Subscribe and enjoy more than 800,000 books
Add this book to bookshelf
Grey 902feb64d8b6d481ab8ddda06fbebbba4c95dfa9b7936a7beeb197266cd8b846
Write a new comment Default profile 50px
Grey 902feb64d8b6d481ab8ddda06fbebbba4c95dfa9b7936a7beeb197266cd8b846
Imagens institucionais da modernidade: - a educação profissional em Goiás (1910-1964) - cover

Imagens institucionais da modernidade: - a educação profissional em Goiás (1910-1964)

Mauro Alves Pires

Publisher: Edições Verona

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O ensino profissional na Primeira  República brasileira resumiu-se ao  modelo  concretizado nas Escolas de Aprendizes e Artíces. Elas foram criadas com o objetivo explícito de atender aos “desfavorecidos da fortuna”. No entanto, seu funcionamento se deu de outra maneira. Cabe-nos portanto, indagar como essa escola atendeu a esse público? E ainda se  foi ele,  realmente, o alvo de seu ensino?No caso particular da Escola de Aprendizes Artífices de Goiás a sua atuação, durante trinta anos na Cidade de Goiás, foi ignorada pelo discurso da modernidade que instaurou-se após 1930. Talvez por esse motivo, a história da educação em Goiás, praticamente ignora sua existência e manteve um silêncio sobre sua presença naquela cidade. Por isso, uma de nossas preocupações neste trabalho foi responder as indagações apresentadas anteriormente. E também compreender como esse modelo de escola se articulou com o modelo de educação proposto pela República velha.
O período enfocado, neste texto, (1910-1964) é de destacada importância e significação para desvendar as origens do ensino profissional e sua evolução no Brasil, a partir de políticas públicas voltadas para a construção do arcabouço de uma moderna sociedade do trabalho.  O ano de 1910 é o ano em que foi inaugurada a Escola de Aprendizes e Artífices de Goiás e o ano de 1964 é tomado como o fim de um ciclo, pois a partir dele o ensino técnico passa por profundas mudanças que se refletem na organização e nas práticas das Escolas Técnicas Federais, que sucederam as Escolas de Aprendizes Artífices.
Procuramos, também, compreender a racionalidade que subsidiou os discursos que justificaram a criação das Escolas de aprendizes e Artífices na chamada Primeira República. Para tal, levantamos o papel que essa racionalidade exerceu na definição dos discursos que tomavam a educação como tema.  Procuramos, ainda, identificar como o discurso da modernidade vai definir o fim das Escolas de Aprendizes e Artífices e ao mesmo tempo justificar a criação das Escolas Técnicas Federais.

Other books that might interest you

  • Caminhada - cover

    Caminhada

    Henry David Thoreau

    • 0
    • 0
    • 0
    'Em seu livro Caminhada, Henry David Thoreau nos convida a viver na Natureza e a preservá-la. É um verdadeiro manual para aqueles que desejam se embrenhar na natureza em busca de silêncio e paz para a alma cansada da correria e do barulho ensurdecedor da sociedade. Thoreau nos desafia á entender que o homem faz parte da Natureza, sendo o homem um dos aspectos mais importantes de sua manifestação. Caminhada foi inicialmente apresentado em uma de suas palestras em 1851 com o título de ''The Wild'' e publicado como ensaio anos depois de sua morte com o titulo ''Walking.''Sua mensagem poética e cheia de beleza continua atual e, suas palavras servem de inspiração para escritores, ambientalistas e amantes da natureza por todo o mundo.'
    Show book
  • Reflexões inconvenientes sobre o aborto - cover

    Reflexões inconvenientes sobre o...

    Luciel Lima

    • 0
    • 0
    • 0
    Eu sou a favor do aborto! Penso que a mulher tem todo o direito de escolher, pois o corpo é dela. Se o corpo é dela, não temos nada com isso. Se ela quiser fazer o aborto, é um direito dela.Infelizmente, minha mãe não pensa assim. Ela é totalmente contra o aborto. Coitada, ela é dessas religiosas que pensam que só Deus pode tirar a vida de alguém. Ela acha que o feto já é um ser humano e que ele, pasmem, tem os mesmos direitos que nós.Sempre argumento:— Mãe, deixa de ser estúpida! O feto não tem vida própria, se você cortar o cordão umbilical, ele vai para o vinagre. É que nem uma TV, se você desligar da tomada, ela apaga, pois não tem energia própria. E outra: se feto fosse gente, ele entrava no censo.
    Show book
  • Os 88 Códigos Secretos dos Poderosos - Toda a Verdade Oculta sobre Enriquecer com a Lei da Atração e Criar Milagres na Vida - cover

    Os 88 Códigos Secretos dos...

    Daniel Marques

    • 0
    • 0
    • 0
    Sabe que está sendo programado para ser quem é neste preciso momento, com todos os seus previsíveis sucessos e fracassos? 
     
    “Várias civilizações têm surgido e se desenvolvido e, em seguida, repetidamente tornado esquecidas. Não há nada de novo sob o sol. O que é já foi. Tudo o que aprendemos e descobrimos existiu antes "(Coronel James Churchward, Maçonaria). No entanto, "cada geração imagina ser mais inteligente do que aquela que a precedeu, e mais sábia do que aquela que vem depois dela" (George Orwell, Maçonaria).
     
    Talvez tenha sido capaz de desafiar de alguma forma o sistema no qual cresceu, alcançando algumas coisas que não eram esperadas em sua vida, ao mesmo tempo que aceitava muitas outras sobre as quais não estava a favor, mas certamente não o transformou o suficiente, ou teria perdido amigos, parentes, empregos e até mesmo o amor. "Qualquer indivíduo que desafie a ortodoxia dominante, encontra-se silenciado com uma eficácia surpreendente. Uma opinião genuinamente invulgar quase nunca recebe um julgamento justo” (George Orwell, Maçonaria).
     
    Lembra-se de desistir de seus sonhos? Era suposto acontecer. Qualquer conselho recebido de pessoas em sua volta, especialmente os que mais o amam, foram produzidos para fazê-lo seguir a mesma programação mental em que você e eles estão incluídos e para que ninguém saia dela. "Se o pensamento corrompe a linguagem, a linguagem pode também corromper o pensamento" (George Orwell, Maçonaria), e é assim que frases escutadas desde o nascimento, dos pais, professores e amigos, bem como idéias fortemente impostas pela mídia, condicionaram a forma como pensa enquanto indivíduo.
     
    Esta programação é tão forte que interfere com nossas emoções e afeta nossa personalidade. No entanto, dentro deste livro um caminho é apresentado para se reprogramar, desenvolver o poder para estar consciente da verdade universal e mudar sua vida tanto quanto deseja que mude. Pelo que se espera que aumente o potencial mental e a consciência, enquanto descobre muitas verdades, assim como outros leitores deste bestseller reconheceram ter concretizado.
     
    Estamos vivendo na Era de Aquário, e "como Aquário é um signo de ar, um signo científico e intelectual, a nova fé para esta era deve estar enraizada na razão" (Max Heindel, Fraternidade Rosacruz). Esta é a profecia e este livro mostra o caminho para entendê-la e aceitá-la, através duma transformação alquímica da consciência e do espírito para a ordem do novo mundo.
     
    Tendo em consideração a quantidade de informação aqui apresentada e o nível de simplificação aplicada, este é sem dúvida o mais poderoso, esclarecedor, completo e motivante livro que irá ler em sua vida sobre como obter riqueza, poder e saúde com a lei da atração.
    Show book
  • Counseling alimentar Como motivar as pessoas a modificar os hábitos alimentares - cover

    Counseling alimentar Como...

    Roberta Graziano, Peruto Daniela

    • 0
    • 0
    • 0
    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, «O counselling é um processo que, através do diálogo e a interação, ajuda as pessoas a resolver e gerenciar problemas e tomar decisões.
    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, «O counselling é um processo que, através do diálogo e a interação, ajuda as pessoas a resolver e gerenciar problemas e tomar decisões; isso envolve um “cliente” e um “counselor”. A primeira é uma pessoa que sente a necessidade de ser ajudada, a segunda é uma pessoa especialista, imparcial, não ligada ao cliente, treinada para ouvir, dar suporte e orientação». Em linhas gerais, deste modo, podemos dizer que o counselling é um processo que põe juntos em uma relação um profissional (o counsellor) e uma outra pessoa (o cliente) que sente a exigência de ser suportada na gestão de um problema ou de uma decisão. É uma relação de ajuda que deseja facilitar às pessoas tomarem decisões para melhorar a sua situação. Trata-se, assim, de analisar juntos com as pessoas o seu estilo de vida atual, as mudanças possíveis, as dificuldades de aplicar estas mudanças e o modo mais eficaz para enfrentá-las.
    Show book
  • 69 Silogismos para Mulheres - O que a lógica e a dedução revelam sobre os relacionamentos - cover

    69 Silogismos para Mulheres - O...

    Daniel Marques

    • 0
    • 0
    • 0
    Um silogismo, do grego silogismos, é um argumento lógico em que uma proposição pode ser inferida a partir de outras duas. É composto por três partes: a premissa maior, a premissa menor e a conclusão inferida a partir das premissas.
     
    O silogismo é a mais famosa contribuição de Aristóteles para a lógica e, porque qualquer argumento válido deve tomar a forma de um silogismo, seu trabalho na análise dos silogismos fornece uma base para analisar todos os argumentos e provar rigorosamente se eles são verdadeiros ou falsos, válidos ou inválidos. 
     
    Com base no mesmo estudo sobre silogismos e sua aplicação prática para a vida, o autor propõe uma análise às relações dos tempos modernos, utilizando o raciocínio dedutivo. Portanto, o livro responde às dúvidas mais comuns das mulheres em relação aos homens, combinando um total de 69 silogismos sobre atração, comportamento, comunicação, relacionamentos e amor.
    Show book
  • Sem Limites: O Guia Para Atrair Riqueza Prosperidade E Abundância - cover

    Sem Limites: O Guia Para Atrair...

    LUIS ALVES

    • 1
    • 0
    • 1
    O Novo Best-Seller sobre a Lei da Atração. 
    Será que é possível atrair riqueza para a sua vida? 
    Durante séculos, apenas um grupo restrito de pessoas teve acesso a esta informação. Este poderoso conhecimento foi fechado a sete chaves e apenas alguns fragmentos foram sendo partilhados através da literatura ao longo da história. 
    Recentemente o mundo conheceu este segredo. A Lei da Atracção é a responsável por toda a sua realidade. Todos os elementos da sua vida como Dinheiro, Saúde, Relacionamentos, Profissão, Felicidade derivam desta lei. Quem domina esta poderosa lei universal poderá materializar todos os seus desejos, sem excepção. 
    Apesar deste conhecimento ter sido amplamente divulgado, poucas pessoas conseguiram entender a sua essência. Várias teorias foram levantadas mas nenhum processo prático foi divulgado. Usar a Lei da Atracção vai muito além de pedir, acreditar e receber. 
    Qual a fórmula para atrair o que deseja? 
    Este livro pretende ser a resposta para esta pergunta. Sem Limites é um guia para atrair riqueza, abundância e prosperidade. Encontrará nestas páginas o passo a passo para atrair para a sua vida tudo o que mais deseja através da Lei da Atracção. 
    Apesar deste livro ser focado em riqueza, o conhecimento partilhado por Luis Alves nesta sua nova obra pode ser aplicado a qualquer área da sua vida. Se procura uma vida “Sem Limites” e pretende dominar a Lei da Atracção, este é o livro que procurava.
    Show book