Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Auschwitz - Prisioneiro (sobrevivente) 186650 - Romance baseado na história de Francisco Balkanyi - cover

Auschwitz - Prisioneiro (sobrevivente) 186650 - Romance baseado na história de Francisco Balkanyi

Maura Palumbo

Publisher: Duna Dueto

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

'Tenho 88 anos e não vou viver para sempre. Por isso é muito importante continuarmos a contar essa história para que o mundo nunca se esqueça do que aconteceu.' Ao ouvir este trecho da entrevista de Francisco Balkanyi, Maura Palumbo decide ser a porta-voz dessa história.Francisco Balkanyi nasceu no Uruguai em 1928. Seus pais, húngaros, atendendo aos pedidos da família, decidem voltar para seu país. Assim, com menos de dois anos de idade, Francisco chega a Cakovec (hoje território da Croácia). Se ao menos pudessem imaginar o que os esperava...Em maio de 1944 Francisco e seus pais são levados para Auschwitz no primeiro trem de judeus húngaros. Aos quinze anos, Francisco passa a viver todo o drama de um campo de concentração. Libertado pelos norte-americanos no fim da guerra, retorna ao Uruguai para refazer a vida e finalmente se muda para São Paulo em 1971. O número 186650, tatuado no antebraço esquerdo e quase apagado pelo tempo, ainda é um sinal de sua vitória.Neste livro, Francisco Balkanyi e Maura Palumbo relatam as dolorosas situações que ele vivenciou no maior campo de extermínio humano e que devem ser um alerta para que as futuras gerações não se deixem levar por doutrinas que conduzam ao fanatismo.Leia um trecho:“O exército invadiu a casa, a papelaria, a livraria e a gráfica da família de Francisco. A ordem era para que todos os judeus se apresentassem na sinagoga. Uma lista dos judeus da cidade já havia sido providenciada, impossibilitando qualquer tentativa de fuga. A ameaça era clara: quem não se apresentasse seria capturado e fuzilado, e os reféns seriam mortos.— Eu ficarei com as chaves — disse o oficial a Lajos.Francisco ainda não conseguia assimilar a extensão do problema e, junto com seus pais, foi escalado para o primeiro transporte, acreditando que iriam permanecer juntos trabalhando na região rural de alguma cidade húngara.Mas Lajos, que havia trabalhado como ferroviário no final da Grande Guerra, antes de ir para o Uruguai, conhecia o caminho e percebeu que em determinado trecho da viagem o trem desviou em direção à Polônia. Neste destino os campos não semeavam vida...”
Available since: 03/12/2018.

Other books that might interest you

  • Barão de Mauá E Eusébio de Queirós - biografias - cover

    Barão de Mauá E Eusébio de...

    Sébastien Auguste Sisson

    • 0
    • 0
    • 0
    Sisson tem um ponto de vista singular sobre os biografados – o de um contemporâneo deles! Esse frescor, por si só, justifica sua leitura nos dias de hoje dessas biografias. De "Barão de Mauá", destaca-se a vertiginosa ascensão como empresário, cujo exemplo atualíssimo é ter fundando o Banco do Brasil. De "Eusébio de Queirós", é de se notar seu vigoroso combate ao crime num Rio de Janeiro assolado por ladrões e falsários.
    Show book
  • Respire - uma vida em movimento - cover

    Respire - uma vida em movimento

    Rickson Gracie, Peter Maguire

    • 0
    • 0
    • 0
    Um dos maiores campeões do jiu-jitsu, Rickson Gracie conta como foi crescer na família pioneira do esporte e relembra momentos marcantes de sua carreira. Com relatos que vão desde a infância no Rio de Janeiro, passando pelas conquistas nos tatames no Japão, até sua aposentadoria, Rickson explora a essência do jiu-jitsu e mostra como a filosofia da arte marcial mudou sua vida, ajudando-o a superar medos, enfrentar momentos difíceis e a aprender lições valiosas que ele agora compartilha.
    Com prefácio do cineasta José Padilha, fotos inéditas e revelações profundas sobre o esporte e a forma de viver que apenas uma lenda pode oferecer, Respire: uma vida em movimento é a história magnífica de um legado duradouro e uma narrativa emocionante sobre resistir e superar as dificuldades da vida com estilo e graça.
    Show book
  • Poesia e Imaginação - cover

    Poesia e Imaginação

    Ralph Waldo Emerson

    • 1
    • 1
    • 0
    Poesia e imaginação é um ensaio de Ralph Waldo Emerson. Trata-se de um texto rico, dotado de filosofia, poesia e aprendizado.O Autor nos apresenta textos preciosos de autores como: Goethe, Keats, Lord Byron, Platão, Shakespeare, entre outros poetas e romancistas clássicos.Em uma abordagem que envolve a filosofia e aspectos literários, Poesia e imaginação é um texto repleto de sabedoria que te levará a um maior entendimento sobre a literatura clássica e seus principais expoentes.
    Show book
  • Navegando Através dos Séculos - cover

    Navegando Através dos Séculos

    Marlene Danesi

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro trata de história, mas não se limita a relatar acontecimentos, vai além, na tentativa de entender as razões dos antepassados abandonarem o lugar onde nasceram e de se estabelecerem em terras distantes e primitivas, conforme a autora. O projeto do livro surgiu há quatro anos, quando Marlene Danesi tomou contato com a pesquisa histórica sobre as origens dos ancestrais, remontando há mais de dez gerações, antes do século XVII, trabalho de pesquisa do cunhado Paulo Flores Pinto, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.Neste romance com base em dados históricos, os capítulos não obedeçam à ordem cronológica, muito menos o mesmo estilo literário. Enquanto Marlene centra sua narrativa no aspecto histórico, ainda que romanceado, os relatos de Floriana se apresentam ao leitor revestidos de realismo mágico.
    Show book
  • Bert Hellinger (resumo) - cover

    Bert Hellinger (resumo)

    Bert Hellinger

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro é um resumo produzido a partir da obra original. Bert Hellinger é uma das personalidades mais bem-sucedidas no ambiente psicoterapêutico, mas também uma das mais controversas e polêmicas. O que marcou sua trajetória? Quais experiências o levaram a se ocupar tão intensivamente detraumas que muitas vezes influenciam dinâmicas familiares por gerações? Pela primeira vez, Bert Hellinger fala sobre suas vivências particulares e conta em detalhes sua experiência durante o período em que atuou como missionário na África do Sul, suas formações em psicoterapia e a criação do seu método de Constelação Familiar, permitindo que nos aprofundemos em seus pensamentos e conhecimentos a respeito do que adoece as famílias e impede seus membros de terem uma vida plena.Com isso, sua autobiografia também apresenta os caminhos para uma vida feliz, na qual todos possam encontrar a paz interior e o verdadeiro significado do amor.
    Show book
  • Sininho envenenada - crack: é possível escapar desse horror - cover

    Sininho envenenada - crack: é...

    Graciela Félix Delgado, Daniel...

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro baseia-se nos diários que Daniel e sua filha Graciela mantiveram, de forma separada, durante mais de um ano no periodo mais forte da relação de Graciela com as drogas. Todas as situações relatadas no livro são reais.
    Show book