Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Do Grito de Sobrevivência ao Último Silêncio - cover

Do Grito de Sobrevivência ao Último Silêncio

Maygon André Molinari

Publisher: Scortecci Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Assim nos fizemos [fazemos]: na forja do ter e da posse e, tornados protéticos, percursamos uma rota contraditória – o que nos deu o ser, um mundo interior, uma alma, e mais que tudo, a sobrevivência, pode também nos dar o fim, um anoitecer precoce antes mesmo do poente.

No entanto, os pensamentos deste livro não pretendem carregar qualquer ameaça ou previsão mais acurada: eles pretendem apenas, com pinceladas toscas e amadoras, apresentar uma tela do nosso percurso – ou daquilo que nos tornamos. Os primeiros sóis ainda nascem, e é preciso coragem para fitá-los sem proteção nos olhos frágeis (ou enfraquecidos). Um grito, este livro, um longo grito entrelaçado por silêncios também longos, na estreita e escarpada trajetória humana.

Other books that might interest you

  • A vitória estratégica - Por todos os caminhos da Sierra Maestra - cover

    A vitória estratégica - Por...

    Fidel Castro Ruz

    • 0
    • 0
    • 0
    Em "A Vitória Estratégica", o Comandante Fidel relata os acontecimentos daquelas jornadas de luta intensa e decisiva, a partir de suas vivências como protagonista excepcional, depoimentos de combatentes, documentos preservados por Celia para a memória, boletins militares transmitidos pela emissora Rádio Rebelde, mensagens aos mais aguerridos chefes guerrilheiros e do minucioso trabalho realizado, durante anos, por uma equipe de pesquisadores, dirigida pelo companheiro Pedro Álvarez Tabío. Fidel, líder histórico da Revolução Cubana, com seu selo peculiar de guerrilheiro escritor, com um estilo literário ágil e fresco, descortina as chaves da vitória de um punhado de combatentes contra um Exército armado e equipado até o descomedimento. Este volume é lenda rediviva e homenagem aos heróis da gesta libertária.
    Show book
  • Capitalismo e Ecologia - Do Declínio do Capital ao Declínio do Mundo - cover

    Capitalismo e Ecologia - Do...

    Paul Mattick

    • 0
    • 2
    • 0
    Uma das questões que mais preocupam a humanidade nos últimos decênios é a questão ambiental. A preservação das florestas, a defesa das baleias, a reciclagem de materiais, a camada de ozônio, a poluição, a extinção de espécies animais, o crescimento populacional, a radioatividade, entre diversos outros fenômenos, são questões ambientais. Paul Mattick aponta para uma concepção crítica em relação a algumas abordagens sobre a “crise ecológica”. Refutando aqueles que consideram que a ecologia é o grande problema da humanidade, bem como o catastrofismo ecológico, Mattick aponta para a necessidade de entender que a relação entre o meio ambiente e a humanidade só pode ser compreendido num contexto social específico, o da sociedade capitalista. Da mesma forma, afirma que sem resolver a crise social, é impossível resolver a crise ecológica.
    Show book
  • Aventuras de Clarinha na Quarentena - Trabalhando a compreensão da criança sobre a morte - cover

    Aventuras de Clarinha na...

    Marinalva A. Silva

    • 0
    • 0
    • 0
    Prezados Leitores, sejam bem-vindos! Apresento-lhes as Aventuras de Clarinha na Quarentena. Este livro relata a história da personagem Clarinha. Ela é uma menininha que foi passar a quarentena na casa da tia Thais e da priminha Glorinha, enquanto seus pais que são enfermeiros trabalham em um hospital. As ilustrações ajudam na compreensão da mensagem que fala sobre prevenção de doenças, hábitos de higiene pessoal, e como compreender a despedida de um amigo querido que morreu após ficar doente. A linguagem simples facilita o entendimento do texto que pode ser lido por crianças a partir dos 8 anos de idade e a leitura acompanhada por um adulto pode ser feita para crianças a partir dos 5 anos de idade. Pais, cuidadores, profissionais da saúde e todos que possuem o interesse no público infantil, poderão ler junto com as crianças, despertando o gosto pela leitura e praticar as formas de prevenção.
    Show book
  • Contrato público e agrobiodiversidade - cover

    Contrato público e...

    Marcelo Moreira

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro é o primeiro desta série de três estudos realizados pelo autor por ocasião dos créditos acadêmicos no seu doutorado na Universidade de Lisboa. Um trabalho acadêmico e que, portanto, reflete as angústias e características de uma busca ainda incompleta. 
    A pretensão do autor e da Editora da Universidade Federal do Amapá é partilhar com o público essa série de ensaios onde são confrontados os sistemas de direito brasileiro e europeu, com destaque à normativa transposta para o direito português.  Neste primeiro livro, a ênfase foi dada ao papel da contratação pública na conservação da biodiversidade agrícola.
    Espera-se contribuir para o debate e uso dos instrumentos jurídicos tradicionais para a proteção da biodiversidade e prevenção da escassez alimentar.
    Show book
  • Mediar a investigação infantil no isolamento social - cover

    Mediar a investigação infantil...

    Ana Lúcia Bresciane, Priscila...

    • 0
    • 0
    • 0
    Esse é o oitavo e-book da coleção “A Educação Infantil e a pandemia”, que reúne um conjunto de reflexões sobre aspectos que têm mobilizado muitos profissionais que atuam na Educação Infantil e que dizem respeito a questões postas para essa etapa educacional em uma situação inesperada, como a de pandemia. O objetivo desta coleção é oferecer aos professores elementos para reflexão e apropriação desse paradigma educacional e possibilitar a assimilação de seus sentimentos em relação a este momento social, com o intuito de que atuem como parceiros das famílias e garantam o vínculo com as crianças. 
    
    “Mediar a investigação infantil no isolamento social” procura analisar algumas das práticas realizadas por redes de ensino e profissionais da educação para assegurar que as experiências de investigação que as crianças pequenas têm vivido ao longo do período de distanciamento possam ser organizadas, ampliadas e compartilhadas. 
    
    “Como estão explorando o espaço de suas casas e seu dia a dia? Que outras possibilidades de exploração têm tido para além das vivências cotidianas? O que estão vendo, descobrindo, aprendendo? Como a escola tem feito essa mediação? Que recursos estão sendo utilizados? Que tipos de intervenção as professoras têm feito? Como convidam as crianças para investigar e sustentam suas investigações à distância? Como apoiam a construção de novos sentidos e significados pelas crianças, assegurando todos os seus direitos de aprendizagem?”
    
    A partir da caracterização da experiência investigativa e da apresentação e análise de algumas propostas realizadas por professores e gestores de diferentes escolas e redes de ensino com seus alunos e participação das famílias, as autoras destacam a importância dessa abordagem, cujo propósito maior é a formação de identidades, uma vez que amplia as chances de desenvolver capacidades mais sofisticadas, construir bases para a autonomia intelectual e aumentar o potencial criativo das crianças.
    Show book
  • A Atuação do Estado na Economia como Acionista Minoritário - Possibilidades e Limites - cover

    A Atuação do Estado na Economia...

    Filipe Machado Guedes

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra trata da atuação do Estado na economia como acionista minoritário, com enfoque especial na realidade brasileira. Em um primeiro momento, são analisadas as possibilidades do uso das participações minoritárias, destacando-se que, embora tidas como propriedade pública sobre parcelas do capital social de empresas privadas, essas participações não configuram, somente, forma de exploração direta da atividade econômica, devendo ser compreendidas como uma técnica jurídica ou uma ferramenta da qual o Estado pode se valer para realizar as diferentes modalidades de intervenção na economia. Nesse sentido, demonstra-se como as participações minoritárias possibilitam a atuação do Estado como empresário, regulador, fomentador e investidor. Em seguida, aprofunda-se nos mecanismos societários que a Administração Pública pode utilizar para que, mesmo como acionista minoritária, possa influenciar a direção das empresas público-privadas, tais como os acordos de acionistas e as golden-shares. A obra discorre ainda sobre a natureza jurídica e as vantagens comparativas da atuação estatal na economia por meio de participações minoritárias, promovendo uma avaliação crítica acerca dos limites a ela impostos e traçando uma distinção entre o uso das participações públicas como opção legítima de atuação na economia versus sua aplicação como burla ao regime jurídico aplicável às empresas estatais, mediante o controle societário disfarçado e a simulação de contratações administrativas. Por fim, o livro aborda a polêmica questão da escolha de sócios privados pela Administração Pública, bem como da incidência de controles públicos sobre as empresas participadas.
    Show book