Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Morri por educação - Dezessete contos desgraçados - cover

Morri por educação - Dezessete contos desgraçados

Nathalie Lourenço

Publisher: Oito e Meio

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este livro que o leitor agora tem em mãos e começa a folhear é também sobre a tragicomédia da vida. Situações indizíveis, pensamentos peculiares, algo de intensamente triste, algo de intensamente lírico. Há um realismo chão e há, irmanada, uma possibilidade quase mística de encanto pelo outro. O trejeito. O desalinho. Encontra-se aqui a lágrima pretendida e um fundo de dor em cada gargalhada. E como há gargalhadas. E como há lágrimas. Nathalie Lourenço traz tudo isso à tona. Seus personagens estão sempre a nos lembrar o tanto que temos de um pouco ridículos. E de um pouco bonitos.Apesar de ser um livro de estreia, Morri por educação já nos apresenta uma escritora experiente, segura do que as suas histórias têm para contar e hábil para nos conduzir pela leitura. Provável fruto de uma longa trajetória escrevendo crônicas, poemas e contos, publicados em revistas literárias, antologias, sites e blogs variados. É emblemático em seu texto, assim como nesse livro, o dom que Nathalie tem para extrair intensidade da minúcia. Um mobiliário inusitadamente decorado, um vestuário mal-ajambrado, algum hábito ou vício, uma indisfarçada reação inconsciente, um apelido, ou mesmo um pequeno animal de estimação. Estes, e tantos outros, podem parecer meros detalhes, mas o leitor atento perceberá que aqui eles ganham uma vida nova, ajudam-nos a ler o mundo, e se tornam verdadeiros personagens coadjuvantes de cada um destes dezessete contos desconcertantes.A grande força, a estupenda e inconfundível beleza dos contos de Nathalie Lourenço está, portanto, nessa oferta inseparável de tristeza e riso, dor e alegria, choro e prazer. Finalista da Maratona Literária, Morri por educação já estreia premiado, quem sai recompensado é o leitor.Leandro Jardim

Other books that might interest you

  • Seleta de Fernando Sabino - cover

    Seleta de Fernando Sabino

    Fernando Sabino

    • 0
    • 0
    • 0
    O audiolivro Seleta de Fernando Sabino inclui uma seleção de contos e crônicas de Fernando Sabino lidas por Ivam Cabral, que é hoje um dos mais reconhecidos profissionais do teatro brasileiro, onde atua como ator, autor e diretor. Fernando Sabino (1923-2004) é mestre em explorar o viés engraçado de situações do cotidiano, vividas por pessoas comuns. Assim acontece com o homem que se vê nu sem poder voltar para dentro do seu apartamento, o viajante que teme passar na alfândega com um produto eletrônico, o desembargador que recorre a inúmeros interlocutores para compensar seus lapsos de memória e muitos outros personagens que fazem parte destas histórias. Mas o melhor vem ao final de cada texto. Fernando Sabino nos deixa sempre um pensamento sobre o comportamento e a essência humana. Talvez, por isso, fique difícil chamar seus textos simplesmente de crônicas, como normalmente concebemos a definição desse gênero literário. Fernando Sabino foi muito além de escrever sobre os acontecimentos e os hábitos de seu tempo. Ele escreveu sobre a alma humana, com todas suas obviedades e contradições, sempre com graça, ironia e sagacidade. Nascido em Belo Horizonte, Sabino atuou como jornalista e tem mais de trinta títulos publicados, incluindo romances, crônicas, contos e relatos de viagens.
    Show book
  • Alice e outras mulheres - cover

    Alice e outras mulheres

    Teolinda Gersão

    • 0
    • 0
    • 0
    Alice e outras mulheres é uma coletânea dos melhores contos de Teolinda Gersão, autora portuguesa que publica sua segunda obra pela Editora Oficina Raquel. A antologia conta com textos já publicados por Teolinda ao longo de seus 40 anos de trajetória literária, no entanto esta organização publicada pela editora Oficina Raquel é inédita para o público brasileiro. Por trás da escolha dos contos que compõem a seleta está o objetivo de mostrar todo o poder do feminino, ainda que muitas vezes silenciado e, neste sentido, nada melhor do que uma das mais célebres personagens da nossa literatura e imaginário para nomear esta recolha.
    Show book
  • O quadro sem moldura - cover

    O quadro sem moldura

    Sarita Schaffel

    • 0
    • 0
    • 0
    Sarita Schaffel, cronista nata, sabe contar boas histórias. Em ‘O quadro sem moldura’ oferece aos seus leitores 80 de suas crônicas do cotidiano, nas quais a autora mistura a sua percepção de vida e de mundo com as experiências e reminiscências individuais, familiares e coletivas. Com seus textos delicados e de fácil leitura, Sarita revela sua extrema sensibilidade, capacidade de observação e criatividade, e se mostra capaz de trazer emoção e alegria.
    Show book
  • Por todos os momentos - cover

    Por todos os momentos

    Angelina Antonella

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma das frases mais famosas da literatura mundial diz que todas as famílias felizes se parecem. Em seu primeiro livro, Angelina Antonella mostra que os caminhos para a tão sonhada felicidade podem ser, além dos mais diversos, também muito inesperados. Dentro de seus contos, a autora mergulha fundo na alma feminina, para criar personagens únicas, com seus próprios desejos: estudos, viagens, sucesso profissional e – é claro – sem nunca esquecer o amor. Com um texto ágil e envolvente, os treze contos de ‘Por todos os momentos’ apresentam mulheres em seus dilemas atuais, para conciliar carreira, estudos, família e os relacionamentos amorosos, em busca da felicidade mais completa. Em seu primeiro livro de contos, a escritora Angelina Antonella monta um mosaico de mulheres sensíveis, que sofrem, lutam e sonham com dias melhores, mulheres fortes e corajosas – que não apenas desejam, mas são inteiramente capazes de conquistar a própria felicidade.
    Show book
  • Dias Raros - cover

    Dias Raros

    João Anzanello Carrascoza

    • 0
    • 0
    • 0
    Nos contos de Dias Raros, João Anzanello Carrascoza mostra homem e mulher, irmão e irmã, menino e avó, pai e família, enfim, seres humanos e suas relações. A vida brota das lembranças, do olhar pela estrada, de um dente que falta na boca, de uma cidade que enche a paisagem. A vida está na viagem, nos cheiros, na paisagem, no sonho e na expectativa. A gravação da obra no formato de áudio ficou a cargo do grupo Teatro da Travessia, formado por Francisco Wagner, Lígia Borges, Paulo Arcuri e Roberta Stein.Para cada emoção, para cada sensação, cheiro ou imagem, Carrascoza encontra as palavras exatas. À riqueza de sua escrita, o Teatro da Travessia somou um colorido de vozes, ora organizadas em jogral, ora reproduzindo personagens e ambientações humanas, como um coral que segue suas partituras para expressar plenamente a alma de sua obra.
    Show book
  • Faz de conta que é tudo verdade - cover

    Faz de conta que é tudo verdade

    Ricardo Chapola

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro 'Faz de conta que é tudo verdade' contém 62 crônicas, inspiradas nas miudezas do dia-a-dia de um jornalista indiscretamente observador. Sempre recheadas com humor e vez ou outra com uma pitada de crítica político-social, as crônicas de Ricardo Chapola são um dos retratos possíveis da vida pelo olhar viciado de um jornalista nascido no interior e que vive na cidade grande há 10 anos. Experiências contadas por Chapola e endossadas pelo escritor e cronista Mario Prata, autor do prefácio de “Faz de conta que é tudo verdade”.
    Show book