Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Patrimônio natural e desenvolvimento sustentável - História conceitos e estudo de caso - cover

Patrimônio natural e desenvolvimento sustentável - História conceitos e estudo de caso

Matheus Cássio Blach

Publisher: Cia do eBook

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O livro de Matheus Blach realiza sofisticada pesquisa ao percorrer a trajetória conceitual da ideia de patrimônio, apresentando oportunas definições e atualizadas discussões historiográficas sobre seus sentidos, discursos e significados. O historiador muito bem ilustra – em seu estudo de caso referente ao patrimônio natural – os interesses, as tensões, as disputas e os conflitos que permeiam este delicado campo de ações e narrativas.

Other books that might interest you

  • Mais felizes dos que sempre - cover

    Mais felizes dos que sempre

    Helena Lima, Anabella...

    • 1
    • 0
    • 0
    Leonardo. Esse era o nome dele.
    
    Ninguém sabia que eu tinha um namorado. Ele morava no Rio de Janeiro e, eu, em São Paulo. 
    Leonardo era moreninho, tinha a pele castanha e brilhosa como madeira pintada com verniz fresquinho. E ele tinha os olhos mais brilhantes que estrela em noite de céu sem nuvem.
    A verdade é que nós ficamos encantados um com o outro no instante em que nos vimos pela primeira vez. E desde esse dia sabíamos que nosso coração ia tomar conta do peito toda vez que nos encontrássemos.
    E assim acontecia. A gente se via, o coração desandava a dar cambalhota, as bochechas esquentavam que nem torradeira, as mãos molhavam que nem nuvem cheia.
    Show book
  • O guia para prevenção de acidentes em casa - Áreas internas e externas - cover

    O guia para prevenção de...

    Agnaldo Fontinele

    • 0
    • 0
    • 0
    Este e-book aborda as mais variadas possibilidades de prevenção de acidentes de acordo com as inúmeras situações de risco que enfrentamos dia após dia em nossas casas. Este livro está dividido de forma a dar ampla cobertura às mais diversas situações que possam ocasionar danos físicos ou prejuízos materiais.
    Show book
  • Consciência e realidade nacional - volume 2 - A consciência crítica - cover

    Consciência e realidade nacional...

    Álvaro Vieira Pinto

    • 0
    • 0
    • 0
    Com a reedição dos dois grandes volumes de “Consciência e realidade nacional”, publicados pela primeira vez em 1960 e há muitos anos esgotados, a editora Contraponto prossegue o projeto de tornar disponíveis ao público leitor brasileiro as principais obras de um dos nossos maiores filósofos.
    
    Antes, editamos o inédito “O conceito de tecnologia”, também em dois volumes, “A sociologia dos países subdesenvolvidos” e “Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica”. A sequência prosseguirá.
    
    Álvaro Vieira Pinto (1909-1987) foi catedrático da Faculdade Nacional de Filosofia da então Universidade do Brasil (hoje UFRJ), professor admiradíssimo por várias gerações de alunos e um dos principais animadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb), a mais importante entidade envolvida nos debates do ciclo desenvolvimentista nas décadas de 1950 e 1960. Foi para o exílio depois do golpe militar de 1964.
    
    Sua obra, até hoje revelada aos poucos, mantém um fio condutor que revela um ambicioso projeto intelectual: discutir o ser nacional à luz de uma visão filosófica e antropológica do conceito de trabalho, central para propiciar uma leitura histórica da sociedade. 
    
    Impulsionado pelo trabalho, o processo de desenvolvimento deve propiciar recursos cada vez mais elaborados para o homem lidar com a realidade: “O modo pelo qual o homem vê o mundo tem como uma das causas condicionadoras a natureza do trabalho que executa e a qualidade dos instrumentos e processos que emprega.”
    
    Mas o desenvolvimento da nação tem implicações mais vastas. Ele só pode ocorrer em paralelo à transição da “consciência ingênua” (aquela que ignora os fatores e condições que a determinam) para a “consciência crítica” (aquela que apreende a realidade como um processo dinâmico, formatado pela história, na qual se insere). 
    
    Nestes volumes, Vieira Pinto analisa as características fundamentais da “consciência ingênua” e discute as condições de sua superação, que, ao fim e ao cabo, deve conduzir o pensamento a ser regido por categorias como objetividade, totalidade, racionalidade, liberdade, atividade e nacionalidade. 
    
    O nacionalismo revolucionário, que propõe, tem como referência “o projeto de uma nação a fazer”. Exatamente o desafio brasileiro atual, colocado de forma ainda mais aguda neste início do século XXI.
    
             Cesar Benjamin
    Show book
  • 100 Questões Comentadas em Psicopedagogia - Da teoria à prática - cover

    100 Questões Comentadas em...

    Simaia Sampaio

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro 100 questões comentadas em Psicopedagogia: da teoria à prática, como o próprio nome anuncia, apresenta temas comentados pela autora sobre fundamentos teóricos da Psicopedagogia, com elementos e termos essenciais para a compreensão da atuação psicopedagógica. Aborda assuntos da prática clínica, que poderão beneficiar tanto aqueles que já estão atuando na área quanto aqueles que pretendem um dia atuar.
    
    As perguntas e respostas selecionadas para compor esta obra não pretendem esgotar todas as dúvidas sobre a atuação psicopedagógica, mas servir de guia norteador, objetivando atiçar ainda mais a curiosidade dos leitores na busca por mais conhecimento.
    
    Esta obra é um convite ao resgate da essência psicopedagógica, que deve ser compreendida por psicopedagogos tanto clínicos quanto institucionais, e um convite à descoberta por estudantes de graduação e pós-graduação de constituintes essenciais da Psicopedagogia.
    Show book
  • Manual do Construtor Especial Ed 4 - Áreas de Lazer - cover

    Manual do Construtor Especial Ed...

    Edicase

    • 0
    • 0
    • 0
    Revista Manual do Construtor Especial Ed. 4, para estruturar e aproveitar seu espaço de lazer!
    Show book
  • Marx e a Questão da Consciência - cover

    Marx e a Questão da Consciência

    Lucas Maia, Carlos Henrique...

    • 0
    • 0
    • 0
    A consciência, sob as mais variadas formas, tais como a ciência, a filosofia, o “senso comum”, a religião, sempre foram alvos de análises, reflexões, especialmente no âmbito da ciência e da filosofia. Marx foi um dos pensadores que mais desenvolveu análise da consciência e suas formas. A coletânea organizada por Marcus Gomes busca analisar elementos da teoria marxista da consciência. Assim, temas fundamentais no pensamento de Marx, como a ideologia, a dialética, a autoconsciência, o materialismo histórico, o conceito de consciência, a crítica do idealismo, entre outras relacionadas, são analisados a partir de uma perspectiva crítica que visa resgatar a análise marxista da consciência e livrá-la das deformações e simplificações que acometeram essa concepção. Essa é uma leitura importante para quem quer compreender Marx e a questão da consciência.
    Show book