Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Auschwitz - Prisioneiro (sobrevivente) 186650 - Romance baseado na história de Francisco Balkanyi - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Auschwitz - Prisioneiro (sobrevivente) 186650 - Romance baseado na história de Francisco Balkanyi

Maura Palumbo

Publisher: Duna Dueto

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

'Tenho 88 anos e não vou viver para sempre. Por isso é muito importante continuarmos a contar essa história para que o mundo nunca se esqueça do que aconteceu.' Ao ouvir este trecho da entrevista de Francisco Balkanyi, Maura Palumbo decide ser a porta-voz dessa história.Francisco Balkanyi nasceu no Uruguai em 1928. Seus pais, húngaros, atendendo aos pedidos da família, decidem voltar para seu país. Assim, com menos de dois anos de idade, Francisco chega a Cakovec (hoje território da Croácia). Se ao menos pudessem imaginar o que os esperava...Em maio de 1944 Francisco e seus pais são levados para Auschwitz no primeiro trem de judeus húngaros. Aos quinze anos, Francisco passa a viver todo o drama de um campo de concentração. Libertado pelos norte-americanos no fim da guerra, retorna ao Uruguai para refazer a vida e finalmente se muda para São Paulo em 1971. O número 186650, tatuado no antebraço esquerdo e quase apagado pelo tempo, ainda é um sinal de sua vitória.Neste livro, Francisco Balkanyi e Maura Palumbo relatam as dolorosas situações que ele vivenciou no maior campo de extermínio humano e que devem ser um alerta para que as futuras gerações não se deixem levar por doutrinas que conduzam ao fanatismo.Leia um trecho:“O exército invadiu a casa, a papelaria, a livraria e a gráfica da família de Francisco. A ordem era para que todos os judeus se apresentassem na sinagoga. Uma lista dos judeus da cidade já havia sido providenciada, impossibilitando qualquer tentativa de fuga. A ameaça era clara: quem não se apresentasse seria capturado e fuzilado, e os reféns seriam mortos.— Eu ficarei com as chaves — disse o oficial a Lajos.Francisco ainda não conseguia assimilar a extensão do problema e, junto com seus pais, foi escalado para o primeiro transporte, acreditando que iriam permanecer juntos trabalhando na região rural de alguma cidade húngara.Mas Lajos, que havia trabalhado como ferroviário no final da Grande Guerra, antes de ir para o Uruguai, conhecia o caminho e percebeu que em determinado trecho da viagem o trem desviou em direção à Polônia. Neste destino os campos não semeavam vida...”
Available since: 03/12/2018.

Other books that might interest you

  • Luís Barbosa - Um Gestor Com Alma de Artista - cover

    Luís Barbosa - Um Gestor Com...

    João Ferreira, Filipe S. Fernandes

    • 0
    • 0
    • 0
    A biografia de Luís Barbosa estreia a colecção «Histórias de Liderança», que dá a conhecer a vida daqueles que contribuíram para definir a natureza da gestão em Portugal, para memória futura.
    Luís Barbosa estudou Economia, começou a carreira profissional como locutor da Emissora Nacional, mas foi parar aos seguros, primeiro no Grémio de Seguradores e depois na Império, seguradora do Grupo CUF.
    Com o 25 de Abril de 1974, chegou o tempo para a política, tornando-se um dos fundadores do CDS. Deputado e ministro duas vezes em governos da Aliança Democrática, perdeu as eleições para a liderança do CDS em 1986 e abandonou a política.
    Voltou a trabalhar com José de Mello, que reconstruía os negócios no Grupo Mello, e, pouco depois, seguiu a via de gestor de empresas em lugares como o Teatro Nacional de São Carlos, a Expo’98 ou a Cruz Vermelha Portuguesa. Disse uma vez Luís Barbosa: «Quando chego a um sítio e pergunto “quem manda aqui?”, se ninguém se acusa, mando eu.»
    Show book
  • A Fórmula do Sucesso - cover

    A Fórmula do Sucesso

    Wallace D. Wattles

    • 0
    • 0
    • 0
    A Fórmula do Sucesso é um livro pragmático. Não é filosófico. É um manual prático e realista e não um tratado sobre teorias e opiniões. Destina-se àqueles cuja necessidade mais premente é a de terem sucesso e que desejam alcançá-lo em primeiro lugar e não teorizar sobre isso. É para aqueles que, até este momento, não tinham encontrado o tempo, a oportunidade e os meios necessários para percorrer o caminho da riqueza, da excelência e do bem-estar, mas que agora desejam resultados e estão dispostos a considerar as conclusões e os princípios contidos neste livro enquanto base para a ação.
    
    DESCUBRA COMO ALCANÇAR RIQUEZA, SAÚDE, BEM-ESTAR E EXCELÊNCIA.
    
    A primeira parte é direcionada à obtenção da riqueza, a segunda parte aos que querem saúde e bem-estar, e a terceira à consumação da excelência nos mais diversos aspetos da vida. Define os pontos essenciais e elimina cuidadosamente todos os que não o são. Não usa qualquer linguagem técnica ou difícil e mantém-se sempre focado num ponto único.
    
    Ninguém deve ficar satisfeito com pouco se for capaz de usar mais coisas e de desfrutar delas. O objetivo da natureza é o avanço e o desenvolvimento da vida, e todos devem ter tudo o que possa contribuir para o poder, a elegância, a beleza e a riqueza desta. Contentar-se com menos é errado.
    
    «O sucesso em qualquer coisa é alcançado se tornarmos cada ato individual um sucesso em si mesmo. Se fizer com que cada ação, por mais pequena e sem importância que seja, seja completamente bem-sucedida, o dia de trabalho como um todo não poderá resultar em fracasso. Se fizer com que as ações de cada dia sejam bem-sucedidas, a soma total da sua vida não pode ser um falhanço. Um grande sucesso é o resultado de fazer um grande número de pequenas coisas e de realizar cada uma delas de modo perfeitamente bem-sucedido.»
    
    «Não pense apenas que se vai tornar grande; pense que já o é agora. Não pense que vai começar a agir da melhor maneira a certa altura no futuro; comece agora. Não pense que passará a agir da melhor maneira quando começar a lidar com grandes coisas; comece a lidar da melhor maneira possível com as pequenas coisas. Não pense que começará a ser grande quando estiver no meio de pessoas mais inteligentes ou entre aqueles que o entendem melhor; comece agora.»
    
    «São os dias de sucesso que lhe dão o que deseja. Se cada dia for um fracasso, nunca poderá ficar rico, mas, se for um sucesso, não poderá deixar de conseguir riqueza. Se há algo que pode ser feito hoje e não o faz, então, falhou no que diz respeito a isso e as consequências podem ser mais desastrosas do que aquilo que imagina.»
    
    «Não há nada de errado em querer enriquecer. O desejo de riqueza é, na realidade, o de uma vida mais rica, mais plena e mais abundante, o que é digno de louvor.»
    Show book
  • Comunicação Não-Violenta e Resolução de Conflitos - cover

    Comunicação Não-Violenta e...

    Marshall Rosenberg

    • 0
    • 0
    • 0
    Em cada interação, em cada conversa e em cada pensamento, temos uma escolha — promover a paz ou perpetuar o conflito. Neste livro, o Dr. Marshall B. Rosenberg mostra-nos como podemos criar uma consciência interior como o primeiro passo para uma mudança pessoal, profissional e social. Escrito num estilo simples e de fácil leitura, fornece as ferramentas necessárias à resolução de todo o tipo de conflitos sublinhando a importância de nos concentrarmos nos sentimentos e nas necessidades de ambas as partes.
    
    A comunicação não-violenta centra-se em duas perguntas fundamentais. Pergunta n.o 1: O que está vivo em nós? Pergunta n.o 2: O que podemos fazer para tornar a vida mais aprazível?
    
    Os desafios da comunicação não-violenta começam no facto de não termos sido programados para pensar e comunicar sobre o que está vivo em nós. Fomos educados para caber em estruturas em que poucas pessoas dominam muitas, fomos ensinados a pensar sobretudo no que os outros — principalmente as figuras de autoridade — pensam sobre nós. Fomos educados para pensar em termos de recompensa e castigo, e não para pensar naquilo que está vivo em nós e tornaria a vida mais agradável.
    
    A comunicação não-violenta é uma combinação de pensamento e linguagem, e fornece também recursos destinados a usar o poder que temos para servir intenções específicas. Uma destas intenções está na criação de qualidade na ligação entre pessoas, onde todas as ações são levadas a cabo com o único propósito de contribuir para o bem-estar de todos.
    Show book
  • Fernão Cardim - cover

    Fernão Cardim

    Capistrano de Abreu

    • 0
    • 0
    • 0
    O historiador Capistrano de Abreu faz neste texto sucinto uma biografia bem completa daquele que é um dos mais relevantes nomes dentre os viajantes observadores do Brasil colonial: Fernão Cardim. Com a curiosidade de que sua obra só tenha sido descoberta no século XIX, o biógrafo narra as muitas idas e vindas do padre no Atlântico, envolvido nas mais diversas atividades – e tudo registrando!
    Show book
  • As Minhas Invenções - cover

    As Minhas Invenções

    Nikola Tesla

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro apresenta a fascinante autobiografia do lendário Nikola Tesla, considerado um dos inventores e cientistas mais importantes da história. Famoso pelas suas contribuições pioneiras para a era da eletrónica, pelo seu conflito ao longo da vida com Thomas Edison e pelo seu comportamento errático, Nikola Tesla foi um visionário e uma das mais brilhantes personalidades de sempre.
    
    Ao longo destas páginas emerge um ser humano peculiar, um cérebro altamente imaginativo e dono de um processo criativo invulgar. Tesla concebeu o sistema de corrente alternada, que possibilitou a transmissão de energia elétrica, e lançou as bases do desenvolvimento da tecnologia moderna — as comunicações sem fios, a robótica, o controlo remoto, o radar, a ciência computacional, a balística, etc.
    
    Desde os seus primeiros anos aos seus primeiros esforços como inventor, passando pelos seus projetos posteriores — a descoberta da bobina, do transformador tesla e a arte da teleautomação —, este é um olhar raro do maior génio da era industrial, que fascinará historiadores, cientistas, inventores e fãs curiosos.
    Nota do autor
    «Se quiser descobrir os segredos do universo, pense em termos de energia, frequência e vibração.»
    
    «Desde a infância, fui obrigado a concentrar a atenção sobre mim mesmo, o que me causou muito sofrimento. Contudo, na minha perspetiva atual, considero que se tratou de uma bênção disfarçada, pois ensinou-me a apreciar o valor inestimável da introspeção na preservação da vida e como meio para alcançar a realização.»
    
    «A observação deficiente é meramente uma forma de ignorância e é responsável pelas muitas noções mórbidas e ideias tolas prevalecentes.»
    
    «Somos autómatos inteiramente controlados pelas forças do meio, agitados como rolhas na superfície da água, mas confundimos o resultado dos impulsos exteriores com o livre-arbítrio.»
    
    [Sobre o desfecho da Primeira Guerra Mundial] «É particularmente lamentável que uma política punitiva tenha sido adotada na definição dos termos de paz, já que daqui a alguns anos será possível as nações lutarem sem exércitos, navios ou armas, através de equipamentos muito mais terríveis e com uma ação destrutiva e um alcance praticamente sem limites.»
    Nikola Tesla
    Show book
  • Mentalismo - cover

    Mentalismo

    A. Victor Segno

    • 0
    • 0
    • 0
    É possível criar uma nova realidade ao mudarmos a forma como pensamos?
    O Mentalismo é um poder ou uma força tão subtil e, ao mesmo tempo, tão potencial que, para medir a sua amplitude e profundidade e verificar todos os seus usos e propósitos, seriam necessários mais anos do que os que temos de vida. Somos todos escravos ou senhores em resultado da nossa ignorância ou da nossa escolha. O ser humano foi criado como um ser livre e independente e está preso na escravidão apenas pela sua ignorância da fonte da inteligência e das leis que governam a vida. Se somos amantes da verdade, do conhecimento e da inteligência, o conteúdo deste livro irá satisfazer os nossos desejos mais profundos e alimentar a nossa mente.
    
    Aqui não há quaisquer afirmações que tenham, de alguma forma, um toque de sensacionalismo ou de mistério. Não há suposições nem possibilidades, apenas e só o conhecimento que foi exaustivamente testado e demonstrado. É às pessoas que buscam a verdade, para poderem desenvolver um poder maior em si mesmas, que se destina este livro.
    Show book