feeling e feio

    Danai Mupotsa

    • 0
    • 0
    • 0
    feeling e feio foi maioritariamente escrito entre 2016 e 2018, apesar de parte dos poemas terem sido previamente publicados de alguma forma. A antologia junta vários status e locais por onde Danai Mupotsa passa, como filha, mãe, professora catedrática e escritora. Destes lugares, muitos dos poemas tentam abordar sentimentos difíceis sobre o que significa ‘fazer política’ a partir de uma complexidade empática. “Estou irada, o que as vezes me torna mesquinha” é um exemplo. Esta antologia carrega um conjunto de pontos de vista, de vontade para pedagogia, política e optimismo. E enquanto começa um apego a afecto irremediável ou negativo, ela fecha ao descrever a obra, ou toda a sua obra, como poemas de amor. Esta antologia é uma longa carta de amor para quem tem vontade.
    Show book