Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Cérebrominhoca: uma fábula em prosa com versilos embutidos sobre a derrocada do pensamento do homem médio na contemporaneidade (subtítulo minhoca) - cover

Cérebrominhoca: uma fábula em prosa com versilos embutidos sobre a derrocada do pensamento do homem médio na contemporaneidade (subtítulo minhoca)

Mascatece$Ão

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Uma viagem translúcida sobre a origem do pensamento e suas implicações reais na vida cotidiana. “Penso, logo desisto”, quando um pensamento me escapa e desconstrói René Descartes, descarto essa minhoca. Sigo pensando em algo que me seja favorável, o mundo lá fora requer pessoas livres para viver uma vida além desta que nos tem sido facultada imaginar através do nosso “eu pensante”, talvez para adiante dele, onde a consciência resgata as possibilidades que sabotamos em função do repertório que nos é apresentado pelo universo das ideas atuais ou mesmo da barbárie circundante.
Available since: 04/12/2021.

Other books that might interest you

  • Maestro - cover

    Maestro

    Rogério Godinho

    • 0
    • 0
    • 0
    Renato Magalhães Gouvêa é o maior leiloeiro de arte do Brasil. Foi ele que, com seu olhar e talento, colocou o país na rota dos grandes negócios da arte. Sua vida é contada neste livro, mostrando ainda um lado pouco conhecido das famílias quatrocentos paulistas e os contatos com os grandes nomes da pintura e escultura no Brasil e no mundo.
    Show book
  • Juventude e estilo de vida - Um estudo sobre torcida organizada - cover

    Juventude e estilo de vida - Um...

    Flavia Cristina Soares

    • 0
    • 0
    • 0
    O presente livro “Juventude e estilo de vida: um estudo sobre torcida organizada” foi criado a partir da tese de doutorado da socióloga e psicanalista Flávia Cristina Soares intitulado “Cultura desviante e juventude: a torcida organizada como instrumento de domínio territorial”, com o foco na juventude e seus agrupamentos na formação de uma torcida organizada e de sua territorialização. Como assinalado no prefácio do livro, “seja no momento que antecede os jogos, seja na dimensão mais abrangente do cotidiano local, o trabalho revela os rituais de entrada e de pertencimento aos ‘Tatus07’, desde seu lema ‘juntos somos mais’: sua organização e hierarquia internas, suas regras e princípios éticos, suas práticas e ações, os signos e símbolos que, pode-se dizer, reafirmam e reatualizam a identidade coletiva.  O texto desvela o papel das artes marciais e do corpo, os confrontos, embates e rivalidades, bem como as estratégias de domínio territorial. Mas mais além, ilumina uma dimensão - algo inusitada - da gramática relacional dos ‘Tatus07’, que aponta para o estabelecimento de laços de sociabilidade com a comunidade no território, das festas às ações sociais e filantrópicas.”
    Show book
  • Karl Popper: Textos escolhidos - cover

    Karl Popper: Textos escolhidos

    Vera Ribeiro, David (Org.) Miller

    • 0
    • 2
    • 0
    As ciências naturais passaram por grandes transformações no século XX, desde a física no início do século até as ciências biológicas mais contemporaneamente. Essas transformações levantam importantes questões sobre a estrutura da realidade, a natureza do conhecimento, a concepção de método e a validade das teorias científicas. A filosofia da ciência, também conhecida como epistemologia, tem sido uma das áreas centrais da filosofia na medida em que discute precisamente essas questões, refletindo sobre o sentido e o impacto dessas transformações na ciência e mostrando como elas nos levaram a rever algumas das crenças mais tradicionais no campo do conhecimento científico e da metodologia das ciências.
    
        No panorama da filosofia da ciência contemporânea, Karl Popper ocupa um lugar de destaque. Certamente um dos pensadores mais originais do século XX, Popper revolucionou a discussão nessa área, levantando importantes questões sobre metodologia científica e sobre a natureza das teorias científicas. Uma de suas propostas mais inovadoras consistiu no falsificacionismo, mostrando que hipóteses científicas não podem ser verificadas conclusivamente, mas podem ser falseadas (ou reveladas falsas). A possibilidade de falseá-la é o que torna mais dinâmica uma teoria científica, levando à formulação de novas hipóteses, que, por sua vez, devem ser submetidas a processos de falseamento. Assim, aprendemos com os erros. Isso evita o dogmatismo e permite o desenvolvimento das teorias científicas.
    
    
        David Miller foi assistente de Popper na London School of Economics durante muitos anos e um de seus colaboradores mais próximos. Os textos aqui reunidos por Miller estão entre os mais representativos de Popper, ressaltando a originalidade de sua contribuição e incluindo desde alguns de seus primeiros trabalhos até os últimos.
    
    
        Danilo Marcondes
    
        Departamento de Filosofia da PUC-Rio
    
    
    
        David Miller estudou na Universidade de Cambridge, na London School of Economics e na Universidade Stanford. Em 1991 e 1992 foi professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Trabalhou também em universidades e institutos de pesquisas da Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos, Itália, Hungria e Índia. É autor de Critical Rationalism: A Restatement and Defense (open Court, 1994), de Out of Error: Further Essays on Critical Rationalism (Aschgate, 2006) e de muitos artigos em lógica, teoria do conhecimento e filosofia da ciência.
    
    
    
        Oito textos em teoria do conhecimento, sete em filosofia da ciência, sete em metafísica e oito em filosofia social formam este volume representativo da obra de Sir Karl Popper (1902-1994), um dos mais fecundos pensadores do século XX. Selecionados por David Miller, os textos expõem os aspectos essenciais da filosofia de Popper, como a crítica à indução, a maneira de diferenciar a ciência e a pseudociência, o papel da razão e a defesa da liberdade conjugada com reformas sociais gradativas. Popper revisita e critica o pensamento de inúmeros autores, com destaque para os pré-socráticos, Platão, Aristóteles, Francis Bacon, David Hume e Karl Marx.
    Show book
  • Amor e Amizade - Ensaios de Ralph Waldo Emerson - cover

    Amor e Amizade - Ensaios de...

    Ralph Waldo Emerson, Leo Kades

    • 1
    • 4
    • 0
    Amor e Amizade reflete a doutrina de Emerson e serviu de inspiração para importantes escritores como Walt Whitman, Emily Dickinson e Henry David Thoreau em Walden. 
    
    Ralph Waldo Emerson nasceu em 25 de maio de 1803 em Boston e foi um famoso escritor, filósofo e poeta americano. Foi pastor em Boston, mas, abandonou a atividade por divergências doutrinárias.
    Show book
  • Faça acontecer agora - cover

    Faça acontecer agora

    Wendel Domus

    • 0
    • 0
    • 0
    Faça Acontecer Agora é um manual prático de como vencer os seus sabotadores mais obscuros. Nele você vai descobrir os 10 principais sabotadores que te tiram suas conquistas.
    
    
    
    Esse livro é uma extraordinária introdução aos ensinamentos do autor, reunindo trechos cuidadosamente selecionados do Método DOUMUS. Um guia prático pra quem quer iniciar na metodologia, levando aos leitores uma nova maneira de pensar e agir, eliminando o estresse e a ansiedade, o medo e a preocupação com o passado e o futuro. Se você não está satisfeito com os seus resultados ou a ausência deles, do jeito que estão hoje, comece a ler esse livro agora mesmo.
    Show book
  • A Presença do Invisível - um olhar sobre o neoliberalismo em discursos presidenciais de Fernando Collor a Dilma Rousseff - cover

    A Presença do Invisível - um...

    Allan Freire Nascimento

    • 0
    • 0
    • 0
    Com o fim da Guerra Fria foi vista uma crise global das esquerdas e consequente aumento no campo neoliberal pelo mundo. Tal conjuntura teve reflexos na política brasileira do pós-ditadura militar, o que lançou a reflexão na qual se baseia esta obra: onde estariam marcadores ideológicos do neoliberalismo em falas presidenciais na recente democracia do país? Para esclarecer, entre outros elementos, foram considerados – no escopo da ideologia neoliberal – conceitos como individualidade, liberdade, razão, justiça e tolerância, na forma em que se apresentam como pressupostos que servem de lente teórica para a intepretação dos dados analisados. Para tanto, foi feita uma análise dos conteúdos de discursos dos presidentes eleitos entre 1990 e 2016. Sob momentos emblemáticos para públicos de dentro e de fora do país, um olhar foi montado sobre palavras proferidas dos políticos em questão (Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma) na verificação de maiores ou menores ocorrências de marcadores neoliberais de discurso. Em outras palavras, é a busca em perceber elementos de falas pró-mercado que estenderam sua "mão invisível" e presente na história de um país recente, nos trazendo reflexões acerca de um melhor Brasil no porvir.
    Show book