Discover a world full of books!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced
Como escrever (e publicar) um trabalho científico: - Dicas para pesquisadores e jovens cientistas - cover

Como escrever (e publicar) um trabalho científico: - Dicas para pesquisadores e jovens cientistas

Nascimento Author, Bursztyn Author, Drummond Author

Publisher: Editora Garamond

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Publicar artigos em periódicos é, em quase todas as áreas da ciência, um imperativo profissional tanto para cientistas iniciantes quanto para os que estão em meio de carreira ou já estabelecidos. Isto se deve ao rigor com que os artigos são selecionados e à penetração e repercussão que as revistas alcançam nos seus respectivos campos de saber. Em algumas áreas da ciência, as revistas e os artigos científicos não têm o mesmo “prestígio” que livros e coletâneas de textos, mas mesmo nessas áreas a tendência atual é de crescimento da pressão para publicar artigos em revistas científicas. Só os escritos podem aspirar a algum grau de permanência ou, mais ambiciosamente, durabilidade e impacto, dependendo do seu embasamento e da sua qualidade textual.Com o crescimento dos programas de pós-graduação no país nos últimos 40 anos, pode-se identificar um aumento na produção científica brasileira tanto em termos absolutos quanto relativos. Se em 1985 os trabalho nacionais equivaliam a 0,5% da produção mundial, hoje já corresponde a 2%. Soma-se a isso o fato de o sistema universitário nacional ser cada vez mais avaliado pela sua produtividade, cabendo às publicações um peso cada vez maior. O famoso imperativo publish or perish acaba fazendo parte real da academia brasileira. Vale lembrar que essa complexidade que envolve a escrita científica já foi abordada por autores consagrados, como Umberto Eco (Como se faz uma tese), que de maneira prática e com senso de humor esquadrinhou linhas básicas para se fazer uma tese.Este livro não pretender ser um manual, não tem a intenção de ser extensivo, abrangendo todos os aspectos da pesquisa, da escrita e da publicação científicas. Ele nasce da experiência de escrita, pesquisa e orientação dos autores, e também da oferta de uma disciplina sobre a produção de textos científicos, adotada desde 2008 no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. O material aqui apresentado é fruto de uma série de anotações e roteiros de aula usados nessa disciplina. Ele reúne dicas, informações, orientações e sugestões que são úteis a quem pretende seguir, ou que nela já se encontra há algum tempo, a trilha da publicação, especialmente de artigos, mas também de outros textos científicos.

Other books that might interest you

  • Aprender Inglês: Palavrões ‒ Insultos ‒ Palavras relacionadas ao sexo (Frases em Inglês) - cover

    Aprender Inglês: Palavrões ‒...

    Linda Milton

    • 1
    • 3
    • 0
    Como dizer palavrões em Inglês?
    Se você está curioso(a), este é o ebook certo para você.
    
    Para sua conveniência, eu o dividi em três seções: expressões e exclamações de raiva ou frustração, insultos e, por último, palavras relacionadas ao sexo.
    
    Tenho uma recomendação para você: divirta-se, e por uma vez na vida, esqueça as formalidades!
    
    Da mesma autora:
    
    Aprender Inglês: Expressões idiomáticas - Locuções - Provérbios
    Show book
  • Aprender Inglês: Expressões idiomáticas - Locuções - Provérbios - cover

    Aprender Inglês: Expressões...

    Linda Milton

    • 3
    • 8
    • 0
    Aprenda Inglês divertindo-se!
    
    Em Inglês, se você quiser dizer Boa sorte! a uma pessoa, paradoxalmente tem que desejar-lhe que quebre a perna (Break a leg!).
    
    Quando você quer desejar Saúde! a alguém que acabou de espirrar, lembre-se de dar-lhe a sua bênção (Bless you!).
    
    As aparências enganam e o hábito não faz o monge? É realmente verdade que não se pode julgar um livro pela capa... (you can't judge a book by its cover).
    
    Memorize 250 expressões idiomáticas, locuções cotidianas e provérbios em Inglês, e divirta-se comparando-os com suas versões em Português!
    Show book