Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A Sabedoria dos Idiotas - cover

A Sabedoria dos Idiotas

Nasrudin Hodja

Publisher: alma dos livros

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A Sabedoria dos Idiotas contém histórias usadas pelos grandes mestres do sufismo, resgatadas de manuscritos antigos e contos da literatura oral das tradições culturais persa, afegã, turca e árabe. Os mestres sufis apresentavam-se como «idiotas de Deus». Em árabe, esta expressão descreve alguém que tem a mente no céu e o corpo na terra. Em termos espirituais, poderia considerar-se um idiota aquele que afirma a sua ignorância perante a verdade, pois entende a sua transitoriedade neste mundo.

Nasrudin Hodja é o personagem central destas histórias, e aparece aqui e ali a desempenhar os mais variados papéis: às vezes, é um sábio; outras, um cortesão; outras ainda, um mendigo, um juiz, um professor, um tolo… É múltiplo e indefinível. As histórias de Nasrudin correm o mundo e são muito conhecidas em todo o Médio Oriente. No Ocidente, são-no menos.

Uma das grandes vantagens das histórias é que penetram na consciência sem oferecer muita resistência e, sendo plásticas, podem ser aplicadas a diferentes situações e momentos. A lógica sábia, e por vezes absurda, destes contos é um dos métodos mais engenhosos para quebrar a nossa maneira habitual de pensar e as barreiras da mente.
Available since: 09/06/2019.
Print length: 192 pages.

Other books that might interest you

  • Os Iniciados do Fogo - cover

    Os Iniciados do Fogo

    Manly Hall

    • 0
    • 0
    • 0
    Quando pensamos nas nações do passado, na Grécia, em Roma e na grandeza do antigo Egito, suspiramos ao recordar a história da sua queda.
    
    Degeneração, luxúria e paixão, ódios e medos infiltraram-se nas almas da Grécia e de Roma, e a magia negra obscureceu o Egito, Pouco a pouco, a chama esmoreceu e, quando a última centelha arrefeceu, morreu uma nação poderosa, sepultada sob as cinzas mortas do seu próprio fogo espiritual.
    
    Porém, a chama não morre. Uma grande mão estende-se do invisível e regula os assuntos do homem. Tal como o espírito do qual é a essência, não pode morrer, pois é vida, e a vida não pode deixar de existir. Nalgum deserto de terra ou mar, voltou a assentar, e aí se ergueu uma pujante nação em torno dessa chama. E assim continua a história ao longo dos tempos. Enquanto um povo for fiel à chama, ela fica, mas, quando deixam de a alimentar com as suas vidas, parte para outras terras e outros mundos.
    
    Existem aqueles que, há eras, têm vindo a trabalhar com o homem no sentido de o ajudar a acender no seu interior esta chama, que é, de nascença, o seu direito divino. É a estes, que, através das suas vidas de abnegação e serviço, despertaram este fogo e cuidaram deles, e que, através de eras de estudo, aprenderam o mistério que ele continha, que chamamos agora de Iniciados do Fogo.
    Show book
  • Involução - e outros contos para um mundo em crise - cover

    Involução - e outros contos para...

    Stacy Hardy, Lydia Kasese,...

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste terceiro volume da Colectânea de Contos Traduzidos pelos vencedores do Concurso de Tradução Literária, apresentamos seis contos publicados entre 2017 e 2019 no âmbito do Caine Prize for African Writing e da colectânea New Short Fiction from Africa: ‘Involução’ da autoria da sul-africana Stacy Hardy que aborda abertamente a sexualidade da mulher, também preocupações sociais e políticas, faz alusão a questões como a degradação ambiental, o colonialismo e direitos da mulher, ancorados numa teatralidade conceptual necessária para que o conto não se torne efémero e engaje o sentido de humor do leitor para o aproximar da mente aberta de Hardy. ‘A heroína misteriosa’ ou ‘Mavbanelo na mayi’ em Bitonga, é da autoria da Tanzaniana Lydia Kasese. Ela escreve sobre as expectativas e pressões sociais que levam as mulheres a desejarem concertar tudo. Neste conto Kasese traz destramente à luz questões sobre o abuso de menores e o seu impacto sobre as famílias na Tanzânia e, não só. Alinafe Malonje estreou-se nesta colectânea da Short Story Day com o conto ‘Manutenção de Rotina’, um registo metafísico de um hotel: parte alegoria, parte meditação com um subtil comentário sobre o que significa ser mulher no Malawi.Natasha Omokhodion-Kalulu Banda cria um fabuloso hotel de fantasia que contém realidades sinistras, construindo um persuasivo mundo alternativo.Tariro Ndoro em ‘A lenda das duas irmãs’, ou ‘Xihitana xa vamakwavu na makwavu’ em Changana, traz uma abordagem arrepiante dos perigos da saudade, onde a busca por uma irmã num hotel de luxo em Victoria Falls tem um fim fantasmagórico. Mampianina Randria nos apresenta em ‘O Gatilho’, ou ‘Niyódeké sê xidúvúlá’ em Changana, um conto com um ritmo cerrado e um desfecho totalmente inesperado onde uma mulher que lida com as frustrações de quem entra na vida adulta.
    Show book
  • Portugal - A Primeira Nação Templária - cover

    Portugal - A Primeira Nação...

    Freddy Silva

    • 0
    • 1
    • 0
    A história convencional afirma que, em 1118, nove homens formaram uma irmandade em Jerusalém chamada cavaleiros templários para dar proteção aos peregrinos que viajavam para a Terra Santa. Ao contrário, este livro demonstra que a Ordem do Templo existia uma década antes no canto oposto da Europa, no seu território mais a ocidente.
    
    Revela que a proteção dos peregrinos em Jerusalém foi confiada a uma organização distinta e que, em conluio com os monges cistercienses e a misteriosa Ordem de Sião, os templários levaram a cabo um dos planos mais ousados e secretos da história: a criação do primeiro Estado-Nação independente da Europa, Portugal, com um dos seus como rei. Com centenas de referências novas e de fontes raras, este livro revela que foi Portugal, e não Jerusalém, a primeira fortaleza dos templários. Explica ainda a motivação dos templários para criarem um novo país longe do alcance de Roma, onde pudessem cumprir a sua mais importante missão — um segredo que os templários protegeram até à morte e que custou a vida a milhares deles.
    Show book
  • Melhore a sua Visão Através de Métodos Naturais - cover

    Melhore a sua Visão Através de...

    Meir Schneider

    • 0
    • 0
    • 0
    Descubra o método natural para uma visão saudável que está a ajudar milhares de pessoas em todo o mundo e consiga uma visão perfeita, para toda a vida! Nascido cego e filho de pais surdos, em criança, o Dr. Schneider foi sujeito a uma série de operações dolorosas e ficou com o cristalino dos olhos coberto em noventa e nove por cento do tecido cicatricial, tendo sido declarado incuravelmente cego. Aos dezassete anos, descobriu como melhorar sua visão - passando de menos de um por cento para cinquenta e cinco por cento da visão normal - com os exercícios oculares apresentados neste livro.
    
    Hoje, o Dr. Meir Schneider conduz, lê e beneficia de uma visão natural completa. Ele e os seus clientes provam como a visão pode melhorar com o exercício e as técnicas adequadas. As suas contribuições para o domínio da cura visual são reconhecidas por profissionais de saúde e médicos em todo o mundo.
    
    Em Melhore a sua Visão através de Métodos Naturais, o Dr. Schneider partilha quarenta anos de descobertas feitas durante a sua jornada pessoal e profissional. A abordagem pioneira de Meir Schneider ajudou milhares de pessoas a tratar com sucesso uma série de problemas oculares, incluindo miopia, hipermetropia, astigmatismo, estrabismo, visão dupla, glaucoma, cataratas, degeneração macular, descolamento da retina, retinite pigmentosa e nistagmo, entre outros.
    
    
    O mundo pode em breve enfrentar uma epidemia de distúrbios da visão, à medida que as centenas de milhões de seres humanos forem submetidos a um contacto constante com ecrãs de computador, luzes fluorescentes e cidades demasiado iluminadas entram na velhice. Tragicamente, e embora pareça bem equipada para prever tal catástrofe, a comunidade médica não parece preparada para responder de forma correta a esta epidemia.
    Dr. Meir Schneider
    Críticas
    Há anos que o trabalho de Meir Schneider me impressiona, desde que vi pessoalmente melhorias na visão dos que trabalham com ele.
    Dr. August L. Reader III, membro do Instituto Americano de Cirurgia
    
    Neste livro generoso, Meir Schneider partilha os segredos para fortalecer, rejuvenescer e curar os olhos ativando a inteligência do corpo.
    Timothy Crouse, Autor de The Boys on the Bus
    
    O método de Meir Schneider é eficaz enquanto terapia física complementar para os olhos.
    Emilia Ritsuko Yasuoka Assad, Oftalmologista e acupunturista
    
    Ao trabalhar com os meus pacientes verifiquei que muitos problemas de visão melhoram e curam-se quando seguimos os hábitos corretos. O Dr. Meir Schneider apresenta-nos um guia completo para o fazermos.
    Amelia Salvador, oftalmologista
    
    O trabalho de Meir Schneider convida-nos a conservar naturalmente o nosso organismo e a praticar hábitos visuais mais saudáveis neste mundo bastante tecnológico.
    Fernando Nassif, optometrista com especialização em ortóptica e terapia da visão
    
    As terapias naturais têm complementado a minha prática clinica nos casos em que a medicina tradicional tem limitações.
    Dr. Leonardo Verri Paulino, oftalmologista e cirurgião.
    Show book
  • O Movimento Azov - cover

    O Movimento Azov

    Michael Colborne

    • 0
    • 0
    • 0
    Quais as raízes do movimento Azov e que inspirações ideo- lógicas o sustentam? Como é que ele está estruturado? Como é que conseguiu integrar-se na política e na socie- dade ucraniana, apesar de ser absolutamente radical? Quais as ambições internacionais do movimento e como deve a comunidade internacional lidar com ele?
    
    UMA INVESTIGAÇÃO NOTÁVEL QUE DETALHA COMO OS NACIONALISTAS DA UCRÂNIA SAÍRAM DA PERIFERIA PARA SE TORNAREM A FORÇA DE EXTREMA-DIREITA MAIS COESA E ORGANIZADA DO MUNDO.
    
    Uma revolução sangrenta iniciada em 2014 com a anexação da península da Crimeia pela Rússia pressagiava o início de uma guerra no Leste da Ucrânia. Apesar dos vários acordos de cessar-fogo nos anos seguintes, a guerra permaneceu a fervilhar, explodindo de vez em quando para tirar vidas e desembocar, finalmente, num conflito de grande dimensão.
    
    Tendo-se estabelecido como batalhão de voluntários no início de 2014, quando as forças armadas da Ucrânia estavam em frangalhos, o movimento Azov nasceu da fogueira da guerra. Um grupo relativamente desorganizado de homens pegou em armas, com a bênção das autoridades ucranianas, e tornou-se um batalhão e, depois, um regimento, até que, por fim, cresceu e passou a ser um movimento social mais amplo e sem paralelo em qualquer outro ponto do mundo.
    
    A história do movimento Azov é, em muitos aspetos, a de toda a Europa pós-comunista. A maior demonstração de desprezo perante o legado soviético e russo nesta parte do mundo tem sido (re)abraçar o nacionalismo e as organizações nacionalistas antigas. Quais as consequências finais deste gigantesco barril de pólvora? Apenas o futuro poderá dizê-lo.
    Show book
  • O Caso do detetive morto - Sherlock Holmes - cover

    O Caso do detetive morto -...

    Cirilo S. Lemos

    • 0
    • 0
    • 0
    Conto policial de Cirilo S. Lemos, autor de O Alienado, baseado na obra de Sir Arthur Conan Doyle. Auguste Dupin, um dos maiores detetives do mundo, está morto. Entre os presentes para o funeral e a leitura do testamento estão o médico Joseph Bell, seu discípulo A.C. Doyle e a misteriosa Ligeia. O que a princípio parecia um simples caso de morte natural começa a se revelar parte de um mistério mais sombrio. Quem poderia querer a morte de Dupin? E que coração denunciador é aquele que parece trovejar pela casa?
    Show book