What's better than reading? Reading withour limits :D
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced
A Sabedoria dos Idiotas - cover

A Sabedoria dos Idiotas

Nasrudin Hodja

Publisher: alma dos livros

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A Sabedoria dos Idiotas contém histórias usadas pelos grandes mestres do sufismo, resgatadas de manuscritos antigos e contos da literatura oral das tradições culturais persa, afegã, turca e árabe. Os mestres sufis apresentavam-se como «idiotas de Deus». Em árabe, esta expressão descreve alguém que tem a mente no céu e o corpo na terra. Em termos espirituais, poderia considerar-se um idiota aquele que afirma a sua ignorância perante a verdade, pois entende a sua transitoriedade neste mundo.

Nasrudin Hodja é o personagem central destas histórias, e aparece aqui e ali a desempenhar os mais variados papéis: às vezes, é um sábio; outras, um cortesão; outras ainda, um mendigo, um juiz, um professor, um tolo… É múltiplo e indefinível. As histórias de Nasrudin correm o mundo e são muito conhecidas em todo o Médio Oriente. No Ocidente, são-no menos.

Uma das grandes vantagens das histórias é que penetram na consciência sem oferecer muita resistência e, sendo plásticas, podem ser aplicadas a diferentes situações e momentos. A lógica sábia, e por vezes absurda, destes contos é um dos métodos mais engenhosos para quebrar a nossa maneira habitual de pensar e as barreiras da mente.

Other books that might interest you

  • Terra dos desacreditados - cover

    Terra dos desacreditados

    Fabricio Hersoguenrath

    • 0
    • 2
    • 0
    Um taxista narra a história de alguns dos seus clientes mais peculiares: um padre que perdeu a fé, um criminoso sem escrúpulos, um golpista que vive à custa de outras pessoas, uma garota de programa que tenta levar uma vida normal e outros personagens curiosos.
    
    Terra dos desacreditados é uma crítica à sociedade e seus costumes e ao moralismo exacerbado. O autor mergulha você em uma história que mescla amor, crença, crime, traição, laços familiares, valores morais e despedidas.
    Show book
  • Omar e as viúvas de burca - Who is the King Abdullah? - cover

    Omar e as viúvas de burca - Who...

    Jairo Dechtiar

    • 0
    • 1
    • 0
    Islã ou América? Omar e as Viúvas de Burca traz reflexões sobre aspectos que marcam cada uma dessas sociedades e a relação entre elas, por intermédio de um protagonista incomum. Omar nasceu no Egito, cresceu no Brasil e foi viver nos Estados Unidos. Embora seja apresentado como turquinho, a identidade cultural de Omar revela-se distante do que seriam os bons costumes para seu povo. Com um comportamento também fora do padrão americano, Omar é conduzido a um tratamento com o psicólogo David. Em suas sessões psicoterápicas, ele deve levar recortes de jornais com matérias que retratem a América de forma positiva. Mas no olhar de quem? Em uma narrativa construída, fundamentalmente, por notícias da imprensa (entre as quais surgem as que são fruto da imaginação de Omar) e por diálogos entre esses dois personagens, o leitor é levado a fazer, junto com Omar, uma terapia em que se revivem casos históricos e se pensa sobre práticas culturais como as enxergamos hoje.
    Show book
  • Rosa de Búzios - a continuação - cover

    Rosa de Búzios - a continuação

    Eduardo Villaça Carretero

    • 0
    • 0
    • 0
    A continuação de Rosa de Búzios nos traz uma reflexão importantes para os sonhos que muitas vezes temos: de voltar ao nosso lugar de origem, onde lembramos de ter vivido o período mais feliz de nossas vidas. Será que reencontraremos as mesmas pessoas? Se encontrarmos, será que elas serão as mesmas? E o local? Será que ainda é o mesmo? Talvez você mesmo tenha mudado e não seja mais o jovem sonhador de outrora.
    Rosa, Paola e Lírio conseguem mostrar nos seus encontros a possibilidade de existirem amizades verdadeiras, em relações totalmente desinteressadas e que se estabelecem pelo único desejo de ajudar ao próximo, com afeição e amor.
    Show book
  • Sonetos Completos - cover

    Sonetos Completos

    Antero De Quental

    • 0
    • 0
    • 0
    Antero de Quental foi a figura central da Geração de 70, responsável pelo início da poesia moderna, a partir da maior polêmica literária de Portugal, conhecida como "Questão Coimbrã". Destacando-se não apenas como poeta, mas também pelos seus ensaios filosóficos e literários, e na luta por ideais de liberdade e justiça social, Antero de Quental teve uma vida pública intensa e apaixonada, e deixou uma obra jornalística e literária de grande volume e valor.O volume intitulado Os Sonetos Completos foi pessoalmente organizado pelo autor em 1886. (Resumo escrito por Leni)
    Show book
  • O amor de uma vida - cover

    O amor de uma vida

    Fábio Costa

    • 0
    • 1
    • 0
    Meu nome é Paulo Henrique, e sou uma pessoa comum. Nada demais. Tenho certeza disso, e muito provavelmente essa é a principal coisa que meus parentes, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, conhecidos e o pessoal do censo do IBGE podem dizer a meu respeito.”Com essas palavras, Paulo Henrique começa uma narrativa romântica não muita ortodoxa: remexendo seu passado, faz uma viagem ao verdadeiro sentido do amor de uma vida..
    Show book
  • As Gémeas de Auschwitz - cover

    As Gémeas de Auschwitz

    Eva Kor

    • 0
    • 1
    • 0
    «Se eu tivesse morrido, Mengele teria dado uma injeção letal à minha irmã para fazer uma autópsia dupla. Só me lembro de repetir para mim mesma: tenho de sobreviver, tenho de sobreviver.»
    Eva Mozes Kor
    
    As portas do vagão abriram-se pela primeira vez em muitos dias e a luz do dia brilhou sobre nós.
    Agarrei bem a mão da minha irmã gémea quando nos empurraram para a plataforma.
    
    - Auschwitz? É Auschwitz? Que sítio é este?
    - Estamos na Alemanha - foi a resposta.
    
    Na verdade, estávamos na Polónia, mas os Alemães tinham invadido a Polónia. Era na Polónia alemã que se situavam todos os campos de extermínio.
    Os cães rosnavam e ladravam. As pessoas do vagão começaram a chorar, a berrar, a gritar todas ao mesmo tempo; todos procuravam os seus familiares à medida que eram afastados uns dos outros. Separavam homens de mulheres, filhos de pais.
    
    Um guarda que ia a passar a correr parou bruscamente à nossa frente. Olhou para Miriam e para mim nas nossas roupas a condizer: «Gémeas! Gémeas!», exclamou. Sem dizer uma palavra, agarrou em nós e separou-nos da nossa mãe. Miriam e eu gritámos e chorámos, suplicámos, as nossas vozes perdidas entre o caos, o barulho e o desespero, tentando chegar à nossa mãe, que, por sua vez, tentava seguir-nos, de braços estendidos, com outro guarda a retê-la.
    
    Miriam e eu tínhamos sido escolhidas. De repente, estávamos sozinhas. Tínhamos apenas dez anos. E nunca mais voltámos a ver nem o nosso pai nem a nossa mãe.
    Show book